Visconde de Veiros

This topic is classified in rooms: Pessoas | Títulos | Famílias

Visconde de Veiros

#20708 | alpedrinha | 06 Mai 2002 22:37

Caros Comfrades.
Procuro a descendência de José Leite de Sousa Melo da Cunha Soto-Maior, 3.º Visconde de Veiros.
Cumprimentos
Alpedrinha
jotri@mail.telepac.pt

Reply

Direct link:

RE: Visconde de Veiros

#20709 | jaf | 06 Mai 2002 23:06 | In reply to: #20708

Aproveito a boleia para perguntar que relação existe entre este título (visconde de Veiros) e um ramo de Gamas Lobo d'Eça que dele se reclamava.

cumprimentos,
jaf

Reply

Direct link:

RE: Visconde de Veiros

#20727 | alpedrinha | 07 Mai 2002 01:37 | In reply to: #20709

Aí vai tudo o que sei .....
Se tiver mais elementos agradeço o seu envio.
Obrigado
jotri@mail.telepac.pt

9. FRANCISCO DE PAULA LEITE DE SOUSA FREIRE SALEMA DE SALDANHA E NORONHA (1747-18339, 1.º Visconde de Veiros (Decreto de 11-III-1822), nascido a 7-III-1747 em Santarém, tenente-general, conselheiro de Guerra, do conselho da rainha D. Maria I, grã-cruz da Ordem de Aviz, comendador da ordem de Cristo, e da Torre Espada.
Entrou no serviço militar no Regimento de Cavalaria do Cais em 1762, passou para a Armada Real no posto de Guarda Marinha, foi à Índia na nau Nossa Senhora da Madre de Deus no posto de Capitão Tenente em 1774, distingui-se no ataque de Argel em 1784, foi a Nápoles em 1792, e em 1788 comandou a maior frota que até então veio do Brasil. Regressou para o exército de terra no posto de Marechal de Campo em 1799, foi governador
Casou com sua sobrinha D. MARIA DE SANTO ANTÓNIO DE SOUSA FREIRE SALEMA DE SALDANHA E NORONHA (1767-1820), nascida a 1-VI-1767, falecida a 28-XII-1820, filha de Fernão Pereira Leite de Sousa e Fóios, e de sua mulher D. Maria Rita de Sousa Freire Salema de Saldanha, no § .....,
Filhos:
10. D. MARIA RITA DA MADRE DE DEUS LEITE DE SOUSA FREIRE SALEMA DE SALDANHA E NORONHA (n. 1817), 2.ª Viscondessa de Veiros, que segue.

10. D. MARIA RITA DA MADRE DE DEUS LEITE DE SOUSA FREIRE SALEMA DE SALDANHA E NORONHA (n. 1817), 2.ª Viscondessa de Veiros (Decreto de 8-VIII-184) e herdeira da casa de seu pai, nascida a 31-VIII-1817.
Casou a 20-I-1836 com JOÃO DE MELO DE SOUSA DA CUNHA SOTOMAIOR (f. 1854), 2.º Visconde de Veiros pelo seu casamento, nascido a 14-VII-1792, 5.º Senhor do Prazo da Quinta de Santo António das Águas Férreas na cidade do Porto, capitão de voluntários realistas desta cidade, moço fidalgo com exercício e comendador da Ordem de Cristo.
Filhos:
11. D. MARIA DE SANTO ANTÓNIO (n. 1837), nascida a 30-III-1837, tendo casado em 1859 com FERNÃO MARIA DA GAMA LOBO, oficial da Marinha. S.m.n.
11. D. MARIA DA MADRE DE DEUS, falecida com dois anos de idade.
11. JOSÉ DE LEITE DE SOUSA MELO DA CUNHA SOTOMAIOR (n. 1841), 3.º Visconde de Veiros, que segue.

11. JOSÉ LEITE DE SOUSA MELO DA CUNHA SOTOMAIOR (n. 1841), 3.º Visconde de Veiros (Decreto de 5-IX-1878), e moço fidalgo com exercício. Nasceu a 31-V-1841 e foi baptizado na freg. de S. Mamede, em Lisboa.
Casou a 12-II-1869 com D. MARIA JOSÉ OLIVAL DE GOUVEIA (n. 1840), nascida a 30-V-1840 e baptizada na freg. de Santa Maria de Loures, filha de António Higino de Gouveia, e de sua mulher D. Maria do Carmo Pinto Teles Olival e Andrade.
Sem geração.

Reply

Direct link:

RE: Visconde de Veiros

#20769 | jaf | 07 Mai 2002 23:22 | In reply to: #20727

Caro Alpedrinha

São pouquíssimos os dados de que disponho sobre estes Gama Lobo e não parecem encaixar-se nos que forneceu. Não vejo que o mais antigo e inominado Gama Lobo que refiro possa ser filho do Fernão Maria que refere nem que com ele possa ser identificado. Não vejo, portanto, com que base se reclamavam 'Veiros'.
Acrescento, caso interesse, que não sei se Celestino (de quem julgo haver descendência) e António tiveram outros irmãos.

Lamento não saber mais e agradeço as suas informações.

Cumprimentos,
João Amaral Frazão




F … GAMA LOBO D’EÇA cc D. Ana (Tavares ?)


1. CELESTINO TAVARES DA GAMA LOBO D’EÇA. Cc Rennée … S.m.n.

2. ANTÓNIO TAVARES DA GAMA LOBO D’EÇA cc Maria Hedwiges Oliveira Veiga da Cunha (n. ca. 1870)
Tiveram:

1 Fernandoda Gama Lobo d’Eça (+ ca. 1919)
2 Hedwiges Eugénia Veiga da Cunha da Gama Lobo d’Eça c.c. César Vidigal, oficial do exército. S.g.

Reply

Direct link:

RE: Visconde de Veiros

#20770 | jaf | 07 Mai 2002 23:23 | In reply to: #20727

Caro Alpedrinha

São pouquíssimos os dados de que disponho sobre estes Gama Lobo e não parecem encaixar-se nos que forneceu. Não vejo que o mais antigo e inominado Gama Lobo que refiro possa ser filho do Fernão Maria que refere nem que com ele possa ser identificado. Não vejo, portanto, com que base se reclamavam 'Veiros'.
Acrescento, caso interesse, que não sei se Celestino (de quem julgo haver descendência) e António tiveram outros irmãos.

Lamento não saber mais e agradeço as suas informações.

Cumprimentos,
João Amaral Frazão




F … GAMA LOBO D’EÇA cc D. Ana (Tavares ?)


1. CELESTINO TAVARES DA GAMA LOBO D’EÇA. Cc Rennée … S.m.n.

2. ANTÓNIO TAVARES DA GAMA LOBO D’EÇA cc Maria Hedwiges Oliveira Veiga da Cunha (n. ca. 1870)
Tiveram:

1 Fernandoda Gama Lobo d’Eça (+ ca. 1919)
2 Hedwiges Eugénia Veiga da Cunha da Gama Lobo d’Eça c.c. César Vidigal, oficial do exército. S.g.

Reply

Direct link:

RE: Visconde de Veiros

#20772 | alentejo | 07 Mai 2002 23:38 | In reply to: #20727

Caro Alpedrinha,

O 1.º Visc. de veiros chama-se, somente, Francisco de Paula Leite de Sousa. Os outros apelidos q indica entram na sua família pelo seu casamento. estes Leites, chamados de Santarém, são tratados numa magnifica obra "Os Três Tenentes-Generais leite". A descendência da 2.ª viscondessa vem tratada no livro de ouro da Nobreza, , vol. III, pag. 499 e seguintes; na resenha das famílias titulares, etc.
O 3. Visc não teve geração, ao q se saiba. Sucedeu sua irmã, Maria de Santo António, c.c. fernão Maria da Gama Lobo. c. g. até ao presente

Reply

Direct link:

RE: Visconde de Veiros

#20775 | jaf | 07 Mai 2002 23:51 | In reply to: #20772

Caro Nuno

Tem alguma indicação sobre as personagens que refiro? Serão colaterais de Fernão Gama Lobo?

um abraço,
João AFrazão

Reply

Direct link:

RE: Visconde de Veiros

#20778 | alentejo | 08 Mai 2002 00:16 | In reply to: #20775

CAro João,


Sei que tenho aqui em casa alguma publicação que mencione a filiação do fernão da gama lobo d'Eça, que não encontro de momento.
Julgo que os q apresenta são do alentejo, por vezes a ligação não a fiz por terem saido daí mto cedo. Vou ver aquilo q tenho e digo alguma coisa.


Grande abraço

NB

Reply

Direct link:

RE: Visconde de Veiros

#20941 | mecat | 10 Mai 2002 13:05 | In reply to: #20708

Caro Alpedrinha:

Acabei de lhe enviar uma mensagem a propósito de outra que tem num outro local deste fórum,relativamente a outro assunto.Verifiquei,depois,que a data é muito
mais antiga e receei que a não lesse,dado que parece estar agora interessado neste outro assunto. Por este motivo,tomo a liberdade de lhe recolocar aqui a minha questão e que é:tem,o seu username,alguma coisa que ver com os falecidos e notáveis jornalistas Manuel e Artur Alpedrinha?
Obrigada e cumprimentos,

Mecat

Reply

Direct link:

RE: Visconde de Veiros

#20956 | alpedrinha | 10 Mai 2002 16:44 | In reply to: #20941

Caro Mecat
O meu username foi tirado de uma terra na Beira que é objecto do meu encanto.
Apenas isso.
Um abraço
Alpedrinha

Reply

Direct link:

RE: Visconde de Veiros

#21038 | jaf | 11 Mai 2002 19:55 | In reply to: #20778

Caro Nuno

Muito obrigado pela disponibilidade. Apenas queria saber se o seus dados, por acaso, chegavam aos irmão António e Celestino Gama Lobo. Depois destas informações fiquei com as maiores dúvidas acerca da legitimidade do parentético 'Veiros'deles, mas pretensões e água benta …

Um abraço,
João Frazão

Reply

Direct link:

RE: Visconde de Veiros

#21049 | doria_gen | 12 Mai 2002 00:26 | In reply to: #20769

João,

O Tote (Aristóteles Rodrigues) me deu cópia de um livro com toda a ascendência do 1o. Visconde de Veiros. E' da primeira metade do século XIX.

fa

Reply

Direct link:

RE: Visconde de Veiros

#21050 | doria_gen | 12 Mai 2002 00:27 | In reply to: #20770

Outra coisa: há um ramo no Brasil dos Gamas Lobo d'Eça, do Barão de Batovi. A ascendência deles é bem conhecida.

fa

Reply

Direct link:

RE: Visconde de Veiros

#21056 | jaf | 12 Mai 2002 01:38 | In reply to: #21049

Francisco

Obrigado pelas dicas.Já tinha topado, numa net-busca, com uns Gama Lobo d'Eça brasileiros. Creio que havia, nos que referi,uma qualquer bastardia. O diabo é que não conheço ninguém vivo deste ramo.

um abraço,
João

Reply

Direct link:

RE: Visconde de Veiros

#21072 | doria_gen | 12 Mai 2002 11:12 | In reply to: #21056

João,

À disposição no que vc quiser. Aqui a descendência é grande, mas sem varonia (têm uma quebra, creio), no R. G. do Sul. O Batovi foi massacrado junto com o Saldanha da Gama pelos florianistas em Santa Catarina.

fa

Reply

Direct link:

RE: Visconde de Veiros

#21412 | Rui Portugal | 16 Mai 2002 15:50 | In reply to: #20956

Como diz o Nuno Borrego, quem representa a casa dos viscondes de Veiros é a descendência da irmão do 3.º visconde. Assim:

1 - D. Maria de Santo António Leite de Sousa, nascida a 30 de Março de 1837, baptizada no oratório das casas de residência dos pais, na freg.ª de S. José, Lisboa, a 12 de Abril de 1837, sendo padrinhos José de Sousa e Mello, FCCR, Com.or da Ordem de Cristo, tio, irmão do bisavô paterno da baptizada e madrinha Nossa Senhora, por quem tocou com a prenda Diogo da Cunha Sotomayor, Moço Fidalgo com exercício da Casa Real, com procuração a D. Joaquina da Madre de Deus Leite de Sousa irmã da mãe da baptizada (IAN/TT - RP - Lisboa. freg.º de S.José - 18.º de B.os, fs. 60 v.º). Casou a 6 de Agosto de 1859 na freg.º de Santa Isabel, Lisboa (id - Lisboa, freg.a de Santa Isabel - 15.º de c.os, fs. 189), com Fernão Maria da Gama Lobo, baptizado na freg.ª de Santa Maria Madalena de Olivença, reino de Espanha, morador na rua dos Prazeres, freg.ª de santa Isabel, 2.º tenente da Armada, filho de Manuel da Gama Lobo, coronel do exército e de D. Lúcia Carolina da Gama Lobo.

Filhos:

2 - Fernando
Nasceu a 29 de Maio de 1860 e foi baptizado a 22 de Setembro desse ano na freg.ª de S. Mamede, sendo padrinho Francisco Maria da Gama Lobo, casado, porta-bandeira do Reg.to de Inf.ª 16, morador no Largo do Monteiro, freg.ª de Santa Isabel, tio do baptizado. Parece ter falecido criança, pois quem sucede na casa é seu irmão abaixo:

2 - Lúcio Carolino de Mello Leite da Gama Lobo
Representante do título de Vis condes de Veiros.
Casou com D. Júlia Felicidade da Cunha Moura.

Filhos:

3- Alberto Lúcio de Mello Leite da Gama Lobo.
Nasceu a 2 de Março de 1893. Representante do t´tulo de visconde cde Veiros.
Casou 1.ª vez com D. Marioa Luiza de Macedo, de quem se ignora se existe geração.
Casou 2.ª vez em Março de 1934 com D. Maria joão de sousa Vahia da Cunhas Lima, nascida em Nevogilde, Porto, a 18 de Março de 1u896, filha do contra-almirante José da Cunha Lima e de sua mulher D. Maria da Ascenção de Sousa Vahia Rebello de Morais. Sem geração deste segundo casamento.

É tudo o que sei sobre a matéria. Tenho uma vaga ideia de ter ouvido referir que o Dr. António Lobo Xavier seria destes Gamas Lobos, aliados aos Veiros.

Cumprimentos do
Rui Portugal

Reply

Direct link:

RE: Visconde de Veiros

#21530 | jaf | 17 Mai 2002 23:02 | In reply to: #21072

Caro Francisco e demais interessados

Pode ser que ainda venha a recorrer aos seus préstimos … É que há, de facto, descendência no Brasil.

1) António (cg extinta) e Celestino tiveram um irmão que foi para o Brasil.

2) de Celestino, cc Rennée Castelo-Branco ficaram pelo menos 2 filhos (Jaime e Frederico), ambos com geração.

3) não se pode excluir para já (as minhas contas foram precipitadas) que o pai de Celestino, António e Fulano (que foi para o Brasil) tivesse sido o Fernando Gama Lobo referido no texto de Rui Portugal.

4) estou à espera de contacto da actual detentora do espólio genealógico …

Um abraço,

João

Reply

Direct link:

RE: Visconde de Veiros

#21570 | doria_gen | 18 Mai 2002 13:14 | In reply to: #21530

À disposição, sempre, João :)

fa

Reply

Direct link:

RE: Visconde de Veiros

#21667 | arezdasilva | 20 Mai 2002 00:23 | In reply to: #21412

qual a relação destes leites de sousa com a familia leite de sous e noronha de ribandar ilhas de goa luso descendente que são meus primos varias vezes

Reply

Direct link:

RE: Visconde de Veiros

#314774 | jonasisel | 04 Okt 2012 16:04 | In reply to: #21056

boa tarde
sera que pode ajudar me?
ando a pesquisar sobre a minha familia gama lobo d'eça...e dei com este forum
é que sou portugues e sei que o tal bartardo foi meu avo kkk
sera que podiam me ajudar a saber mais info sobre a familia
obrigado
joao

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 03 Jul 2024, 03:19.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen