Alexandre de Abreu e Mello Alvim, guarda-mor no império do Brasil
This topic is classified in rooms: Pessoas | Cargos
Procuro informação sobre origens do Guarda-mor Alexandre de Abreu e Mello Alvim, nascido na Freguesia de Fontão, Termo de Ponte de Lima, sem data de nascimento confirmada, todavia falecido em 1819, em lugarejo chamado Furquim, na cidade de Mariana/MG, no Brasil (Império). Era filho de (com nomes resumidos) Pai: João Antonio de Barros Sousa Alvim (a princípio falecido em Fontão, Ponte de Lima) e de sua Esposa do mesmo lugar, Sra. Thereza Rocha, também de Fontão, Ponte de Lima, Portugal. O Guarda-mor Alexandre era irmandade do Carmo, faleceu em estado solteiro, todavia deixou em seu testamento o registro de 07 filhos.
ReplyDirect link:
Caro confrade,
Trata-se de Alexandre de Abreu Alvim Sottomayor, na nossa base de dados.
https://geneall.net/pt/nome/2144295/alexandre-de-abreu-alvim-sottomayor/
Cumprimentos,
Geneall
Direct link:
Caro confrade, muito obrigado pela resposta! Me oriente por favor - Estou tentando encontrar o registro digitalizado do referido Alexandre, contudo, embora exista o arquivo disponível digitalmente, não está no site da Torre do Tombo - poderia me orientar se existe uma outra forma de consultar este livro da Paróquia de São Tiago / Fontão? Sei que foi nascido em Fontão em 1773 conforme declarado em suas entradas no Brasil, todavia não informada a data (dia e mês). Já fiz a consulta na I. Nossa Senhora dos Anjos de Ponte de Lima e não está lá. Fui orientado a procurar nos registro da Matriz de Fontão na Paróquia de Santiago do Fontão - infelizmente este livro não está disponível p/consulta, embora já se encontra digitalizado conforme esta informaçao: Código de referência PT/ADVCT/PRQ/PPTL21/001/00004 /Tipo de título Atribuído Datas de produção de 1747-02 a 1780-05-28. Os registros deste período estão em 1 liv. com149 folhas numeradas; papel - o livro foi microfilmado e o acesso só é concedido por meio desse suporte (conforme na página da Torre do Tombo). Existência e localização de cópias Rolo de Microfilme nº 183 (2ª). SGU 1387093. Os dados serão usados para pesquisa histórica. Podem me orientar se porventura consigo na internet em algum sítio, este acesso? Muitíssimo obrigado e um solidário abraço. Wagner.
ReplyDirect link:
Prezados confrades, no mesmo dia já obtive uma resposta do CRAV, e peço inclusive a correção dos dados ao perfil do mesmo neste site. Enfirm, foi encontrada realmente no livro mencionado anteriormente o registro de nascimento do Guarda Mor Alexandre - Para minha surpresa ele foi registrado com nome composto, e desconheço os motivos pelos quais tenha deixado de usar o "Caettano", e também ele informava uma idade um pouco maior nos seus registros de entrada e saída do Brasil, o que também desconheço os motivos - geralmente ele informava que tinha que tinha 07 anos a mais.
Informo de que foi localizado um assento de batismo de:
" Alexandre Caettano, filho legítimo de de João António de Abreu Sotto Mayor e de Dona Thereza de Mello Alvim Pinto....nasceu aos 7 dias do mes de agosto de 1779". Queira confirmar se é este o registado que procura, uma vez que o nome do registado e dos pais é diferente ao do seu pedido.
Cota: 3.13.5.26
fl.115 verso e 116
Direct link:
Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 08 Nov 2024, 01:29.