Descendentes Brasileiros da família Figueiredo

This topic is classified in rooms: Brasil | Famílias | Pessoas

Descendentes Brasileiros da família Figueiredo

#361899 | lofefi | 26 Sep 2015 15:38

Olá amigos.
Recorro novamente a este forum, para tentar localizar algum descendente dos irmãos Figueiredo.
Herminia Figueiredo, Maximinia Figueiredo e Vicente Figueiredo, filhos de Maria Josepha e Antonio Figueiredo. Desembarcaram no Brasil em 23 de Dezembro de 1912, vindos do Porto de Leixões em Portugal, viajando pelo Vapor Tijucas.
Vieram ainda crianças, acompanhados da mãe e se estabeleceram nos bairros da Moóca e Brás, na cidade de São Paulo.
Possuo o registro de estrangeiros de todos eles, mas em nenhum deles é identificado a região onde nasceram em Portugal.
Dona Herminia Figueiredo foi casada com meu pai e assumiu o sobrenome Ferreira após o casamento, tendo falecida em 1943. Preciso localizar seu registo de nascimento ou de baptismo para anexar ao meu processo de naturalização Portuguesa.
Se alguém puder me ajudar fornecendo alguma informação, principalmente, sobre seus descendentes, pois todos se casaram no Brasil e, provavelmente tiveram filhos, netos e bisnetos.
Muito obrigado,
Lourenço Antonio Ferreira Filho

Reply

Direct link:

Descendentes Brasileiros da família Figueiredo

#361902 | mila1001 | 26 Sep 2015 17:26 | In reply to: #361899

Lourenço,

Já escreveu ao Arquivo Nacional solicitando processo de registro de imigrante?
Se possui RNE de todos, escreva para consultas@arquivonacional.gov.br ,e,forneça todos os dados do RNE ,data,informe que foram feitos em SP.Aguarde a resposta,pois,quando localizam os documentos,mandam o valor da GRU ,e,voce recebe as cópias dos processos.

Já tentou saber se o cartório possui a habilitação para casamento?
Outra possibilidade é saber se houve casamento religioso,e, procurar o certificado de batismo que Herminia deve ter apresentado para poder se casar.Nesse documento diz onde se batizou.Se o documento não estiver na igreja,estará na Curia.

Sabe a data de casamento ?

Mila

Reply

Direct link:

Descendentes Brasileiros da família Figueiredo

#361905 | lofefi | 26 Sep 2015 18:42 | In reply to: #361902

Olá Mila.
Primeiramente, muito obrigado pela sua pronta resposta.
Seguindo sua orientação, encaminhei um e-mail com todos os números de registro de estrangeiro feito em São Paulo; de dona Herminia, Maximinia e Vicente. Vou aguardar a resposta.
Quanto ao casamento religioso de dona Hermínia com meu pai, ele foi realizado na Igreja Bom Jesus do Brás, mas ela informou que era batizada naquela paróquia, o que obviamente não aconteceu, pois ela chegou ao Brasil com sete anos de idade. Mesmo assim, pesquisei as certidões de baptismo e não encontrei.
No cartório de registro civil da Moóca- SP (16 Oficio de Registro Civil) existe a certidão de casamento celebrado em 03 de Novembro de 1923- Matricula 11518801551923200028008000053226, mas não há nenhuma outra anotação ou documento anexo e, na certidão consta apenas que ela é natural de Portugal, da Província da Beira Alta, nascida em 12 de Abril de 1905.
Tenho dúvidas também sobre a informação de que ela nasceu na Beira Alta, pois talvez, tenha declarado isto por influência de meu pai, que era desta província.
Mais uma vez, agradeço sua importante colaboração e, se puder continuar a me ajudar, fico no aguardo de mais alguma dica ou informação.
Lourenço

Reply

Direct link:

Descendentes Brasileiros da família Figueiredo

#361907 | mila1001 | 26 Sep 2015 20:58 | In reply to: #361899

Lourenço,

No cartório voce tem que perguntar se eles possuem a Habilitação para casamento,onde os nubentes apresentavam documentos ,e,todas as informações necessárias para o casamento.Eles costumam ter esse arquivo,ou,tudo anotado em livros.Já lhe aviso,que podem dizer de inicio que não possuem,mas,insista.

Vou ver se acho alguma coisa do religioso,mas,me diga chegou a ver o certificado de batismo de Herminia?Mesmo que tivesse dito ter sido batizada na igreja,teria que ter a data.

Do Rio receberá um e-mail dizendo que acataram sua solicitação,e,quando encontrarem o processo,mandam uma mensagem,e, GRU para pagamento(guia).Não se preocupe,pois,as cópias não são caras.

Mila

Reply

Direct link:

Descendentes Brasileiros da família Figueiredo

#361908 | lofefi | 26 Sep 2015 21:11 | In reply to: #361907

Olá Mila.
Novamente, seguindo sua orientação, na próxima semana, vou pessoalmente ao cartório verificar se há algum documento sobre o casamento de meu pai e dona Hermínia.
Quanto ao registo de baptismo, não encontrei nenhum na igreja que citei, apenas o de seu casamento.
Vou aguardar a resposta do arquivo nacional, talvez tenham alguma informação sobre o local de nascimento.
Muito obrigado.
Lourenço

Reply

Direct link:

Descendentes Brasileiros da família Figueiredo

#361911 | mila1001 | 26 Sep 2015 21:55 | In reply to: #361899

Lourenço,

Na Paroquia do Brás os casamentos só estão disponiveis até Set/1922.
Pesquisei na Curia,mas, as dispensas matrimoniais estão em outro livro não disponivel.Parou no ano 1923,há alguns da letra L,mas,há anotado que continua em outro indice.Só da para ver que pode estar na estante A - gaveta 44 ou 45- numero 449 ou 450 ,é o que acho.Sei que a Curia(Catedral da Sé) só atende pessoalmente,mas,não sei o horário,teria que ligar .É outra possibilidade de encontrar alguma coisa.

Quanto ao cartório,pergunte sobre Habilitação para Casamento,procure falar com o oficial responsavel,diga que precisa do documento de Herminia para concluir sua cidadania.Diga que foi pedido o documento,invente qualquer coisa,pois,quase sempre eles dizem que não possuem nada,e,sabemos que tem.Não desista.Vá com todos os dados do casamento,e,se tiver cópia,leve.

Mila

Reply

Direct link:

Descendentes Brasileiros da família Figueiredo

#361912 | lofefi | 26 Sep 2015 22:21 | In reply to: #361911

Olá Mila.
Tenho a certidão de casamento expedida por este cartório. Vou até lá fazer como você disse.
Quanto à Curia Metropolitana, vou aproveitar e vou até lá também, verificar estes registos.
Muito obrigado.
Lourenço

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 04 Jul 2024, 19:38.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen