Manoel Miguel Teixeira, Tras-os-montes / Certidão Nascimento, Batismo, Passaporte

This topic is classified in rooms: Brasil | Famílias | Regiões

Manoel Miguel Teixeira, Tras-os-montes / Certidão Nascimento, Batismo, Passaporte

#365396 | cteixeira18 | 25 Jan 2016 17:29

Olá.
Gostaria da ajuda para encontrar certidão ou passaporte do meu bisavô chamado MANOEL MIGUEL TEIXEIRA, natural de Tras-os-Montes.
Imagino que este deve ser um nome bem comum e possuo poucos dados. Estamos em processo de solicitação da 2ª via da certidão de nascimento do meu avô afim de tentarmos mais informações, como número de algum documento brasileiro ou outro.
Eis os dados que temos:

Manoel Miguel Teixeira
Natural de Tras-os-Montes
Emigrou para o Brasil
Acreditamos que nasceu após 1911, pois segundo meu avô, ele faleceu quando o mesmo tinha um ano e meio, sendo assim, em 1943, no Brasil. Infelizmente não sabemos com que idade ele morreu.
Casou-se com Almerinda de Moares Teixeira (brasileira), acreditamos que no Brasil, Rio de Janeiro.
Entre os filhos estão meu avô, Sebastião Teixeira, Anália Teixeira e Tereza Teixeira, todos nascidos no Rio de Janeiro.

Há outro tipo de documento que possamos buscar, além da certidão de nascimento do meu avô afim de ajudar em nossa pesquisa por nossas origens?

Desde já agradeço imensamente a colaboração de quem puder!!!!

Reply

Direct link:

Manoel Miguel Teixeira, Tras-os-montes / Certidão Nascimento, Batismo, Passaporte

#365402 | Jorge Resende | 25 Jan 2016 20:12 | In reply to: #365396

https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:33S7-95BS-9PR9?mode=g&i=35&wc=QS6T-C62%3A1019548401%2C1021121101%3Fcc%3D1932363&cc=1932363

Maria Evangelina seria da família???
As informações que possuem sobre Manuel são infelizmente escassas para possibilitarem qualquer ajuda. Genericamente os brasileiros tendem a afirmar que os portugueses que aportaram ao Brasil que eram quase sempre oriundos do Douro, Trás -os-Montes... Mas na verdade são zonas com muitos concelhos, muitas freguesias!...
Caro Teixeira, junto de membros mais antigos da vossa família não poderá encontrar qualquer pista que nos leve a encontrar o assento de batismo do seu bisavô Manuel? Talvez se souberem em que paróquia casou no Rio de Janeiro, com Almerinda, possam encontrar alguma certidão desse casamento e ali estar com mais certeza o lugar de nascimento dele, sem ser com a informação vaga de ter sido em Trás os Montes.
E os registos de nascimentos dos filhos de Manuel, não terão melhor informação? E na secretaria do cemitério onde ele foi enterrado, se souberem em que cemitério tal sucedeu...poderiam visualizar algum registo.
Tentem melhor informação, pois apenas Trás os Montes é quase como dizer-se Amazónia.
Ajudem, para possibilitar ajuda
Cumprimentos
Jorge Resende

Reply

Direct link:

Manoel Miguel Teixeira, Tras-os-montes / Certidão Nascimento, Batismo, Passaporte

#365420 | cteixeira18 | 26 Jan 2016 13:00 | In reply to: #365402

Olá Jorge. Solicitamos a certidão de nascimento do meu avô para ver se conseguimos mais informações. Retornarei aqui com tais dados.
Agradeço o esclarecimento.

Camila

Reply

Direct link:

Manoel Miguel Teixeira, Tras-os-montes / Certidão Nascimento, Batismo, Passaporte

#370106 | cteixeira18 | 30 Mai 2016 23:37 | In reply to: #365402

Boa noite.
Consegui alguns outros dados.

Manoel Miguel Teixeira
Filiação: Maria Teixeira e pai não declarado
Nascimento 03/02/1890

Ainda não conseguimos o local exato do nascimento. Tenho pesquisado no Tombo, vários outros sites, solicitei ao Arquivo Nacional brasileiro, mas ainda não obtivemos nenhum progresso.

Qualquer ajuda será extremamente bem vinda!

Obrigada

Reply

Direct link:

Manoel Miguel Teixeira, Tras-os-montes / Certidão Nascimento, Batismo, Passaporte

#370107 | cteixeira18 | 30 Mai 2016 23:41 | In reply to: #365402

Estamos de posse da certidão de casamento, porém a informação é somente "natural de Portugal". O cartório diz não possuir mais os documentos que possibilitaram o casamento (o documento de identidade que ele apresentou).
Ouvimos dizer que aqui no Brasil, infelizmente, em muitos cartórios, existe o hábito de queimar documentos muito antigos. Acho um absurdo, mas explica a escassez de informações prestadas por tais.

Mais uma vez agradeço antecipadamente qualquer ajuda que possam fornecer.

Obrigada!

Reply

Direct link:

Manoel Miguel Teixeira, Tras-os-montes / Certidão Nascimento, Batismo, Passaporte

#370109 | saintclair | 31 Mai 2016 00:10 | In reply to: #370107

-
Já consultaram o casamento religioso?
Costuma trazer a terra de naturalidade.
Já no século passado as Repartições Br.
deitaram os documentos fora, proveniente
dos emigrantes Portugueses.....
Sc.

Reply

Direct link:

Manoel Miguel Teixeira, Tras-os-montes / Certidão Nascimento, Batismo, Passaporte

#370329 | cteixeira18 | 04 Jun 2016 01:07 | In reply to: #370109

Obrigada pela dica saintclair!!!!

Confirmei com o cartório e o nome correto do lugar é Passos com "ss".
Pesquisei no Tombo e encontrei:

Uma freguesia Passos no concelho de Mirandela, em Bragança
Uma freguesia Passos (hoje Paços com ç) no concelho de Sabrosa, em Vila Real.

Trás-os-Montes corresponde a esses dois distritos, certo?

Porém não existe o link para digitalização do ano em que ele nasceu. Alguém aqui no fórum possui acesso a esses livros? Tentei no familysearch e não consegui visualizar algumas imagens, informando que era somente para membros de apoio.

Alguém consegue ajudar?

Muito obrigada!!!!

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 08 Jul 2024, 19:10.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen