Busca de Origem

This topic is classified in rooms: Famílias

Busca de Origem

#359441 | Wilson de Sá | 12 Jul 2015 06:02

Boa noite a todos.
Estou tentando achar o local de nascimento do meu bisavó, segundo sei ele era da região de Trás-os-Montes, minha família era produtora de azeite.Qualquer informação é bem vinda, desde já agradeço.

Nome de Busca: Manuel Salles (bisavó)
nascido em 12/03/1909
Nome do Pai:Antônio José Salles
Nome da Mãe:Maria da Conceição Salles

Reply

Direct link:

Busca de Origem

#359451 | mila1001 | 12 Jul 2015 14:30 | In reply to: #359441

Wilson,
somente pelo nome é dificil localizar,pois,a região Trás-ps-Montes é imensa,precisaria mais dados:
Manuel veio só ou com a familia?Sabe se foi em Santos,RJ ou,outro porto?
Casou aqui no Brasil?Quando?Onde?Com quem?
Sabe quando nasceu o filho mais velho?Nome,data,e,cidade.
Já conversou com seus parentes à respeito de Manuel?

Mila

Reply

Direct link:

Busca de Origem

#359454 | Wilson de Sá | 12 Jul 2015 15:23 | In reply to: #359451

Olá Mila, obrigado pela a atenção.
Sei que desembarcaram no Rio de Janeiro, veio com os seus pais e irmãos, porém todos os irmãos já faleceram e os parentes(tios e primos) se espalharam pelo estado do Rio de Janeiro, localizei um sobrinho que disse que eles eram "grandes produtores de azeite" da região, porém apenas isso.Do mais as informações que tenho são essas, consegui localizar o cartório que meu bisavó casou no Brasil, fiz um pedido de certidão de inteiro teor de casamento, estou aguardando a emissão para saber se tem mais alguma informação.
Wilson

Reply

Direct link:

Busca de Origem

#359455 | Wilson de Sá | 12 Jul 2015 15:34 | In reply to: #359451

Mila.
A filha mais velha de meu bisavó, mora no Rio, uma tia minha ficou de fazer contato com ela esse fim de semana para tentar conseguir mais informações.

DADOS DE MANUEL SALLES

Nascido em :12/03/1909
Filho de :Antônio José Salles e Maria da Conceição Salles

Casou-se na:
9º circunscrição da Freguesia de São Conrado-RJ no dia 15/06/1937 com Maria Alves dos Santos.

Mila,
Muito obrigado pela a atenção, assim que conseguir mais informações posta aqui.
Wilson de Sá

Reply

Direct link:

Busca de Origem

#359459 | mila1001 | 12 Jul 2015 18:05 | In reply to: #359441

Wilson,

Se voce tiver algum parente que possa ir ao Arquivo Nacional do RJ,ele poderá solicitar as cópias da Habilitação para Casamento que localizei.Seria muito mais rápido,caso contrario,poderá fazer pedido,por e-mail,e,saiba que demora um pouco.

Para enviar sua solicitação, escreva uma mensagem de e-mail para o endereço eletrônicoconsultas@arquivonacional.gov.br, indicando o documento/informação que deseja encontrar, bem como os dados que dispõe e que possam auxiliar nas buscas. Informe também seu nome e endereço completos para fins de correspondência postal.

Habilitação para casamento
Ano inicial 1937 Manuel Sales e Maria Alves dos Santos numero 12273
maço 2938
Gal. A
Pretoria do Rio de Janeiro,6 -freguesia de Engenho Novo e São Cristovão-registro civil -6s


Sabe se houve casamento religioso?Se houve,poderá encontrar o termo de batismo de manuel na igreja ou na Curia do RJ.Ele deve ter dito em que igreja foi seu batismo em Portugal.


Mila

Reply

Direct link:

Busca de Origem

#359460 | mila1001 | 12 Jul 2015 18:10 | In reply to: #359441

o endereço do arquivo é:

consultas@arquivonacional.gov.br

coloque tudo que esta no que enviei:numero/maço/ano/gal/pretoria/nomes


Mila

Reply

Direct link:

Busca de Origem

#359465 | Wilson de Sá | 13 Jul 2015 00:24 | In reply to: #359460

Boa noite, Mila,
Muito obrigado! Essa informação pode ajudar muito nessa busca! Terei apenas mais 2 dias de acesso ao site, é possível enviar a você em uma outra mensagem o meu endereço eletrônico para podermos continuar nos correspondendo?
Vou solicitar os documentos no arquivo nacional, vou fazer a aposta e ir pessoalmente ao Rio, você sabe se eles entregam na hora ou se preciso pedir com antecedência?
Muito obrigado! Wilson

Reply

Direct link:

Busca de Origem

#359466 | mila1001 | 13 Jul 2015 00:52 | In reply to: #359441

Wilson,
quanto ao Geneall,creio que é de acesso ao Plus,mas,depois,voce pode continuar ,não me lembro se tem que cadastrar novamente.T
O que o pessoal diz é que pessoalmente,você recebe os documentos mais rápido,mas,envie o e-mail,e,espere a resposta.Tive um colega que em 10 dias recebeu as cópias.
Mila

Reply

Direct link:

Busca de Origem

#359474 | mila1001 | 13 Jul 2015 12:27 | In reply to: #359441

Wilson,
esqueci de mencionar que no Arquivo Nacional você faz o pedido,mas,os documentos não são entregues de imediato.
Com os dados que possui,mande um outro e-mail solicitando fotocópias do processo de registro de imigrante,pois,mesmo que não tenha o cartão de imigracao digitalizado,pode ser que jaja documentos dele no arquivo.Muito importante colocar todos os dados,até mesmo se souber quando ele chegou.

Vale a pena esperar as informações de seu familiar do Rio,familiar que saiba algo de Manuel.

Mila

Reply

Direct link:

Busca de Origem

#359491 | mila1001 | 13 Jul 2015 21:22 | In reply to: #359441

Wilson,

Ir até o Rio apenas para solicitar os documentos,acho muito trabalho.Peça por e-mail.

Vá apenas quando tiver que legalizar e ir ao Itamaraty,pois,como o casamento foi no RJ,terá que fazer isso para solicitar cidadania´.Vai precisar de certidão em inteiro teor,e,os óbitos também.Se a esposa era brasileira,terá que solicitar certidão de nascimento em inteiro teor.

Espere as cópias da Habilitação,e,se constar de onde ele era natural,terá que solicitar o batismo,só então,poderá pensar em emitir os documentos brasileiros.

Acho muito cedo tomar tais atitudes,como essa viagem,mas,se for a lazer,tudo bem.

Mila

Reply

Direct link:

Busca de Origem

#359493 | mila1001 | 13 Jul 2015 22:11 | In reply to: #359441

Wilson,

Achei esse passaporte em Vila Real - Manuel Sales -11 anos,e,como a emissão é de 1920,concui que o menino seria de 1909.
Não há livros de batismos de 1909 digitalizados,mas,se eu fosse voc~e,escreveria ao Arquivo V.real,com todos os dados e,pediria para erem o batismo na freguesia de Tazem,pois,quem sabe seja quem procura.

Com o nome da criança e de seus pais,eles poderãoconfirmar se é ou não.

Achei muita coincidência!

REGISTO DE PASSAPORTE
NÍVEL DE DESCRIÇÃO
Documento simples
CÓDIGO DE REFERÊNCIA
PT/ADVRL/AC/GCVR/H-D/010/45/810
TIPO DE TÍTULO
original
DATAS DE PRODUÇÃO
1920-04-17 a 1920-04-17
DATAS DESCRITIVAS
Vila Real, 17/04/1920
DIMENSÃO E SUPORTE
160x210 mm.; Papel
ÂMBITO E CONTEÚDO
Requerente: Manuel Sales

Idade: 11 anos

Lugar: Valuzelos

Freguesia: Tazém

Concelho: Valpaços

Distrito: Vila Real

Destino: Brasil
COTA ATUAL
F. 203
COTA ORIGINAL
810


veja o passaporte
Imagem 224.tif
http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1089503


e-mail do Distrito
mail@advrl.dglab.gov.pt


Veja que escrevi que pode ser,não afirmei que é o seu Manuel,ok?

Mila

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 05 Okt 2024, 20:00.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen