Madureiras e Pereiras, de Canastrez, Ancede

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Madureiras e Pereiras, de Canastrez, Ancede

#2399 | alentejo | 03 Mär 2001 12:32

Procuro informações sobre a ascendência materna de

-MARGARIDA DE AZEVEDO, nascida na freg. da Vitória, Porto, a 14-XI-1797 (casada com Manuel António da Fonseca, natural de São João da Pesqueira), filha de MARIA DE JESUS, natural de Canastrez, Ancede (casada com Manuel António de Azevedo, natural de São João da Pesqueira); neta materna de MANUEL DE MADUREIRA e de sua mulher MARIA PEREIRA, naturais de Canastrez, Ancede.
Por razões profissionais tenho alguma dificuldade em deslocar-me ao Porto, razão q me leva a colocar este pedido no fórum pois pode dar-se o caso de alguém ter "tropeçado" nesta gente.
Obrigado desde já.
Nuno Borrego

Reply

Direct link:

RE: Madureiras e Pereiras, de Canastrez, Ancede

#18585 | vbriteiros | 16 Mär 2002 01:52 | In reply to: #2399

Caro Dr. Borrego.
"Tropecei" agora na sua já antiga questão dos Madureiras de Ancêde e fiquei admirado de não ter obtido nem uma pequena resposta.
1- A designação Canastrez corresponde ao nome antigo da Quinta de Vale de Cunha e também do lugar por baixo do Mosteiro de Ancêde. Desconheço o etado actual da Quinta ,mas para mim o Portão da Quinta poderia ser um desenho de Nasoni! Os Madureiras tinham sepultura na sacristia da Igreja do Convento que ainda existe( vi-a no passado Natal) e sobre a qual há uma lenda de um militar enterrado vivo!
2- Esta Quinta foi solar dos Madureiras de Ancêde cuja série de possuidores está estudada pelo Dr Álvaro de Azeredo no seu livro "Casas de Baião". Tenho este livro aqui comigo mas não encontro nenhum Manuel Madureira/Maria Pereira. Provavelmente é um filho de Francisco Cardoso de Madureira/ Susana Pinto, que além desta quinta em Ancêde tambem possuiam casa no Porto - a conhecida Casa dos Brandões na Rua das Flores ( artigo de Eug. Andrea Cunha e Freitas no Tripeiro )Caso tenha interesse poderei facultar-lhe fotocópia da 7 pags. deste capítulo, pois creio que obra está esgotada.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Reply

Direct link:

RE: Madureiras e Pereiras, de Canastrez, Ancede

#18619 | alentejo | 17 Mär 2002 12:51 | In reply to: #18585

Caro Vasco,


Muito agradeço essas cópias, já que não possuo a obra (nem a conhecia). Aquilo que tenho sobre essa gente foi conseguido sem grande investigação, pois sempre que fui ao Arq. Distrital do Porto investiguei outras coisas. A minha morada é:

Praça da Igreja, 15 - 3.º Esq.
2700-458 Amadora

nunoborrego@iol.pt

Grande Abraço,

NB

Reply

Direct link:

RE: Madureiras e Pereiras, de Canastrez, Ancede

#18717 | vbriteiros | 20 Mär 2002 15:40 | In reply to: #18619

Caro Nuno Borrego
Hoje seguem pelo correio as fotocópias sobre a genealogia dos senhores da Quinta de Canastrês. Anotado à mão está o texto:" esta casa foi grande pelos grandes casamentos ( ou uniões?)que fez" . A certeza desta inscrição, em latim, no portão da casa não a tenho. Tenciono voltar lá no verão para averiguar.
A lenda do marechal enterrado vivo tambem segue e espero que consiga ler. Se difícil, diga que eu transcrev-a.
Segue tambem fotocópia do artigo do Dr. Cunha e Freitas no Tripeiro sobre a Casa dos Brandões na Rua das Flores, que julgo ser o local do nascimento de alguns senhores de Canastrês, a partir dos fins do Sec XVIII.
Seria muito interessante estudar todos os ramos colaterais desta família pois daria um óptimo Nobiliário.
Vai tudo num envelope da empresa.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Reply

Direct link:

RE: Madureiras e Pereiras, de Canastrez, Ancede

#19138 | alentejo | 30 Mär 2002 21:27 | In reply to: #18717

Meu Caro VAsco,


Cá chegaram os elementos. Agradeço penhorado, já que não conhecia a obra.
Vou pegar nesses Madureiras e ver se pelo menos consigo recuar algumas gerações.

Muito obrigado.
Um forte abraço,

NB

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 01 Jul 2024, 20:39.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen