procuro documentos de Seraphim Alexandre de lima- Freguesia Bodiosa, concelho viseu - Provincia Beir

This topic is classified in rooms: Arquivos | Brasil | Famílias | Genética | Pessoas

procuro documentos de Seraphim Alexandre de lima- Freguesia Bodiosa, concelho viseu - Provincia Beir

#362718 | lilifield | 23 Okt 2015 20:12

Por favor me ajude a encontrar o assento de nascimento, passaporte qualquer coisa do meu Bisavô , que é filho de Manoel Alexandre de Lima e Cassiana Candida de Pinho.
Seu irmão Albino Alexandre de Souza Lima, localizei o passaporte no arquivo de Viseu, tirado em 1870 ( tinha 14 anos) e é mais velho que meu bisavô.
Meu bisavô casou-se no município de Piraí -RJ/Brasil em 1886 com Josepha Maria da Assumpção, faleceu 1938.
Como posso conseguir esses documentos, navio que veio etc?
agradeço muito quem puder contribuir.....
abraços

Reply

Direct link:

procuro documentos de Seraphim Alexandre de lima- Freguesia Bodiosa, concelho viseu - Provincia Beir

#362722 | mila1001 | 23 Okt 2015 22:04 | In reply to: #362718

Lili,
se Albino era mais velho,deve ter nascido entre 1854 e 1856,portanto,Seraphim terá nascido depois.Eu pesquisaria de 1856 a 1860.
Os livros de Bodiosa estão on line para pesquisas de batismo,e,também poderá achar o casamento dos pais de Seraphim.
Só localizei o passaporte de Albino,poderá pedir cópia do documento ao Arquivo Distrital Viseu,informando todos os dados do documento.

Já procurou saber se há chegada de Albino no Arquivo Nacional RJ?No que encontrei diz que chegou em 4 de maio de 1870.

1=Batismos de 1848 a 1860
http://digitarq.advis.dgarq.gov.pt/details?id=1064597
ou todos os livros
http://digitarq.advis.arquivos.pt/details?id=1064596

Mail geral: mail@advis.dglab.gov.pt
2-Em Pirai,só há registro de casamento a partir de 1889 https://familysearch.org/search/image/index#uri=https%3A%2F%2Ffamilysearch.org%2Frecapi%2Fsord%2Fwaypoint%2F9G5C-FMS%3A113331601%3Fcc%3D1582573

3-Asilo Pinheiro,veja;
http://idosodepir.dominiotemporario.com/doc/Historia_do_Asilo_Pinheiro.pdf
Comissão –estatuto;albino pagina 4
Presidente;Manoel Alexandre de Lima

4- http://brevescafe.net/obarao_17junho2011.htm
5= http://www.pirai.rj.gov.br/pirai/manoel-lima/238-manoel-principal

6- http://memoriasdepirai.xpg.uol.com.br/lima.htm


Veja se há casamento religioso na matriz de Pirai,ou,se o livro já está na Curia.Poderá encontrar o certificado de batismo dos nubentes ou dispensa matrimonial.Quanto ao civil,só há livros para consulta a partir de 1889.

Mila

Reply

Direct link:

procuro documentos de Seraphim Alexandre de lima- Freguesia Bodiosa, concelho viseu - Provincia Beir

#362739 | lilifield | 24 Okt 2015 17:20 | In reply to: #362722

Ola Mila, muito agradecida pela sua atenção! Infelizmente meu bisavô não casou em igreja, viviam juntos! Ele foi delegado em piraí.... Talvez consiga algo por ai, nao sei bem.... O que me intriga é nao ter conseguido o passaporte dele assim como do seu irmão albino! Sera que fez por outro distrito ou freguesia? Terei que pesquisar em todos? Para assento de nascimento , onde procuro?
Grata se puder ajudar!!

Reply

Direct link:

procuro documentos de Seraphim Alexandre de lima- Freguesia Bodiosa, concelho viseu - Provincia Beir

#362741 | mila1001 | 24 Okt 2015 20:27 | In reply to: #362718

Lili,

se viviam juntos,poderá solicitar cidadania tanto pelo bisavõ como pela bisavó,pois,seriam solteiros,mas,terá que ver se não houve casamento mesmo.Converse com seus parentes,sempre há alguém que sabe de tudo...

Leu os links que lhe enviei?Há bastante dados à respeito de sua família,e,tenho certeza de que poderá encontrar documentos no arquivo da cidade,ou,na prefeitura,e,também,se ele foi delegado,há de ter documentos.

Poderá encontrar o batismo no link que lhe enviei de 1848 a 1860.O batismo é o registro de nascimento,pois,naquela época assim era considerado.Só a partir de 1911 que existe Registo nas Conservatórias(é o mesmo que nosso cartório).
Terá que pesquisar ano a ano,até o casamento dos pais de Albino,poderá encontrar.

Já pensou na possibilidade de Albino ter vindo com Seraphim?Ou então,ele pode ter vindo com outro parente,e,sendo menor,constou apenas no passaporte do adulto.Poderá também ter emitido o passaporte em outro lugar.

Procure saber mais sobre Seraphim,seu casamento,seu óbito.Já possui todos esses documentos?Se souber das datas.locais,seria bom voce postar.
Você disse que ele se casou em 1886 com Josepha,possui o documento?

Para pesquisar,é importante ter as informações da vida da pessoa aqui no Brasil,depois,comece pela busca dos antepassados.

Mila

Reply

Direct link:

procuro documentos de Seraphim Alexandre de lima- Freguesia Bodiosa, concelho viseu - Provincia Beir

#362742 | MCNN | 24 Okt 2015 20:52 | In reply to: #362741

Boa noite Lili

Com base na sua informação de que seu bisavô teria tido um irmão de nome Albino que havia emigrado para o Brasil, procurei em primeiro lugar o registo do pedido de passaporte desse irmão do seu bisavô, e encontrei-o:

http://digitarq.advis.dgarq.gov.pt/details?id=1130627

Esse registo confirmava a idade que a Lili tinha adiantado para o Albino, pelo que de seguida procurei o batismo do Albino e, a partir da sua informação de que seu bisavô Serafim era mais novo do que o Albino, procurei batismos posteriores.

No livro de batismos de 1840 a 1864 encontri o batismo do Albino e de outros três irmãos do seu bisavô, a saber:

http://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1196757

Albino, nascido a 10/04/1856 (seleccione a imagem 150.tif, este assento foi escrito alguns anos mais tarde)

Antónia, nascida a 22/09/1858 (seleccione a imagem 120.tif)

António, nascido em 09/02/1861 (seleccione a imagem 154.tif)

João, nascido em 27/04/1863 (seleccione a imagem 198.tif)

O livro seguinte, com batismos de 1864 até 1870 não está disponível para consulta online.

O livro a seguir a esse, com batismos de 1870 até 1872 está disponível para consulta, mas nele não encontrei nem o batismo do seu bisavô nem de nenhum irmão dele.

Partindo do princípio que o seu bisavô era mais novo do que o Albino, o batismo dele deve estar naquele livro que não está ainda disponível para consulta online.

Creio pois que o melhor no seu caso será contactar o Arquivo Distrital de Viseu e solicitar-lhes que procurem o batismo de seu bisavô Serafim no livro de batismos de 1864 a 1870 da freguesia de Bodiosa, concelho de Viseu.

Boa sorte

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

procuro documentos de Seraphim Alexandre de lima- Freguesia Bodiosa, concelho viseu - Provincia Beir

#362743 | mila1001 | 24 Okt 2015 21:17 | In reply to: #362718

Confrade Mario,

Obrigada pela ajuda!!!

Não sei o que acontece,mas,não consigo aceder aos batismos do Viseu.Abro o livro,mas, ao clicar na imagem,só aparece a mensagem que ocorreu um erro...isso acontece tanto pelo Tombo como pelo Digitarq.Já faz algum tempo que acontece,tanto que minhas pesquisas familiares encontram-se paradas em 1780.

Cumprimentos.
Mila

Reply

Direct link:

procuro documentos de Seraphim Alexandre de lima- Freguesia Bodiosa, concelho viseu - Provincia Beir

#362744 | MCNN | 24 Okt 2015 22:01 | In reply to: #362743

Boa noite Mila


Vamos a ver se eu percebi o seu problema. Por exemplo, se a Mila clicar no link que eu forneci na minha resposta à Lili, consegue abrir o livro. Mas depois, se seleccionar uma imagem, dá-lhe um erro.

É isso ? Se for esse o caso, aparenta estar com um problema no seu browser. Qual é o browser que utiliza ? O Internet Explorer ? Experimente outro browser, por exemplo o Mozzila Firefox, e veja se o erro persiste.

Abraço

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

procuro documentos de Seraphim Alexandre de lima- Freguesia Bodiosa, concelho viseu - Provincia Beir

#362746 | silvestre | 24 Okt 2015 22:29 | In reply to: #362743

Mila,
Tente aceder através do chrome ou do fire fox.
Vera

Reply

Direct link:

procuro documentos de Seraphim Alexandre de lima- Freguesia Bodiosa, concelho viseu - Provincia Beir

#362747 | mila1001 | 24 Okt 2015 23:12 | In reply to: #362718

Mario Cesar,

Sim,acontece isso ao tentar aceder ao livro,mas,o mesmo acontece quando tento aceder pelo tombo.

Utilizo o Google Chrome,vou instalar o firefox,e,ver o que acontece.

Obrigada,Mario e Vera.

Cumprimentos.
Mila

Reply

Direct link:

procuro documentos de Seraphim Alexandre de lima- Freguesia Bodiosa, concelho viseu - Provincia Beir

#362748 | lilifield | 25 Okt 2015 01:13 | In reply to: #362741

Muito obrigada pela disponibilidade e atenção ! Puxa quantos irmãos você descobriu!! Mas que pena o serafim estar tão dificil! Estou procurando muito... Mas voces esclareceram muito... So uma pergunta, como procuro os navios e listagem desses? Derrepente consigo por ai! Muito muito obrigada

Reply

Direct link:

procuro documentos de Seraphim Alexandre de lima- Freguesia Bodiosa, concelho viseu - Provincia Beir

#362749 | lilifield | 25 Okt 2015 01:20 | In reply to: #362748

Ahh , acham que Serafim nasceu em 1870 (ou por volta) por que veio ao brasil , trabalhou e estudou e "casou-se " em 1888 com Josefa assumção dona da fazenda barrinha em piraí ( não existe mais) . Ele foi delegado !

Reply

Direct link:

procuro documentos de Seraphim Alexandre de lima- Freguesia Bodiosa, concelho viseu - Provincia Beir

#362750 | lilifield | 25 Okt 2015 01:49 | In reply to: #362742

Ola mario!! Puxa como você me ajudou!! Estou a horas tentando ler esses batismos e você foi super eficiente!! Parabéns... Voce encontrou nomes que desconhecíamos ( sabiamos so do antonio , do albino e serafim) ... Alem desses que voce encontrou , encontrei uma antonia ( acho que é "a" no final) no m0100.fit e o nascimento é em março ' porem a proxima que vc achou foi a m 120.fit e não consigo ver o nome mas nascido em 22 de setembro! Pouco tempo entre os irmãos ... Estranho esses registros!
Ele deve ter nascido em 1870, veio ao brasil estudou e trabalhou e juntou-se com Josefa uma fazendeira no piraí ! Morreu em 1938 la, porem cemiterio foi desativado... Acham q pode ter ido documentos para o rio de janeiro...mas onde procurar isso ? Ele foi delegado e participava de uma irmandade a! Teve 3 filhos ( homonimos do pai e mãe do serafim) e a Antonia .... Essa por fim é o meu elo! Avó de minha mãe!! Tenho certidao de casamento dela , mencionando os nomes de filiação do serafim e a cassiana! Isso é o que sabemos....
Agradeço muito a todo trabalho!!!

Reply

Direct link:

procuro documentos de Seraphim Alexandre de lima- Freguesia Bodiosa, concelho viseu - Provincia Beir

#362751 | lilifield | 25 Okt 2015 01:51 | In reply to: #362750

Alias , antonia é a minha avó.... Não de minha mãe!

Reply

Direct link:

procuro documentos de Seraphim Alexandre de lima- Freguesia Bodiosa, concelho viseu - Provincia Beir

#362758 | mila1001 | 25 Okt 2015 14:42 | In reply to: #362718

Lili,

há batismos do periodo que precisa no familysearch,mas,só conseguirá aceder aos livros no Centro Historia da Familia,que fica na Igreja Santos Ultimos Dias, dos Mormons.
Só com a senha de um membro da igreja é que conseguirá pesquisar nos livros.

Batismos 1849-1864
Batismos 1860-1862
Batismos 1863-1892
https://familysearch.org/search/image/index#uri=https%3A%2F%2Ffamilysearch.org%2Frecapi%2Fsord%2Fwaypoint%2FMDBQ-4MS%3A221820901%2C239265601%2C239476901%2C223377702%3Fcc%3D1928589


Mila

Reply

Direct link:

procuro documentos de Seraphim Alexandre de lima- Freguesia Bodiosa, concelho viseu - Provincia Beir

#362759 | mila1001 | 25 Okt 2015 14:50 | In reply to: #362718

Lili,

Quanto aos documentos que "podem " estar no RJ,tente ver no Arquivo Nacional.
Não entendo muito,mas,acho que a documentação poderia estar na Prefeitura.Eles devem saber a data até quando o cemitério "funcionou",o que foi feito com as pessoas enterradas lá,ou,se há outro cemitério na cidade.A documentação antiga pode estar arquivada neste recente,não havendo necessidade de ser enviada para o Rio.

No arquivo há listas de desembarque a partir de 1875,mas,parece que há outro arquivo de imigrantes portugueses vindos para cá antes deste ano.

Mila

Reply

Direct link:

procuro documentos de Seraphim Alexandre de lima- Freguesia Bodiosa, concelho viseu - Provincia Beir

#362765 | lilifield | 25 Okt 2015 19:46 | In reply to: #362759

Mila, realmente não tem nada com o nome do meu Bisavô , vários serafins mas outro sobrenome ! Será que veio com outro nome? Nao encontrei seu passaporte também! Estranho... Como chegou ?
Apareceu um monte de irmão nos livros de batismo, mas justo no ultimo provável, não esta á disposição! Enviei um email pra la, quem sabe alguém procura e me ajuda!
Quanto a essa listagem do navio , antes de 1875 onde se encontra?pois o albino chegou em 4/5/1870... Procurei em vários locais mas não encontro com essa data ! Sei que meu bisavô veio depois dele...
Mas agradeço sua atenção!! Muito obrigada!

Reply

Direct link:

procuro documentos de Seraphim Alexandre de lima- Freguesia Bodiosa, concelho viseu - Provincia Beir

#362785 | lilifield | 26 Okt 2015 20:58 | In reply to: #362718

Agradeço a todos que me ajudaram.....em especial ao Sr Mário que além de ajudar na procura me deu uma sugestão para ser resolvido diretamente no arquivo de Viseu e para minha surpresa, todos foram muito profissionais e prontamente me responderam e encontraram o documento de batismo!!

esse Forum é incrivel!!
estão TODOS de parabéns pelo trabalho de grande utilidade pública!!
abçs

Reply

Direct link:

procuro documentos de Seraphim Alexandre de lima- Freguesia Bodiosa, concelho viseu - Provincia Beir

#362787 | MCNN | 27 Okt 2015 01:03 | In reply to: #362785

Cara Lili

Fico feliz pelo facto do Arquivo Distrital de Viseu ter descoberto o batismo do seu bisavô Serafim. Já agora, eles já lhe disseram em que ano ele foi batizado ?

Quanto mais perto de 1870 ele tiver nascido maiores são as hipóteses de que tenha nascido um irmão/irmã entre o último irmão conhecido (João em 27/04/1863) e o seu bisavô.

Já agora, aproveito para lhe dizer que procurei por irmãos mais velhos do que o Albino.

Assim, e em primeiro lugar, procurei pelo casamento dos seus trisavós, e encontrei-o em Bodiosa em 13/07/1852. No link seguinte pode ver o assento de casamento:

http://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1196820

(o casamento começa no final da imagem 86.tif e continua na 87.tif)

A partir dessa data procurei o batismo de filhos e encontrei o batismo de um José nascido em 31/05/1853. No link seguinte pode ver o assento de batismo do José:

http://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1196757

(o batismo começa no final da imagem 62.tif e continua na 63.tif)

Em resumo, estes são os irmãos conhecidos do seu bisavô:

José, nascido em 31/05/1853
Albino, nascido a 10/04/1856
Antónia, nascida a 22/09/1858
António, nascido em 09/02/1861
João, nascido em 27/04/1863

Tenha em atenção que não sei se chegaram todos à idade adulta. Só se sabe que nasceram nessas datas e que foram batizados. No entanto, o assento de batismo do António tem um averbamento indicando que ele faleceu em 08/01/1952.

Para terminar, e como não se tinha ainda descoberto o batismo do seu bisavô, resolvi igualmente procurar o batismo da sua trisavó Cassiana a fim de tentar saber até que ano seria razoável procurar por filhos dela.

Ela não nasceu em Bodiosa, ela nasceu em 05/05/1832 na freguesia de Sabugosa no concelho de Tondela, e pode ver o assento de batismo da sua trisavó aqui:

http://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1193674

(seleccione a imagem 70.tif)


Boa sorte

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

procuro documentos de Seraphim Alexandre de lima- Freguesia Bodiosa, concelho viseu - Provincia Beir

#362994 | lilifield | 02 Nov 2015 14:53 | In reply to: #362787

muito agradecida, foi de grande ajuda Sr Mario, Mila....já fiz o pedido e pagamento ao arquivo para a obtenção do batismo do Seraphin ( meu bisavô) e também batismo da mãe dele caciana e seu casamento com manuel alexandre! esperar agora eles enviarem e chegar ! torcendo muito!
será que consegue localizar o batismo do meu trisavô , esse da certidão de casamento.->.manoel alexandre de lima?
grata e no aguardo

Reply

Direct link:

procuro documentos de Seraphim Alexandre de lima- Freguesia Bodiosa, concelho viseu - Provincia Beir

#362999 | lilifield | 02 Nov 2015 15:46 | In reply to: #362994

já achei....muito obrigada assim mesmo...!

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 03 Jul 2024, 05:21.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen