Olá. Sabe-se que Gonçalo Pires Bicudo e sua esposa Juliana Antunes Cortes viviam em Curitiba em 1660, além de sua filha Isabel Bicudo casada com Garcia Rodrigues da Cunha. Contudo, pouco se sabe sobre o destino de outro filho de Gonçalo Pires Bicudo e Juliana: Gonçalo Pires, nascido em 1643 em São Paulo.
Eu tenho na minha árvore Quirino Pires Duarte, filho natural de Gonçalo Pires e de Vicência Bicudo da Cunha, nascido por volta de 1690 em Curitiba, filho de pai branco e mãe índia. Tudo leva a crer que este Gonçalo Pires pai de Quirino seria o mesmo filho de Gonçalo Pires Bicudo, mas não consegui confirmar 100%.
Além disso, na ata de elevação a categoria de vila de Curitiba em 1693, um dos assinantes é Gonçalo Pires Duarte (nome que na transcrição corrida em 1744 só é referido como Gonçalo Pires). Porém não achei nada sobre esta pessoa específica.
Fica evidente que este homem que assinou a ata seria o pai de Quirino, já que usa o sobrenome Pires Duarte. Agora precisaria de alguma forma confirmar que ele também seria o filho de Gonçalo Pires Duarte. O nome da índia, mãe de Quirino aponta para isso, mas gostaria de tentar ter mais provas.
Alguém sabe algo sobre estas pessoas? Obrigado.