O que existia antes do registo predial??
This topic is classified in rooms: Património
O que existia antes do registo predial??
Muito boa tarde,
Andei em diligência na Conservatória do Registo predial de Arganil há umas semanas, porém ninguém me soube informar sobre esta questão.
Ouvi falar do Erário Régio que supostamente mantinha registo de "impostos" pagos pelas propriedades, etc. Porém, pelo que pesquisei só se encontram registos sobre a zona de Leiria.
Posto isto, a minha questão é: Como posso descobrir a quem pertencia determinado prédio rústico ou urbano antes da criação do registo predial? Qual era o procedimento à época para registo de propriedades e respectivas escrituras?
Com isto pretendo tentar chegar aos locais ou até mesmo às "ruínas" de casas que pertenceram a antepassados meus, uma vez que estou a fazer um registo fotográfico de todas as casas que pertenceram à família, junto com a sua genealogia.
Se existirem registos desta índole, onde posso encontrá-los?
Desde já os meus sinceros agradecimentos e continuação de um excelente fim de semana!
Cordialmente,
Tiago Galvão
Direct link:
O que existia antes do registo predial??
Confrade
Um dos recursos possíveis é averiguar quem era o senhorio dessas propriedades. Em geral, era uma casa nobre ou religiosa. E estas, mandavam fazer os Tombos das suas propriedades. Nesses tombos, identificavam-se os proprietários ou os caseiros, os limites das propriedades e quanto pagavam em foros e outros tributos. É questão de averiguar onde se encontram esses tombos. Por vezes, estão nos arquivos distritais; outras vezes, não e é preciso descobri-los, quando ainda existem.
Maria Ribeiro
Direct link:
O que existia antes do registo predial??
As transmissões de prédios eram feitas em contrato redigidos e que ficavam arquivados nos Tabeliães. Normalmente os proprietários guardavam cópias desses documentos que eram muitas vezes cozidos uns nos outros permitindo (se a eles se tiver acesso) reconstituir a história do prédio.
O problema é que o Tabelião escolhido podia não ser o da região em que o prédio se situa mas qualquer outro que desse mais jeito ao proprietário.
De qualquer forma a única sugestão que posso dar è a consulta dos livros de notas dos Tabeliães (começando pelos da região). A desvantagem é que não costumam ter índices o que obriga a uma leitura exaustiva. Mas se tiver uma data de uma transmissão, o trabalho fica facilitado.
Cumprimentos
João Cordovil Cardoso
Direct link:
O que existia antes do registo predial??
Confrade Tiago Galvão
A sugestão do confrade João Cordovil Cardoso é ótima. Pode conter algumas dificuldades que, pessoalmente já defrontei. Dependendo das épocas, a escrita destes notários podia ser ilegível, mesmo com muita experiência. É pior que a chamada «escrita de médico». Procediam como se o documento fosse apenas para consumo interno. Com os mais recentes, isso já nao ocorre. Resta outra dificuldade. Averiguar se está em Arquivo oficial ou particular. Se particular, há que saber onde e se o acesso é permitido. Se oficial, desejo-lhe muita sorte. Frequentemente e conheço casos concretos, as instituições para proceder a limpeza de depósitos pegaram nessas rimas de «papéis velhos» e venderam-nos ao quilo, para os «ferros velhos«. Alguns foram salvos por mera sorte. Claro que foi há uns largos anos e não aconteceu com todos assim.
Desejo-lhe muita sorte.
Maria Ribeiro
Direct link:
O que existia antes do registo predial??
Há uns anos, na Torre do Tombo, informaram-me que para ter acesso a este mesmo tipo de informação, teria que consultar os Registos da Décima.
Na altura, assim o fiz (em Lisboa), e os registos continham pormenores muito interessantes - por exemplo, o meu antepassado em causa pagava décima ao Marquês relativamente a uma série de propriedades e terrenos. Não voltei lá por falta de tempo e a pesquisa que fiz foi desorganizada, por isso seguramente haverá muito mais para descobrir.
Direct link:
O que existia antes do registo predial??
Correcção: "pagava décima ao Marquês de Pombal"
ReplyDirect link:
O que existia antes do registo predial??
Caros confrades,
Para as localidades abrangidas pela Casa do Infantado, este processo poderá ser mais fácil?
Todas as propriedades, arrendamentos e vendas apareceram lá descritas correcto?
Algum dos Confrades conhece bem os documentos da Casa do Infantado, nomeadamente os referentes a Pena Verde, comarca de Pinhel?
Muito obrigado,
Pedro
Direct link:
O que existia antes do registo predial??
Caríssimos confrades e confreira,
Muito obrigado pelos vossos valiosos contributos, começo a ter noção do que procurar, agora só falta saber uma coisa: nesses tempos recuados como se fazia a identificação dos locais? Era por artigos? Por lugar?
Onde será que devo iniciar a minha pesquisa? Torre do tombo? AUC?
Desde já muito obrigado!
Tiago Galvão
Direct link:
O que existia antes do registo predial??
Olá, Boa tarde.
Estou para ir ao AUC procurar um Tombo chamado "Tombo da Beira" (talvez de 1790s?, com 600e tal páginas). Um livro que refere as propriedades de Vale de Azares, Celorico da Beira pertencentes ao convento de S. Marcos de Coimbra e quem as explorava. Mas como só tenho disponibilidade nas férias, vou adiando a visita.
Não sei se esse tombo terá mais dados sobre outras zonas vizinhas que lhe interessem.
Li esta referência num livro antigo.
Cumps,
Helena
Direct link:
Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 02 Dez 2024, 19:06.