Onde fica a Quinta de Montalvão nos Olivais
This topic is classified in rooms: Património | Regiões
Onde fica a Quinta de Montalvão nos Olivais
Bom dia confrades,
Procuro sem sucesso a "desaparecida" Quinta de Montalvão, nos Olivais, Lisboa. Gostaria de saber o que era esta quinta em 1905,ou por essa época. Apenas consegui perceber que a dita pertenceria à familia Carvalho Daun e Lorena.
a que zona corresponde hoje? Será que ainda restam casas da quinta?
agradecendo desde já a atenção,
A. Forjaz
Direct link:
Antiga Quinta Montalvão-Fregª Olivais-Lisboa
-
Pelo que consegui analisar nada resta da quinta.
Coordenadas;
https://goo.gl/maps/DASRxUAdU7t
Antiga Quinta de Montalvão:
LAGE;- Metida entre Castelo Picão, Poço de Cortes, Jardim e São Cornélio e atravessada pela Rua e Azinhaga do mesmo nome. Antigas propriedades: Quintas da Chapeleira e da Lage, Casal da Lage e Quintas do Secretário, Quinta do Tenente e...[ Quinta de Montalvão.]
Sc.
Direct link:
Onde fica a Quinta de Montalvão nos Olivais
Caro Saintclair,
Muito obrigado. Vou ver se a partir da sua pista descubro mais alguma coisa.
com os melhores cumprimentos,
A. Forjaz
Direct link:
Onde fica a Quinta de Montalvão nos Olivais
-
Antiga quinta chapeleira;
http://digitile.gulbenkian.pt/cdm/compoundobject/collection/jmss/id/2093/rec/1
http://www.jf-olivais.pt/Freguesia/AFreguesia
Sc.
Direct link:
Onde fica a Quinta de Montalvão nos Olivais
Segundo Ralph Delgado, Lisboa – 1969, in “A Antiga Freguesia dos Olivais”
Encontramos as seguintes descrições:
“LAGE - Metida entre Castelo Picão, Poço de Cortes, Jardim e São Cornélio e atravessada pela Rua e pela Azinhaga do mesmo nome. Antigas propriedades: Quintas da Chapeleira e da Lage, Casal da Lage e Quintas do Secretário, Quinta do Tenente e Quinta de Montalvão.” (Conforme escreveu Saintclair).
e
“Através de épocas diversas, foram grandes proprietários olivalenses, por exemplo: o duque de Palmela, o conde dos Arcos, o conde de Palma e de Óbitos, o visconde de Juromenha, o conde de Figueiró, o desembargador Caldas, o marquês de Louriçal, o João José Bastos, o Alves Gouveia, o visconde dos Olivais, os Patacões, o João Ferreira Troca, o Dr. Diogo Sequeira Pinto e o Mártens Ferrão.”
Através das minhas pesquisas nos registos paroquiais da freguesia dos Olivais encontrei os seguintes com referencias à Quinta do Montalvão:
João Gomes Patacão, filho de João António Gomes Patacão e de sua mulher Ana Joaquina, morreu na freguesia de Santa Maria dos Olivais, Lisboa, na QUINTA de MONTALVÃO, a 12 de Agosto de 1863. Casado com Gertrudes Magna, que morreu na dita freguesia de Santa Maria dos Olivais, na QUINTA de MONTALVÃO, a 24 de Outubro de 1860. Tiveram, entre outros, o seguinte filho:
Joaquim Gomes Patacão, que era fazendeiro na dita freguesia de Santa Maria dos Olivais, onde morou com sua mulher na QUINTA de MONTALVÃO. Casado com Maria da Conceição Pereira, que nasceu na freguesia de São Miguel do Milharado, Mafra, em cerca de 1850, filha de Manuel Luís e de sua mulher D. Maria Pereira. Tiveram, entre outros:
Nuno Gomes Patacão, que nasceu na freguesia de Santa Maria dos Olivais, Lisboa, na QUINTA de MONTALVÃO, a 16 de Julho de 1887 e foi batizado a 22 de Setembro do mesmo ano, morreu na mesma freguesia a 22 de Agosto de 1888 e está no cemitério dos Olivais, no jazigo de família.
Já agora, permita-me que lhe pergunte porquê o seu interesse na QUINTA de MONTALVÃO?
Com os melhores cumprimentos,
José Duarte
Direct link:
Onde fica a Quinta de Montalvão nos Olivais
Podendo existir algumas dúvidas sobre se a Quinta do Montalvão se estenderia para onde é actualmente Moscavide, pois a famíla Patacão também aí tinha propriedades, sugiro que consulte o Gabinete de Estudos Olisiponenses onde existe cartografia desta quinta.
Cumprimentos
Jorge Afonso
Direct link:
Onde fica a Quinta de Montalvão nos Olivais
Boa tarde confrade José Duarte
Muito obrigado pela sua mensagem. A dita quinta devia estar pouco distante do centro, ou do que era o centro com a dita igreja. Procuro essa informação pois uma tia (tetra) de quem quase nada sei morreu nessa quinta em 1905. Era D. Margarida Lobo da Silveira, solteira, que morre com cerca de 70 anos. Se eu perceber qual era a relação com a quinta de Montalvão talvez consiga descobrir mais alguma informação sobre a sua vida. SAbe quem estaria na dita quinta em 1905? Até breve A. Forjaz
Direct link:
Onde fica a Quinta de Montalvão nos Olivais
Boa tarde confrade Jorge Afonso,
, ,
Tenho de contactar a CML e o dito gabinete. A família Patacao já me apareceu noutra ocasião, parece-me...mas não me consigo lembrar onde. Obrigado pela ajuda, A. Forjaz
Direct link:
Onde fica a Quinta de Montalvão nos Olivais
Boa tarde saintclair
Obrigado. Veremos se a CML dá uma ajuda. A.Forjaz
Direct link:
Onde fica a Quinta de Montalvão nos Olivais
Caro A. Forjaz
Se conseguir ter acesso ao livro publicado em 2012 por Carlos Alberto Revez Inácio e Fernando Furtado Barreiros, «O Bairro da Encarnação e as antigas quintas dos Olivais», poderá encontrar alguma investigação recente sobre o assunto.
Cumprimentos
Jorge Afonso
Direct link:
Onde fica a Quinta de Montalvão nos Olivais
-
http://biclaranja.blogs.sapo.pt/duas-notas-sobre-o-vale-dos-olivais-em-921063
http://biclaranja.blogs.sapo.pt/781186.html
http://biclaranja.blogs.sapo.pt/search?q=encarna%C3%A7%C3%A3o&Submit=OK
Sc.
Direct link:
Onde fica a Quinta de Montalvão nos Olivais
Caro A Forjaz
Não consegui apurar a quem pertencia a Quinta do Montalvão no ano de 1905.
Contudo diz bem que a que a dita Quinta pertenceria à família Carvalho Daun e Lorena. Pelo morgado de Montalvão que foi revindicada por José Sebastião de Carvalho e Melo, antes de ser marquês de Pombal. O rei Dom José fez doação da Quinta ao 1.º conde da Redinha em 1776, com natureza de vínculo, seguindo a linha dos condes da Redinha.
Suspeito que a mesma Quinta tenha sido arrendada ao João Gomes Patacão que lá faleceu com a sua mulher em 1863 e 1860 respetivamente.
A família Patacão além de possuir várias propriedade desde o Beato passando por Santa Maria dos Olivais até Moscavide, também foram por vezes rendeiros de várias Quintas nestes locais, de que os seus proprietários não estavam vocacionados para as explorarem.
A 6 de Outubro de 1860, uns dias antes de morrer, Gertrudes Magna, com seu marido João Gomes Patacão, tiveram presentes no acto de traslado do instrumento de venda quitação, reconhecimento de Foreiro, renovação de vidas e obrigação da Quinta da Abóbada, onde constam como moradores na QUINTA de MONTALVÃO em Santa Maria dos Olivais.
Está a Família Gomes Patacão ligada a outras Quintas quer por serem rendeiros como por serem seus proprietários, a Quinta do Patacão, Quinta do Brito, Quinta do Tim Tim, Quinta dos Alfinetes, Quinta da Concha, Quinta dos Buracos, Quinta Velha, Quinta das Laranjeiras, Quinta da Bandeira, Quinta do Morgado e Quinta da Raposa de Cima.
