Ajuda p/ localizar cidade de origem da família Zancopè

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas

Ajuda p/ localizar cidade de origem da família Zancopè

#388645 | helioze | 21 Jan 2018 14:56

Olá caríssimos, estou em busca da cidade de nascimento de meu trisavô, Luigi Zancopé, o qual chegou ao Brasil com 15 anos em 1888, no porto do Rio de Janeiro, com seus pais e uma irmã mais velha.
Na sua habilitação de seu casamento (1895), obtida junto ao cartório de Jundiaí-SP, o mesmo declarou estar com 21 anos e ser da província de Verona (Itália).
Na certidão de óbito também aparece essa mesma informação, origem VERONA, pais Andrea Zancopé e Tereza Zancopé.

Ocorre que está muito complicado descobrir qual a cidade de origem, já que nenhum familiar vivo se lembra de nenhum relato a esse respeito. Já entrei em contato com a comune de Verona e obtive resposta negativa para a certidão de nascimento.

Contudo existe uma informação na internet, de outro Luigi Zancopé nascido em UDINE, com nomes de pais diferentes (Marco Zancopé e Anna Tomada) do que consta em suas certidões obtidas aqui no Brasil.

Estou muito confuso, uma pessoa já me disse em um grupo de facebook, de que alguns imigrantes italianos mentiam e davam nomes falsos as autoridades brasileiras, com medo de serem convocados para guerras.

Será que pode mesmo ter acontecido isso com meu querido trisavô, ou seja, mudou o nome de todo mundo ? Eu estou quase acreditando que isso pode ter acontecido pelo dificuldade de encontrar o paradeiro dele na província de Verona.

Se alguém tiver mais experiência nesse assunto, poderia me dar uma dica, um conselho, um auxílio, uma ajuda, alguma luz, quero muito descobrir essa informação e desvendar esse mistério.

Muito obrigado pela atenção de quem leu tudo isso !

Reply

Direct link:

Ajuda p/ localizar cidade de origem da família Zancopè

#388646 | Manotorres | 21 Jan 2018 15:41 | In reply to: #388645

Entre em contato com a comune de Padova. Existem muitos Zancope por lá. Este seria o meu primeiro palpite. O segundo, seria a comune de Marghera e Veneza.

Reply

Direct link:

Ajuda p/ localizar cidade de origem da família Zancopè

#388647 | mila1000 | 21 Jan 2018 16:18 | In reply to: #388645

Helio,

A familia chegou em 6 de setembro de 1888, vapor Liban (Genova- Marseille- Rio de Janeiro)

Andrea Zancope - 52 anos
esposa teresa - 49 anos
filha Clementina - 19 anos
filho Luigi - 15 anos

Há o casamento religioso na igreja N.Sra do Desterro , em Jundiaí, dia 16/02/1895 . O nome de Tereza está como Dusolina, o sobrenome de Rosa esta Balirana e o de Luigi como Zanchope. Já procurou a Diocese à qual pertence essa igreja? Os noivos preenchiam um certificado de batismo,diziam o nome da igreja ou da cidade.

Mila

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 04 Jul 2024, 17:19.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen