Famílias Ferreira de Almeida, Lourenço, Fernandes e Tavares em Souto de Lafões-Oliveira de Frades

This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Famílias Ferreira de Almeida, Lourenço, Fernandes e Tavares em Souto de Lafões-Oliveira de Frades

#374881 | riccardo.vox | 03 Nov 2016 18:32

Confrades.
Só recentemente pude mais profundamente pesquisar a história da minha família.
Agradeço aos amigos (as) aqui que prontamente nos ajudam.
Estou pesquisando assentos de batismos da Freguesia de Souto de Lafões no período entre 1800 e 1860, e noto que há um "grande" número de pessoas com o apelido "De Almeida", "Ferreira de Almeida", que estavam aparentadas, ou descendentes de famílias "Lourenço", "Fernandes Tavares".
Eram costume o casamento entre parentes? Se alguém tiver algum registro referente a estas famílias, de Souto de Lafões, Arcuzello das Maias, Cambra, Vouzela, São Vicente. por favor compartilhem comigo.
Muito obrigado.
Cumprimentos
Ricardo dos Santos Almeida - São Paulo - Brasil

Reply

Direct link:

Famílias Ferreira de Almeida, Lourenço, Fernandes e Tavares em Souto de Lafões-Oliveira de Frades

#374882 | riccardo.vox | 03 Nov 2016 18:36 | In reply to: #374881

Esqueci de acrescentar também os "Rodrigues Ferreira"; cumprimentos.
Ricardo

Reply

Direct link:

Famílias Ferreira de Almeida, Lourenço, Fernandes e Tavares em Souto de Lafões-Oliveira de Frades

#436500 | joaobriantigeneall | 24 Sep 2021 00:38 | In reply to: #374881

Caro Ricardo dos Santos Almeida,

Também tenho alguns antepassados por Souto de Lafões, mas nomeadamente ligados aos "Costas" e "Rodrigues Ferreira" da região. Abaixo, trago parte da linhagem dos meus hexavós António Rodrigues Ribeiro, de Ral, em Pinheiro de Lafões, e Ana Maria Ferreira, de Vilarinho, freguesia de Souto de Lafões:

1. António Rodrigues Ribeiro, nascido cerca de 1765 em Ral, Pinheiro de Lafões.
2. Manuel Rodrigues Ribeiro, nascido cerca de 1740 em Ral, Pinheiro de Lafões.
3. Leonor Lopes da Silva, nascida cerca de 1740 em Cambarinho, Campia.
4. António Rodrigues, nascido a 11.11.1699 em Guetriz, Pinheiro de Lafões, "lavrador abastado de bens que vivia de suas fazendas e agências". Foi também pai do padre António Rodrigues Ribeiro, Comissário do Santo Ofício.
5. Maria João, nascida a 24.04.1708 em Campia.
6. Domingos Lopes da Silva, nascido cerca de 1710 em Cambarinho.
7. Maria Dias, nascida cerca de 1710 em Cambarinho.
8. Domingos Antunes, "o Guardião", nascido em Guetriz e foi "lavrador abastado que vivia de suas fazendas e agências".
9. Antónia Rodrigues, nascida no lugar de Pinheiro, freguesia de Pinheiro de Lafões.
10. João Ribeiro, nascido cerca de 1660 em Campia, e diziam sobre ele: "he lavrador dos mais principaes desta freguesia que se trata limpa e abastadamente com bom tratamento e com sua besta com que anda e creados que tem que lhe servem e lhe trabalham nas suas fazendas de que he abundante". Foi também pai de Manuel Ribeiro, Familiar do Santo Ofício e lavrador abastado, com renda anual de 200 mil réis em 1732.
11. Maria João, nascida a 22.02.1667 em Ral, Pinheiro de Lafões.

(Encerro aqui, mas possuo mais dados, caso deseje)

Agora, iniciemos a de Ana Maria Ferreira:

1. Ana Maria Ferreira, nascida a 04.01.1767 em Vilarinho, Souto de Lafões.
2. Manuel João da Costa, "o Novo", nascido cerca de 1725 em Vilarinho.
3. Francisca Rodrigues Ferreira, nascida cerca de 1730 em Covelo, freguesia de Valadares.
4. Manuel João da Costa, "o Velho", nascido cerca de 1705 em Vilarinho.
5. Maria Rosa, nascida cerca de 1705 em Souto de Lafões.
6. João Fernandes, nascido cerca de 1700 em Covelo.
7. Luísa Rodrigues [Ferreira], nascida na vila de Oliveira de Frades, e parece provir dos "Rodrigues Ferreira" de lá, ligados aos Amaral, Correia e, também, aos "Lopes da Silva" ou "da Silva Lopes" de Cambarinho, freguesia de Campia. O Capitão António da Silva Lopes, de Cambarinho, foi casado com uma "Rodrigues Ferreira" de Oliveira de Frades, e suponho que fossem aparentados, mesmo pais, do Domingos Lopes da Silva que citei acima.
8. João André, nascido cerca de 1680 em Pés-de-Pontes, freguesia de Cambra.
9. Joana de Guimarães, nascida cerca de 1680 em Vilarinho.
10. João Rodrigues, "o Moço", nascido a 30.07.1680 em Souto de Lafões, "he official de barbeyro que vive abastadamente dos frutos de suas fazendas". Foi pai do abade José Rodrigues Ferreira, padre colado de Souto de Lafões e Comissário do Santo Ofício que, de Maria Fernandes, viúva, teve um filho João, que aos doze anos de idade aprendia o ofício de sapateiro na cidade do Porto, com todos os custos pagos pelo pai.
11. Maria Jorge, nascida a 15.12.1684 em Souto de Lafões.

(Encerro aqui, mas possuo mais dados, caso deseje)

Espero que estes dados possam esclarecer um pouco da linhagem que procura. Caso saiba de algo mais, gostaria também de ajuda com o João Fernandes e a Luísa Rodrigues Ferreira, pois parece que casaram em Valadares e não vejo os registros desta freguesia antes de 1844.

Atenciosamente,

João Brianti

Reply

Direct link:

Famílias Ferreira de Almeida, Lourenço, Fernandes e Tavares em Souto de Lafões-Oliveira de Frades

#436510 | tiagosmend | 24 Sep 2021 12:13 | In reply to: #436500

Caro João Brianti,

Tenho muitos antepassados em Oliveira de Frades, uma vez que o meu 4º avô Joaquim Fernandes da Costa nasceu em Travanca, freguesia de Oliveira de Frades. O apelido Costa deste meu antepassado vem do lugar de Vilarinho em Souto de Lafões, uma vez que ele era bisneto de João da Costa Marques, alfaiate, natural de Vilarinho e que casou em 1737 em Oliveira de Frades. Este era filho de António Marques e Maria Fernandes. Por acaso sabe se estão ligados aos Costa que refere na sua mensagem?

Com os melhores cumprimentos,
Tiago Mendes

Reply

Direct link:

Famílias Ferreira de Almeida, Lourenço, Fernandes e Tavares em Souto de Lafões-Oliveira de Frades

#436516 | joaobriantigeneall | 24 Sep 2021 14:24 | In reply to: #436510

Caro Tiago Mendes,

Não sei se estes "Costas" estão ligados, mas o pai de Joana de Guimarães, casada com João André, era Manuel João [da Costa], e creio vir dele o nome dos outros "Manuel João da Costa". Este último Manuel João da Costa foi casado com uma Isabel Antónia, e viviam em Vilarinho.
Este ramo, bem como outros que tenho ligados à ele, conta com muitos comissários, familiares e notários do Santo Ofício, e as diligências facilitam muito as pesquisas. Recomendo que procure alguns destes nomes nas diligências, mas afirmo, de antemão, que não pesquisei muito nos livros de Souto de Lafões. Quase todos os dados consegui nestas diligências do Santo Ofício, então não sei se estes "Marques" poderiam estar ligados aos "Costas" que citei, mas há a possibilidade. É um ramo que estou pesquisando recentemente, não consegui "entroncar" muita gente nele, mas trago logo uma correção que descobri hoje: Maria Dias, esposa de Domingos Lopes da Silva, era de Souto de Lafões. É capaz que todos estes ramos estejam bem interligados.

Atenciosamente,

João Brianti

Reply

Direct link:

Famílias Ferreira de Almeida, Lourenço, Fernandes e Tavares em Souto de Lafões-Oliveira de Frades

#436517 | joaobriantigeneall | 24 Sep 2021 14:50 | In reply to: #436510

Caro Tiago Mendes,

Veja esta registro:

Souto de Lafões, 25.11.1725 - João Marques, filho legítimo de Manuel Jorge e de Maria Marques, casado com Josefa Dias da Costa, filha legítima de Francisco Dias e de Maria Dias.

https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1212269 - Microfilme 357.

Espero que possa ajudar.

Atenciosamente,

João Brianti

Reply

Direct link:

Famílias Ferreira de Almeida, Lourenço, Fernandes e Tavares em Souto de Lafões-Oliveira de Frades

#436518 | joaobriantigeneall | 24 Sep 2021 14:55 | In reply to: #436517

Além disso, esqueci de dizer que acabei de descobrir o fato de Domingos Lopes da Silva ser, na verdade, irmão do Capitão António da Silva Lopes, ou seja, estava certo quanto à provável ligação próxima de parentesco entre os dois. Maria Dias, casada com Domingos Lopes da Silva, por sua vez, parece-me que era irmã do padre Manuel Dias.

Reply

Direct link:

Famílias Ferreira de Almeida, Lourenço, Fernandes e Tavares em Souto de Lafões-Oliveira de Frades

#436520 | tiagosmend | 24 Sep 2021 15:24 | In reply to: #436516

Muito obrigado pelos dados. Vou tentar subir neste ramo e nos outros da região. Os processos de Santo Ofício são sempre muito interessantes, espero ter a sorte dos meus antepassados estarem ligados a algum comissário ou familiar.

Cumprimentos,
Tiago

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 02 Jul 2024, 07:48.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen