Gostaria de saber se alguém tem notícia da "Relação Genealógca" que possuía o frei Diogo das Chagas, bisneto de João Coelho.
De acordo com as Genealogias da Ilha Terceira, volume III, página 189, o frei teria feito toda a genealogia dos seus antepassados até Pero Coelho (Pero Esteves Coelho) matador de D. Inês de Castro, que foi mandado arrancar seu coração pelo peito pela morte dela.
Sabe-se que muitos descendentes de Pero Coelho não constam nos nobiliários.
De acordo com as Genealogias da Ilha Terceira:
"Estabelecendo-se um nexo Cronológico entre o tempo em que viveu Pedro Coelho, o matador de D. Inês, e o povoador João Coelho (2° do nome), apertado à Terceira na década de 1469, podemos perfeitamente admitir que o tal Sebastião Coelho mencionado nos diplomas heráldicos fosse filho de Pedro Coelho.
Note-se, no entanto, que Felgueiras Gayo dá a Pedro Coelho um íilho de nome Afonso Coelho, sobre quem nada adianta. E urna vez que as cartas de brasão afirmam que Afonso Coelho era filho de Sebastião Coelho, também não nos repugna que Gayo, por imprecisão genealógica, tenha ornitido a existência deste último, dando como filho de Pedro Coelho aquele que, afinal, seria seu neto, ou seja, Afonso Coelho."