certidão de batismo da minha avó

This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Pessoas

certidão de batismo da minha avó

#407580 | dmendes | 12 Sep 2018 13:20

Busco a certidão de batismo da minha avó,
Dizem que nasceu em Coimbra (Maria Ayda Fonseca).
Nascimento : 18/07/1896. Ela faleceu no Brasil em 1968, com 72 anos de idade. Tenho a certidão de óbito dela.
Os pais da minha avó Maria Ayda, se chamavam Alexandre Amado Ferreira e Maria do Rosário Fonseca.
O que achei foi: Batismo de Alexandre Amado Ferreira, Cestas - Almalaguês, Coimbra, 1841.
http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=32735&FileID=11282

Achei também o Casamento dos meus bisavós por parte da minha avó Maria Ayda Fonseca:
http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=33356&FileID=83976 TIF/imagem 54, assento 3,

Minha Bisavó era neta paterna de : Francisco Amado e Teresa da Conceição e
Neta materna de: Joaquim da Fonseca e Barbara Tereza.

O Francisco Amado teve um irmão: Abílio Augusto Amado que teve os filhos: Maria Fonseca, Maria Julia Fonseca, Alfredo Fonseca e Maria Idalina Fonseca.

Achei também o lugar de nascimento constante dos batismos das irmãs de Maria Ayda, Maria Júlia e Maria Idalina:

http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=32745&FileID=13614
http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=32749&FileID=528372

Minha avó veio aproximadamente com 1 ano de idade para o Brasil com os pais dela.

Os meus avós se conheceram no Brasil em Santos/SP e se casaram onde os filhos, inclusive meu pai nasceu. Minha avó passou a se chamar Maria Ayda Fonseca Costa.

Muito obrigada pela ajuda.Moro em Portugal atualmente e para dar entrada no pedido de cidadania falta apenas a certidão de nascimento de minha avó, pois vocês ajudaram a encontrar a do meu avô.

Denise Mendes
+351 910645054

Reply

Direct link:

certidão de batismo da minha avó

#407594 | Jorge Resende | 12 Sep 2018 21:55 | In reply to: #407580

Denise, reparo que anda na busca do assento de batismo da sua avó desde 2017 sem sucesso algum apesar das inúmeras ajudas que lhe foram dadas através deste fórum.
Se, como diz, a sua avó terá morrido em 1968 com 72 anos, 1896 terá sido o ano de nascimento.
O pai dela nesse ano de 1896 tinha 55 anos (n asceu em 1841) e a mãe, Rosária, nasceu em 1848, e tinha 48 anos em 1896. Na verdade, para quem casou em 1876 e teve com 48 anos talvez a ultima filha, passados 20 anos de casamento… pode ser, é certo, mas…
Disse a Denise que os pais de Maria Aida a levaram para o Brasil com 1 ano. Pergunto: será que ela foi batizada não em Coimbra, quer em Almalaguês ou Castelo Viegas onde os pais casaram e onde os irmãos nasceram em Almalaguês, e Maria Aida foi batizada no Brasil, mal aí chegou com 1 ano???????

Ou então foi batizada em Coimbra sim, mas noutra qualquer freguesia que por não se saber em qual torna impossível qualquer pesquisa!

Cumprimentos
Jorge Resende

Reply

Direct link:

certidão de batismo da minha avó

#407602 | dmendes | 13 Sep 2018 09:08 | In reply to: #407594

Bom dia e obrigada pelo retorno.
Minha avó foi batizada em Portugal. Em Coimbra. Não sei ao certo o local. Ela chegou ao Brasil já batizada. É portuguesa. Consta na sua certidão de óbito de 1968, além também de consta na certidão de casamento com meu avô, que era português. Casaram-se no Brasil.
A certidão que este grupo achou para mim em 2017 era de outra Maria e não de minha avó, pois ela nasceu em 1896 e não em 1879 como localizaram, já que a certidão de óbito dela é de 1968 informando que ela faleceu aos 72 anos. Por isso retornei novamente a busca junto a vocês.
Agradeço a ajuda.

Reply

Direct link:

certidão de batismo da minha avó

#407625 | Jorge Resende | 13 Sep 2018 19:33 | In reply to: #407580

Denise, quando as pessoas casam pela igreja geralmente devem incluir no processo de casamento um assento de nascimento. Se souber onde os seus antepassados em questão casaram, junto da Curia da respetiva paróquia tente encontrar esse processo e talvez ali encontre o assento de batismo dela. Claro, é muito vago dizer que foi batizada em Coimbra pois Coimbra não é uma aldeia tem muitos concelhos e freguesias, e ninguém está disposto a pesquisar esse assento quando não há a mínima pista de qual o lugar onde ela foi batizada. Assim, comece pela Cúria talvez tenha sorte, pois de contrário não auguro sucesso para o seu problema.

Reply

Direct link:

certidão de batismo da minha avó

#407647 | dmendes | 14 Sep 2018 11:30 | In reply to: #407625

Bom dia,
Consegui uma pista através de um familiar de que o nome completo de minha avó era:
Maria Ayda Amado Fonseca

Nascida em Cogar das Sestas – Distrito de Coimbra em 18/07/1896.

Seria possível com esta informação descobrir a certidão de batismo dela.

Muito obrigada,

Denise

Reply

Direct link:

certidão de batismo da minha avó

#407648 | mila1000 | 14 Sep 2018 11:45 | In reply to: #407580

Não sou a pessoa mais indicada , mas, creio que deva ser:

Lugar de Cestas, freguesia de Almalaquês, Coimbra.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 08 Jul 2024, 19:35.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen