Decifrar nomes numa certidão de baptismo de 1876 - caligrafia

This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Formação | Pessoas

Decifrar nomes numa certidão de baptismo de 1876 - caligrafia

#455124 | jfcpv | 14 Aug 2024 04:20

Olá, alguem me poderia ajudar a decifrar dois nomes neste documento?

https://digitarq.adstr.arquivos.pt/viewer?id=1009901 - PT-ADSTR-PRQ-PTMR14-001-0005_m0016.tif

Filha de Joaquina Maria (??) de (??) , e também o primeiro nome do avo materno (Feliciano?) Lopes?

Se conseguirem decifrar mais e onde posso encontrar as certidoes destas pessoas, agradeço!

Obrigado desde já

Reply

Direct link:

Decifrar nomes numa certidão de baptismo de 1876 - caligrafia

#455126 | ADB | 14 Aug 2024 15:00 | In reply to: #455124

Caro (...) - era bom que se identificasse

Não são nomes, é "governo de casa", ou seja, era dona de casa.

Sim, é Feliciano.

Agora deverá procurar o casamento dos pais que, sendo posterior a 1859, indicará a idade dos nubentes, permitindo-lhe chegar rapidamente aos respetivos batismos.

Se não souber se ela era a mais velha, tem de ir recuando até localizar pois, se for a mais nova, a pesquisa pode estender-se até 20 anos ou até mais. Depende da idade com que casaram e quantos filhos tiveram.

Cumprimentos e boas pesquisas!

Filipe

Reply

Direct link:

Decifrar nomes numa certidão de baptismo de 1876 - caligrafia

#455140 | Jorge Resende | 15 Aug 2024 16:50 | In reply to: #455124

https://digitarq.adstr.arquivos.pt/viewer?id=1010385 tif imagem 74
o casamento de antónio rosa e joaquina maria

cumprimentos

Reply

Direct link:

Decifrar nomes numa certidão de baptismo de 1876 - caligrafia

#455192 | jfcpv | 17 Aug 2024 05:00 | In reply to: #455124

Desde já as minhas desculpas por não ter assinado com o meu nome neste primeiro tópico neste forum: chamo-me Jaime.

Agradeço a ambos pela ajuda a decifrar o documento - de facto sempre li "doméstica" em todos os documentos que consultei até agora (inicio do século XX), mas agora faz todo o sentido.

Jorge, fico a dever-lhe um favor pela sua disponibilidade e ajuda ao encontrar este registo!

Se for possivel uma recomendação de tópicos onde eu possa aprender metodologias de consulta que me possam facilitar a pesquisa (e no futuro ajudar outros membros), seria excelente.

E mais uma vez, muito obrigado
Jaime Paiva

Reply

Direct link:

Decifrar nomes numa certidão de baptismo de 1876 - caligrafia

#455203 | ADB | 17 Aug 2024 17:30 | In reply to: #455192

Caro Jaime

Desconheço que haja algum tópico do género.

Relativamente aos casamentos, já lhe expliquei. Mesmo nos anteriores a 1860, que raramente têm idades, é o melhor ponto de partida para se procurarem os batismos dos nubentes do que através do batismo de algum filho, que não sabemos se é ou não o mais velho. Terá de procurar por estimativa, imaginando que os nubentes tinham a menor idade possível para casarem (16/15 anos, podendo até ser menos no caso delas) e ir recuando até encontrar. O problema é se casaram com 40, a pesquisa torna-se longa. Se vir que está a ser difícil, tente ver se aparecem irmãos, encontrando um sabe que está no caminho certo.

Quanto ao local do casamento, na maior parte dos casos é na freguesia da noiva. Mas pode ser na do noivo ou numa outra qualquer, o que complica bastante a localização. E como nessa época não diz onde foram os casamentos, podemos não os conseguir localizar.

A partir de meados do séc.18, os batismos deixam de mencionar os avós, com exceção de algumas freguesias. Assim, para continuar a subir na árvore, só através do casamento dos pais. Como não sabemos de onde eles são naturais, devemos ver de onde são os padrinhos dos filhos. Se forem tios da criança ou com qualquer outro grau de parentesco, podemos ter a sorte de lá chegar.

Chegando aos casamentos que não mencionam as filiações, a árvore deverá ficar por aí, uma vez que é um risco procurar-se o batismo de alguém de quem não sabemos a filiação. Podemos lá chegar pelos lugares onde moravam e pelos apelidos mas, é sempre um risco. No mesmo lugar, podem existir várias pessoas com apelidos iguais.

Se falarmos de uma mulher solteira, obviamente não podemos ir lá pelo casamento. Devemos tentar localizar o seu filho mais velho (pode ter tido vários, havendo aquelas que tinham apenas 1) e fazer o mesmo que se faz em relação aos casamentos, dar uma estimativa e ir procurando.

Bom, é mais ou menos isto. Com o tempo começará a entrar no esquema e a agilizar mais as suas pesquisas, além de adquirir mais conhecimentos e habituar-se aos diferentes tipos de letras que vai encontrar, e bem mais difíceis do que esta para a qual pediu ajuda!

Principalmente nos primeiros tempos, é natural que necessite de ajuda e pode pedi-la. Principalmente na leitura, sendo que ninguém é infalível. Infelizmente, alguns Párocos tinham letras péssimas e escreviam mal os lugares e freguesias, dificultando assim a identificação correta das mesmas. Até os mais experientes têm por vezes dificuldades na leitura. E o estado de conservação dos livros também não ajuda, tornando por vezes impossível a leitura.

Boas pesquisas!

Filipe

Reply

Direct link:

Decifrar nomes numa certidão de baptismo de 1876 - caligrafia

#455233 | jfcpv | 18 Aug 2024 22:23 | In reply to: #455203

Agradeço imenso este mini-curso, concerteza vai ajudar com a metodologia.

Já me deparei com algumas caligrafias quase indecifráveis - tentei usar até IA para poder decifrar alguns casos mas com poucos resultados, ainda tenho os ficheiros e provavelmente vou pedir-vos ajudar no futuro.

Vou continuar as pesquisas, mas com estes documentos consegui identificar familiares até cerca de 1775 (7 gerações) - aproximando-me bastante do meu objectivo de encontrar antepassados até à data do terremoto.

Sabe se existem menos documentos anteriores a 1755 devido ao terremoto, ou depende exclusivamente se a freguesia foi mais ou menos afectada pelo desastre?

Reply

Direct link:

Decifrar nomes numa certidão de baptismo de 1876 - caligrafia

#455234 | ADB | 18 Aug 2024 22:53 | In reply to: #455233

Caro Jaime

De nada, é um prazer ajudar!

Quanto ao terramoto, imagino que deva ter afetado mais determinadas freguesias do que outras mas, não estou muito por dentro do assunto. Claro que foi muito violento e terá afetado uma grande área mas, não sei dizer o que é que escapou mais ou menos ileso.

Cumprimentos,

Filipe

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 27 Sep 2024, 21:17.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen