Família Lobo (Lopes) en São Geraldo e São Pedro da Gafanhoeira

This topic is classified in rooms: Famílias

Família Lobo (Lopes) en São Geraldo e São Pedro da Gafanhoeira

#354642 | lobojorge | 12 Feb 2015 09:02

Caro Confrades

Estou a procura das origens do meu nome de família Lobo com origens no Alentejo com origens nas freguesias de São Geraldo e São Pedro da Gafanhoeira.

Estou a fazer a genealogia e estou um pouco perdido.

O meu avô era Filipe José Lobo (1887à (de São Geraldo) filho de José Jacinto (Lobo não consigo a encontrar o nome de família) (1846) e Mariana de Jesus (1852)

José Jacinto (1846) era filho de Jacinto Manoel Lopes e Maria Roza

Jacinto Manoel Lopes (1804) era filho de Jeronimo do Santos e Fortunata Angelica
Maria Roza (1813) era filha de José Luis Espada e Luiza Maria

Não consigo a perceber como apareceu seja o nomes de família Lobo o Lopes. Seria que alguém aqui me poderia ajudar a perceber? A dificuldade vem do facto que nos assentos não aparecem os nomes de família, sejam do lada do pai que do lado da mãe.

Estive a ler neste fórum e também na Net para perceber as origens dos nomes de família e há várias hipóteses sobre a origem do nome Lobo.


1. Nobreza que seria pouco provável no meu caso
2. Alcunha qua apareceu por uma o outra razão
3. Lopes que seria filho de Lobo (Lopo) mais ouvi que isso era mais na idade-media
4. Judeus convertidos

Se os confrades me podiam procurar ajuda como investigar entre essas hipóteses seria muito grato.

Sendo nascido em França peço desculpe para o meu português.

Cumprimentos

Georges Lobo

Reply

Direct link:

Família Lobo (Lopes) en São Geraldo e São Pedro da Gafanhoeira

#356721 | lobojorge | 13 Apr 2015 16:35 | In reply to: #354642

Alguem tivere informações ?

Cumprimentos

Georges Lobo

Reply

Direct link:

Família Lobo (Lopes) en São Geraldo e São Pedro da Gafanhoeira

#356724 | saintclair | 13 Apr 2015 17:23 | In reply to: #356721

-
Lobo: Pode ser este um nome próprio, o respectivo patronímico, uma alcunha ou ainda
ter raízes toponímicas. Uns Lobos há, contudo, que formam um ramo da descendência
dos senhores e soberanos de Biscaia. Um primo Rainha Dª Mécia Lopes de Haro,mulher
de D. Sancho II, D. Pedro Pais Lobo, tendo-a acompanhado ao nosso país, aqui pode vir
a ter uma boa casa graças à generosidade daquele soberano, cá casando e tendo
descendência que lhe continuou o nome. As armas dos Lobos são: de prata, cinco lobos
de negro, armados e lampassados de vermelho, postos em aspa. Timbre: um dos lobos
do escudo.
Fonte; dicionário familas portuguesas
Saintclair

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 05 Okt 2024, 18:26.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen