Aguiares de Évora

This topic is classified in rooms: Famílias

Aguiares de Évora

#386305 | JSB91 | 07 Nov 2017 00:54

Procuro saber mais informações sobre a família da avó materna de Nuno Martins da Silveira, Senhor de Terena, que foi escrivão da puridade de D. Duarte, e teve parte na tomada de Ceuta.

Felgueiras Gaio, no título «Silveiras», §1 N1 (Tomo XXVI, p. 178), dá-lhe por avó materna Alda Rodrigues de Aguiar. Diz o seguinte «... Alda Rodrigues de Aguiar, filha de Rodrigo Afonso de Aguiar, que era filho de Afonso Rodrigues de Aguiar, e neto de Nuno Rodrigues de Aguiar, bisneto de D. Rodrigo de Aguiar, que viveu na cidade de Évora, descendente de Pedro Mendes de Aguiar de que tratamos no título de Alcoforados».

Alão de Morais dá mais ou menos a mesma informação no título «Silveiras» N1 (Tomo I, vol. 2, p. 10). Acrescenta que este D. Rodrigo de Aguiar foi dos primeiros povoadores de Évora, mas não o liga de modo algum aos Alcoforados.

A ascendência de Alda Rodrigues de Aguiar até D. Rodrigo de Aguiar está documentalmente atestada na Leitura Nova, Livro VI de Odiana, f. 167 e sqq., onde o mesmo tal Nuno Martins da Silveira reivindica a administração de uma capela fundada por uma prima, cujo antepassado comum era o tal D. Rodrigo de Aguiar.

Não consegui qualquer notícia deste D. Rodrigo, que por minhas contas há-de ter vivido na primeira metade do século XIII.

Parece-me ter lido algures que nas Famílias de Portugal de Manso de Lima se fala dos Aguiares de Évora, mas não consigo alcançar de momento qualquer edição da obra, e não sei se serão os mesmos.

Ficam algumas dúvidas e curiosidades:

1. Há alguma notícia deste D. Rodrigo de Aguiar?
2. Há mais algum documento ou testemunho, para além das genealogias de Felgueiras Gaio, que ligue este D. Rodrigo a Pedro Mendes de Aguiar e aos Alcoforados?
3. Se não há, até que ponto devemos ter reservas em relação ao testemunho de Felgueiras Gaio?
4. Conhecem-se mais Aguiares desta família?

Muito obrigado,
João Correia

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 04 Okt 2024, 14:21.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen