Procuro meu Bisavô João dos Santos, (exposto à porta de Manuel Sousa?)

This topic is classified in rooms: Pessoas

Procuro meu Bisavô João dos Santos, (exposto à porta de Manuel Sousa?)

#420566 | pjcardoso | 08 Jan 2020 15:24

Exmos. confrades,

Boa tarde.
Gostaria de saber se me podiam ajudar a localizar registo de baptismo de meu Bisavô João dos Santos, que consta, por informações familiares, que foi deixado á porta de casa de Manuel de Sousa, freguesia de Sobreiró de Baixo, Concelho de Vinhais. Provavelmente este registo deve estar entre os anos de 1835-1845 que não estão consultáveis digitalmente no arquivo distrital Bragança.
Trazia, segundo me contaram, um bilhetinho que dizia para lhe porem esse Nome, "João dos Santos".
Ele casou na freguesia da Bouça conselho de Mirandela, porque a esposa era desta freguesia, conforme consta no registo nascimento de minha avó, filha de João dos Santos, mas não tenho qualquer dado que me encaminhe ao registo de baptismo.
Caso os estimados confrades me possam ajudar, fico muito grato a todos, pois é o único elemento que não possuo na minha árvore genealógica.
Com os melhores cumprimentos.
Paulo B. V. Cardoso

Reply

Direct link:

Procuro meu Bisavô João dos Santos, (exposto à porta de Manuel Sousa?)

#420586 | Jorge Resende | 09 Jan 2020 17:43 | In reply to: #420566

Na tentativa de o ajudar por favor pode indicar o nome dos pais, nomes esses obtidos talvez +posteriormente ao batismo dele ( registado como exposto pu filho de pais incógnitos…) e o nome da que veio a ser mulher dele?

Reply

Direct link:

Procuro meu Bisavô João dos Santos, (exposto à porta de Manuel Sousa?)

#420587 | Jorge Resende | 09 Jan 2020 17:52 | In reply to: #420566

Reparei que há inexistência de um livro de batismos em Sobreiró entre 1827 e 1845. Creio que não perde nada em solicitar ao Arquivo Distrital de Bragança que pesquise nesse período o assento de batismo de João, pois devem ter na posse do Arquivo o dito livro, todavia não digitalizado. Ou até quem sabe pode haver algum livro de batismos de expostos...

Reply

Direct link:

Procuro meu Bisavô João dos Santos, (exposto à porta de Manuel Sousa?)

#420589 | Jorge Resende | 09 Jan 2020 18:15 | In reply to: #420566

https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1203893


Os livros paroquiais da BOUÇA existem mas não estão online antes de 1902

Reply

Direct link:

Procuro meu Bisavô João dos Santos, (exposto à porta de Manuel Sousa?)

#420606 | pjcardoso | 10 Jan 2020 15:43 | In reply to: #420589

Caríssimo
J. Resende,

Boa tarde.
Antes de mais os meus agradecimentos pela generosidade em me ter respondido.
Este meu tópico, é uma tentativa de junto dos nossos confrades deste Forum, poder encontrar alguém que tivesse ficheiros deste lugar e data, atendendo ao seguinte:
- Já procurei em todos os livros disponíveis na Paróquia de Sobreiró de Baixo, mas existe uma lacuna entre
1828 e 1844, precisamente o período em que prevejo o Registo;
- também procurei nos registos das freguesias vizinhas, não fosse dar-se o caso dele ter sido baptizado naqueles lugares, nomeadamente, Alvaredos, Tuizelo Candedo e Vilar de Ossos.
- na Bouça o contributo poderia ser de encontrar o casamento ou o falecimento, mas os anos em questão, como disse não estão disponíveis.
- Também já liguei para o ADB para ver se tinham lista dos Expostos desta época, mas disseram-me que tinham só após 1870, e esta data já não é compatível, pois o filho mais velho do meu Bisavô, que encontrei até agora nasceu na Bouça em 1871 e o que penso ser o último, minha Avó - Alcinda dos Anjos, em 1/9/1895, ele teve 12...
Quanto à sua sugestão de pedir ao ADBragança para pesquisar nos livros, julgo que vão dizer o mesmo que disseram para quando andei à procura do registo da Minha avó, que sem data não têm meios humanos para fazer pesquisa.
De qualquer das formas ainda vou fazer essa tentativa.
Os meus sinceros agradecimentos, e conto com a ajuda de todos.
Cumprimentos,
Paulo B. V. Cardoso

Reply

Direct link:

Procuro meu Bisavô João dos Santos, (exposto à porta de Manuel Sousa?)

#420674 | Jorge Resende | 13 Jan 2020 17:39 | In reply to: #420566

Tomei a liberdade de enviar um email ao ADBragança perguntando pelos livros de Bouça antes de 1902, e informaram que ainda não estão online, por isso, só pesquisados presencialmente, com pena, claro!

Reply

Direct link:

Procuro meu Bisavô João dos Santos, (exposto à porta de Manuel Sousa?)

#420704 | pjcardoso | 14 Jan 2020 16:36 | In reply to: #420674

Caro amigo
J. Resende,

Muito agradecido por mais esta gentileza.
Entretanto, lembrei-me doutra possibilidade, pedir ao A.D. Bragança, onde já me registei como utilizador, a pesquisa do registo de casamento do meu Bisavô, dei como data provável um período entre 1860-1869, pois sei que um dos filhos, que presumo ser o primeiro, nasceu em 1870.
Vamos ver qual a resposta, ver se encontram o documento, e se acontecer, pode acontecer que diga a idade do meu bisavô naquela data, que era corrente ser mencionado, e com isso posso chegar ao ano em que nasceu.
Com esse dado e o local presumido do nascimento, posso depois pedir a localização do respectivo registo de baptismo, além disso, tratando-se de um exposto, ficarei a ter também informação sobre quem efectivamente o encontrou, o que trazia, e se havia o tal bilhetinho para lhe porem o nome tal...
Considerando toda a atenção que tem posto nesta minha pesquisa, darei notícias se ocorrer algo de novo.
Com os meus cumprimentos.
Paulo B. V. Cardoso

Reply

Direct link:

Procuro meu Bisavô João dos Santos, (exposto à porta de Manuel Sousa?)

#420758 | Jason Oliveira | 15 Jan 2020 20:38 | In reply to: #420606

Carríssimo Paulo,

Não sei se posso ajudar, mas meu tataravô também se chamava João dos Santos, casado com Maria da Conceição. Tiveram o Cândido dos Santos (meu bisavô). Este nasceu em Nogueira da Montanha (Chaves) em 1895.

Não sei se João dos Santos é originário de Nogueira da Montanha ou se mudou para lá antes do meu bisavô nascer.

Se você perceber alguma relação, podemos procurar juntos.

Reply

Direct link:

Procuro meu Bisavô João dos Santos, (exposto à porta de Manuel Sousa?)

#420935 | pjcardoso | 23 Jan 2020 15:28 | In reply to: #420566

Caríssimo Jason Oliveira,

Não encontro relação destes dois nomes, apesar de iguais, que na época era vulgar ocorrer.
meu Bisavô consta ter sido encontrado (recém nascido) em Vinhais - Distrito de Bragança.
Sei com certeza, tenho documentos, que dão como tendo casado na freguesia da Bouça Concelho de Mirandela - Distrito de Bragança, com Maria Eugénia de Melo.
Minha Avó paterna, sua filha nasceu nessa mesma freguesia em 1895, no mesmo ano que seu Bisavô.
Assim, acho que seu tataravô e meu Bisavô não são a mesma pessoa.
Todavia, muito grato, se algo encontrar acerca de seu antepassado darei notícia.
Cumprimentos.
Paulo B. V. Cardoso

Reply

Direct link:

Procuro meu Bisavô João dos Santos, (exposto à porta de Manuel Sousa?)

#421175 | pjcardoso | 30 Jan 2020 10:01 | In reply to: #420704

Caro amigo
J. Resende,

Bom dia.
Porque se interessou pelo meu pedido, tenho a informar que o ADB me respondeu que, no Período de pesquisa efectuado 1860-1869, não foi encontrado o registo pretendido (casamento).
Então pedi para um período anterior, 1845-1859, ao que me foi respondido nada terem encontrado sobre esse mesmo registo. Todavia, informaram que do período em pesquisa, não têm livros de 1857,1858 e 1859.
É uma coincidência se esse registo de casamento está num destes anos.
dada a sua experiência onde posso saber destes livros se não estão no Arquivo Distrital?
Com os meus melhores cumprimentos.
Paulo B. V. Cardoso

Reply

Direct link:

Procuro meu Bisavô João dos Santos, (exposto à porta de Manuel Sousa?)

#421183 | Jorge Resende | 30 Jan 2020 15:46 | In reply to: #420566

Pois, caro Cardoso, por vezes surgem livros paroquiais à venda em alfarrabistas, por isso, roubos, destruições, inundações poderão ter posto em perigo tantas preciosidades dos nossos arquivos…

É pena não terem cópias dos livros…

Reply

Direct link:

Procuro meu Bisavô João dos Santos, (exposto à porta de Manuel Sousa?)

#426516 | pjcardoso | 17 Aug 2020 17:01 | In reply to: #421183

Caro Confrade
J. Resende;

Boa tarde.
Como prometi, logo que tivesse mais algum elemento novo, lhe daria conhecimento, aqui fica a descoberta:
- com a ajuda da responsável pelo Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Vinhais, localizei o que penso ser o Registo do Livro de Amas onde se acha inscrito o seguinte:
Nome dos Expostos: João dos Santos,
Nome das Amas: Maria d`Assumpção,
Residência: Sobreiró de Cima,
Nascimento: 19 Agosto 1849,
Observações: N.
Com esta informação já tentei mais umas pesquisas quer no ADB quer na Câmara, mas não encontrei o Registo de baptismo que procuro.
Isto bate certo com o Registo de casamento que também já consegui, e que data de Nobembro de 1877, no qual se diz, que a "edade do Nubente é de vinte e oito anos". Feitas as contas vamos parar ao ano de 1849 como data de nascimento, o que bate certo com o registo do livro das Amas.
Tem alguma ideia do caminho que posso fazer a partir destas descobertas?
os meus cumprimentos.
Paulo B. V. Cardosio

Reply

Direct link:

Procuro meu Bisavô João dos Santos, (exposto à porta de Manuel Sousa?)

#426519 | Jorge Resende | 17 Aug 2020 18:01 | In reply to: #420566

De posse da informação das datas de casamento e batismo, 1877 e 1849, deve reenviar pedido ao Arq D de Bragança, para pesquisa desses assentos nas datas referidas.Sobre o batismo, perguntar se o assento não estará em livro de expostos!

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 22 Sep 2024, 00:09.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen