Certidão de Nascimento do meu avô português já falecido

This topic is classified in rooms: Arquivos

Certidão de Nascimento do meu avô português já falecido

#372481 | Danielle Marques | 25 Jul 2016 20:54

Boa tarde a todos!
Gostaria de ajuda para obter a certidão de nascimento do meu avô português, já falecido. Ele veio para o Brasil ainda bebê, o ano não sei ao certo. Minha mãe pretende solicitar cidadania portuguesa. Tenho alguns dados dele e dos pais portugueses:
Nome: Joaquim Andrade
Nascimento: 27/03/1929 ou 29/03/1929, em Vila Real.
Pai: Arthur (ou Artur) de Andrade
Mãe: Ana (ou Anna) Pereira de Mesquita (nome de solteira) - Ana (ou Anna) Pereira de Andrade (nome de casada). Eles se casaram dia 10 de janeiro de 1927 em Vila Real, concelho do Peso da Régua.
Agradeço muito quem puder me ajudar!
Danielle

Reply

Direct link:

Certidão de Nascimento do meu avô português já falecido

#372500 | MCNN | 26 Jul 2016 11:37 | In reply to: #372481

Bom dia Danielle

Seus bisavós casaram em Peso da Régua e ambos eram naturais da freguesia de Moura Morta também do concelho de Peso da Régua.

Nestes links pode ver o assento de batismos dos seus bisavós:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PPRG06-001-057A&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PPRG06-001-057A/PT-ADVRL-PRQ-PPRG06-001-057A_m0005.jpg

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PPRG06-001-057A&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PPRG06-001-057A/PT-ADVRL-PRQ-PPRG06-001-057A_m0008.jpg

Nasceram ambos em 1899, sua bisavó em 24/03/1899 e seu bisavô em 29/08/1899.

De todas as formas, o primeiro local onde deverá procurar o assento de nascimento do seu avô será a Conservatória do Registo Civil de Peso da Régua.

Os contactos são:

Telefone: +351 254320980
Mail: crcpcomaut.pesoregua@dgrn.mj.pt

Finalmente, eu penso que seus bisavós terão levado seu avô para o Brasil em 1930. Se eu descobrir alguma coisa sobre isso colocarei aqui.

Boa sorte

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Certidão de Nascimento do meu avô português já falecido

#372508 | Danielle Marques | 26 Jul 2016 15:05 | In reply to: #372500

Bom dia, Mário César
Muito obrigada pela ajuda!
Consegui algumas informações sobre os pedidos de passaporte dos meus bisavós:

255346 Ana Pereira Mesquita Régua Porto Belmiro Pereira de Mesquita Constança Pereira de Carvalho Doméstica 31 Rio de Janeiro Casado
196317 Artur Andrade Régua Porto Manuel Andrade Maria de Jesus Proprietário 22 Rio de Janeiro Solteiro
325808 Artur Andrade Régua Porto Manuel Andrade Maria de Jesus Negociante 27 Rio de Janeiro Casado
385825 Artur Andrade Régua Porto Manuel Andrade Maria de Jesus Empregado Comercial 30 Rio de Janeiro Casado
De certo que meu avô veio para o Brasil nesta última solicitação, provavelmente em 1930 mesmo.
Estas informações ajudam na busca pelo assento de nascimento do meu avô?

Reply

Direct link:

Certidão de Nascimento do meu avô português já falecido

#372515 | MCNN | 26 Jul 2016 16:11 | In reply to: #372508

Boa tarde Danielle


Com o nome, data de nascimento e nome dos pais já tem tudo o que necessita para solicitar à Conservatória do Registo Civil de Peso da Régua para procurar o assento de nascimento do seu avô.

Claro está que tudo aponta para que seu avô tenha sido registado em Peso da Régua. Porém, caso isso não tenha acontecido e na Conservatória não encontrem o assento de nascimento do seu avô, o melhor será procurar o processo de passaporte dos pais deles.

O processo de passaporte da viagem em que seus bisavós levaram para o Brasil o seu avô deve conter a transcrição do assento de nascimento do seu avô. A partir dessa transcrição ficará imediatamente a saber onde ele foi registado, o que ultrapassará qualquer dificuldade caso por algum motivo seu avô não tenha sido registado em Peso da Régua.

Claro está que, mesmo que encontrem em Peso da Régua o assento de nascimento do seu avô, isso não invalida que a Danielle queira na mesma obter cópia do processo de passaporte dos seus bisavós, mais que não seja pela informação histórica que contém.

E como obter o processo de passaporte ? É isso que eu passarei a tentar explicar.

Eu também vi essa informação que consta do Cepese, e foi com base nessa informação que eu adiantei a possibilidade de eles terem ido para o Brasil em 1930.

Como poderá constatar no cepese, seus bisavós já depois de casados pediram passaporte para o Brasil em dois momentos distintos, a primeira vez por volta de 1928 e a segunda por volta de 1930 (deduzi estes anos a partir da idade que consta nos pedidos de passaporte e do ano de nascimento dos seus bisavós. Atenção que sua bisavó também pediu passaporte duas vezes).

Não sabemos se em 1928 chegaram a viajar ou não para o Brasil, mas da segunda vez em 1930 devem tê-lo feito, e nessa viagem terão levado consigo o seu avô que entretanto terá nascido em 1929.

Assim sendo, para obter o processo de passaporte de 1930 faça o seguinte:

Solicite ao cepese a informação que dispõem sobre o ID 255346 (pedido de passaporte da sua bisavó, que devia levar consigo o filho) Eles informarão em que data foi pedido o passaporte e o número do passaporte. Creio que não valerá a pena pedir a informação do ID 385825 (pedido de passaporte do seu bisavô), porque deve ser o número de passaporte imediatamente anterior ou imediatamente posterior ao da sua bisavó. O cepese cobra 10 euros pela informação de um ID, e dezasseis pela informação de dois ID. Penso que com a informação de um ID conseguirá os seus objetivos e poupará dinheiro, mas fica ao seu critério pedir um ou dois ID.

De posse do número de passaporte, de seguida poderá pedir ao Arquivo Distrital do Porto cópia do processo de passaporte.

Boa sorte


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Certidão de Nascimento do meu avô português já falecido

#372559 | Danielle Marques | 27 Jul 2016 16:06 | In reply to: #372481

Mário, boa tarde!
Sim, de fato eles viajaram por duas vezes ao Brasil, sendo que na segunda se estabeleceram por aqui. Eu mandei um email para a Conservatória de Peso da Régua e eles já me responderam! Fiquei muito agradecida pela agilidade! Me deram o n° do registo de nascimento do meu avô. E conforme me foi informado, para solicitar a cópia do documento devo fazê-lo pelo Portal do Cidadão. Ainda tenho muitas dúvidas sobre os trâmites do pedido, procurando na internet muitas informações estão desencontradas...

Reply

Direct link:

Certidão de Nascimento do meu avô português já falecido

#372605 | MCNN | 28 Jul 2016 01:21 | In reply to: #372559

Olá Danielle

Ainda bem que localizaram o assento na Conservatória.

Disse que está com algumas dúvidas, mas dúvidas em quê ? Em pedir a certidão no Portal do Cidadão ? Ou em quê exatamente ?

Creio que se for a um Consulado de Portugal no Brasil e lhes fornecer a informação que a Conservatória lhe deu, eles devem poder extrair a certidão.

Boa sorte


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Certidão de Nascimento do meu avô português já falecido

#372645 | Danielle Marques | 28 Jul 2016 20:13 | In reply to: #372481

Olá Mário César!
As dúvidas são muitas, relativas à documentação principalmente.
Fiz o cadastro no Portal do Cidadão, foi bem tranquilo. Até tentei solicitar cópia do documento do meu avô pelo Portal, mas o pagamento não foi autorizado pois tinha que ter sido liberado anteriormente pela operadora do cartão de crédito (estou no Brasil, acredito só ter essa possibilidade de pagamento).
Moro em Brasília, aqui é a Embaixada de Portugal. Não sei se eles poderiam me fornecer o documento. Além do que, o atendimento presencial demanda tempo de espera para atendimento...
Obrigada pela atenção!

Danielle Marques Andrade

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 05 Okt 2024, 08:32.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen