Busca de dados pelo Livro de Registo de Passaportes

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas

Busca de dados pelo Livro de Registo de Passaportes

#352079 | LucasGuimaraes | 12 Nov 2014 14:34

Prezados, bom dia.

Estou ajudando uma senhora brasileira, filha de portugueses, a regularizar a situação documental de sua família.

Os seus pais vieram a residir no Brasil e por aqui se casaram. Consultando o cartório onde se encontra registrado o casamento, consegui a cópia de alguns documentos.

A princípio estou focado em tentar localizar o registro de nascimento da mãe, para depois tentar localizar o do pai.

Relativo à mãe, obtive a cópia de seu Registro Geral aqui no Brasil (espécie de documento de identidade de estrangeiro), e o seu passaporte português.

No referido documento consta que a mesma nasceu em Serpa Beja na data de 29/01/1908. Entrei em contato, via email, com o Arquivo Distrital de Beja, e a senhora Técnica Superior, muito atenciosa, informou que foi "efetuada pesquisa nos fundos Paroquiais das freguesias do Salvador e de Santa Maria de Serpa , entre os anos de 1908 e 1909, no entanto, o assento pretendido não foi localizado".

Informou-me, ainda, acerca da tabela de preços e que os registos paroquiais do concelho de Serpa já se encontram digitalizados e acessíveis no site do Arquivo. Fiz a pesquisa, entretanto, somente encontrei os livros de 1908 a 1911. E alguns faziam referência a registro de não católicos (para mim, uma novidade).

Assim, resolvi partir para outra frente, localizar o registo do passaporte. Assim, busquei e localizei onde se encontra registrado o passaporte. Entretanto, ao contrário do que percebi no registro de passaportes de outros Arquivos, no arquivo de Lisboa, no livro digitalizado, só contam o nome e o destino, sem demais dados. Gostaria de indagar se há como buscar mais dados nos arquivos de Lisboa, tais como freguesia de nascimento, sabendo-se o número do passaporte e a data de expedição.

Ademais gostaria de parabenizar pela iniciativa de manter um site de tamanha envergadura e com tantas informações.

Saudações.

Lucas Guimarães

Reply

Direct link:

Busca de dados pelo Livro de Registo de Passaportes

#352082 | MCNN | 12 Nov 2014 15:10 | In reply to: #352079

Caro Lucas Guimarães

De acordo com o seu texto, o Arquivo Distrital de Beja apenas procurou em 2 das 12 freguesias de Serpa para as quais existem baptismos em 1908.

O facto de nos documentos da senhora no Brasil ser indicado que ela era natural de Serpa, não implica necessariamente que ela fosse natural da localidade de Serpa. Há que procurar em todas as 12 freguesias do concelho de Serpa.

Outro aspecto que acho que será de salientar é o de que aparentemente apenas foram feitas buscas de 1908 em diante, e isso baseado presumivelmente na data de nascimento que consta na documentação da senhora no Brasil. Mas tenha em atenção que essa data de nascimento pode estar errada, e a senhora ser mais velha do que consta na sua documentação. Já me deparei com inúmeros casos desses, em que a data de nascimento que consta na documentação no Brasil não corresponde à verdadeira data de nascimento. Por vezes as pessoas eram realmente mais novas, outras vezes mais velhas. No caso presente, a senhora pode ter nascido em 1907 ou 1906, por exemplo. Por via das dúvidas, deverá procurar nos livros mais antigos.

Finalmente, indica que no site do Arquivo Distrital de Beja só encontrou os livros de 1908 a 1911. Não encontrará os livros posteriores a 1911, mas estão lá os livros mais antigos !!! Pode, por exemplo, pesquisar online todos os baptismos do concelho de 1900 a 1911.


Boa sorte

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Busca de dados pelo Livro de Registo de Passaportes

#352106 | LucasGuimaraes | 13 Nov 2014 12:51 | In reply to: #352079

Prezado Mário César Navarro,

Agradeço vossa pronta resposta.

Trabalho em um Cartório de Registro Civil, o equivalente brasileiro às vossa Conservatórias, e, realmente, quando trata-se de registros mais antigos, há certa inexatidão nos dados. Assim, agradeço a vossa lembrança deste fato.

Ademais, procederei conforme vossa recomendação e farei a busca a partir de 1900, para assim ter mais certeza.

Você saberia informar se existe algum banco de dados com mais informações sobre processos de passaportes expedidos em Lisboa, além do livro de registo de passaportes, uma vez que consultei o mesmo e lá somente consta o nome da pessoa e o sue destino.

Outro dado que considero importante: segundo a senhora que estou ajudando, a irmã de sua mãe sempre mencionava "Serpa de Alentejo". Trata-se da mesma "Serpa" que estamos a comentar?

Novamente, muito obrigado e iniciarei já a pesquisa no arquivo digital de Serpa, Beja!

Saudações!

Lucas Guimarães

Reply

Direct link:

Busca de dados pelo Livro de Registo de Passaportes

#352107 | Rene Moreira | 13 Nov 2014 13:58 | In reply to: #352106

Prezado Lucas,

Estou em uma situacao semelhante a sua, na qual consegui localizar a solicitacao de passaporte de uma pessoa datada de 1927 com informacoes básicas como último local de residência em Portugal, concelho de nascimento e destino para emigracao. No entanto, neste meu registro consta o número do Bilhete de Identidade, documento necessário para o requerimento de Passaporte. Com este número estou tentando localizar o prontuário de solicitacao do B.I., um prontuário muito mais completo do que o de solicitacao de passaporte, na qual se pode obter informacoes de Freguesia e características físicas da pessoa, por exemplo. Talvez este seja um caminho que você também possa seguir.

Entretanto, conforme Mário César bem colocou, existem mais freguesias deste concelho que poderiam ser consultadas antes de se tentar um outro approach. E como estes documentos estao on-line, creio que se você os olhar com calma e atencao, irá localizar aquilo que deseja.

Boa sorte,
Rene Moreira

Reply

Direct link:

Busca de dados pelo Livro de Registo de Passaportes

#352108 | Ymsantos | 13 Nov 2014 14:00 | In reply to: #352079

Lucas,

como a data de nascimento consta do passaporte português e corresponde ao mês de janeiro, acredito

que seja bastante provável que o batismo tenha ocorrido no ano de 1908. Além disso a busca nos

livros das freguesias de Serpa parece bastante facilitada visto que a maioria ou todos tem as páginas

pré-impressas e os que tem um número maior de batizados incluem um índice ao final do livro.

Entendo que o concelho de Serpa no distrito de Beja é o que procura.

Pesquise por este link: http://tombo.pt/m/srp


Sidney Moreira






Reply

Direct link:

Busca de dados pelo Livro de Registo de Passaportes

#352115 | LucasGuimaraes | 13 Nov 2014 17:11 | In reply to: #352079

Prezados, boa tarde.

Ótimas notícias! Acabo de descobrir o registo de batismo da mãe da senhora que estou a ajudar.

O registro de batismo da sra. Adelaide (mãe) ocorreu no dia 21/04/1908 na freguesia de Santa Maria (Serpa).

O curioso é que consta somente o nome "Adelaide", não constando o apelido de família. No passaporte consta "Adelaide Lesico" (Lesico é o apelido de família da mãe dela). Alguém saberia informar se há algo de anormal nesta situação?

Aqui no Brasil, antigamente, era comum as pessoa serem registradas apenas com o primeiro nome. Aí em Portugal há alguma influência quanto à questão de regularização da documentação? (consta o nome dos pais e avós, o que me dá certeza de que é a pessoa certa).

De qualquer forma, agora minha busca é no sentido de localizar o registo de nascimento do pai.

Os únicos dados que tenho é que o Sr. Francisco Antonio Affonso nasceu aos 03/01/1904 em Bragança, Portugal.

Parece ser uma tarefa mais árdua visto que tomei conhecimento que Bragança também possui diversas freguesias.

