Ajuda

This topic is classified in rooms: Pessoas

Ajuda

#376168 | alinenovaes | 13 Dez 2016 20:38

Amigos,

Estou em uma grande busca para conseguir tirar a cidadania portuguesa da minha avó.

O problema agora está sendo achar a certidão de nascimento dela. Caso alguém saiba de alguma sugestão que eu ainda não tentei, por favor, me digam...

Nome: Alzira Novaes
Nascimento: 14/11/1925 na cidade do Rio de Janeiro
Filiação: Manoel de Deus Novaes
Maria do Carmo Carvalho

Ela acredita ter sido registrada tardiamente, por volta de 1938, na cidade do Rio de Janeiro. Ela morava em região central.

Tentei pesquisar nos livros de nascimentos da época, mas não encontro os livros desse período, apenas de anos antes. Eu estou morando na suécia e não tenho acesso pessoalmente aos cartórios, por telefone e e-mail eles tem sido bastante resistentes em realizar a pesquisa... a minha avó já é bastante idosa para ir pessoalmente

A vida toda ela usou a certidão de casamento, ao qual ela usou para tirar o documento de identidade, mas essa certidão não é suficiente para a documentação para a cidadania portuguesa.

Ela ficaria muito feliz de ser considerada portuguesa, afinal ambos os pais dela eram portugueses. A nossa família também tem muito interesse em conseguir a nacionalidade por ancestralidade.

Qualquer ajuda ou sugestão seria muito válida para mim.

Obrigada desde já!!

Reply

Direct link:

Ajuda

#376170 | saintclair | 13 Dez 2016 21:49 | In reply to: #376168

-
Não é a certidão da sua avó, mas sim
os assentos nascimento dos Pais dela,
Portugueses.
Saintclair

Reply

Direct link:

Ajuda

#376171 | mila1000 | 13 Dez 2016 22:43 | In reply to: #376168

Em primeiro lugar,tem que saber o local de nascimento de seus bisavós.Vai precisar do batismo ,do casamento,e,também dos óbito.Já possui todos esses documentos?

Se a sua avó nasceu em 1925,mas,foi registrada em 1938,trata-se de registro tardio.Era feito a pedido do requerente,ou,do pai,mas,era necessário duas testemunhas.No casamento deve constar alguma coisa,verifique se no cartório não existe os documentos apresentados .Costumavam ter tudo isso anotado na habilitação.
Se não conseguir nada,terá que pedir buscas nos cartórios,mas,esse serviço não é gratis.

Mila

Reply

Direct link:

Ajuda

#376175 | alinenovaes | 14 Dez 2016 08:36 | In reply to: #376171

Muito obrigada, Mila!

Hoje minha mãe vai no cartório que ela tem a certidão de casamento tentar achar esse registro.

Quanto aos documentos dos bisavós, esses são os documentos necessários para o processo de nacionalidade portuguesa (atualização do estado civil)? Temos já a certidão de nascimento do pai dela, porém não sabemos exatamente o local de nascimento da mãe.
Estava tentando encontrar como é feita a atualização de estado civil quando ambos os pais já são falecidos, e se é necessária em todos os casos... o site do consulado não é muito claro nesse caso.

Reply

Direct link:

Ajuda

#376176 | alinenovaes | 14 Dez 2016 08:45 | In reply to: #376170

Olá Saintclair!!

O pai dela já temos a certidão de nascimento, a mãe dela acreditamos que tenha nascido no mesmo município do pai, em Viseu. É necessária ambas certidões de nascimento? No site não fica muito claro qual seria a documentação necessária dos pais dela, ambos portugueses.

Reply

Direct link:

Ajuda

#376182 | alinenovaes | 14 Dez 2016 12:54 | In reply to: #376168

Mais um detalhe: Os pais dela se casaram em Portugal

Reply

Direct link:

Ajuda

#376185 | pampa12 | 14 Dez 2016 14:37 | In reply to: #376182

Aline posso te ajudar eu moro no Rio e fiz meu processo a pouco tempo , fui em muitos cartorios , posso ver para vc sem problemas .

Reply

Direct link:

Ajuda

#376191 | alinenovaes | 14 Dez 2016 16:56 | In reply to: #376168

Oi Pampa!

Como foi a sua experiência com os cartórios no Rio?
Minha mãe foi hoje no de São Cristóvão. Ela pagou uma taxa e deram 14 dias para responder a respeito da busca. Ela explicou a situação, que a pesquisa teria que ser feita entre os anos de 1938 e 1939, uma vez que a minha avó foi registrada tardiamente. Não foi feita nenhuma observação a respeito dos anos no recibo dela e ela não tem certeza que isso foi entendido para fazer a busca.
Quem a atendeu foi uma atendente, mas não é ela quem realiza a busca.

Foi encontrada a certidão de casamento da minha avó nesse cartório, a única observação sobre a certidão de nascimento foi "código 180, parágrafo 2 e 4". Sabem se isso ajuda de alguma forma?

Reply

Direct link:

Ajuda

#376195 | pampa12 | 14 Dez 2016 18:57 | In reply to: #376191

Boa tarde

Não sei o que possa significar esse código , o casamento dela foi na 9 circunscrição ? Você tem email , me mande seu email , pois o casamento da minha avô tambem foi la na 9 circunscrição , podemos trocar ideia e experiencias .

Reply

Direct link:

Ajuda

#376198 | mila1000 | 14 Dez 2016 20:24 | In reply to: #376168

CC/16 - Lei nº 3.071 de 01 de Janeiro de 1916
Art. 180. A habilitação para casamento faz-se perante o oficial do registro civil, apresentando-se os seguintes documentos:
I - certidão de idade ou prova equivalente;
II - declaração do estado, do domicílio e da residência atual dos contraentes e de seus pais, se forem conhecidos;
III - autorização das pessoas sob cuja dependência legal estiverem, ou ato judicial que a supra (arts. 183, XI, 188 e 196);
IV - declaração de duas testemunhas maiores, parentes, ou estranhos, que atestem conhecê-los e afirmem não existir impedimento, que os iniba de casar;
V - certidão de óbito do cônjuge falecido, da anulação do casamento anterior ou do registro da sentença de divórcio. (Redação dada pela Lei nº 6.515, de 26.12.1977)
Parágrafo único. Se algum dos contraentes houver residido a maior parte do último ano em outro Estado, apresentará prova de que o deixou sem impedimento para casar, ou de que cessou o existente.



Os artigos são os documentos apresentados pela sua avó,quem sabe até o batismo.
Quando aconteceu o casamento?Data completa,nome do seu avô,por favor...Ela residia em S.Cristóvão??

Quanto à busca no cartório,sua mãe deve ter preenchido a solicitação informando o possivel registro de sua avó.Por segurança ´peça para ligar no cartório,dar o numero do recibo,e,ver qual o periodo da busca.
Geralmente o valor cobrado é pelo periodo de 10 anos.


Mila

Reply

Direct link:

Ajuda

#376200 | alinenovaes | 14 Dez 2016 22:30 | In reply to: #376168

Oi Milla!

Data completa: 19 de Dezembro de 1945
nome do avô:Tadeu da Silva Telles

Ela não morava na região de São Cristóvão, ela morava no centro

Oi Pampa!

Me escreve sim! Meu e-mail é talktoalinenovaes@gmail.com

Reply

Direct link:

Ajuda

#376216 | mila1000 | 15 Dez 2016 12:27 | In reply to: #376168

Aline,

Alzira teve dois irmãos,Deolindo e Antonio Augusto,nascidos no RJ?Não pesquisei o nascimento deles,ok?

Pode ser homõnimo,mas,consta no Cepese:

ID 389710
Manuel de Deus Novais
Natural de Granja
Concelho Penedono
pai João Morais Novais
mae Luisa de jesus
estado civil casado
idade 46 anos
destino RJ

Solicite cópia do processo de emissão do passaporte.Informe todos os dados acima:ID nr ....
Escreva para cepese@cepese.pt

Converse com algum familiar,veja se sabem alguma coisa dos pais de Manuel.
Granja,Penedono fica no Distrito de Évora

Mila

Reply

Direct link:

Ajuda

#376217 | mila1000 | 15 Dez 2016 12:37 | In reply to: #376168

Aline,

acho que fiz besteira...

Essa freguesia de Granja,Penedono fica no Distrito Viseu.
Se estou errada,peço a algum confrade que me corrija

Mila

Reply

Direct link:

Ajuda

#376219 | alinenovaes | 15 Dez 2016 14:22 | In reply to: #376168

Olá Milla!

O Manoel é o pai da minha avó. A certidão de nascimento dele já temos em mãos!
Os pais dela foram casados em portugual, ambos são portugueses. Você acha que vão solicitar a atualização de estado civil no caso dela?

Granja de Penedono é no distrito de viseu sim.

Para quais documentos devo escrever ao Cepese? A certidão de nascimento do pai, portugues, já está em mãos.

Meu problema está sendo para a certidão de nascimento da minha avó.

Acabei de descobrir que para o segundo processo (minha avó para minha mãe) precisaremos atualizar o registro civil de casamento (avó portuguesa e avô brasileiro) e para isso necessitarei da certidão de nascimento do meu avô:

Nome: Thadeu da Silva Telles
Nascido: 10 de Dezembro de 1915
Filiação: João Joaquim da Silva Telles
Julieta Monteiro de Souza Telles

Ele morava no engenho de dentro.

Agora estou fazendo buscas para as certidões da Alzira e Thadeu...

Reply

Direct link:

Ajuda

#376220 | mila1000 | 15 Dez 2016 14:44 | In reply to: #376168

Aline,

Não deve solicitar nada de nascimento ou de casamento ao cepese.

Disse que se quiser o Processo para emissão de passaporte do Manuel de Deus Novais,que é o referente ID 389710,deve escrever ao Cepese com os dados desse ID (numero,nome,freguesia,filiação,estado civil,idade,destino).Não sabemos quando ele fez o passaporte,mas,informou o nascimento dele,o casamento,e,pode até conter batismos dos filhos,da esposa.

Faço perguntas,e,não obtenho respostas...
Voce possui o casamento,não encontrei nada em 19 /12/1945,foi na 9º circunscrição que aconteceu o civil??Está correta a data??


Tente encontrar o nascimento de sua avó.E quanto a Deolindo e Antonio Augusto,eram os irmãos brasileiros??

Agora já quer o Thadeu...concentre-se numa busca até solucionar...Apenas o nome numa cidade como RJ com 13 circunscrições...é complicado...

Mila

Reply

Direct link:

Ajuda

#376223 | alinenovaes | 15 Dez 2016 18:39 | In reply to: #376220

Olá Milla,

Obrigada pelos seus esclarecimentos!

Respostas às perguntas...

"Voce possui o casamento,não encontrei nada em 19 /12/1945,foi na 9º circunscrição que aconteceu o civil??Está correta a data??"
Sim, foi na 9! livro B-92, folhas 4. É o que consta na certidão. 19/12/1945

Tente encontrar o nascimento de sua avó.E quanto a Deolindo e Antonio Augusto,eram os irmãos brasileiros??"
Sim, esses eram os irmãos. Deolindo ainda é um irmão que está vivo e temos contato. Ele foi quem nos forneceu a certidão de nascimento do pai da minha avó - Manoel - o que tem o registro em viseu.

"Agora já quer o Thadeu...concentre-se numa busca até solucionar...Apenas o nome numa cidade como RJ com 13 circunscrições...é complicado..."
Como já tenho que realizar a primeira busca, pensei que seria mais eficiente se realizade ambas buscas necessárias

Reply

Direct link:

Ajuda

#376224 | alinenovaes | 15 Dez 2016 18:55 | In reply to: #376168

tem uma data no verso da certidão de 18/07/1962. Seria essa a data do registro de casamento? Me desculpe caso tenha passado a data errada... só recebi a cópia do verso agora

Reply

Direct link:

Ajuda

#376229 | mila1000 | 15 Dez 2016 20:40 | In reply to: #376168

Aline,

informação errada!!!!!

casamento em 1 de dezembro de 1945 folha 41 nº 10.548 Livro B-92 9º circunscrição

https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-D47Q-6T6?i=40&wc=9G57-MNB%3A113334201%2C156916801%2C132024901&cc=1582573

Noivos apresentaram documentos de acordo com artigos 1.2.3 e 4 do codigo que mencionei antes,portanto,Alzira e thadeu apresentaram documento de idade ou registro.Peça a habilitação de casamento no cartório,a primeira resposta e que não possuem,deve insistir!

Outra coisa Thadeu era funcionário publico,trabalhava em algum setor hospitalar da prefeitura do Rio.Poderá tentar saber á respeito de funcionários antigos,ou,se ele aposentou,Alzira deve ter sido pensionista(caso ele tenha falecido antes).Procure saber com seus familiares,precisa saber onde está o registro de Thadeu,ou,então,terá que pesquisar nos cartórios...


Mila

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 30 Sep 2024, 17:23.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen