Assento de batismo e passaporte - Barcarena - Oeiras

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas

Assento de batismo e passaporte - Barcarena - Oeiras

#421958 | betosong | 21 Feb 2020 21:45

Boa noite a todos!

Procuro o assento de batismo e passaporte de meu trisavô Antonio Joaquim Ramos.

Tudo que sei é que ele é de Barcarena (Oeiras), que se casou no Rio de Janeiro em 21 de novembro de 1829 com Maria Joaquina da Conceição, mas infelizmente o livro onde havia o registro de casamento despareceu há décadas da Igreja do Santíssimo Sacramento.

Não encontrei seu registro de óbito, mas sei que faleceu antes de agosto de 1865, pois no batismo de um neto consta que já era falecido nesta data. Nem mesmo o óbito da esposa, Maria Joaquina Ramos, eu achei.

Ele teve pelo menos três filhas: Henriqueta Amélia (1832), Carolina Maria (1836) e Eulália Maria ou Eulália Amélia (1840). Dessas filhas achei alguns documentos.

Agradeço antecipadamente.

Reply

Direct link:

Assento de batismo e passaporte - Barcarena - Oeiras

#421959 | Jorge Resende | 21 Feb 2020 22:55 | In reply to: #421958

No FAMILY SEARCH encontrei no Santíssimo Sacramento livros paroquiais e livros de índices, na verdade, nos índices de matrimónios lá figura o nome dele em 21.11.1829, tem o número de folha 305 mas livro não existe. Sabe ao menos a idade com que morreu para tentar ver o ano de nascimento???
Sabe em que ano nasceu? Sabe os nomes dos pais dele???
Ajude com mais informação, uma vez que sabe os nomes das filhas, se encontrar algum assento de batismo delas, teriam sido batizadas no Sant. Sacramento???? veja se informam idade do pai.

Aguardo inf.

Reply

Direct link:

Assento de batismo e passaporte - Barcarena - Oeiras

#421963 | betosong | 21 Feb 2020 23:26 | In reply to: #421959

Caro J. Resende,

Tenho os batismos das filhas, mas nada, além disso que relatei, consta nos assentos. Apenas a informação de que ele era de São Pedro de Barcarena, Oeiras.

Não sei com que idade ele imigrou. Imagino que tenha nascido por volta de 1800.

Infelizmente nem os nomes dos pais eu sei.

Sobre o livro sumido, cheguei a falar com a igreja para confirmar seu desaparecimento. Foi justamente o livro com o índice da Igreja de Santa Rita/S. Sacramento que me trouxe a informação da data. Muito triste isso!

Obrigado!

Reply

Direct link:

Assento de batismo e passaporte - Barcarena - Oeiras

#421964 | betosong | 21 Feb 2020 23:31 | In reply to: #421959

J Resende,

Aqui estão os documentos dele e batismos das filhas.

https://www.familysearch.org/tree/person/memories/9JBB-JQK

Obrigado!

Reply

Direct link:

Assento de batismo e passaporte - Barcarena - Oeiras

#421965 | mila1000 | 22 Feb 2020 00:06 | In reply to: #421958

Como sabe o dia e a igreja do casamento, já procurou na Curia do RJ pela Dispensa Matrimonial ? São os documentos apresentados pelos nubentes.

Reply

Direct link:

Assento de batismo e passaporte - Barcarena - Oeiras

#421966 | Jorge Resende | 22 Feb 2020 00:16 | In reply to: #421958

Logo por azar…
1/ A maioria dos pais dos Antónios em Barcarena de 1808 para trás até 1795, no sobrenome não têm Ramos ou apenas os padres punham por exempli Joaquim António, Manuel Joaquim Luis Manuel, isto é, não escreviam os últimos nomes (sobrenomes) neste caso seria Ramos:

2/ Os assentos das filhas não indicam nem a idade do pai nem os nomes dos avós paternos
COM PENA!!!!
Mas, aqui só tem que fazer o seguinte:
Apesar de o livro como lhe disseram ter desaparecido, como sabe o sítio do casamento e a data certa, se fôr à CURIA religiosa da zona da Sé, S. Sacramento, tente obter o processo desse casamento pois quando se casa pelo religioso pedem assento de nascimento (neste caso batismo) por isso deve lá estar o assento dele. É a única chance de obter o documento.

Reply

Direct link:

Assento de batismo e passaporte - Barcarena - Oeiras

#421967 | betosong | 22 Feb 2020 00:36 | In reply to: #421965

Cara Mila,

Tenho a data do casamento porque consta no índice da Igreja Santa Rita/Santíssimo Sacramento.
Contudo o livro da época desapareceu há muito tempo, conforme informação da historiadora da Catedral.

"Dispensa Matrimonial", eu acho, pelo que entendi na conversa com a historiadora, não está disponível. Parece-me que ainda vão começar a organizar para futuramente digitalizarem. Minha prima obteve essa mesma informação na Catedral Metropolitana. Seriam os documentos 'pré-nupciais'. Não sei se é a mesma coisa, sou totalmente leigo.

Obrigado!

Reply

Direct link:

Assento de batismo e passaporte - Barcarena - Oeiras

#421968 | betosong | 22 Feb 2020 00:38 | In reply to: #421966

Uma pena mesmo, J Resende!

Vou tentar descobrir isso!

Muito obrigado pela orientação e pesquisa.

Reply

Direct link:

Assento de batismo e passaporte - Barcarena - Oeiras

#421969 | Jorge Resende | 22 Feb 2020 00:39 | In reply to: #421958

António viveu sempre no Rio e aí morreu???

Reply

Direct link:

Assento de batismo e passaporte - Barcarena - Oeiras

#421970 | betosong | 22 Feb 2020 00:44 | In reply to: #421969

Sim, sempre no Rio! Chegou, casou-se, viveu e morreu no Rio.

Não consegui achar o óbito dele e nem o da esposa, mas sei que morreram no Rio, assim como as filhas.

Reply

Direct link:

Assento de batismo e passaporte - Barcarena - Oeiras

#421972 | mila1000 | 22 Feb 2020 10:10 | In reply to: #421958

Sim, são os documentos pré-nupciais. Consegui os de um familiar indo pessoalmente na Curia, não recordo se foi numa terça-feira á tarde, mas, obtive cópias dos documentos de uma casamento realizado na Santo Antonio

Reply

Direct link:

Assento de batismo e passaporte - Barcarena - Oeiras

#421973 | Jorge Resende | 22 Feb 2020 11:52 | In reply to: #421958

Por tudo isto, não telefone, vá, insista. Não se vislumbra outro ponto de pesquisa!

Reply

Direct link:

Assento de batismo e passaporte - Barcarena - Oeiras

#421974 | Jorge Resende | 22 Feb 2020 12:07 | In reply to: #421958

https://tombo.pt/f/oer02#MARR
Deixo-lhe os livros paroquiais de Barcarena, não sei se por aqui já andou em pesquisas, mas aqui vão.
Tente os casamentos antes de 1808, pode ser que encontre algum noivo com apelido Ramos, e após essa data de casamento veja se encontra algum António filhos desse mas não me parece fácil.

Reply

Direct link:

Assento de batismo e passaporte - Barcarena - Oeiras

#421975 | betosong | 22 Feb 2020 13:34 | In reply to: #421972

Isso me anima, Mila!
Vou tentar ir ao Rio para descobrir isto.
Obrigado!

Reply

Direct link:

Assento de batismo e passaporte - Barcarena - Oeiras

#421976 | betosong | 22 Feb 2020 13:35 | In reply to: #421974

Muito obrigado, J Resende!
Vou folhear esses livros.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 04 Jul 2024, 19:59.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen