Quem era Manuel pobre?

This topic is classified in rooms: Pessoas

Quem era Manuel pobre?

#452295 | tosousa | 30 Jan 2024 14:07

Boas tardes.

Andando eu a efetuar leituras no arquivo online do jornal da Comarca de Arganil, "tropeçei" numa notícia da edição n 5.993 de 30 de abril de 1966, que me deixou intrigado e curioso para descobrir quem era este Manuel "Pobre" de Vide.

Segundo a notícia, se chamava Manuel dos Santos ( na edição 6.014 diz que nome batismo é manuel Matias), 59 anos ( mas parecia ter 70 ou 80) e tinha se casado na igreja de Vide com uma mulher que se chamava Maria Urbana Alves Casimiro e que o teria traído e roubado tudo, após um casamento com 7 filhos, tendo 1 deles morrido na zona do Caramulo e ela fugido pra zona da figueira.

Foi encontrado num curral na venda da esperança (tábua), doente e á 5 dias sem comer, por um saltimbanco. Foi levado pro hospital de tábua e depois internado num lar na zona de Coimbra. Em 1971 noutra edição (6.744 ) do dito jornal, surge um artigo onde refere estava num asilo na folhadosa.

Gostaria de saber mais sobre esta pessoa, data Nascimento,a que família pertencia, o que lhe aconteceu, onde e quando morreu.. , se me puderem ajudar a descobrir quem era este " pobre" ficaria agradecido, pois fiquei intrigado com esta pessoa..

Reply

Direct link:

Quem era Manuel pobre?

#452300 | gnevesxyz | 30 Jan 2024 18:18 | In reply to: #452295

Boa tarde!

Penso que será simples encontrar o assento de nascimento.

Eu não sei onde fica Vide, mas o sr. Manuel "pobre" terá nascido lá, por volta de 1907 (se em 1966 tinha 59 anos), com o nome Manuel Matias.

Pode é ser um lugar grande e haver vários com esse nome, mas, como disse, não conheço.

Cumprimentos,
Guilherme

Reply

Direct link:

Quem era Manuel pobre?

#452301 | tosousa | 30 Jan 2024 18:57 | In reply to: #452300

Boas noites.

Com base em experiências anteriores, o arquivos distrital da Guarda nestes casos em que não se tem nome dos pais ou os dados são insuficientes, acaba sempre por arquivar os pedidos dizendo não encontra nada.. mesmo se diga 1907 e o nome da mulher, acabam sempre a dizer nada encontram, não sei se é mesmo assim ou é falta de vontade..

Reply

Direct link:

Quem era Manuel pobre?

#452319 | PedroFreire71 | 31 Jan 2024 12:55 | In reply to: #452295

Bom dia,

Vide, é uma freguesia do concelho de Seia.
Os registos desta paróquia entre 1893 e 1910 não estão disponíveis on line.
Por ser uma paróquia que conheço bem, pois tenho cerca de 250 ascendentes de lá, posso dizer que a família Matias, era uma família abastada na região com diversas propriedades e quintas... Entrou em declínio, como tantas outras, quando o património começou a ser dividido ao longo de algumas gerações.
Tente pelo CRAV obter as informações que necessita, não será complicado encontrar o assento de um Manuel, filho de um Matias.

Cumprimentos

Reply

Direct link:

Quem era Manuel pobre?

#452338 | tosousa | 01 Feb 2024 20:05 | In reply to: #452319

Boas noites.

Submeti pedido ao arquivo distrital, como era de esperar hj o meu pedido foi terminado pois dizem nada encontraram. Como não tenho dados dos pais, não quiseram estar com trabalho. Mas pelos dados da esposa poderiam ter encontrado. Paciência.
Aguardar que disponibilizem restantes
livros online..

Reply

Direct link:

Quem era Manuel pobre?

#456137 | tosousa | 03 Okt 2024 21:31 | In reply to: #452295

Tentando descobrir o misterio, entrei em contacto com o sacristão da igreja da dita paroquia, expliquei lhe a situação e tentei sensibiliza lo, ao que o responsável me respondeu negativamente dizendo que compreendia, mas não podia permitir sem ordem do sr padre. Aconselhou me a falar com ele.

Num certo domingo, após a celebração da missa, aguardei junto a sacristia pelo sr padre para falar com ele. Voltei a explicar lhe o que pretendia, não era nada de mais e tentei sensibiliza lo. O dito padre, educadamente me respondeu que tinha recebido ordens da diocese para não permitir o acesso aos ditos assentos, porque alegadamente teria havido problemas com a dita outra igreja/seita que teria andado a utilizar indevidamente as informações pra utilização na propria religião deles e as dioceses receberam uma diretriz do vaticano para não permitir a consulta fosse a quem fosse. Aconselhou me a ir ao arquivo distrital, da parte dele não podia fazer nada.

Sem conseguir localizar assim o assento, ou ate a filiação dele, não irei conseguir fazer nada no arquivo distrital sem os dados básicos

Tem algum sentido esta recusa?? Como contornar a situação? O arquivo distrital da guarda tem sido muito lento a disponibilizar online novos registos, e duvido que aqui nesta dita paroquia, lancem novas reproduções nos proximos tempos..

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 02 Dez 2024, 14:38.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen