certidão de nascimento de Joaquina de Jezus - São Martinho de Mouros - Viseu

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Regiões

certidão de nascimento de Joaquina de Jezus - São Martinho de Mouros - Viseu

#384083 | Rosely Nunes Chaves | 01 Sep 2017 03:19

Bom dia
Por favor, preciso de ajuda para localizar a certidão de nascimento de minha avó , Joaquina de Jezus que nasceu em 08/12/1905 em São Martinho de Mouros. Era filha de Jose dos Santos e Rozaria de Jesus.
Veio jovem para o Brasil e aqui se casou, em 1923, com Abel Pinto Nunes, também natural de São Martinho de Mouros
Consultando os arquivos do Tombo.pt não consegui localizar a certidão de nascimento. Verifiquei os arquivos de 1905 a 1910.
Se alguém puder me indicar outras fontes de consulta, ou qualquer outra ajuda para localizar, ficarei imensamente agradecida.

Rosely

Reply

Direct link:

certidão de nascimento de Joaquina de Jezus - São Martinho de Mouros - Viseu

#384087 | saintclair | 01 Sep 2017 13:10 | In reply to: #384083

-
http://cloud.archeevo.pt/details?id=25093
http://cloud.archeevo.pt/details?id=25094
Sc.

Reply

Direct link:

certidão de nascimento de Joaquina de Jezus - São Martinho de Mouros - Viseu

#384206 | Rosely Nunes Chaves | 06 Sep 2017 06:01 | In reply to: #384087

Saintclair

Obrigada pela informação. Verifiquei os arquivos, no entanto, não localizei o registro.
Você teria alguma outra sugestão para localização do que preciso:

Obrigada

Rosely

Reply

Direct link:

certidão de nascimento de Joaquina de Jezus - São Martinho de Mouros - Viseu

#384207 | mila1000 | 06 Sep 2017 12:02 | In reply to: #384083

Rosely,

Nem sempre as datas estão corretas,como aconteceu com Abel.
Achei coincidência Abel e Joaquina serem da mesma freguesia.Sabe se vieram juntos ,ou,com os pais?
Se ohlou os arquivos de 1900 a 1910,página por página,e,nada encontrou, Joaquina terá nascido em outra freguesia.
Já foi ao cartório em Monte Aprazivel,e,levantou os documentos apresentados para o casamento?Faça o mesmo junto à igreja.A data do casamento deve ser a mesma.
Caso não tenham casado no mesmo dia,devem ter feito isso antes do batismo do primogenito.

Mila

Reply

Direct link:

certidão de nascimento de Joaquina de Jezus - São Martinho de Mouros - Viseu

#384221 | Rosely Nunes Chaves | 06 Sep 2017 21:47 | In reply to: #384207

Oi Mila,

Conforme você sugeriu eu entrei em contato com a igreja onde meus avós se casaram. Eles me mandaram uma copia da certidão do casamento religioso. Ela casou-se em 1923, com 18 anos de idade., o que dá a entender que pelo menos o ano de nascimento estaria correto
Consta que é natural de São Martinho de Mouros, Província de Douro (essa última palavra não está bem clara na certidão). São Martinho já pertenceu a essa provincia ou tem alguma outra provincia com nome parecido?
Ja liguei no cartório para pedir a pesquisa dos documentos apresentados no casamento. Demora alguns dias para chegar.
Mas se com essa informação da Provincia você já tiver mais alguma sugestão de pesquisa, quem sabe eu poderia já ir pesquisando, ganhando tempo.

Obrigada

Rosely

Reply

Direct link:

certidão de nascimento de Joaquina de Jezus - São Martinho de Mouros - Viseu

#384222 | mila1000 | 06 Sep 2017 23:34 | In reply to: #384083

Rosely,

Voce disse que olhou de 1905 a 1910,e,antes disso?Lembre-se de que Abel nasceu bem antes do que constava nos documentos.pode ter acontecido o mesmo com Joaquina.

Fale com seus familiares,veja se Joaquina veio com os pais,ou se veio só.Caso tenha vindo com os pais,seria importante tentar localizar os óbitos.
Sabe se ela tinha algum irmão?

Como estrangeira,deve ter se identificado na PF,deve ter feito RNE,algo obrigatório a partir de 1930,ou então,se naturalizado.

Não achei nenhum casamento S.M.Mouros com o nome dos pais dela.


Mila

Reply

Direct link:

certidão de nascimento de Joaquina de Jezus - São Martinho de Mouros - Viseu

#384225 | Rosely Nunes Chaves | 07 Sep 2017 02:12 | In reply to: #384222

Mila
Boa noite,

Como posso ter acesso aos arquivos que compõem a Província do Douro?
Pensei em olhar os arquivos do período nos distritos mais próximos para ver se encontro o assento de minha avó.

Obrigada

Rosely

Reply

Direct link:

certidão de nascimento de Joaquina de Jezus - São Martinho de Mouros - Viseu

#384230 | mila1000 | 07 Sep 2017 11:42 | In reply to: #384083

Rosely,

Não respondeu ao que perguntei.Sinto como se estivesse "falando ao vento..."


Provincia do Douro:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Douro_(prov%C3%ADncia)


Se está dificil a busca em S.M.Mouros,imagine na região acima


Fale com seus pais,devem se recordar de algo da Joaquina.Algum filho não está de posse dos documentos dela?O que diz no óbito?Quando e onde ela faleceu?

Vou aguardar suas respostas,caso contrário,não voltarei ao tópico.

Mila

Reply

Direct link:

certidão de nascimento de Joaquina de Jezus - São Martinho de Mouros - Viseu

#388960 | Rosely Nunes Chaves | 02 Feb 2018 02:07 | In reply to: #384230

Mila
Boa noite

Conforme sugestão, solicitei uma pesquisa no cartório de Monte Aprazível, onde meus avós se casaram. Apesar de constar na certidão que eles apresentaram os documentos exigidos, após pesquisa, não foi encontrado o processo de casamento deles. Somente a certidão.
Fui até Monte Aprazível na semana passada para tentar descobrir alguma pista. Fui ao cartório, prefeitura, cemitério, procurando por alguma informação do óbito da Joaquina. Infelizmente nada encontrei.
Depois de uma conversa com um irmão de criação de meu pai, ele me informou que, segundo o pai dele, minha avó, após a morte do meu avô, ocorrida em 1933, foi morar com o pai dela em Bálsamo (cidade próxima a Monte Aprazível) e lá faleceu e foi enterrada (acreditamos que em 1935). Fui também até lá e novamente consultei cartório, prefeitura e cemitério, de 1933 a 1938. Nada localizei.
Recebi uma informação de um outro mediador de uma família que talvez possa ser dos meus avós.
http://www.inci.org.br/acervodigital/livrodetalhe.php?livro=02D&pagina=084&familia=38280
Segundo informações por ele passadas, o meu suposto bisavô e mais três filhos seria de Leiria (Santa Catarina da Serra) e minha suposta bisavó de Ourém.
São coincidências os nomes dos meus bisavós, a filha chamada Joaquina e a idade dela e, descobri nessa minha viagem que ela tinha um irmão chamado Francisco. Disse todos os nomes constantes dessa família ao meu tio pra ver se ele se lembrava de algum, mas ele só se lembrou do Francisco.
De qualquer forma, é mais um indício de que possa se tratar de minha família.
Depois disso, entrei no site do Museu da Imigração e consultei a lista de bordo do Vapor Amazon, que aportou em Santos em 16/11/1909, e lá consta o nome da Joaquina porém com sobrenome Santos e não Jesus como sempre procurei.
Será possível localizar mais alguma informação depois disso que lhe relatei?

Obrigada

Rosely

Reply

Direct link:

certidão de nascimento de Joaquina de Jezus - São Martinho de Mouros - Viseu

#388967 | mila1000 | 02 Feb 2018 14:47 | In reply to: #384083

Rosely,

Que mediador lhe passou a informçâo da suposta familia de Leiria? Era de outro forum?

Joaquina faleceu quando?

A emancipação do distrito de Bálsamo ocorreu em 1953, antes era distrito de Mirassol , Joaquina pode ter sido sepultada lá.

Não é porque o cartório disse que não existe o óbito lavrado, que seja verdadeiro. O oficial verificou o livro índice na sua frente?

Esse navio Avon, quem lhe informou?

Mila

Reply

Direct link:

certidão de nascimento de Joaquina de Jezus - São Martinho de Mouros - Viseu

#388968 | mila1000 | 02 Feb 2018 16:01 | In reply to: #384083

O nome do navio é Aragon (16/11/1909). Se observar o documento do Museu , verá que o pai de José dos Santos é Antonio dos Santos, e, ele diz ter nascido em 26/8/1860 em Leiria.
A familia esteve na Hospedaria do imigrante ,e, no livro ao lado de cada nome está a data de nascimento, todos em Leiria. Resta saber, se foi na freguesia de próprio nome, no Concelho, ou, no Distrito.

José dos Santos – 26 agosto de 1860
Rosária de Jesus - 2 de Abril de 1865
Maria de Jesus - 15 de maio de 1895
Francisco dos Santos - 20 de Abril de 1897
Helena de Jesus - 6 de Outubro de 1899
Eustaquiano - 25 de Agosto de 1901
Manoel - 8 de Setembro de 1902
Joaquina - 26 de Setembro de 1905
Julia - 1 de Setembro de 1908

No meu entender, os filhos devem ter cartão de imigração, não pesquisei.

Mila

Reply

Direct link:

certidão de nascimento de Joaquina de Jezus - São Martinho de Mouros - Viseu

#388969 | mila1000 | 02 Feb 2018 16:05 | In reply to: #384083

Não estou dizendo que se trata de seus ascendentes, há possibilidade, porém, deveria conversar com seus familiares mais um pouco. A principio, a familia foi para Jardinópolis / SP.

Reply

Direct link:

certidão de nascimento de Joaquina de Jezus - São Martinho de Mouros - Viseu

#389067 | Rosely Nunes Chaves | 06 Feb 2018 02:26 | In reply to: #384083

Mila
Boa noite

Quando fui ao interior para pesquisar nos cartórios, estive também em Mirassol (no cartório e cemitério). Infelizmente a pesquisa é feita pelo computador. Ele pesquisou todos os óbitos de Joaquinas no período e depois disso consultou os livros. No cemitério, eu olhei junto com a funcionária. Em Bálsamo, eu mesma olhei o livro de óbitos de 1933 a 1938.
Pedi também uma pesquisa de óbito em todos os cartórios que pertenciam a região de Monte Aprazível à época do óbito. Devo receber a resposta pelos próximos dias.

Tentando encontrar alguma pista de outro lugar onde ela possa ter nascido, pesquisei pedidos de passaporte em Leiria no ano de 1909 e encontrei o da família que, suponho, possa ser meus antepassados.
Não consegui copiar o link, mas está no livro número 26 (PT-ADLRA-AC-GCLRA-H-D-001-0026_m0374.tif.
Consta que José dos Santos é natural de Chainça e residente em Pedrome; Freguesia de Santa Catharina, distrito de Leiria. Talvez Joaquina possa ter nascido lá.
Tentei ver os livros de Chainça para ver se encontrava o assento de Joaquina, mas aparece zerado e Pedrome nem aparece.
Você sabe me informar se quando aparece zerado é porque os assentos ainda estão nas paróquias? ou se tem outra forma de fazer essa pesquisa?

Obrigada
Rosely

Reply

Direct link:

certidão de nascimento de Joaquina de Jezus - São Martinho de Mouros - Viseu

#389074 | mila1000 | 06 Feb 2018 09:37 | In reply to: #384083

Rosely,

Vou ver esse passaporte.

Mirassol tinha vários distritos,e, todos próximos a Bálsamo. São eles:Barra Dourada, Nipoã, Ruilândia, Vila Poloni, Iaci e Bálsamo.
A distância até S.J.Rio Preto também é pequena, não sei se já fez buscas no municipio.
Tanabi também é bem próximo a Balsamo.

Tempos atrás, busquei um óbito, e, graças a um primo de minha mãe, descobri que o documento estava em Iacri.

Converse com seus familiares, deixe que falem do passado,e, faça perguntas. Fiz muito isso,a cada vez era surpreendida com "novas informações".

Nem sempre o nome está correto, vale a pena confirmar o documento.

Mila

Reply

Direct link:

certidão de nascimento de Joaquina de Jezus - São Martinho de Mouros - Viseu

#389075 | mila1000 | 06 Feb 2018 10:41 | In reply to: #384083

Rosely,

Na freguesia Santa Catarina da Serra há lugares de nome Chainça e Pedrome.
O batismo de José dos Santos (passaporte) foi em 1860, imagem 106.tif

http://digitarq.adlra.arquivos.pt/viewer?id=1114178

Olhei batismos de 1864 a 1867, só encontrei Rosária nascida em 20/04/1864 (imagem 37.tif) e uma em 1867 (imagem 90.tif , falecida em Portugal).


Para ter certeza de que José e Rosária são seus ascendentes, teria que localizar o óbito , verificando assim a filiação.

Não vi se há casamento, entre 1890 a 1895 na freguesia acima, também seria uma tentativa de verificar se casaram no local.

Só então, tentar o batismo da Joaquina nessa freguesia.

Veja com o Arquivo de Leiria, se possuem documentos apresentados para a emissão do passaporte de 1909.

Mila

Reply

Direct link:

certidão de nascimento de Joaquina de Jezus - São Martinho de Mouros - Viseu

#389154 | Rosely Nunes Chaves | 08 Feb 2018 21:59 | In reply to: #389075

Mila
Boa noite

Pesquisei nos registros de casamento e encontrei a certidão de José dos Santos e Justa de Jesus.
Esse José é o mesmo da lista do Vapor Amazon. Verifiquei os nomes dos pais dele e são os mesmos, assim como a data de nascimento do José é a mesma.
A data do casamento é 30/07/1890 na Paroquia de Santa Catarina da Serra.(PT-ADLRA-PRQ-PLRA22-002-003_m105.tif).
Agora fiquei mais em dúvida ainda, porque o nome da esposa é Justa de Jesus.
Seria possível que ela tivesse mudado de nome? Porque na lista de embarque consta como Rozaria.
De posse dessas informações, tentei também consultar o nascimento de Joaquina em Santa Catarina da Serra mas os arquivos de nascimento não abrem.
Existe alguma outra forma de pesquisa além do www.tombo.pt ?

Obrigada

Rosely

Reply

Direct link:

certidão de nascimento de Joaquina de Jezus - São Martinho de Mouros - Viseu

#389161 | Mariza Guerra | 09 Feb 2018 12:36 | In reply to: #384083

A Justa faleceu em 24/01/1894: http://digitarq.adlra.arquivos.pt/viewer?id=1114201 - 187 tif - pelo menos está provado que não houve troca de nome na chegada ao Brasil.

O José dos Santos ficou viúvo e sem filhos, resta saber onde ele se casou com a Rosária. Como eu peguei o barco andando gostaria de saber se houve buscas dos assentos de todos os filhos do segundo casamento na freguesia de Santa Catarina da Serra.

Reply

Direct link:

certidão de nascimento de Joaquina de Jezus - São Martinho de Mouros - Viseu

#389168 | mila1000 | 09 Feb 2018 15:20 | In reply to: #384083

Rosely,

Tem que escrever ao Arquivo Distrital de Leiria , verificar se possuem o processo para emissão de passaporte. Nesse tipo de processo, costuma ter o casamento e os batismos das crianças. Esse serviço é pago.

Imagino que possua o óbito de Rosária ,e, poderá confrontar a filiação dela com a que consta no passaporte. Só então, poderá concluir se é sua ascendente.

Quem sabe seja a Rosária que encontrei em 1864. Não adianta ficar olhando livros se não tem certeza do que busca.

Mila

Reply

Direct link:

certidão de nascimento de Joaquina de Jezus - São Martinho de Mouros - Viseu

#389170 | Rosely Nunes Chaves | 09 Feb 2018 16:09 | In reply to: #389168

Mila
Boa tarde

Não tenho o óbito de Rozária. Vou pedir uma busca.

Reply

Direct link:

certidão de nascimento de Joaquina de Jezus - São Martinho de Mouros - Viseu

#389179 | Rosely Nunes Chaves | 09 Feb 2018 19:54 | In reply to: #389170

Oi Mila
Eu fiz uma consulta ao Arquivo Distrital de Leiria nos seguintes moldes - Joaquina de Jesus, filha de Jose dos Santos e Rozaria de Jesus, nascida em 26/09/1905 em Santa Catarina da Serra, Concelho de Leiria.
Recebi uma resposta que a certidao foi localizada.
Apesar de aparecerem para pesquisa 15 livros de Santa Catarina da Serra, quando tento acessar os arquivos, os do ano de 1905 e 1906 nao abrem para pesquisa.
Voce consegue acessa-los?
Queria muito confirmar o link.

Obrigada

Rosely

Reply

Direct link:

certidão de nascimento de Joaquina de Jezus - São Martinho de Mouros - Viseu

#389181 | Rosely Nunes Chaves | 09 Feb 2018 20:17 | In reply to: #389161

Marisa
Boa tarde.
Eu fiz uma consulta ao Arquivo Distrital de Leiria nos seguintes moldes - Joaquina de Jesus, filha de Jose dos Santos e Rozaria de Jesus, nascida em 26/09/1905 em Santa Catarina da Serra, Concelho de Leiria.
Recebi uma resposta que a certidao foi localizada.
Apesar de aparecerem para pesquisa 15 livros de Santa Catarina da Serra, quando tento acessar os arquivos, os do ano de 1905 e 1906 nao abrem para pesquisa.
Voce consegue acessa-los?
Obrigada

Reply

Direct link:

certidão de nascimento de Joaquina de Jezus - São Martinho de Mouros - Viseu

#389182 | mila1000 | 09 Feb 2018 20:35 | In reply to: #384083

Rosely,
Os livros não estão digitalizados para consulta.O pedido tem que ser feito ao Arquivo.

Nem sempre as datas de nascimento estão corretas. Quando for pedir indique o ano, ou, peça uns 3 anos . Se Joaquina nasceu em 1905, eu pediria de 1903 a 1907.



Você já verificou se eles possuem o processo para emissão do passaporte? Já lhe disse para ver isso,mas, parece que não está dando importância.

Bom carnaval.

Mila

Reply

Direct link:

certidão de nascimento de Joaquina de Jezus - São Martinho de Mouros - Viseu

#389184 | Mariza Guerra | 09 Feb 2018 20:44 | In reply to: #389181

Rosely

Você está dizendo que o Arquivo respondeu que a certidão foi localizada?
Se é o que escreveu acima então está resolvido. Basta solicitar o envio, terá um custo por volta de 24 euros.
Os livros não estão online!

Reply

Direct link:

certidão de nascimento de Joaquina de Jezus - São Martinho de Mouros - Viseu

#389193 | Rosely Nunes Chaves | 09 Feb 2018 22:15 | In reply to: #389184

Vou fazer isso. Queria apenas me certificar se os livros estavam online ou eu que estava com problemas em acessá-los.

Muito obrigada

Qualquer novidade, aviso.

Reply

Direct link:

certidão de nascimento de Joaquina de Jezus - São Martinho de Mouros - Viseu

#389194 | Rosely Nunes Chaves | 09 Feb 2018 22:49 | In reply to: #389182

Oi Mila

Como eu já havia solicitado a pesquisa da certidão de Joaquina no Arquivo Distrital de Leiria, resolvi aguardar para, só depois fazer a consulta do passaporte.
Como recebi a resposta de que localizaram a certidão, vou recolher a taxa para me encaminharem a mesma.
Ainda assim vou consultar o passaporte.
E como deve ser solicitado esse processo? Pelo nome do pai, ou cada um tem um processo?

Obrigada e um ótimo carnaval

Reply

Direct link:

certidão de nascimento de Joaquina de Jezus - São Martinho de Mouros - Viseu

#389201 | mila1000 | 10 Feb 2018 13:52 | In reply to: #384083

Rosely,



Solicite ao Arquivo de Leiria cópia do processo para emissão do passaporte:

-numero 744 , em 19 de Outubro de 1909

-Requerente José dos Santos, 49 anos,casado, natural de Chainça/ Santa Catariana da Serra, filho de Antonio dos Santos e Maria Constantina

- Leva consigo:Rosária de Jesus e 7 filhos)Maria de Jesus, Francisco,Helena,Eustaquiano,Manoel, Joaquina e Julia)

-Destino: Santos/Brasil

O processo é unico, em nome do requerente, que costumava apresentar:casamento,batismo dos filhos,dispensa militar


Desculpe não responder antes, o serviço de internet está péssimo...

Mila

Reply

Direct link:

certidão de nascimento de Joaquina de Jezus - São Martinho de Mouros - Viseu

#389217 | Rosely Nunes Chaves | 11 Feb 2018 13:54 | In reply to: #389201

Mila,

Farei isso.

Obrigada

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 07 Jul 2024, 00:19.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen