Laviosa, de Génova (varonia dos Condes de Santar)
This topic is classified in rooms: Bibliografia | Famílias | Pessoas | Títulos
Laviosa, de Génova (varonia dos Condes de Santar)
Boa tarde,
Gostaria de saber se alguém terá mais informação sobre esta família que terá chegado a Portugal no início do século XVII. A maior parte da informação transcrita é descrita num artigo do Raízes e Memórias, da Autoria de Gonçalo Soares de Albergaria e Sousa, com o título Melos de Santar (subsídios genealógicos).
Cumprimentos
FM
Laviosa, de Génova
1.João Francisco Laviosa, possivelmente natural de Génova, Itália. Casou com D. Francisca Laviosa. Tiveram:
2.1.Bartolomeu Laviosa, Segue.
2.2.Gio Batta Laviosa, como o seu irmão, de origem genovesa, mercador em Lisboa. A sua actividade comercial, exercida juntamente com o irmão, considerava os negócios das especiarias e do açúcar. Essas mercadorias eram depois enviadas para várias cidades, incluindo Génova. Estabeleceu residência em Lisboa, onde casou com Maria da Costa . Tiveram:
3.2.1.Catarina Laviosa
2.1.Bartolomeu Laviosa, natural de Génova, Itália, veio fugido para Lisboa de uma perseguição de uma poderosa família por crime de morte de um parente, acolhendo-se à protecção de D. Sancho Manoel, Conde de Vila Flor, de quem era amigo. Vivia na freguesia de São Nicolau, em Lisboa (de acordo com informação na habilitação para Familiar do Santo Ofício de seu neto Francisco). Foi familiar do Santo Ofício em Roma e Lisboa (Processo: ANTT – Habilitações FSO, maço 1, diligência 29) por carta de 5 de Janeiro de 1644, tendo tomado juramento a 7 de Janeiro do mesmo ano; foi tesoureiro e mesário da Irmandade do Loreto (função exercida por mais de 30 anos). Doou 10 mil réis para a reconstrução da igreja em 1651 (Arquivo da Igreja do Loreto) . Casou em primeiras núpcias com D. Maria Correia. Sem mais notícias. Teve um filho com D. Helena de Melo Vilas Boas, natural de Lisboa e baptizada na Igreja das Mercês a 16 de Fevereiro de 1607 e morreu em Santar a 12 de Novembro de 1691. Segue.
2.1.1. Francisco Lucas de Melo, natural de Lisboa, baptizado na Igreja das Mercês em 1637 e morreu em Santar a 8 de Março de 1701. Morou em Lisboa na freguesia da Madalena, seguiu a vida militar e foi feito capitão por distinção (Alvará d e10 de Maio de 1663 – D. Afonso VI). Foi herói nas Guerras da Restauração, este em Elvas como capitão e foi sargento-mór das comarcas de Castelo-Branco e Viseu (Habilitação FSO de seu filho Francisco). Governador da Praça de Almeida e Cavaleiro da Ordem de Cristo (ANTT, Chancelaria Ordem Cristo. Livro 50, fls. 321 e 322)) Cavaleiro da Ordem de Aviz, esteve no Brasil com uma frota fazendo parte de uma guarnição. Casou em Santar a 15 de Julho de 1684 com D. Maria (Luiza) Pais do Amaral, nasceu em Santar a 7 de Março de 1668 e morreu a 22 de Agosto de 1742, filha de Manuel Pais do Amaral, sargento-mór de Senhorim ((Alvará de 2 de Julho de 1677) e de D. Bernarda Luiza Pais (do Amaral); neta paterna de Manuel Pais e de D. Maria João Pais e materna de Manuel Ferrão Coelho e de D. Luiza Soares do Amaral. Sucedeu na Casa e Vínculo de Santar a seu primo, o Licenciado António Pais do Amaral. Cg.
Direct link:
Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 03 Dez 2024, 15:29.