Registro de saída de portugueses para o Brasil

This topic is classified in rooms: Arquivos

Registro de saída de portugueses para o Brasil

#366255 | mgrillo | 18 Feb 2016 02:23

Caros amigos,

Agradeço informações sobre a existência de registros de saída de portugueses ou sobre emissão de passaportes para portugueses que emigravam nos portos de Lisboa e Funchal em torno do ano de 1914.

Como se dava a saída de um nacional português naquele período?
Já existia registro ou emissão de passaporte, como podemos ter acesso a essas informações?

Meus Bisavós emigraram para o Brasil desembarcando no Rio de Janeiro em 02 de fevereiro de 1914, segundo certidão obtida no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, seus nomes eram Joaquim Mendes e Capitulina Jordão Mendes. Tenho informação de que também vieram filhos. No entanto não consigo identificá-los em qual embarcação chegaram.

Muito Obrigado

Certo de sua compreensão

Marcus Grillo

Reply

Direct link:

Registro de saída de portugueses para o Brasil

#366275 | JALV | 18 Feb 2016 19:50 | In reply to: #366255

Caro Marcus,

Na página abaixo o Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, disponibiliza listas de passageiros por vapores. No caso, você teria o trabalho de pesquisar a lista do navio que desembarcou no Rio de Janeiro na data indicada.

http://www.an.gov.br/sian/principal_pesquisa.asp?busca=multinivel/multinivel_consulta4.asp?v_codReferenciaPai_ID=567717

Meu bisavô emigrou de Portugal para Belém do Pará na mesma época. Abria-se um processo ou algo do tipo para que fosse feita a solicitação do passaporte. No processo de meu bisavô, por exemplo, havia o nada consta da localidade de onde era natural, a dispensa das forças armadas e a solicitação do passaporte em si. Como meu bisavô saiu pelo Porto de Leixões e solicitou o passaporte na cidade do Porto, eu consegui o processo dele junto ao Arquivo Distrital do Porto.

A página abaixo dispõe de grande base de dados. Tente ver se os nomes dos seus bisavós se encontram nela. A partir daí você poderá contactá-los para saber o número do processo e o Arquivo onde conseguiram a informação para alimentar a base da página eletrônica.

http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10

Até mais!
Jorge Valente

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 05 Okt 2024, 02:33.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen