Borges de Castro – Morgados de Mendel (Torre de Moncorvo) e Srs da Quinta do Colmieiro (Golegã)
This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Regiões
Borges de Castro – Morgados de Mendel (Torre de Moncorvo) e Srs da Quinta do Colmieiro (Golegã)
LUÍS BORGES DE CASTRO, casa a 07.011.1767 na freguesia de Stª Maria Madalena em Lisboa (f95 e 95v; tif 100 e 101) com D. Perpétua Joana Henriques Gusmão, filha de Gonçalo José de Gusmão e de D. Micaela Catarina de Sequeira Henriques Ayala (esta, irmã de Bento Joaquim de Sequeira Henriques Ayala - http://digitarq.arquivos.pt/details?id=4715723 (Habilitação para a Ordem de Cristo de Bento Joaquim de Sequeira Henriques Ajala) http://digitarq.arquivos.pt/details?id=4715413 (Processo de justificação de nobreza de José Bento de Siqueira Henriques de Ayala)).
No referido assento de casamento, é referido que Luís Borges de Castro nasceu na Quinta do Colmieiro (Azinhaga, Golegã), filha de Luís Borges de Castro e de Inês Maria.
Não há registos para a data provável de baptismo na Azinhaga, Golegã, contudo encontrei referencia a uma carta de perfilhação, datada de 07.07.1754, de Luís Borges de Castro da Torre de Moncorvo – “Carta de perfilhação de Luís Borges de Castro, morador na Vila da Golegã, que lhe faz seu pai, Luís Borges de castro, o qual sendo solteiro, o houve de Inês Maria, sendo então casada com Manuel Lopes, estando separada dele, que o dito seu pai o mandou criar e tratar como seu filho”
A família Borges de Castro está ligada ao Morgadio de Mendel e Peredo (Torre de Moncorvo) e à Quinta do Colmieiro (Azinhaga; Golegã):
1. Simão Borges de Castro (Felgueiras Gayo (Tomo VIII (edição de 1938) ttº Borges; pág 96; §1; N10) e Alão de Morais (Tomo II – vol 1 TTº “Castro Borges” pág 153; N3)); foi senhor dos Morgadios de Mendel e de Peredo, em Torre de Moncorvo) e senhor da Quinta do Colmieiro, na Azinhaga, Golegã. Casou com Joana de Sousa, filha de Fernão Dias de Palma, de quem teve filhos dos quais referirei apenas dois: GOMES BORGES DE CASTRO e D. ANA DE CASTRO
2. GOMES BORGES DE CASTRO, segundo Alão, foi herdeiro do Morgado de Peredo e da Quinta do Colmieiro; segundo D. António Caetano de Sousa (“História Genealógica da Casa Real Portuguesa” Tomo XII parte 1, pág 586), faleceu em 1607, estando sepultado com sua segunda mulher, D. Arcangela de Mendonça, No Convento de S. Francisco, em Santarém. Foi herdeiro seu filho Diogo Borges de Castro.
3. DIOGO BORGES DE CASTRO, Morgado de Mendel (assim referido no “tombo do Morgado de Mendel de 1625 -APQAVE/OV,Inédito. Cit. em A. H. Torre Moncorvo, CMTM,Tombos dos Bens do Concelho, Lv. 1, fls. 98); era o maior proprietário de Torre de Moncorvo, com 23 propriedades.
Segundo D. António Caetano de Sousa, foi Senhor da Quinta do Colmieiro, tendo casado com D. Maria de Menezes filha de D. Francisco Tello de Menezes, de quem teve:
4. Gomes Borges de Castro (“que morreu sem estado”)
4. D. FRANCISCA DE MENEZES, Senhora da Quinta do Colmieiro, que casou em Lisboa com o fidalgo António Ribeiro de Barros em 1645, s.g (segundo FG); no seu testamento, datado de 1661, deixou expresso o desejo de fundar um Recolhimento para receber donzelas e senhoras da nobreza de Torre de Moncorvo.
2. D. ANA DE CASTRO, segundo FG o Morgadio de Mendel ficou na posse dos descendentes de D. Ana de Castro por extinção da descendência de Gomes Borges de Castro, seu irmão. Casou com Amador Pinto Lopes, mercador rico de Évora, Fidalgo da C.R., filho de Luís Pinto, homem rico de Lisboa, pelo que alcançou foro de fidalgo.
3. SIMÃO BORGES DE CASTRO, filho de D. Ana de Castro, foi Fidalgo da C.R. e casou com D. Mariana de Macedo, de quem teve:
4. MANUEL BORGES DE CASTRO, casou com Iria Carneiro, de quem teve:
5. SIMÃO BORGES DE CASTRO, mencionado como Morgado de Mendel no Tombo de 1689 (terá herdado o dito, de sua prima D. Francisca de Menezes). Casou com D. Isabel Carneiro de quem teve:
6. MANUEL BORGES DE CASTRO, casou com D. Teresa Maria Botelho, de quem teve:
7. LUÍS BORGES DE CASTRO, segundo FG (ttº Borges”; §21; N 15/ 16) morreu solteiro e deixou bastardo sem notícia.
Este Luís Borges de Castro, terá vivido em meados do século XVIII. Assim sendo, quer cronologicamente quer pelas relações da sua família a Torre de Moncorvo e à quinta do Colmieiro na Golegã, pode muito bem ser o Luís Borges de Torre de Moncorvo que perfilha na Golegã o filho, do mesmo nome, que teve de Inês Maria e que vai casar em Lisboa em 1767 com D. Perpétua Joana Henriques Gusmão.
A filha deste casal, D. Ana Justina Borges de Castro Henriques de Gusmão, nascida em Lisboa e baptizada na freguesia de S. Julião a 02.05.1775 (f17- tif 858) vem a casar na freguesia de S. José a 09.01.1791 (f130 –tif 141), com José Vitorino Holbeche,nascido em Lisboa, na Quinta de Mil Flores em Sete Rios (palácio actualmente ocupado pela embaixada do Brasil) e baptizado a 02.02.1768 na freguesia de S. Sebastião da Pedreira (f229 – tif 269), filho de João Inácio Holbeche e de D. Francisca Maurícia Velasco e Molina casados em Lisboa na freguesia de Stª Engrácia a 09.11.1766 (f68 – tif 271) tendo por testemunha Sebastião de Carvalho e Melo, Conde de Oeiras (só em 1769 lhe seria atribuído o título de Marques de Pombal).
Desde já agradeço qualquer informação adicional que possa confirmar a dedução apresentada ou acrescentar mais algum dado.
Direct link:
Borges de Castro – Morgados de Mendel (Torre de Moncorvo) e Srs da Quinta do Colmieiro (Golegã)
Caro confrade lmvt,
A Quinta do Colmeeiro (grafia que é usada nos documentos que conheço, mais recentes), no séc. XIX pertencia à família Falcão, que eram donos da Quinta da Melhorada, na Azinhaga, e posteriormente da Quinta da Cardiga, na Golegã.
Desconhecia que esta Quinta tivesse pertencido à freguesia de Azinhaga, Golegã. No século XIX já pertencia à freguesia de Casével, Santarém, que confronta com a de Azinhaga. O Colmeeiro faz extrema com a freguesia de Azinhaga.
Ainda no séc XIX nasceram nesta Quinta a minha Avó e irmãos e foram baptizados na Igreja de Nossa Senhora da Assunção de Casével. Uma vez que não encontrou Registo de baptismo na Azinhaga não será de explorar Casével?
Mesmo tendo pertencido à Azinhaga, Golegã, em alturas menos favoráveis de Inverno o acesso entre o Colmeeiro e a Azinhaga estava frequentemente submerso pelas cheias, isolando a aldeia de Azinhaga, impossibilitando a circulação entre estes dois locais.
Cumprimentos,
José de Castro Canelas
Direct link:
Borges de Castro – Morgados de Mendel (Torre de Moncorvo) e Srs da Quinta do Colmieiro (Golegã)
Prezado Lmvt,
Agradeço-lhe pelos dados disponibilizados.
Por acaso terás referência bibliográfica para o trecho que citas:
"3. SIMÃO BORGES DE CASTRO, filho de D. Ana de Castro, foi Fidalgo da C.R. e casou com D. Mariana de Macedo, de quem teve:
4. MANUEL BORGES DE CASTRO, casou com Iria Carneiro, de quem teve:
5. SIMÃO BORGES DE CASTRO, mencionado como Morgado de Mendel no Tombo de 1689 (terá herdado o dito, de sua prima D. Francisca de Menezes). Casou com D. Isabel Carneiro de quem teve:
6. MANUEL BORGES DE CASTRO, casou com D. Teresa Maria Botelho"
xxx
A partir da Ana de Castro, tenho estas informações:
"Ana de Castro – Esposo: Amador Lopes Pinto (Amador Pinto Lopes) – Rico mercador de Évora. FCR - NFP, Borges, $1, N10-11 e, $21 - Fhs:
a) Luís Pinto de Castro - Esposa: Francisca da Guerra – s. s.
b) Simão Borges de Castro – FCR - Esposa: Isabel Carneiro - Fhs:
1) Simão Borges de Castro
2) Manuel Borges de Castro - FCR. COC - Sr. do Morgado de Medel. Res. Lx.
Esposa: Maria Teresa – C-30.9.1698, S Diniz, Vila Real – c. s."
Notei alguma divergência com suas informações. Minha referência é a acima citada. Nada mais consegui de descendência, que gostaria muito de expandir. Se puder me auxiliar neste sentido, ficar-lhe-ei muitíssimo agradecido.
Neste link https://books.google.com.br/books?id=UE4bAAAAYAAJ&q=%22maria+botelho%22+%22borges+de+castro%22&dq=%22maria+botelho%22+%22borges+de+castro%22&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwj_npK83a_WAhUMD5AKHZ5_Ae8Q6AEIJzAA também é retratada esta gente. Mas não se consegue visualizar as demais páginas.
Neste trecho citas:
"1. Simão Borges de Castro ..............Casou com Joana de Sousa, de quem teve filhos dos quais referirei apenas dois: GOMES e ANA"
Além destes dois, tenho apenas este:
"Fernão de Castro Fogaça – C-Índia - Serviu na Índia, na Capitania de Damão – c. s. - NFP, Borges, $1, N10-11"
Não consegui a descendência.
Se puder fazer a gentileza de citar outros filhos que possa terem tido (Simão e Joana), como também, se tiveres a descendência do acima citado Fernão de Castro Fogaça, fico-lhe muitíssimo agradecido.
Especificamente sobre algum Luís Borges de Castro, tenho alguns em minha base, mas o que mais deve condizer com suas informações, é o que abaixo apresento.
"Gilvaz de Castro (Gil de Castro, Gil Vaz de Castro, Vasco de Castro) - N-Torre de Moncorvo - Fidalgo da C. do Rei D. Afonso V. Contador da Beira.
1ª Esposa: Genebra Borges (Jovembra Borges, Genebra Dias Borges) – C-cerca de 23.4.1472 - Sra. do Morgado de Medel, instuído pelo pai dela em 27.1.1470 – NFP, vol IV, Castro, $60, N1-2 - PL, Tomo II, vol I, pg 152 - Primos - Fhs:
1) Diogo Borges de Castro – Sr. do Morgado de Medel - Fhs:
(Confirmar a filiação desses dois Luís)
a) Luís Borges de Castro - Fhs:
1) B. Luís Borges de Castro – Por mercê tirou o Morgado de Mendel ao Conde da Ponte - Fhs:
a) Maria do Carmo Borges de Castro"
CREIO NÃO ESTAR CORRETA A DESCENDÊNCIA QUE ESPECIFIQUEI ACIMA, pois tenho ali uma anotação de pendência "Confirmar a filiação desses dois Luís). Quem sabe as informações que você possui, possa me esclarecer desta pendência.
Antecipo agradecimentos. Fico a disposição. Abraço fraterno.
Samuel de Castro
Direct link:
Borges de Castro – Morgados de Mendel (Torre de Moncorvo) e Srs da Quinta do Colmieiro (Golegã)
Caro amigo
Em termos genéricos, estou de acordo em tudo o que disse,até porque é posterior à família e sendo assim ,os ramos familiares devem ser muitos, mas:
NÃO RETIRO UMA PALAVRA EM TUDO O QUE PLASMEI SOBRE A ORIGEM DA TORRE DE MONCORVO,porque a investigação foi feita por especialistas
.
A família judia MENDO, poderia ter uma descendência MENENDO, MEDEL E MENDEL.
.Acontece que o apelido MENDEL, aparece em MINAS ALTO DE MENDEL, MORGADO DE MENDEL, QUINTA DE MENDEL E COMO CONHECIMENTO EMPÍRICO O POVO REFORÇA E CHAMA A FAMÍLIA MENDEL, os MINDEIS.
Espero ter colaborado com esta informação . Cumprimentos,
José Duarte MARTINS Pinto dos Santos, mais conhecido por Mendel Pinto dos Santos.
Direct link:
Borges de Castro – Morgados de Mendel (Torre de Moncorvo) e Srs da Quinta do Colmieiro (Golegã)
Caro Samuel de Castro
Infelizmente não disponho de mais informação do que aquela que postei e que retirei de NFP - FG TTº Borges e do processo de habilitação de Luís Borges de Castro - http://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=2347692
Abraço fraterno,
Luís Vieira Pinto
Direct link:
Borges de Castro – Morgados de Mendel (Torre de Moncorvo) e Srs da Quinta do Colmieiro (Golegã)
Caro José de Castro Canelas
Obrigado pelas informações. Vou tentar os registos de Casével.
Cumprimentos,
Luís Vieira Pinto
Direct link:
Borges de Castro – Morgados de Mendel (Torre de Moncorvo) e Srs da Quinta do Colmieiro (Golegã)
Prezado Luís Vieira Pinto,
Referindo-me o que mencionei no final de minha primeira mensagem sobre o Luís Borges de Castro, observando minha base dos Castros, e o NFP, Castro, $60, N-1-2 (Gilvaz de Castro), nota-se que Gayo ao referir ao 1º Luís como neto do Gilvaz, não especificou o grau, que na realidade seria 5º neto. Portanto, confirma que, o que ali postei, realmente não está correto, já tendo regularizado em minha base.
Entrando neste link https://www.google.com.br/search?tbm=bks&hl=pt-BR&q=%22luiz+borges+de+castro%22+%22luiz+borges+de+castro%22, aparecerão alguns links sobre o Luís Borges de Castro. Nos interessa mais o 2º e 3º links que ali aparece.
Entrando no 2º link que aparece, notará que o 1º Luís, também teve um filho chamado Antônio Borges de Castro.
E, entrando no 3º link que aparece, verás que o 2º Luís Borges de Castro, também teve uma filha chamada Maria do Carmo Borges de Castro, que estava arrendando o Morgado de Mendel e a Torre de Moncorvo.
Diante destas informações e sequência de gerações, acho abastante aceita a colocação que fizeste em sua 1ª mensagem.
Neste link https://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&biw=1280&bih=918&q=%22Duarte+Alexandre+Holbeche%22+Justina&oq=%22Duarte+Alexandre+Holbeche%22+Justina&gs_l=psy-ab.3..35i39k1.17788.23891.0.25614.25.25.0.0.0.0.231.3271.0j19j3.22.0....0...1.1.64.psy-ab..5.2.290....0.pQoBs1SxBc0 percebe-se que o casal Ana Justina Borges de Castro Henriques de Gusmão e José Vitorino Holbeche, tiveram o filho Duarte Alexandre Holbeche, N-1796.
Tenho algumas dúvidas. Caso puder esclarecer, agradeço.
1) O casal Manuel Borges de Castro e Teresa Maria Botelho ;;;; 0 1º Luís;;;;; ) 2º Luís;;;;;; Ana Justina e José Vitorino = Tiveram mais filhos e descendentes?
2) O Antônio Borges de Castro ; e a Maria do Carmo Borges de Castro - Teriam casado e deixando descendência?
Na 1ª linha de sua mensagem inicial, citaste esta data 07.011.1767. O correto seria 07.01.1767, ou 07.11.1767?
Continuo a disposição. Abraço fraterno.
Samuel de Castro
Direct link:
Borges de Castro – Morgados de Mendel (Torre de Moncorvo) e Srs da Quinta do Colmieiro (Golegã)
Caro Luís Vieira Pinto,
Encontrou alguma coisa nos registos de Casével?
Hoje estive na Quinta do Colmeeiro, que teve uma Capela que terá ruído com o terramoto de 1755, onde poderá ter sido celebrado o baptizado que procura. Encontraram numas ruínas antigas, há poucos anos, um brasão que segundo creio é partido de Menezes e Borges. Foi encontrado também um grande Marco de pedra que Tem a inscrição "M do Colmieiro". É conhecido algum Morgadio do Colmieiro?
Cumprimentos,
JC
Direct link:
Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 03 Dez 2024, 04:47.