Em contato com a Sra. Élia Correia, diretora do arquivo distrital de Bragança, a mesma informou que "foi efetuada a pesquisa nos livros das freguesas de cidade de Bragança, Sé e Santa Maria, nos anos de 1904 a 1906, não tendo sido localizado o registo de Francisco Afonso. A pesquisa teve duração de 40 minutos". Informou, ainda que, eu poderia proceder uma pesquisa no registo de passaportes deferidos em Bragança.

Agora, indago a vocês prezados amigos, uma pessoa que estivesse imigrando para o Brasil no início do século passado, seria mais comum que a mesma solicitasse o passaporte no Distrito em que nasceu ou solicitaria em Lisboa?

De qualquer forma irei procurar nos arquivos de Bragança.

Ademais, novamente agradeço a atenção de todos vocês, Mário César Navarro, Rene Moreira e Sidney Moreira.

Saudações.

Lucas Guimarães

Reply

Direct link:

Busca de dados pelo Livro de Registo de Passaportes

#352116 | MCNN | 13 Nov 2014 17:35 | In reply to: #352079

Caro Lucas Guimarães

Ainda bem que encontrou o baptismo em Serpa.

Quanto ao baptismo de Francisco António Afonso, a situação pode ser bem mais difícil do que pensa, pois Bragança tanto pode referir-se à cidade de Bragança (e aí teria de procurar nas freguesias que compõem a cidade Bragança), como pode referir-se ao concelho de Bragança (e aí teria de procurar em todas as freguesias do concelho de Bragança) ou, no pior cenário, poderia referir-se ao distrito de Bragança (e aí teria de procurar em todas as freguesias de todos os concelhos do distrito).

Daí que eu penso que será uma boa estratégia procurar o passaporte.

Veja por favor se poderá ser este:

http://digitarq.adbgc.dgarq.gov.pt/details?id=1283574

Foi aquele que encontrei com a idade mais consentânea com a data de nascimento que indicou.

Já agora, quer partilhar connosco o nome dos pais desse Francisco António Afonso ? Se ele foi ainda criança para o Brasil, o que terá é de procurar o passaporte dos pais dele.

Boa sorte

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Busca de dados pelo Livro de Registo de Passaportes

#352118 | MCNN | 13 Nov 2014 17:59 | In reply to: #352079

Olá novamente

A pessoa que procura não deve ser aquela que eu indiquei, pois a pessoa que indiquei terá nascido em 05/05/1903.

Tal como lhe disse, não exclua a possibilidade de que tenha ido com os pais, a não ser é óbvio que tenha já conhecimento certo que foi adulto para o Brasil.


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Busca de dados pelo Livro de Registo de Passaportes

#352119 | LucasGuimaraes | 13 Nov 2014 18:03 | In reply to: #352079

Prezado Mário César

Obtive os dados desse indivíduo na certidão de casamento, realizado aqui no Brasil. Seguem os dados:

-Francisco Antonio Affonso (ou Afonso)
-Data de nascimento: 03/01/1904
- Local: Bragança, Portugal
- Filho de: Antonio Manoel (falecido em Bragança) e de Alcelina Affonso (migrou para o Brasil com o filho)
- Tinha 23 anos na data do casamento.
- O sr. Francisco Antonio teria vindo já adulto para o Brasil, visto que veio trabalhar em fazendas de café no estado de São Paulo.

Não sei se ajuda mas, na certidão do casamento, que se realizou aos 10/12/1927, consta que o pai dele, Antonio Manoel, havia falecido há 07 anos em Bragança.

A princípio estou considerando que a Bragança referida nos documentos seria a cidade de Bragança. E penso em iniciar a pesquisa pela freguesia de Bragança (Santa Maria). Infelizmente os livros da freguesia de Bragança (Sé) não se encontram digitalizados.

Caro Mário Sérgio, qual a sua recomendação? Pesquisar pelo registro de passaporte ou pelos livros de registo de batismo?

Indago isto pois acredito que o passaporte poderia ser solicitado em qualquer cidade de Portugal. E não sei quais seriam os principais portos.

Agradecido.

Lucas Guimarães

Reply

Direct link:

Busca de dados pelo Livro de Registo de Passaportes

#352121 | Rene Moreira | 13 Nov 2014 18:24 | In reply to: #352119

Prezado Lucas,

Creio que encontrei a pessoa a qual você procura. Abaixo segue os links para consulta. Francisco Antonio junto com sua mae, emigraram para o BR em 1954. Espero que com essas novas info, você consiga achar o que deseja em Portugal.

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1961-36211-7230-18?cc=2140223

https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:QVSN-Q1XK

Ele emigrou para Sao Paulo e ao entrar no país com sua mae, ele foi considerado o chefe de família. É interessante notar que consta nesta ficha como "casado".

Espero ter ajudado.

Boa sorte,
RM

Reply

Direct link:

Busca de dados pelo Livro de Registo de Passaportes

#352122 | MCNN | 13 Nov 2014 18:26 | In reply to: #352079

Lucas

Esta é a ficha de imigração de Francisco António Afonso

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1961-36211-7230-18?cc=2140223

Vou ver se descubro mais qualquer coisa.


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Busca de dados pelo Livro de Registo de Passaportes

#352123 | LucasGuimaraes | 13 Nov 2014 18:31 | In reply to: #352079

Prezados Rene e Mário César.

Realmente trata-se da mesma pessoa!!!

Ocorre que ele veio para o Brasil antes de 1927, visto que este é o ano de seu casamento na cidade de São Manoel, estado de São Paulo, Brasil.

Em 1952 ele obteve o visto de permanência definitiva aqui no Brasil. Tenho o documento aqui digitalizado, mas não sei se é possível mostrar a vocês aqui no fórum.

Infelizmente, consta somente "Bragança" como local de nascimento.

De qualquer forma, é sim a mesma pessoa.

Lucas Guimarães

Reply

Direct link:

Busca de dados pelo Livro de Registo de Passaportes

#352127 | Rene Moreira | 13 Nov 2014 21:36 | In reply to: #352079

Prezado Lucas,

Este é um caso muito interessante entao. Ele pode sim, ter chegado menor de idade acompanhado dos país, depois saído do país já casado e depois retornado. Verifique o verso da ficha de registro de estrangeiros que enviamos (imagem 482). Lá consta que ele que ele apresentou uma Certidao de Registro N° 646, expedido pela delegacia de polícia de Jundiaí em 10.10.1939. Nao sei do que se trata esta certidao de registro, mas vale a pena ir atrás disso.

Atenciosamente,
Rene Moreira

Reply

Direct link:

Busca de dados pelo Livro de Registo de Passaportes

#352135 | Ymsantos | 14 Nov 2014 03:50 | In reply to: #352079

Rene,

embora essas fichas constem do site do familysearch como de imigração, na verdade são dados de

controle do estado de SP dos estrangeiros.

Pelos dados informados neste tópico também acredito que tenha chegado ao Brasil entre 1920 e 1927.

Sidney Moreira

Reply

Direct link:

Busca de dados pelo Livro de Registo de Passaportes

#352144 | LucasGuimaraes | 14 Nov 2014 13:02 | In reply to: #352079

Prezados

Concordo com o entendimento do Sidney.

Como consta o local de nascimento do Sr. Francisco Antonio Affonso como sendo "Bragança", a tarefa se torna mais difícil, conforme mencionou o Mário César em post acima.

Assim, creio que talvez o melhor seja que eu procure pelo passaporte. Ocorre que não sei quantos arquivos de emissão de passaporte existem em Portugal e quais seriam os mais procurados.

Saberiam me informa se cada Distrito possui o seu próprio registo de emissão de passaportes?

Lucas Guimarãe

Reply

Direct link:

Busca de dados pelo Livro de Registo de Passaportes

#352150 | Rene Moreira | 14 Nov 2014 13:28 | In reply to: #352079

Prezado Sidney e Lucas,

Realmente nao tinha me atentado a esta ficha de estrangeiros que nao se refere à de imigracao, mas sim ao controle de estrangeiros.

Lucas, caso a pessoa em questao tenha entrado menor de idade no país, ele nao possuirá passaporte, mas sim uma referência no passaporte de seus pais. Sendo assim se você decidir buscar por algum passaporte, deverá buscar pelo de seus pais. Caso maior de idade, poderá buscar diretamente pela pessoa em questao.

Quando efetuei uma busca no Arquivo Nacional de uma pessoa que imigrou para o Brasil menor de idade, pude encontrar também uma cópia da inscricao consular do Consulado de Portugal no Rio de Janeiro da pessoa que procurava e lá constava o número do passaporte de seus pais e com isso pude procurar no Arquivo Distrital do Porto tal passaporte com sucesso, pois ele está todo digitalizado.

Eu também creio que o melhor caminho aqui seja buscar pelo passaporte, pois buscar por todas as freguesias de Braganca será muito dispendioso.

Atenciosamente,
RM

Reply

Direct link:

Busca de dados pelo Livro de Registo de Passaportes

#352153 | mila1001 | 14 Nov 2014 14:18 | In reply to: #352079

Lucas,
Você já solicitou os documentos que constam do prontuário de imigração,documentos estes em poder do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro?
Entre no site deles,nas pesquisas,clique em acervo de estrangeiros,vai abrir a página,clique no atendimento ao publico,depois em atendimento a distancia/formulário,preencha seus dados e no espaço coloque dados de quem procura;nome,pais,RG e carteira dd expedição,envie para eles.A resposta vem em 1 semana.
Mila

*pode me responder:se os cartórios são interligados,posso descobrir o óbito de uma pessoa ocorrido em outra cidade?

Reply

Direct link:

Busca de dados pelo Livro de Registo de Passaportes

#352155 | MCNN | 14 Nov 2014 14:32 | In reply to: #352079

Caro Lucas

Os passaportes eram pedidos, normalmente, nos Governos Civis dos distritos onde as pessoas tinham nascido e/ou onde residiam.

Sendo assim, em cada Arquivo Distrital, no fundo do respectivo Governo Civil, deverão existir os livros com os registos de passaportes e os processos de passaportes desse distrito.

No caso vertente, o primeiro lugar a procurar será o Arquivo Distrital de Bragança, pois o mais provável seria o passaporte (ou de Francisco António Afonso ou da mãe ou mesmo do pai) ter sido pedido em Bragança.

Mas a verdade é que já procurei no site do Arquivo Distrital de Bragança e não encontrei nada. Sendo o nome da mãe dele não muito comum, estava esperançado que se encontrasse alguma coisa mas não encontrei nada. Procurar pelo pai é muito mais difícil, pois com esse número existem inúmeros pedidos de passaporte. E os Francisco António Afonso que eu encontrei não correspondem àquele que procura, pois o nome dos pais não coincide.

Já agora, tem a certeza que Alcelina Afonso foi mesmo para o Brasil ? O registo de casamento de Francisco António Afonso diz alguma coisa sobre isso ? Ela estava presente ? E, caso a senhora tenha mesmo ido para o Brasil, já experimentaram procurar o óbito dela ? Sabe onde e quando é que a senhora faleceu ?

Voltando aos passaportes, caso o passaporte não tenha sido pedido em Bragança, resta procurar nos distritos vizinhos. Em Vila Real, que tem a base de dados de registos de passaportes bem completa, procurei e nada achei. Na Guarda e em Viseu também não encontrei nada, mas as suas bases de dados estão ainda muito incompletas. No site do cepese, que tem uma enorme base de dados com os pedidos de passaporte para o Brasil feitos na zona norte de Portugal também nada consta.

Como vê, está complicado.

Só mais uma coisa, aquando do casamento de Francisco António Afonso não foi feito nenhum processo ? E, muito importante, sabe da existência de irmãos e/ou irmãs de Francisco António Afonso (ou tios) que também tenham ido para o Brasil ? Em caso afirmativo, sabe os seus nomes ?

Cumprimentos

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Busca de dados pelo Livro de Registo de Passaportes

#352157 | mila1001 | 14 Nov 2014 14:47 | In reply to: #352079

Lucas,
O cartão de Adelaide Lezigo Affonso-imagens 313/314 desembarque em 20/1/1910

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1971-36211-8363-87?cc=2140223&wc=SWCB-W3V:1056965901,1057069301

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1951-36211-8520-12?cc=2140223&wc=SWCB-W3V:1056965901,1057069301

Mila

Reply

Direct link:

Busca de dados pelo Livro de Registo de Passaportes

#352160 | LucasGuimaraes | 14 Nov 2014 16:08 | In reply to: #352079

Prezada Mila

Ainda não pesquisei no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, por que a princípio têm-se que o desembarque ocorreu no porto de Santos, São Paulo, e me parece que tratam-se de acervos diferentes. Inclusive até pesquisei no Livro de Registro da hospedaria que recebia os imigrantes, mas nada encontrei.

Quanto ao seu questionamento, a interligação dos cartórios ainda é um projeto recente aqui no Brasil, portanto a base de dados ainda é muito incompleta e ainda está sendo alimentada. De qualquer forma, o registro de óbito é realizado unicamente no local de falecimento da pessoa, não pode ser registrado em nenhum outro lugar. Sabe me dizer o local exato onde ocorreu o falecimento?


Caro Mário

Realmente está muito difícil, mas estou disposto a procurar ao máximo pois a senhora que estou ajudando (dona Laura) e sua família são muito queridos e caros a mim.

Estamos conversando com ela para ver se relembra fatos, lugares ou pessoas mencionadas por seus pais etc.

Ela disse que haviam irmãos: João Affonso, José Pires, Maria Rosa Affonso (ou Pires). Segundo ela, alguns tinha sobrenome Affonso e outros Pires. E que o mais velho seria João Affonso e o segundo seria o sr. Francisco Antonio.

Quanto ao processo de habilitação, solicitei uma cópia no cartório. Entretanto, só constava o passaporte da esposa (que conseguimos localizar o registo de nascimento em Serpa). O sr. Francisco teve que valer-se do depoimento de 02 testemunhas que, teoricamente, confirmaram a identidade do mesmo.

Mas no mesmo processo consta que o pai dele, Manuel, faleceu em Bragança, e a mãe, Alcelina, residia em São Manuel (local onde ocorreu o casamento).


Ademais, faço esta busca porque, segundo o Consulado Português, há a necessidade de se localizar a freguesia de nascimento do casal, para que se possa regularizar a documentação por meio da transcrição do casamento.

Saudações.

Lucas Guimarães

Reply

Direct link:

Busca de dados pelo Livro de Registo de Passaportes

#352165 | mila1001 | 14 Nov 2014 18:46 | In reply to: #352079

Lucas,
Obrigada pela informação sobre os cartórios.
Quanto ao Arquivo Nacional,saiba que mesmo que o imigrante tenha descido no porto de Santos,os documentos referentes a sua identificação como imigrante,constam sim no Arquivo.
É só solicitar,por e-mail,como informei antes,e,se encontrarem o prontuário,lhe avisam,e,dizem quantos documentos constam na pasta,e,informam em quanto fica o envio dos mesmos para você.Eu mesma recebi os documentos de um parente,cuja existência soube a pouco tempo,e,mesmo falecido,ando a procura de dados,quero saber um pouco mais da minha familia
Mila.

Reply

Direct link:

Busca de dados pelo Livro de Registo de Passaportes

#352213 | LucasGuimaraes | 17 Nov 2014 00:42 | In reply to: #352079

Prezada Mila.

Vou tentar buscar uma pista por esse caminho também.

Muito obrigado.

Lucas Guimarães

Reply

Direct link:

Busca de dados pelo Livro de Registo de Passaportes

#352214 | LucasGuimaraes | 17 Nov 2014 00:51 | In reply to: #352079

Amigos.

Trás dos Montes ou Atrás dos Montes é algum lugar em Portugal?

Lucas Guimarães

Reply

Direct link:

Busca de dados pelo Livro de Registo de Passaportes

#352865 | LucasGuimaraes | 12 Dez 2014 01:56 | In reply to: #352079

Caros, boa noite.

Como não obtive nenhuma novidade relacionada ao Sr. Francisco Antonio Affonso, resolvi pesquisar no familysearch por seus irmão e eis que encontrei, pesquisando por João Manoel Affonso (supostamente irmão mais velho do sr. Francisco), a sua ficha no cadastro de imigrantes do Estado de São Paulo, Brasil.

Na ficha consta o pai como sendo Manoel Antonio e a mãe Horcelina Affonso (o que chamou minha atenção visto que o nome da mãe do sr. Francisco seria "Alcelina Affonso" - considerei muita semelhança. No verso da ficha consta que João Manoel Affonso, veio para o Brasil no vapor San Nicolas e que o mesmo teria desembarcado em Santos em 1910.

Consultando a lista de desembarque do referido navio, descobri a seguinte família:

Manoel Antonio Pires - chefe
Urselina dos Anjos Affonso - mulher
e filhos:
João Manoel - 12 anos - enteado
Francisco Antonio - 10 anos - enteado
José Augusto - 7 anos - enteado
Anna Maria - 7 meses - filha
Todos naturais de Bragança - Bragança - Portugal

Recapitulando: pelos documentos que possuo e as lembranças da filha do sr Francisco, uma sra. de quase 80 anos, que estou a ajudar, a família seria composta pelos seguintes membros:

Manoel Antonio
Alcelina Affonso
João
Francisco Antonio Affonso
José
Maria

Segunda ela, "alguns tinha sobrenome 'Affonso' e outros 'Pires'".

Desta forma:
- considerando que quando o sr. Francisco Antonio Affonso casou-se no Brasil em 1927, não apresentou nenhum documento própria (certidão ou passaporte), apenas a declaração de testemunhas que teoricamente o conheciam;
- considerando que era muito comum antigamente ocorrerem erros nos registro públicos aqui no Brasil relativos à grafia de nomes etc.;
- considerando a "quase" coincidência dos nomes constantes na lista de desembarque e os nomes informados pela filha do Sr Francisco;

Fique propenso a seguir um pouco mais a fundo esta "pista".

Apesar de ter contra o seguinte: os documentos existentes do sr. Francisco (todos com base na certidão de casamento) informam que o mesmo teria nascido em 1904. Entretanto o Francisco Antonio da lista de desembarque teria nascido em 1900/1901.

Mesmo assim, decidi enveredar por este caminho e eis que encontrei o registro do passaporte de "Manoel Antonio Pires", emitido em Bragança e constando o nome da esposa e filhos, conforme consta na lista de desembarque e como informei acima.

http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1232401

Entretanto, não achei o deferimento do passaporte da esposa nem dos filhos. Ao que parece os mesmos eram vinculados ao passaporte do chefe da família.

Consta que o Sr. Manoel era nascido em Paramio - Bragança. Mas infelizmente, verifiquei que nenhum livro de Paramio foi digitalizado.

Assim me encontro perante este obstáculo.

E aqui peço vossa ajuda, recomendações, conselhos.

Será que estou no caminho certo?

Existia algum processo para se conseguir o passaporte naquela época onde poderia encontrar arquivados os documentos da família? Ou os passaportes eram deferidos apenas com a inscrição no livro de Registo de Passaportes?

Rogo novamente vossa ajuda.

Atenciosamente.

Lucas Guimarães

Reply

Direct link:

Busca de dados pelo Livro de Registo de Passaportes

#352867 | MCNN | 12 Dez 2014 11:10 | In reply to: #352079

Caro Lucas Guimarães

No seu lugar eu contactaria o Arquivo Distrital de Bragança e pedia-lhes para procurarem o baptismo de Francisco António desde 1900.

E peça-lhes para procurarem na freguesia de Parâmio, concelho de Bragança. Sendo o padrasto dele natural dessa freguesia, com um bocado de sorte Francisco António também será natural daí.

Diga-lhes o nome da mãe e alerte-os para o facto de não saber o nome do pai (ele pode inclusive ser filho de pai incógnito).

Boa sorte

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Busca de dados pelo Livro de Registo de Passaportes

#352868 | mila1001 | 12 Dez 2014 11:26 | In reply to: #352079

Lucas,
vi que há batismos de 1900 a 1911 no familysearch,mas,só conseguirá ter acesso num centro de historia da familia dos mormons.Não tem nenhuma igreja perto de onde mora?

https://familysearch.org/search/image/index#uri=https%3A%2F%2Ffamilysearch.org%2Frecapi%2Fsord%2Fwaypoint%2F96R5-T3V%3A259254001%2C261170001%2C264024601%2C262810402%3Fcc%3D1976616

Mila

Reply

Direct link:

Busca de dados pelo Livro de Registo de Passaportes

#352933 | flordeacacia1 | 15 Dez 2014 09:42 | In reply to: #352079

Caro confrade,

No livro de batismo de Parâmio de 1900 existe o registo nº 7 referente ao batismo de Francisco António, filho natural de Urselina da Ascenção, solteira desta mesma freguesia do lugar de Zeive, neto paterno de avô incógnito e Albina Afonso.
Se necessitar da imagem deste registo envie email para mfsadr@gmail.com

Com os melhores Cumprimentos,
Maria

Reply

Direct link:

Busca de dados pelo Livro de Registo de Passaportes

#352946 | LucasGuimaraes | 15 Dez 2014 20:27 | In reply to: #352079

Prezado Mário César.

Creio que o caminho seja este mesmo, o problema é que o acesso aos livros fica dificultado pelo fato de eu não estar em Portugal, visto que como disse a diretora do arquivo distrital de Bragança em resposta meu email, a pesquisa fica condicionada à existência de disponibilidade de pessoal para realizá-la. Ademais tem as taxas cobradas.

Como disse, são dificuldades e não uma impossibilidade. Buscarei um jeito de superá-las. Tentarei contato novamente com o Arquivo Distrital, visto que foram bem solícitos em me atender da outra vez.


Prezada Mila.

Realmente o acesso é restrito no familysearch. Mandei uma mensagem para eles e realmente terei que me dirigir a uma das igrejas. A resposta foi muito atenciosa e me orientaram a fazer o que você havia mencionado.


Cara Maria.

Acabo de enviar um email. Agradeço a você também a atenção dispensada a este tópico.


Saudações.

Lucas Guimarães

Reply

Direct link:

Busca de dados pelo Livro de Registo de Passaportes

#352972 | LucasGuimaraes | 16 Dez 2014 23:10 | In reply to: #352079

Prezados, boa noite.

Graças à confreira Maria, que muito gentilmente enviou as imagens dos livros de Parâmio, obtive acesso aos seguintes registos:

- baptismo de Francisco Antonio (a quem estou a buscar)
- baptismo dos irmãos de Francisco (João Manuel, José Augusto e Anna Maria)
- casamento da mãe de Francisco (Urselina dos Anjos Affonso com Manoel Antonio Pires)

Pelo que pude extrair dos registos, João Manuel e Francisco Antonio nasceram antes do casamento, portanto filhos somente de Urselina. No registro de ambos consta o nome da mãe como sendo "Urselina da Ascenção".

No registo de casamento consta somente o nome de casada de Urselina: "Urselina dos Anjos Affonso".

Não há dúvidas que se trata da mesma pessoa pois o nome da mãe de Urselina em todos os registos é Albina Affonso.

Logo, peço novamente a ajuda de vocês e indago: como não consta no registo de casamento o nome de solteira de Urselina, há como fazer prova de que "Urselina da Ascenção" e "Urselina dos Anjos Affonso" são a mesma pessoa?

Agradeço a atenção de todos.

Atenciosamente

Lucas Guimarães


PS: caso necessitem, posso encaminhar as imagens dos registos para análise, via email.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 04 Jul 2024, 23:56.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen