Casa da Granja - Família Montenegro.

This topic is classified in rooms: Famílias

Casa da Granja - Família Montenegro.

#451391 | JMontenegro | 12 Dez 2023 11:48

Boa tarde,

Gostaria de obter mais informação acerca da Casa da Granja - São Cristóvão de Nogueira (Cinfães), pertencente atualmente à família Montenegro (derivada dos Montenegro de Bourbon).

Pelo que consegui aceder e pesquisar, envio um breve resumo das informações que já consegui obter:

CASA DA GRANJA (São Cristóvão de Nogueira – Cinfães)

Os primeiros registos da Casa, já com Capela, remonta ao século XVI, tendo-se realizado lá o casamento de Miguel Correia Pinto de Montenegro (dos Correias Montenegro da Rua Chan no Porto e de São Salvador de Taboado) com Dª Antónia D’Almeida, natural de Cinfães. O casamento ocorreu por volta de 1590. Segundo consta no livro “Portugal antigo e moderno. Diccionario geographico, estatistico, Volume 9 de Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Pinho Leal. Ter-se-à seguido, como Senhor da Casa da Granja, Sebastião Correia Pinto Montenegro, filho de Miguel e que lá nasceu, por volta de 1595.

Sebastião casou com Maria de Sousa e Mesquita, Senhora do Morgado de Nevões, Tabuado, Marco de Canaveses. Casando esta com 12 anos de idade. O casamento realizou-se em Amarante, a 31 de Janeiro de 1610, conforme certidão de casamento em minha posse. Sebastião tornou-se também Senhor do Couto de Taboado, Padroeiro da Igreja Românica de São Salvador de Taboado, Morgado de Novões, mandou construir a capela do Santíssimo Sacramento na Igreja Românica de Taboado em 1627 e fez o seu ultimo testamento em 6 de Outubro de 1646.

Sebastião deverá ter deixado a propriedade da Casa da Granja a seu filho Luis Correia de Sousa Montenegro, Fidalgo da Casa Real e Morgado de Novões. E este deverá ter deixado a seu filho João Correia de Sousa Montenegro, que a transmitiu a sua filha Luisa Maria Josepha de Menezes Montenegro. Seguindo a linhagem familiar.

Desde essa altura que se perde o rasto à Casa da Granja. Presume-se que se tenha mantido pelas gerações dos Correias Montenegro chegando a António Inácio Correia de Sousa Montenegro, que nasceu em 1767, e que foi Tenente-Coronel das Milícias de Penafiel e herói da defesa da ponte do Marco contra os franceses em 1809. Senhor do Couto de Taboado e Senhor do Morgado de Novões. António casa com Maria Henriqueta e Bourbon Leite Pereira da Fonseca, filha da Senhora do Prazo da Pena e da Casa de Ramalde no Porto. António morre e Maria Henriqueta casa novamente com o primo de António, José Pinto de Sousa de Menezes Montenegro, Capitão de Infantaria, Cavaleiro da Ordem de S B de Aviz e Condecorado com a Cruz de Campanha Nº 2.

Penso que Maria Henriqueta tenha herdado a Casa da Granja, desde o seu primeiro casamento, uma vez que o seu filho Pedro da Silva Cerveira Montenegro Bourbon, nascido do casamento de Maria Henriqueta e José, foi Senhor da Casa da Granja, de acordo com o livro “Portugal antigo e moderno. Diccionario geographico, estatistico, Volume 9 de Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Pinho Leal e Ultimas gerações de Entre Douro e Minho: apostilas ás Arvores de costados das famílias nobres de José Barbosa Canaes de Figueiredo Castello Branco, Volume 2.


Do casamento de Maria Henriqueta e José Montenegro nasce Pedro da Silva da Cerveira Montenegro de Bourbon.

D. Pedro, o Fidalgo, como ainda hoje é conhecido pela família, era sobrinho do Visconde de Alcobaça, tendo acolhido na Casa da Granja o seu Tio eclesiástico, Frei José Anastácio, irmão de sua mãe, Maria Henriqueta e do próprio Visconde.

D. Pedro, Senhor da Casa da Granja, e licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, deixou a Casa da Granja como herança a sua filha Maria da Silva da Cerveira Montenegro de Bourbon, que ali casou a 12 de Novembro de 1903. D. Maria morreu cedo, assim como seu marido Manuel Cochofel Montenegro, bem como seu irmão José.

A Casa da Granja passou a ser detida por D. Alice, mulher de José da Silva da Cerveira Montenegro de Bourbon, que a deixou como herança a seu filho João Pinto de Sousa Leite Montenegro. João Montenegro, viu-lhe retirado o nome Bourbon pelo Pai, precisamente na altura em que nasceu, aquando da implantação da república. Bourbon era um nome que exponenciava a monarquia. Joãozinho da Granja nasceu em 1911, tendo ido viver com seus Pais para esta casa aos 14 anos, juntamente com as suas irmãs Graça, Lídia e Francisca. Com 60 anos, João Pinto de Sousa Leite Montenegro regressou à Casa da Granja com a família em 1971. Dª Alice, mãe de João Montenegro, morreu em Novembro de 1972.

A Casa da Granja tem esculpido em pedra o Brasão dos Azevedos de Bayao, embora não consiga perceber o porquê.

Gostaria de obter mais informação, sobre a Casa da Granja e a família.

Muito obrigado,

João Montenegro

Reply

Direct link:

Casa da Granja - Família Montenegro.

#452766 | MMontenegr | 03 Mär 2024 12:09 | In reply to: #451391

Boa tarde
Para ajudar a esclarecer

"A Casa da Granja tem esculpido em pedra o Brasão dos Azevedos de Bayao, embora não consiga perceber o porquê."

O Luis Correia de Sousa Montenegro, foi casado com Violante da Silva filha de Baltazar de Azevedo e Vasconcelos como pode ver Nobiliário das Famílias de Portugal - vol. I - pg. 577 ((Azevedos))

"Desde essa altura que se perde o rasto à Casa da Granja. Presume-se que se tenha mantido pelas gerações dos Correias Montenegro chegando a António Inácio Correia de Sousa Montenegro, que nasceu em 1767, e que foi Tenente-Coronel das Milícias de Penafiel e herói da defesa da ponte do Marco contra os franceses em 1809. Senhor do Couto de Taboado e Senhor do Morgado de Novões. António casa com Maria Henriqueta e Bourbon Leite Pereira da Fonseca, filha da Senhora do Prazo da Pena e da Casa de Ramalde no Porto. António morre e Maria Henriqueta casa novamente com o primo de António, José Pinto de Sousa de Menezes Montenegro, Capitão de Infantaria, Cavaleiro da Ordem de S B de Aviz e Condecorado com a Cruz de Campanha Nº 2"

O herdeiro do tio António Inácio Correia de Sousa Montenegro foi Inácio de Moura Coutinho da Silveira Montenegro filho de sua irmã Francisca Doroteia da Silveira Montenegro e de António de Moura Coutinho de Almeida Carvalhais.
Tenho uma escritura de transação e troca de bens entre eles fala da quinta da Granja , entre dois casais de José Pinto de Sousa de Menezes Montenegro e sua mulher Maria Henriqueta de Bourbon Leite Pereira da Fonseca com Inácio de Moura Coutinho da Silveira Montenegro e sua mulher Ana Augusta de Sequeira de Almeida e Albuquerque.(copia que lhe posso enviar por mail se de tal tiver interesse.
At.
Maria Teresa Montenegro

Reply

Direct link:

Casa da Granja - Família Montenegro.

#456172 | montenegro77 | 05 Okt 2024 15:04 | In reply to: #452766

Boa tarde Maria Teresa Montenegro,

Muito obrigado pela resposta e peço desculpa, mas só agora percebi que me tinha respondido.

Fiquei mais esclarecido com o que escreveu. Consegui encontrar uma peça que faltava, para melhor compreender esta parte da história.

Caso fosse possível gostaria muito que me enviasse a cópia da escritura. Será um manuscrito muito importante para juntar a outros, no sentido de melhor compreender a história da nossa família.

Muito obrigado.

João Montenegro

Reply

Direct link:

Casa da Granja - Família Montenegro.

#456173 | montenegro77 | 05 Okt 2024 15:22 | In reply to: #456172

Boa tarde novamente,

Envio o meu email: jcmontenegro@sapo.pt

O seu tio António Inácio Correia de Sousa Montenegro foi casado com a minha Tetravó Maria Henriqueta (1o casamento).

Se tiver mais informação dos seu Tio António Inácio Correia de Sousa Montenegro também me pode enviar por favor.

Muito obrigado,

João Montenegro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 06 Okt 2024, 04:43.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen