De quais recursos se utilizam para suas pesquisas?

This topic is classified in rooms: Arquivos | Brasil | Famílias

De quais recursos se utilizam para suas pesquisas?

#369357 | diogosalazar | 15 Mai 2016 08:41

Olá a todos, boa noite.

Procurei no fórum mas não encontrei uma resposta simples para a minha dúvida.

Nas minhas pesquisas me utilizo de certidões solicitadas em cartório (quando disponíveis) e das cópias digitais e rolos de filmes disponibilizados pela Sociedade Genealógica de Utah (FamilySearch.org). Apesar de compreender muitos registros, isso me limita em relação a certidões não disponíveis nos cartórios ou filmes não fotografados.

Fora as duas fontes mencionadas acima, quais são os principais recursos utilizados nas suas pesquisas genealógicas?

Grato.

Reply

Direct link:

Pesquisas registos

#369364 | saintclair | 15 Mai 2016 11:54 | In reply to: #369357

-
Caro Salazar;
As certidões que precisa são relativas a
que País?...
Sc.

Reply

Direct link:

De quais recursos se utilizam para suas pesquisas?

#369377 | diogosalazar | 15 Mai 2016 16:25 | In reply to: #369364

Perdão, reformulei tantas vezes o texto da minha pergunta que me esqueci de incluir a região ao qual me refiro.

Para o ramo que estou pesquisando:
Brasil. Mais especificamente no interior do estado de São Paulo, macroregião de Piracicaba, microregião de Rio Claro. Cidades de Rio Claro, Itirapina, Ipeúna (antiga Ipojuca) e antigas fazendas da região.

Grato.

Reply

Direct link:

De quais recursos se utilizam para suas pesquisas?

#369425 | diogosalazar | 16 Mai 2016 16:55 | In reply to: #369357

Atualmente o meu processo se baseia nos seguintes passos (do antepassado mais recente ao mais antigo):

-Levantar informações básicas com parentes vivos (se possível)
-Procurar documentos em posse de familiares (se existente)
-Entrar em contato com o cartório onde supostamente o antepassado tenha se casado ou nascido e solicitar uma pesquisa nos arquivos
-Caso não hajam registros disponíveis no cartório: pesquisar nos livros digitalizados da igreja católica no FamilySearch.org referente à paróquia na qual o antepassado se casou/nasceu
-Caso não hajam registros disponíveis no cartório e digitalizados no FamilySearch.org: Solicitar o microfilme da cidade e período do registro em questão da igreja Mórmon

Com o processo acima pude localizar e documentar antepassados até meados de 1875 no Brasil, Espanha e Itália.


Minha pergunta original se deve ao fato de eu não possuir um método para descobrir quais eram os familiares dos meus bisavós, trisavós, tataravós... e de não saber quais outras fontes de pesquisa estão disponíveis quando não se encontrar registros civis em cartórios ou quando os nomes dos locais mencionados nas certidões não existem na atualidade.

Acredito que qualquer sugestão que se aplique globalmente também seria de ajuda.

Reply

Direct link:

Tratado de Trento; 1545 a 1563

#369429 | saintclair | 16 Mai 2016 18:22 | In reply to: #369425

-
Diogo;
...Vai continuar a encontrar registos [assentos] paroquiais, até perto do ano de 1600.
O Concilio de Trento, emitiu numerosos decretos entre eles o que obrigava os Abades,
Vigários, Padres etc. a fazer os registos de nascimento, casamento etc. Claro que foi
preciso deixar passar algumas décadas para ser norma corrente esse registo!
FamilySearch.org; irá ser o seu grande apoio.
Sc.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 08 Jul 2024, 12:00.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen