escrevo-lhes com o intuito de verificar sobre como proceder para obter informações sobre um ramo de ancestrais meus, oriundo de Nossa Senhora da Conceição, Cadaval, distrito de Lisboa.
Trata-se de Francisco Brás (ou Braz), casado em primeiras núpcias com Maria Leitoa e em segundas núpcias com mulher não nominada, os quais viveram na aludida localidade entre final do século XVI e início do século XVII.
Sabe-se, por meio de processo de habilitação para familiar do Santo Ofício de Baltasar da Silva Borges, casado com Francisca da Costa, bisneta de Francisco e de Maria, que Francisco primeiramente era casado com Maria Leitoa, tendo sido pais de Pedro Leitão e de Domingos Leitão (o qual acabou indo de Portugal para o Brasil, possivelmente em torno de 1615). Não são apresentadas demais informações, além do fato de que Francisco Brás, após enviuvar de Maria Leitoa, teria casado novamente, mas sem menção ao nome de sua segunda esposa.
Considerando que os registros paroquiais de Nossa Senhora da Conceição, Cadaval, não contemplam tal período, questiono se existe a possibilidade de obter mais dados acerca de tal família em outras fontes primárias de informação.