Ajuda com passagem de sobrenome

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas

Ajuda com passagem de sobrenome

#351593 | Rene Moreira | 25 Okt 2014 18:20

Prezados,

Gostaria que me ajudassem a tentar esclarecer uma dúvida que me acometeu analisando os documentos de uma pessoa nascida em 1919, que imigrou para o Brasil em 1927. Esta pessoa possui, teoricamente, nome de Baptismo Antonio Joaquim da Cunha, visto que nao encontrei sua certidao de nascimento ainda. Este nome está em diversos documentos já encontrados no Brasil, inclusive do Consulado Português.

Minha dúvida aqui é em relacao ao sobrenome de seu pai, José Joaquim Pereira Rodrigues, que nao lhe foi passado, e sim somente o de sua mae, Rosa Maria da Cunha Pereira.

Vocês que possuem mais experiência com genealogia, poderiam me dizer se isto é algo "comum" ou até "normal"?

Com os melhores cumprimentos,
Rene Moreira

Reply

Direct link:

Ajuda com passagem de sobrenome

#351597 | RCCORREIA | 25 Okt 2014 23:01 | In reply to: #351593

No baptismo apenas se dá às pessoas o seu nome próprio.
Os apelidos surgem pela parte do registo (civil - não religioso) e as regras que o determinam variaram ao longo dos anos, desde quase de escolha livre até à actualidade em que tem que ser escolhido livremente entre os utilizados pelos pais ou avós.

Assim não é nada estranho o caso que refere. Frequentemente o apelido era escolhido por motivos relativos ao estatuto económico e/ou social familiar pelo que é comum casos do apelido paterno não seguir.

Igualmente frequente foi o filho mais velho levar o apelido paterno e o segundo o materno.

Se pesquisar por este fórum sobre apelidos (sobrenomes) irá achar mais informações.

Cumpts
RCC

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 04 Jul 2024, 23:28.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen