Senhores De Baião
This topic is classified in rooms: Títulos
Senhores De Baião
Na última informação que tive sobre os Srs de Baião era informado que a sua linhagem é anterior à fundação de Portugal!
Que nomes mais próximos dos godos se podem mencionar,independentemente de um rigor de descendência, e que "senhorios" (terras) lhes pertenceram?
Obrigado. Orlando Varejão
Direct link:
Família Varejão
Há estudos de heráldica que são divergentes Uns dão como provável 1748 como o aparecimento do 1º Fidalgo, natural de Beira Baixa, com apelido proveniente de alcunha. Outros lançam a dúvida dizendo que eram descendem de antigos fidalgos franceses que teriam vindo para Portugal auxiliar D. Afonso Henriques nas lutas contra os mouros e se fixaram em Freixo de Espada ao Cinto!Há Varejões em Viana, Amarante, Baião, Lisboa.
Há alguma possibilidade de se conhecer as orgens reais?
Obrigado
Direct link:
Forais
Sei que há pouco relação entre a Genealogia e Forais, mas há alguma já que os forais eram concedidos a Senhores de determinadas Terras.
O Foral de Baião, que se conhece - dizem ter havido um outro de D. Afonso Henriques ou D. Sancho I - data de 1 de Setembro de 1513, por carta régia de D. Manuel I.
Haverá alguma hipótese de se conhecer o ou os outros (se os houve)?
Obrigado
Direct link:
RE: Senhores De Baião
Os Senhores de Baião anteriores à nacionalidade eram os Azevedos (ou seus antepassados), segundo genealogistas como Conde D. Pedro e Gayo.
Vasco Jácome
Direct link:
RE: Senhores De Baião
Obrigado por mais este esclarecimento, amigo Vasco Jácome, mas eu queria mais clarificação sobre este assunto:é que nada há, historicamente sobre Baião e gostaria saber algo sobre a sua origem histórica que, normalmente, vem associada ao nome dos seus Senhores.
Já agora, por favor, a que livros se refere, quer do Conde D. Pedro, quer de Gayo ?
Aguardando, os meus agradecimentos.
Orlando Varejão
Direct link:
RE: Senhores De Baião
Sobre Baião não tenho informações.
Quantos aos livros, tratam-se de duas peças fundamentais da genealogia portuguesa:
O Livro Velho das Linhagens” (salvo o erro...) da autoria de D. Pedro, Conde de Barcelos, filho de D. Dinis e considerado como o primeiro nobiliário.
Quanto a Gayo (Manuel José da Costa Felgueiras Gayo) é autor do “Nobiliário das Famílias de Portugal”, talvez a maior e fidedigna obra genealógica nacional, verdadeira “bíblia” desta ciência. Não pode haver “profissional” ou amador que não a conheça!
Recomendo-lhe pois a sua consulta, pelo menos em biblioteca pública.
Vasco Jácome
Direct link:
RE: Família Varejão
Caro Orlando Varejão:
Reforçando uma provável origem em Freixo ou suas vizinhanças, cá vai o que me apareceu. De qualquer maneira há dados muito anteriores à data que refere.
Ana da Fonseca Varejão, baptizada em Castelo Rodrigo em 18.1.1808, filha legítima de Carlos da Fonseca Ferreira Varejão e de s.m. Joana de Sousa. Neta paterna de João Ferreira da Fonseca e de s.m. Teresa da Fonseca Varejão. Neta materna de Brás Alves e de s.m. Ana de Sousa.
O avô paterno, aquele João Ferreira da Fonseca, filho de João Ferreira da Fonseca, de Castelo Rodrigo, e de s.m. Maria da Fonseca Varejão, de Mata de Lobos, casou em Castelo Rodrigo em 2.4.1759 com Teresa da Fonseca Varejão, da Figueira, filha de Bernardo da Fonseca de Carvalho, de Santo Adrião, vila de Barcos. Testemunhas Manuel Correia de Barros, Pedro Nunes e o padre Luís Nunes.
Aquele Bernardo da Fonseca de Carvalho é, em 1718 num documento do Arquivo Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, dito genro de Francisco Varejão.
Cumprimentos
António Taveira
Direct link:
Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 02 Dez 2024, 20:21.