Ajuda na Torre de Tombo.

This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Pessoas

Ajuda na Torre de Tombo.

#349071 | vmo1234 | 09 Aug 2014 00:51

Caros confrades,

peço ajuda a alguém que frequente a Torre de Tombo, e que possa me passar as informações genealógicas que constam no processo de André Pinto Guimarães, claro se não for incômodo, e se isso não necessitar de algum gasto financeiro, encontrei referência ao processo nesse link:

http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=2319624

Com os melhores cumprimentos.

Reply

Direct link:

Ajuda na Torre de Tombo.

#349077 | Tgalvao | 09 Aug 2014 06:45 | In reply to: #349071

Bom dia,

Devo ir a Torre do tombo lá para dia 19. Posso dar uma vista de olhos nesse processo, no entanto deixe-me alertar que na descrição desse documento diz: em mau estado, e não sei se me vão deixar vê-lo.

De qualquer forma eu depois dou notícias.

Tiago Galvão

Reply

Direct link:

Ajuda na Torre de Tombo.

#349079 | vmo1234 | 09 Aug 2014 08:22 | In reply to: #349071

Prezado confrade Tiago, bom dia!

pois já agradeço antecipadamente pela ajuda e atenção.

Com os melhores cumprimentos, Vinícius.

Reply

Direct link:

Ajuda na Torre de Tombo.

#349411 | Tgalvao | 19 Aug 2014 18:33 | In reply to: #349071

Já consultei o processo que queria. Mais logo posto aqui os dados que recolhi.

Tiago Galvão

Reply

Direct link:

Ajuda na Torre de Tombo.

#349421 | Tgalvao | 20 Aug 2014 00:23 | In reply to: #349071

Como prometido, aqui esta a informação mais importante que se retira da inquirição deste individuo.

Habilitação de André Pinto de Guimarães.

Titulo de abertura, informações de limpeza de sangue de André Pinto Guimarães, que é homem de negócios morador na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e natural do lugar do Paço, freguesia de Santa Marinha, Maria ou Marília da Mugege, termo de Barcelos, arcebispado de Braga.

Foi feita carta em 27de junho de 1707.

André Pinto de Guimarães tinha um irmão inteiro chamado Paulo Pinto que era também familiar do santo oficio haviam já cinco ou seis anos.

É tratado em todo o processo da habilitação por Alferes André Pinto de Guimarães, solteiro, sem se dar informação a que companhia pertencia.

O seu pai é António Gonçalves e a sua mãe é Isabel Pinto, já eram defuntos em 1706, foram batizados, viveram e morreram no dito lugar do Paço.

Neto paterno de Pedro Gonçalves e Maria Gonçalves, já defuntos. Eram naturais e residentes da freguesia de são Vicente de Oleiros, termo de Guimarães onde foram também batizados.

Neto materno de Gonçalo Pedro e Margarida Pinto, já defuntos, eram residentes da freguesia de Santa Marinha de Mugege. O avô era natural e desta freguesia e a avó era natural e batizada na freguesia de ‘avidos’ (peço desculpa mas não consegui decifrar o nome da freguesia).

Ele e a família foram considerados pelas autoridades de “cristãos velhos”.

Está presente uma transcrição de batismo do irmão de André Pinto Guimarães que passo a citar:
“Aos 25 dias de janeiro de 1663, batizei a Paulo filho de António Gonçalves, do paço e sua mulher Isabel Pinto, moradores no lugar do paço desta freguesia, foram padrinhos Manuel da Silva filho de Gonçalo da Silva e sua mulher Maria ribeira, e Maria Vilela.” Este assento está com a tinta muito sumida e é difícil ler o nome de todos os padrinhos.

Está também presente uma transcrição do batismo de André Pinto Guimarães:
“Aos 28 dias do mês de novembro de 1666, batizei André, filho de António Gonçalves e Isabel Pinto. Foram padrinhos …..” neste assento a leitura também é extremamente difícil, porem, consegui extrair o essencial.

Mais à frente é referido pelo menos duas vezes o seguinte sobre André Pinto de Guimarães:
“encarregado de negócios de importância e segredo, que sei ser limpo e abastado, sabe ler e escrever, e tem todos os requisitos necessários para servir ao santo oficio.”

Foram inquiridas varias testemunhas que todas dizem conhecer os membros da família, mas sem informações que acrescentem muito mais ao que jà deixei escrito acima.

Atenciosamente,
Tiago Galvão

Reply

Direct link:

Ajuda na Torre de Tombo.

#349426 | vmo1234 | 20 Aug 2014 02:02 | In reply to: #349071

Caro confrade Tiago,

confesso que estou há um bom tempo aqui na frente do computador, tentando buscar as palavras para lhe agradecer e não consigo, tamanha é minha gratidão pela pesquisa profissional que o senhor acaba de expor, fico feliz que ainda existem pessoas verdadeiramente interessadas em ajudar os outros, sem pedir nada em troca, e o prezado confrade é um exemplo vivo disso!

As informações coletadas são preciosíssimas, e aprofundam bastante a origem da família Pinto que é muito numerosa aqui em Minas Gerais. Coincidentemente esse achado vem em contribuir duplamente minha genealogia, pois sou descendente desse André Pinto Guimarães, que deixou uma filha natural no Rio de Janeiro, e há poucos dias descobri que também sou descendente de um outro irmão de André, de nome Tomé Pinto, que teve descendência em Pousada de Saramagos e Joane, freguesias de Vila Nova de Famalicão, e de lá um ramo veio ao Brasil.

O lugar de nascimento da avó materna, Margarida Pinto é esse mesmo, freguesia de Ávidos, Vila Nova de Famalicão.

Novamente, muito obrigado pela ajuda e atenção.
Cumprimentos, Vinícius.

Reply

Direct link:

Ajuda na Torre de Tombo.

#349673 | Tgalvao | 28 Aug 2014 12:37 | In reply to: #349426

Caro Vinicius,

Não tem que agradecer, fiz isto porque amo a genealogia e sei o que é querer ir ao Arquivo e não ter possibilidade de o fazer, como me acontece muitas vezes em relação ao Arquivo da Universidade de Coimbra.

Fique sabendo que pode contar com a minha ajuda sempre que necessitar.

Desde já os meus sinceros cumprimentos,
Tiago Galvão

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 01 Jul 2024, 05:37.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen