conversão de reais para libras em inícios do século XX
This topic is classified in rooms: Arquivos | Bibliografia | Heráldica | Património
Olá a todos,
Precisava de ter uma ideia do câmbio da moeda portuguesa para a inglesa em princípios (1900-1910) do século XX: 1000 reais equivalia a quantas libras? Necessito desta informação para estimar com alguma precisão o custo de compra de instrumentos em Londres para moeda nacional. Muitíssimo obrigado!
Atenciosamente, Fernando B. Figueiredo
Direct link:
Caro confrade,
A sua questão não tem fácil resposta, salvo melhor opinião, dado que: se está a referir-se à unidade monetária portuguesa, no século XIX/XX, julgo que estará a referir-se a Réis. Note que, desde 1835, com a adoção do sistema decimal por D. Maria II, passou a ser expressa a moeda em Réis. Ainda que moedas de data anterior, pertencentes ao antigo sistema, continuassem em circulação.
Não tenho memória de nenhuma moeda de nome Real cunhada no século XIX e XX..
Será que no documento diz Reais ou Réis?
Aquando do «1º Interregno» - reinado de D. Beatriz, surgiu o «real» - nome de uma anterior peça da numária de seu pai (real = 120 dinheiros).
Cordiais cumprimentos, PP.
Direct link:
Caro confrade,
mil desculpas! Queria dizer reis.
Muito obrigado,
FBF
Direct link:
Caro confrade,
Não tem que se desculpar, pois podia ser perfeitamente, por exemplo, Reais, herdados por alguém no início do século XX.
A unidade monetária em «Réis» foi utilizada apenas desde o início da 4.ª Dinastia - reinado de D. João IV, paralelamente ao Real; daí que isto se preste, por vezes, a pequenas confusões.
Direct link:
https://geneall.net/pt/forum/151186/conversao-de-reis-para-euros/#a449290
ReplyDirect link:
Nesse espaço temporal uma libra inglesa, dita de "cavalinho" valia 4.800 reis, menos que a moeda de 5000 reis cunhada no reinado de D. Luís I, pois no de D. Carlos não se cunharam moedas de ouro para circulação,
ReplyDirect link:
Cara confreira,
Permita-me apenas uma achega: a antiga unidade monetária portuguesa é «Réis» e não reis (algumas pessoas escrevem, erradamente, reis, que se refere a monarca, soberano).
Direct link:
Não meu caro ou minha cara, a unidade era o real, todavia o valor era tão baixo que a moeda de menor valor eram os cinco reis (plural de real) e que seria hoje, mal comparado, a moeda de um cêntimo, daí que desde o reinado de D, PedroII se falasse sempre em reis (em consequência da desvalorização do real, devido ás guerras da Restauração).
Eu na minha infância ainda lidei com o Tostão (100 reis ou 10 centavos do escudo)-
- A "croa" ou 5 tostões ou 50 centavos ou 500 reis
- O escudo, que valia 10 tostões ou 100 centavos ou 1000 reis
-Os 25 tostões ou 5 "croas" dois escudos e cinquenta centavos
E no alto da escala o conto de reis ou mil escudos ou seja 1000000 de reis.
Depois passamos aos euros e a inflação galopa e com um conto de reis não se compra sequer um maço de tabaco, mas há sessenta anos era o ordenado dum sargento do exército ou dum professor primário. Cumprimentos
Direct link:
Cara confreira,
Está equivocada e sugiro-lhe que não leia o que está na Wikipédia, se foi o caso, pois desde 24 de abril de 1835 que se fez a chamada reforma monetária e se instituiu que a unidade monetária portuguesa é expressa em Réis (e não em reis como, erradamente, insiste em escrever), conforme decreto de D. Maria II.
A sua confusão está entre o nome de uma peça/moeda e a unidade monetária: existem moedas, por exemplo, que se chamam Real de 10 Reais Brancos, mas nada tem a ver com a amoedação e o sistema monetário do século XIX, cujo expressão é Réis.
O que aconteceu é que paralelamente circularam moedas cujo nome era Real, e daí o plural reais, mas que são anteriores à reforma monetária supracitada.
Outra nota, não é, como afirma, que desde o reinado de D. Pedro II que se fala em «Réis»... o Real e Meio continuou a ser cunhado com D. João V. E antes de D. Pedro II, já eram cunhados os 10 e 20 Réis... e os 3 Réis de cobre de D. João IV.
Direct link:
Caro/A PP
Eu não vou sempre á VWikipédia, muito menos para saber o preço das coisas e o valor do dinheiro, vou normalmente ás publicações da época. Ainda á pouco consultei o "Minho pitoresco" de A. Vieira que foi editado em 1886 e que dá estatísticas dos concelhos minhotos (e eu sou minhota) e refere os preços dos mercado, do vinho e das jornas e refere sempre em reis letra pequena, se for ao Diário das Cortes portuguesas encontra também assim grafado. e mais não digo. cumprimentos
Direct link:
Cara confreira,
No Diário da Cortes, no «Nº40 Portaria do Ministerio da Fazenda transmittindo por copia o Decreto que regula os valores das novas moedas = coroas, e meias coroas =.», e na reforma monetária de D. Maria II está sempre grafado «reis» [sic] (réis).
Mas reis é o plural de rei, monarca, soberano.
Réis é a antiga unidade monetária portuguesa.
São coisas diferentes e não sei com lhe posso explicar melhor.
A senhora ainda escreve farmácia com ph? Transmitido com dois tês?
Sugiro-lhe a leitura de literatura de referência relativamente à história da amoedação em Portugal.
Direct link:
--
... Entretanto, o Confrade com o nickname- fernandoban, não
se manifesta, o principal interessado!
Sc.
--
Direct link:
Muito obrigado pela informação da equivalência de 1 libra inglesa os 4.800 réis.
Entretanto continuei investigando e encontrei esta informação para câmbios em 1903:
1.000 réis = 1,08 US dollars e 1 libra = 4,8665 US dollars, feitas as contas dá cerca de 1 libra = 4.500 réis - o que confere com o fornecido pela confrade mariafaia, a quem muito agradeço.
A referência está aqui: https://hdl.handle.net/2027/uc2.ark:/13960/t02z13z1q (página 165)
Um obridado a todos,
FBF
Direct link:
Caro confrade Fernando,
O problema de equivalências levanta muitos problemas que nem vou colocar aqui pois tecnicamente é exaustivo.
Veja-se, por exemplo, o que é a desvalorização de uma moeda (e ainda por cima num período da história em que vigora o sistema metalista): em 1834, o governo português ordenou a aposição de carimbo nas moedas de 8 reais com o intuito apenas de as desvalorizar em 870 réis; mas, em 1847, revalorizou o dobrão de ouro em 30 000 réis.
Isto, conforme compreenderá, em nada nos facilita as equivalências e conversões.
Direct link:
Caro PP,
sim, o problema é enorme e complicado.
Eu apenas pretendo ficar com uma ideia de quanto valia (câmbio) uma libra em mil-réis, em 1903. É capaz de não estar errado: 1 libra = 4500 réis; ou estará?
Um abraço e muito obrigado por toda a ajuda e informação,
FBF
Direct link:
-
https://babel.hathitrust.org/cgi/pt?id=uc2.ark%3A%2F13960%2Ft02z13z1q&seq=182
Sc.
-
Direct link:
Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 05 Nov 2024, 09:22.