Juntamente com outras famílias houve um ramo desta família que chegou a ser expropriado de terrenos, quando da construção do aeroporto.
Com os melhores cumprimentos,
José Duarte
Direct link:
Onde fica a Quinta de Montalvão nos Olivais
-
Mapa Lisboa de 1878;
http://www.familiasalreta.me/Paginas/Belem-1878.html
Sc.
Direct link:
Onde fica a Quinta de Montalvão nos Olivais
-
Gertrudes Magna;
* Lisboa, Santa Maria dos Olivais 30.08.1816 + Lisboa, Santa Maria dos Olivais, Quinta de Montalvão 24.10.1860.
http://pagfam.geneall.net/59/pessoas.php?id=1057699
Sc.
Direct link:
Onde fica a Quinta de Montalvão nos Olivais
-
Redinha -José Francisco Xavier Maria de Carvalho Melo e Daun, 3.º marquês de Pombal, 3.º conde de Oeiras.
n. 1 de abril de 1753.
f. 1 de janeiro de 1821.
Comendador da Ordem de S. Tiago e coronel da primeira plana da Corte.
Nasceu em Lisboa a 1 de abril de 1753, onde também faleceu a 1 de janeiro de 1821. Era o 5.º filho do marquês de Pombal, o grande ministro do rei D. José, e de sua mulher D. Leonor Ernestina Eva Volfanga Josefa.
Foi administrador do morgado que seu pai lhe instituiu, do qual era cabeça a quinta de Montalvão, na freguesia de Santa Maria dos Olivais, próximo de Lisboa. Acerca deste morgado, transcrevemos do vol. II da Resenha das familias titulares e grandes de Portugal, por Albano da Silveira Pinto e visconde de Sanches de Baena, a pág. 277, o seguinte:
«O 1.º marquês de Pombal a sua segunda mulher, a marquesa D. Leonor Ernestina, instituíram a 16 de agosto de 1776, por escritura lavrada nas notas do tabelião Inácio Correia de Sousa e Andrade, sob a designação de pacto familiar, perpétua fundação, cessão, trespasse e desmembração um outro vínculo, ou uma segunda casa, para perpetuar a família, e para que na concorrência dela com a primeira, se pudessem ambas servir de mútuas, recíprocas e perpétuas fiadoras uma da outra; unindo-se ambas em todos os casos em que faltasse sucessão em qualquer delas; e tornando-se a separar em todos os outros casos em que a linha em que sucedesse a união de ambas as referidas casas, houvesse irmãos imediatos aos primogénitos, nos quais irmãos imediatos se pudesse continuar a segunda das referidas duas casas. Para este vínculo destinaram certas propriedades a que, no acto de dar a sua aprovação, a marquesa D. Leonor Ernestina juntou a sua quinta da Moruja, sita a S. José de Ribamar. A instituição desta segunda casa foi confirmada por Decreto de 3 e Alvará de 6 de junho de 1776. Por este último alvará el-rei D. José fez mercê ao 1.º conde da Redinha da Quinta do Montalvão, sita nos Olivais, para ele e seus sucessores, dispensando a lei mental: e por outro Alvará de 11 de agosto do dito ano, confirmou esta doação com a natureza de vínculo, e ainda por outro alvará do mesmo dia e data, atendendo o haver honrado com a sua intervenção a Real autoridade e fundação da segunda casa, houve por bem e graça especial, que não serviria de exemplo, fazer mercê do sobredito título de Conde da Redinha, de que teve Carta a 20 de agosto do mencionado ano de 1776, a qual se acha registada no liv. 28 a fls. 310, 311 a 312 da Chancelaria de D. José I.»
O conde da Redinha foi herdeiro do vínculo e grande casa de seu irmão mais velho, Henrique José de Carvalho a Melo, que faleceu sem geração a 26 de maio de 1812, sendo por isso o 3.º marquês de Pombal e o 3.º conde de Oeiras.
Casou duas vezes: a primeira a 12 de abril de 1768, com D. Isabel Juliana de Sousa, filha de D. Vicente de Sousa Coutinho. Este casamento foi anulado por decreto de 18 de junho de 1772. (V. Palmela, Portugal, vol. V. pág. 416). Casou a segunda vez, a 24 de setembro de 1776, com D. Francisca de Paula de Pópulo de Lorena, filha de Nuno Gaspar de Lorena, e de sua segunda mulher D. Maria Inácia da Silveira, filha de D. Bernardo José de Lorena e Silveira, 5.º conde de Sarzedas.
O seu brasão de armas é o mesmo do marquês de Pombal. Em campo azul uma estrela de ouro, entre uma quaderna de crescentes de prata.
Sc.
Direct link:
Onde fica a Quinta de Montalvão nos Olivais
Caro/a Saintclair
De momento o principal interesse centra-se em saber quem habitava e quem era o dono da Quinta de Montalvão em 1905, julgo que estamos a dispersar-nos.
JD
Direct link:
Onde fica a Quinta de Montalvão nos Olivais
-
Caro José Duarte;
"Cada macaco no seu galho."
Cumprimentos
Sc.
-
http://estradadasvoltinhas.blogspot.pt/2015/06/antiga-freguesia-de-santa-maria-dos.html
http://quemencontrei.blogspot.pt/2015/04/no-dia-do-regicidio.html
-
Direct link:
Onde fica a Quinta de Montalvão nos Olivais
Caro José Duarte,
Dona Mariana Rita da Conceição Patacão casou com António da Silva, natural da Freg. dos Olivais em 1803, e foram tios do João Gomes Patacão casado com Dona Gertrudes Magna , casal referido por si aqui no tópico.
António da Silva, foi filho de Manuel da Silva Tello e de Dona Maria Josefa , por ventura tem informação desta familia Silva (Silva Tello) dos Olivais, já que estes se cruzaram com os Gomes Patacão ?
Com os melhores cumprimentos,
João Gaspar
Direct link:
Onde fica a Quinta de Montalvão nos Olivais
Caro/a Saintclair
Os links expostos por Vexas. apesar de serem de grande interesse não deixam qualquer pista para que se saiba quem habitava e quem era o dono da Quinta de Montalvão em 1905.
Com os melhores cumprimentos,
José Duarte
Direct link:
Onde fica a Quinta de Montalvão nos Olivais
Caro João Gaspar
È verdade, já nos cruzamos por aqui há um tempo… espero que esteja tudo bem.
O que tenho nas pesquisas sobre os que refere não vai além disto:
“Mariana Rita da Conceição Gomes Patacão (filha de Manuel Gomes Patacão e de sua mulher Josefa Bernardina do Santo António Galvão) nasceu na freguesia de Santa Maria dos Olivais, Lisboa, onde foi baptizada a 24 de Fevereiro de 1767. Casou na mesma freguesia de Santa Maria dos Olivais, a 8 de Fevereiro de 1803, com António da Silva Touco, natural da dita freguesia dos Olivais, filho de Manuel da Silva Touco e de Maria Josefa. Foram moradores em Chelas, Lisboa e tiveram:
– Mariano, que nasceu a 31 de Janeiro de 1804, na freguesia de Santa Maria dos Olivais, Lisboa, onde foi batizado a 12 de Fevereiro do mesmo ano.
– Eleutério, que nasceu a 2 de Dezembro de 1807, na freguesia de Santa Maria dos Olivais, Lisboa, onde foi batizado a 19 de Janeiro do mesmo ano.”
Com os melhores cumprimentos,
José Duarte
Direct link:
Onde fica a Quinta de Montalvão nos Olivais
Boa tarde José Duarte' Saint clair, cascais
Muito obrigado pelas informações. Vou estudar estas pistas.
Bom fim de semana. A.forjaz
Direct link:
Onde fica a Quinta de Montalvão nos Olivais
-
http://pt.mapaworld.com/satelite/estrada-de-sao-cornelio-lisboa-portugal.html
Sc.
Direct link:
Onde fica a Quinta de Montalvão nos Olivais
https://www.google.pt/maps/place/Saint+Clair+Estate+Wines/@-41.5289054,173.9213844,17z/data=!3m1!4b1!4m2!3m1!1s0x6d396cafb0433437:0xb99fc5db34d93e1e
ReplyDirect link:
Onde fica a Quinta de Montalvão nos Olivais
-
... Talvez assim;
https://goo.gl/maps/jfeDM1FpUNU2
Direct link:
Onde fica a Quinta de Montalvão nos Olivais
Excelente, então é isso que pretende...
ReplyDirect link:
Onde fica a Quinta de Montalvão nos Olivais
Caro José Duarte,
Desculpe pela demora da resposta, só hoje vim espreitar o tópico, e não sei o que fiz, mas não fui notificado da sua resposta.
Comigo está tudo bem, espero que o senhor e sua família também.
Agradeço a sua amável contribuição, para o conhecimento destes ramos de nossas famílias que se entroncam, no entanto nunca tinha visto o nome como Silva Touco, e como tal fui confirmar no baptismo quer de Antónia Rosa da Silva, quer do seu irmão e meu antepassado Severino António da Silva e em ambos o nome de Manuel , parece ser inequivocamente Silva Telo , mas fiquei agora com sérias duvias.
Vou pedir ajuda a mais confrades, mais olhos poderão elucidar-me.
Diz também no baptismo que Manuel da Silva Telo era morador no Poço das Cortes (Quinta, Largo?)
Com os melhores cumprimentos, deixo os links para o baptismo em baixo.
Antónia Rosa da Silva - 20.02.1789 Sta Maria dos Olivais, pag 22
http://digitarq.arquivos.pt/ViewerForm.aspx?id=4817780
João Gaspar
Direct link:
Onde fica a Quinta de Montalvão nos Olivais
-
https://goo.gl/maps/AnghYGZvVYS2
Sc.
Direct link:
Onde fica a Quinta de Montalvão nos Olivais
Caro João Gaspar
De facto no link que me deixou para o baptismo de
Antónia Rosa da Silva - 20.02.1789 Sta Maria dos Olivais, na pag. 122v.º e não na pag. 22, também leio “Silva Telo”, mas o que realmente me interessa é o que é dito no casamento de “Mariana Rita da Conceição Gomes Patacão, filha de Manuel Gomes Patacão e de sua mulher Josefa Bernardina do Santo António Galvão, na freguesia de Santa Maria dos Olivais, a 8 de Fevereiro de 1803, com António da Silva, filho de Manuel da Silva Touco e de Maria Josefa, assim chamados no registo do referido casamento conforme se lê no “Reg.º Paroquiais, Santa Maria dos Olivais, L.º -C (1763 a 1804), fl. 374v.º” consulta on-line no seguinte link, tif. 1185:
http://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4817825
É daquelas situações que não há duvidas que se trata das mesmas pessoas, mas vai-se lá saber porquê e os padres resolvem arranjar trabalho para quem vem a seguir.
Com os melhores cumprimentos,
José Duarte
Direct link:
Onde fica a Quinta de Montalvão nos Olivais
Boa tarde a todos os confrades.
Não venho contribuir em nada para resolver o tema do tópico mas não resisti a aproveitar a oportunidade.
Sou descendente de um António Gomes Patacão que casou com a Joana Emilia de Jesus (Oliveira?) em 1824/06/30 nos Olivais. Pelo que consigo perceber do registo, o seu pai seria João Gomes Patacão e sua mãe Anna Joaquina.
Alguém consegue dar-me mais algumas pistas para seguir com a árvore genealógica?
Muito obrigado.
Direct link:
Onde fica a Quinta de Montalvão nos Olivais
Boa tarde,
Acabo de ver por acaso este tópico e não sei se já teve resposta à questão que colocou sobre a Quinta de Montalvão.
Tenho referências a esta propriedade e reproduzo plantas da sua localização no meu livro "Geração Pombalina. Descendência de Sebastião José de Carvalho e Melo (Livro Primeiro)", publicado em 2007 pela Dislivro Histórica.
Cumprimentos,
João Bernardo Galvão Teles
Direct link:
Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 07 Jan 2025, 10:45.