Família Araújo em Moure, Vila Verde

This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Pessoas

Família Araújo em Moure, Vila Verde

#422707 | patusco | 26 Mär 2020 01:05

Boa noite,
Gostaria de encontrar mais informações acerca dum determinado membro da minha família (antepassado).
Não encontro em lado nenhum o assento de casamento de João de Araújo, viúvo com Antónia Maria de Barros. Ora, nas minhas pesquisas, tiveram em 1832, um filho natural, Joaquim que demonstra que ainda não estavam casados. No entanto, a partir de 1834 e por aí fora, os restantes filhos já eram legítimos.
Não encontro o respetivo assento de casamento, na paróquia de Moure, concelho de Vila Verde, distrito de Braga.
Será que poderiam-se ter casados noutra paróquia ou até mesmo em Braga?
Alguma alma caridosa pode ajudar-me,
Obrigada,
Sandra Dias

Reply

Direct link:

Família Araújo em Moure, Vila Verde

#422716 | AntonioGonçalves | 26 Mär 2020 11:55 | In reply to: #422707

Cara Sandra Dias !

Tem aqui um problema, tem que verificar entre 1832 e 1834, nas freguesias onde existam algum santuario conhecido, como Alivio, Vila Verde, Samaeiro, Se, Tenões (Bom Jesus), Braga e outros, pois em Vilar, Vilar das Areias e S. Estevão de Bastuço, todas de Barcelos, não se encontra, apesar de tudo vou ainda verificar em mais algumas freguesias suspeitas se encontro algo, se encontrar comunico, senão, terá de ter paciência e percorrer os tais ditos Santuarios a ver se encontra.

Como prova de que tentei ajudar, está aqui um exemplo:

- Joaquim, nascido em 16 e baptizado em 18.5.1832, filho natural de João de Araujo, viuvo, S. Andre, Moure e Antonia Maria, solteira, filha de Ana Joaquina de Barros, viuva de João Alves milhães, S. Estevão de Vilar das Areias, concelho de Albergaria, Padrinho Joaquim de Araujo e sua mulher Andresa Maria Duarte, estrada, Moure, Padre Sebastião Jose Ferreira Monteiro, reitor
2) Luis Antonio, nascido em 16 e b. 20.4.1834, filho de João de Araujo [neto paterno de Jose de Araujo, viuvo e Maria Josefa Dias, falecida, Moure] e Antonia de Barros [neto materno de João de Barros e Ana Joaquim de Barros, Vilar das Areias], S. Andre, S. Martinho do Couto de Moure, Padrinho Jose Antonio de Oliveira e Francisca de Barros, tia materna, Padre Jose Antonio Pereira de Brbosa, encomendado
3) Paulo, nascido em 25 e b. 29.6.1836, filho de João de Araujo [neto paterno de Jose de Araujo, viuvo e Maria Josefa Dias, falecida, Moure] e Antonia Maria de Barros [neto materno de João de Barros e Ana Joaquim de Barros, Vilar das Areias], S. Andre, S. Martinho do Couto de Moure, Padrinho Paulo Marques e como madrinha tocado com o ramo de Nosa Senhora, Padre Joaquim Antonio Fernandes Rodrigues, encomendado

- João Baptista, nascido em 25 e b. 29.6.1836, filho de João de Aaujo [neto paterno de Manoel de Araujo e Mariana de Lima, Moure] e Ana Joaquina [neto materno de Luis Gomes e Felizarda Larangeira, couto de Tibães], moradores bouça, S. Martinho de Moure, P. João Baptista Pereira e sua mulher Andresa, Padre Joaquim Antonio Fernandes Rodrigues, encomendado

Boas pesquisas

Reply

Direct link:

Família Araújo em Moure, Vila Verde

#422725 | patusco | 26 Mär 2020 16:18 | In reply to: #422716

Obrigada pela ajuda

Reply

Direct link:

Família Araújo em Moure, Vila Verde

#422733 | Jorge Resende | 26 Mär 2020 23:17 | In reply to: #422707

A mãe de Joaquim era natural de Santo Estevão de Vilar das Almas, Ponte de Lima, ali não encontrei o casamento de João Araújo e Antónia Maria Barros, nem em Moure, mesmo depois de 1836, pois o padre dos assentos dos filhos de ambos, apenas dizem filho de, e não filho legítimo que pressuporia serem casados, por isso, vi depois de 1834 alguns anos mais e nada se encontrou sobre este casamento, se é que existiu casamento… Tente encontrar o casamento de um dos filhos e verifique se refere filho legitimo .

Reply

Direct link:

Família Araújo em Moure, Vila Verde

#422741 | patusco | 27 Mär 2020 13:46 | In reply to: #422733

Boa tarde, fui ver os vários registos que encontrei há tempos, e por acaso, refere em alguns filhos, e nomeadamente no registo do meu trisavó, Paulo de Araújo Dias, como filho legítimo de João de Araújo e de António Maria de Barros. Nasceu em 1836. Acho estranho não encontrar o registo de casamento em lado nenhum. Ora só estou a ver uma única opção: devem ter pedido um registo especial para casarem-se e casaram-se noutra paróquia ou como já foi dito aqui, num dos santuários desde Vila Verde até Braga. Sei que o meu antepassado era viúvo, e por acaso encontrei o registo de casamento da 1ª mulher mas da 2ª mulher, nada.
Não sei onde procurar mais.

Atentamente,
Sandra Dias

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 03 Jul 2024, 09:47.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen