Quinta da Torre, Jolda (Santa Madalena)
This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões
Quinta da Torre, Jolda (Santa Madalena)
Caros confrades,
Alguém saberá onde se encontra o lugar da Torre, em Santa Madalena de Jolda. Existiu aí uma quinta da Torre, sobre a qual gostaria de obter mais informações. Nas memórias paroquiais aparece discriminado o lugar da Torre, razão pela qual suponho que não será nem a quinta da Senra, nem a quinta (paço) da Glória.
Com os melhores cumprimentos,
Lopo PA
Direct link:
Quinta da Torre, Jolda (Santa Madalena)
A Torre da família dos Joldas esta, provavelmente, no Olival da Torre , pertencente à Quinta dos
Abrigueiros, no Lugar da Igreja . Segundo a tradição , com a sua pedra ter-se-ia edificado a
Casa dos Abreu Vasconcelos vizinha do referido Olival.
Direct link:
Quinta da Torre, Jolda (Santa Madalena)
Caro confrade,
Muito agradeço a sua interessantíssima resposta, a qual só vi agora. Ando atrás da quinta da Torre há já uns tempos, por ter sido o meu 13º avô Francisco Pires (linha varonil) lá morador em 1632.
Eis o que encontrei sobre uma eventual quinta da Torre em Jolda e suas origens. Garção Gomes na sua obra "Monção e o seu alfoz" refere Paio Gomes Pereira como "senhor da casa do Sopegal, da quinta da Torre em Melgaço, da de Jolda, etc". Depois numa genealogia manuscrita encontrei a seguinte informação sobre "D. Vasco Nunes de Barvães Rico-Homem, fidº possuidor de muitos bens e senhorios em Arcos de Val de Vaz, fundador do mosteiro de Barvães, em Ponte da Barca, de frades cruzios e um dos principais vassalos de Afº VI Rei de Leão. O Conde D. Pedro dá apenas este filho a D. Vasco, mas teve outro de quem proveio, pelo filho MArtim Paes de Jola ou Jolda, uma nobre família do Minho, com solar em Stª Mª Madalena de Jolda, solar que por casamento passou aos S.res de Caldas, na Galiza."
A ligação entre estes últimos o Paio Gomes Pereira de Castro vem pela varonia Caldas deste último, a quem Felgueiras Gaio faz senhores da "Quinta de Jolda junto a Ponte do Lima". Deste Paio Gomes descendem os Pereira Velho de Moscoso da Brejoeira que tinham a apresentação da Igreja de Sta. Madalena de Jolda.
É possível que não se trate da mesma quinta, mas foi o que foi possível investigar sobre o assunto.
Pergunto se me pode dar informações que eventualmente tenha sobre a história da dita quinta da Torre, e a quem pertenceria a mesma na época de 1600-1700.
Sabe-me dizer onde se situa o olival da torre no mapa?
Vi no Google Maps duas casas em ruínas entre a Quinta dos Abrigueiros (Pimentas de Castro) e a igrja paroquial. Uma delas está cercada por estrada num cabeço e a outra à direita da igreja (para quem sai da mesma) com um bonito portal com ameias. Será alguma destas a que refere como sendo dos Abreus e Vasconcelos?
Peço desculpa pelas sucessivas questões, mas tenho particular interesse neste assunto, e as fontes são raras.
Com os melhores cumprimentos,
Lopo P. Amorim
Direct link:
Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 03 Dez 2024, 01:21.