Ajuda Obtenção do Registo de Passaporte e Assento de Baptismo - Florio Sousa Coelho

This topic is classified in rooms: Arquivos

Ajuda Obtenção do Registo de Passaporte e Assento de Baptismo - Florio Sousa Coelho

#363545 | Juliana Siqueira | 16 Nov 2015 20:59

Muito boa noite caros confrades!

Estou à procura do registo de passaporte e do assento de baptismo de FLORIO DE SOUSA COELHO.
Nasceu em Ponte de Lima aos 08/07/1875, filho de José de Sousa Coelho e Maria Joaquina do Carmo.
Imigrou para o Brasil antes de 1907.
Alguma sugestão onde posso iniciar as buscas?

Agradeço antecipadamente qualquer informação.

Juliana

Reply

Direct link:

Ajuda Obtenção do Registo de Passaporte e Assento de Baptismo - FLORIO DE SOUSA COELHO

#363555 | MCNN | 17 Nov 2015 10:29 | In reply to: #363545

Bom dia Juliana

Tem a certeza absoluta da data de nascimento que aqui colocou ?

Pergunto isso porque, de acordo com a ficha de imigração de Florio de Sousa Coelho, ele terá nascido em 08/07/1885, ou seja seria 10 anos mais novo.

https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-89JZ-N9HQ-5?mode=g

Ainda de acordo com essa ficha, ele terá chegado ao Brasil apenas com 11 anos de idade, o que pode indiciar que terá ido para o Brasil com os pais.

Confirmando-se que ele nasceu em Ponte de Lima, o grande problema será descobrir em qual das quase 50 freguesias de Ponte de Lima é que ele foi batizado, pelo que convém antes de procurar ter alguma certeza na data de nascimento.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Ajuda Obtenção do Registo de Passaporte e Assento de Baptismo - FLORIO DE SOUSA COELHO

#363562 | mila1000 | 17 Nov 2015 15:08 | In reply to: #363545

Juliana,

Vi o cartão de imigração de Florio,e,ele possui RG,será que não está naturalizado?
Onde ele se casou?Quando?Com quem?

Mila

Reply

Direct link:

Ajuda Obtenção do Registo de Passaporte e Assento de Baptismo - FLORIO DE SOUSA COELHO

#363608 | Juliana Siqueira | 18 Nov 2015 23:28 | In reply to: #363555

Boa noite Mário!

A data que informei obtive do RNE, mas pode estar errada.
Agora ... Como saber a freguesia ou, pelo menos, estreitar as buscas?
Será que há algum meio de conseguir cópias dos passaportes dele e dos pais?

Obrigada pela informação sobre a ficha de imigração!

Com os melhores cumprimentos,
Juliana Siqueira

Reply

Direct link:

Ajuda Obtenção do Registo de Passaporte e Assento de Baptismo - FLORIO DE SOUSA COELHO

#363609 | Juliana Siqueira | 18 Nov 2015 23:31 | In reply to: #363562

Olá Mila!!!

Sei que ele não se naturalizou porque tinha RNE como documento de identidade então RG.
Ele se casou no Brasil e no processo de habilitação de casamento consta somente Ponte de Lima. Ou seja, não sabemos a freguesia!

Obrigada pela resposta!

Cumprimentos,
Juliana Siqueira

Reply

Direct link:

Ajuda Obtenção do Registo de Passaporte e Assento de Baptismo - FLORIO DE SOUSA COELHO

#363613 | mila1000 | 19 Nov 2015 09:57 | In reply to: #363545

Juliana,

quando Florio se casou??Nome da esposa??
não posso ajudar sem informações,se tivesse colocado isso no tópico,eu já estaria pesquisando,pois,quem sabe encontre alguma informação.

sabe se ele se casou no religioso?É importante essa resposta.

Mila

Reply

Direct link:

Ajuda Obtenção do Registo de Passaporte e Assento de Baptismo - FLORIO DE SOUSA COELHO

#363700 | Juliana Siqueira | 22 Nov 2015 17:36 | In reply to: #363613

Mila, muito boa tarde!

Flório se casou civilmente com Amabile Beloni, em Cruz das Posses, Estado de São Paulo, no dia 18/02/1907.
O casamento religioso deve ter ocorrido em Cruz das Posses ou em Sertãozinho.
Na certidão de óbito de Flório consta que ele era natural de Braga.
Será que o passaporte dele foi expedido em Braga?
Desde ja agradeço sua ajuda!

Juliana

Reply

Direct link:

Ajuda Obtenção do Registo de Passaporte e Assento de Baptismo - FLORIO DE SOUSA COELHO

#363704 | mila1000 | 22 Nov 2015 21:00 | In reply to: #363545

Juliana,
estive vendo Cruz das Posses e Sertaozinho,mas,pelo que constatei as paroquias foram criadas em 1912.O primeiro cartório em Cruz das Posses só em 1921,sendo assim,acredito que o casamento religioso tenha acontecido na Matriz S.Sebastiao em Rib.Preto,mas,não há o livro do ano 1907 para consulta.
Seria importante saber onde foi o religioso,pois,poderá encontrar o certificado de batismo arquivado na igreja,ou,na Curia de Ribeirão Preto,onde Florio deve ter dito o local de seu batismo.

Poderá escrever aoArquivo Nacional RJ e,pedir cópia do processo de registro de imigrante de Florio,informe que o cartão foi em SP,e,coloque todos os dados.Poderá encontrar algum documento dele no processo.Escreva para consultas@arquivonacional.gob.br

Florio de Souza coelho natural de ponte de lima 08/7/1885 viuvo
Filho de jose de Souza coelho aparece o numero 26291
Maria Joaquina do Carmo
Re 871930 rg7 360209
R nac estrang nr pela secret rib preto em 30/5/1940 sob nr 001802
Exped 300873
Residência João penteado 491
Desembarque RJ em 13051896
Imagens 287 com foto
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-89JZ-N9HQ-5


Onde foi o registro do primogenito de Florio e Amabile?Data e nome.

No óbito diz Braga,nos documentos Ponte de Lima,totalmente diferente,mas,se Florio tivesse algum irmão vindo para o Brasil,seria uma forma de constatar que informação é correta.


Mila

Reply

Direct link:

Ajuda Obtenção do Registo de Passaporte e Assento de Baptismo - FLORIO DE SOUSA COELHO

#363718 | Juliana Siqueira | 23 Nov 2015 16:52 | In reply to: #363704

Mila, boa tarde!

Muito obrigada pelas informações e orientações.
Vou escrever ao Arquivo Nacional e também verificarei na paróquia de Ribeirão Preto sobre o casamento religioso.

Com os melhores cumprimentos,
Juliana

Reply

Direct link:

Ajuda Obtenção do Registo de Passaporte e Assento de Baptismo - FLORIO DE SOUSA COELHO

#363719 | MCNN | 23 Nov 2015 16:57 | In reply to: #363700

Boa tarde Juliana


Este seu caso está cheio de surpresas.

De qualquer forma, posso desde já adiantar-lhe que penso que encontrei o batismo da pessoa em questão, mas ele não terá sido batizado como Florio mas sim como Florimundo.

Mas vamos por partes. Em face da sua informação de que eventualmente Florio poderia ser natural de Braga, fiz alguma pesquisas no site do Arquivo Distrital de Braga e deparei-me com um pedido de passaporte extremamente curioso.

Assim, encontrei um pedido de passaporte, feito em Braga em 24/03/1898, por uma pessoa de nome José de Sousa Coelho, casado, de 42 anos de idade, natural de Braga-São Lázaro e São José. de profissão funileiro, e que levava consigo seu filho Florimundo de Sousa Coelho, de 11 anos de idade.

Pode ver esse pedido no link seguinte:

http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1194968

(selecione a imagem 276.tif. é o número 292)

Como deve calcular, o que me chamou logo a atenção foi o facto de, tratando-se de nomes bastante raros, Florio e Florimundo têm algumas parecenças. E eram filhos de um José de Sousa Coelho e a idade era perto da esperada.

Eu já tinha anteriormente procurado sem nenhum sucesso, nas paróquias de Ponte de Lima com livros disponíveis para consulta online, o batismo de um Florio batizado em Julho de 1885. Atendendo a que este Florimundo, caso tivesse nascido em Julho, deveria ter nascido em Julho de 1886 (dada a idade aquando do pedido de passaporte), resolvi procurar o batismo de um Florio ou de um Florimundo em Ponte de Lima mas agora em 1886.

E encontrei esse batismo na freguesia de Ponte de Lima, Florimundo nasceu em 19/07/1886 e foi batizado em 26/07/1886. Pode ver esse batismo neste link:

http://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1103375

(selecione a imagem 235.tif)

O mais estranho é que neste assento o nome da mãe, Maria Joaquina do Carmo, constava como avó materna !!!! Pensei que ou o pároco se havia enganado aquando do batismo e tinha trocado o nome da mãe com o da avó, ou então Florio tinha indicado mal o nome da mãe.

Por via das dúvidas, já que era dito que os pais de Florimundo também tinham casado na freguesia de Ponte de Lima, resolvi procurar o casamento de José de Sousa Coelho com Maria Joaquina do Carmo, e encontrei-o em 15/12/1880. Pode ver esse casamento no link seguinte:

http://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1072203

(selecione a imagem 10.tif)

Dado que os pais casaram em 1880 e o Florimundo nasceu em 1886, resolvi também procurar o assento de irmãos mais velhos. E encontrei duas irmãs:

Joaquina, nascida em 11/09/1881 e batizada em 25/09/1881

http://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1103374

(selecione a imagem 349.tif)


Elvira de Jesus, nascida em 06/03/1884 e batizada em 10/03/1884

http://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1103375

(selecione a imagem 110.tif)

Que concluir disto tudo que eu lhe contei ? Salvo melhor opinião, e a menos que estejamos perante uma extraordinária coincidência de nomes e de lugares, penso que a pessoa em questão foi batizada como Florimundo, foi com o pai para o Brasil mas aí usou o nome de Florio.

A não ser que ele tenha nascido depois do Florimundo, mas isso acho já pouco provável pois ele casou logo em 1907.

Tem conhecimento dessas irmãs de Florio ?

Cumprimentos

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Ajuda Obtenção do Registo de Passaporte e Assento de Baptismo - FLORIO DE SOUSA COELHO

#363725 | mila1000 | 23 Nov 2015 21:05 | In reply to: #363545

Confrade Mario Cesar,

Devo dizer,mais uma vez,o senhor é incrivel!!!
Creio que solucionou essa busca.Vou acompanhar a resposta de Juliana.
Desse jeito,vou acabar pedindo auxilio para a busca da minha Joaquina...

Cumprimentos.
Mila

Reply

Direct link:

Ajuda Obtenção do Registo de Passaporte e Assento de Baptismo - Florio Sousa Coelho

#363758 | MCNN | 24 Nov 2015 21:47 | In reply to: #363725

Olá Mila

Obrigado pelas suas palavras amigas, mas a verdade é que tivemos bastante sorte.

Foi o facto de no óbito estar erradamente mencionado Braga que me levou a procurar em Braga, depois por sorte estava lá o pedido de passaporte do pai com um filho de nome tão parecido, depois tivemos sorte por ele ter sido batizado numa das freguesias cujos livros já estão disponibilizados para consulta online, e ainda repare que tínhamos dois anos distintos (1875 e 1885) para nascimento do Florio/Florimundo e a verdade é que não nasceu em nenhum deles. E ainda tive sorte que ele foi batizado na sede do concelho, que é sempre a freguesia por onde começo quando não sei a freguesia ...

Como vê, muitos factores se conjugaram para chegar a um final que presumo que será feliz.

Abraço

Mário César Navarro

PS - E, se eu puder ajudá-la em alguma coisa, já sabe como me contactar.

Reply

Direct link:

Ajuda Obtenção do Registo de Passaporte e Assento de Baptismo - Florio Sousa Coelho

#363780 | Juliana Siqueira | 25 Nov 2015 14:14 | In reply to: #363719

Estimado confrade Mario Cesar,

Primeiramente devo dizer que estou perplexa com a rapidíssima resolução do enigma!!!
Não fosse por seus conhecimentos, experiência e dedicação, certamente jamais descobriria a origem do Florio/Florimundo!

Não tenho dúvidas de que o senhor desvendou o mistério. O Florio que busco é mesmo o Florimundo.
Ele se casou no Brasil com Amabile Beloni e tiveram vários filhos, dentre os quais destaco duas: Elvira e Maria Joaquina.
Ou seja, ele deu a duas de suas filhas os mesmos nomes das irmãs (Elvira de Jesus e Joaquina).

A única dúvida que ainda temos é quanto ao nome da mãe dele: no batismo está errado!! Como resolver a questão?

No mais, agradeço imensamente sua atenção para com o caso!!!

Com os melhores cumprimentos,
Juliana Siqueira.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 08 Jul 2024, 00:52.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen