Família Mosqueira

This topic is classified in rooms: Famílias

Família Mosqueira

#24532 | alvim | 17 Jul 2002 12:44

Gostaria de completar elementos que possuo sobre esta família pelo que solicito a respectiva ajuda.
Pedro Taveira Leite Pereira

Reply

Direct link:

RE: Família Mosqueira

#24547 | Portuguez | 17 Jul 2002 14:22 | In reply to: #24532

Caro Pedro Taveira Leite Pereira

Segundo uns papéis que aqui tenho, Mosqueira e Moscoso são duas formas de designar uma mesma família espanhola. Estando os Mosqueiras/Moscosos aliados aos Themes, possuo alguma documentação que ainda não tive tempo de ler. Mas posso desde já informá-lo que as armas usadas pelo chefe desta Casa por inícios do sc. XIX foram em escudo quadripartido as de Themes, Mosqueira/Moscoso, Nóvoa, e Quadros, ignoro ainda se por Chefiar/representar as restantes três, além dos Themes, do que suspeito pois de outra forma seria natural que usasse as de Themes em pleno e sem diferença. Digo isto, mas percebo pouco de heráldica.
Por estes Themes de Valdigem corre pois sangue Mosqueira/Moscoso em Portugal, ignoro quais os Mosqueiras que estudou mas seria interessante confrontar elementos.
Cumptos.
Alexandre Tavares Festas

Reply

Direct link:

RE: Família Mosqueira

#117116 | amguedes | 22 Apr 2006 15:09 | In reply to: #24532

Caro Pedro Taveira Leite Pereira,

Tem alguns dados sobre a descendência de Dona Rita Delfina de MAGALHÃES TAVEIRA MOURÃO MOSQUEIRA filha do Dr António José DIAS MOURÃO MOSQUEIRA, Dezembargador da Relação do Porto, dono da casa da Rua da Cadeia em Vila Real, e Dona Maria Teresa Bernarda de MAGALHÃES E COSTA?

Dona Rita Delfina casou a 12 Dezembro de 1818 em S. Pedro, Vila Real, com José D'Assis Portugal TAVEIRA SOUZA GUEDES PINTO MOURÃO LEITÃO DE ALMEIDA, Monteiro Mor de Vila Pouca de Aguiar (CR 8-5-1811). Capitão dos Caçadores do Batalhão da Praça de Chaves (1810). Ajudante das Ordenanças de VPA.
Fidalgo da Cota d'Armas (CB 15-8-1870) de D. João Príncipe Regente.

Com os melhores cumprimentos,

Ana Maria Guedes

Reply

Direct link:

RE: Família Mosqueira

#117134 | vbriteiros | 22 Apr 2006 22:53 | In reply to: #117116

Cara Ana Maria Guedes.
Veja em Azevedo, Correia de," Brasões e Casas Brasonadas do Douro", Gráfica de Lamego 1974, pgs 30 e 31 : Casa dos Mosqueiras ...
O autor cita alguma da geração que pretende.
Infelizmente refere que a pedra de armas da casa ( Mosqueiras/Magalhaes/Mourões/Taveiras(?) ) corresponde às armas concedidas em 1787 a José Filipe Taveira de Magalhães Mourão Mosqueira , que segundo Sanches de Baena-pag 380 são Mourões/Mosqueiras/Magalhães/Taveiras.
Respeitosos cumprimentos
Vasco Briteiros
A CB que cita e será a que está a pág 366 de Sanches de Baena, datada de 15 de Julho de 1807, respeita aos apelidos Sousas/Taveiras /Guedes/Pintos e nada tem com as armas da Casa da Rua da Cadeia

Reply

Direct link:

RE: Família Mosqueira

#117177 | amguedes | 23 Apr 2006 17:12 | In reply to: #117134

Caro VBriteiros,

Tem toda a razão.
José D'Assis Portugal TAVEIRA SOUZA GUEDES PINTO MOURÃO LEITÃO DE ALMEIDA, era de Vila Pouca de Aguiar onde a sua casa tem as armas Sousas/Taveiras /Guedes/Pintos, referidas na sua CB de 15-8-1870.

Dona Rita Delfina de MAGALHÃES TAVEIRA MOURÃO MOSQUEIRA, era de Vila Real, onde o seu pai Dr António José DIAS MOURÃO MOSQUEIRA em 1808 construiu a casa da Rua da Cadeia (hoje Rua Camilo Castelo Branco) com as armas Mourões/Mosqueiras/Magalhães/Taveiras (as armas do brasão foram picadas, provavelmente em 1834 quando a casa saiu da família).

Dona Rita Delfina e José D'Assis Portugal casaram a 12 Dezembro de 1818 em Vila Real.
É a descendência deste casal, se é que houve, que eu procuro.
Suponho que a descendência referida em Azevedo, Correia de," Brasões e Casas Brasonadas do Douro", é de um irmão da Dona Rita Delfina.

Muito obrigada pela sua resposta.
Com os melhores cumprimentos,

Ana Maria Guedes

Reply

Direct link:

RE: Família Mosqueira

#117181 | amguedes | 23 Apr 2006 18:16 | In reply to: #117134

a data da CB de José de Assis Portugal de sousa Guedes Pinto Mourão Leitão de Almeida é de 15-7-1807, peço desculpa pelo meu engano.

Reply

Direct link:

RE: Família Mosqueira ( no Brasil)

#119198 | zelcem | 24 Mai 2006 01:13 | In reply to: #24532

Olá,sou brasileira e pesquiso a familia Mousquere na França e onde mais ela estiver e encontrei Agostinho Gonçalves Mosqueira natural do "Reino de Portugal", filho de Agostinho Gonçalves e Maria Joaquina ambos falecidos na cidade de Cintra.

Este Agostinho casou com Generoza Gonçalves Mosqueira,brasileira, filha de Marcellino José Barcellos e Maria Francisca Barcellos. O documento que encontrei é o testamento do casal. Não tiveram filhos. Ela morre em 22/10/1904 em Porto Alegre (sul do Brasil).Ele, após a morte da esposa, não localizei.

Se estes dados interessam a você ou a algum outro pesquisador, BOM USO.
Zelce Mousquer

Reply

Direct link:

RE: Família Mosqueira ( no Brasil)

#119228 | Rafael LM | 24 Mai 2006 16:02 | In reply to: #119198

Olá, meu nome é Rafael de Lara Mosqueiro, sou brasileiro e procuro informarções sobre a familia MOSQUEIRO. Gostaria de saber de vocês se a familia Mosqueira e a familia Mosqueiro tem alguma relação. Meu pai é nascido em Valverde - Bragança, veio para o Brasil aos 05 cinco anos de idade em 1956. Filho de Frascisco da Purificação Mosqueiro.

Obrigado.

Reply

Direct link:

RE: Família Mosqueira ( no Brasil)

#119235 | zelcem | 24 Mai 2006 17:19 | In reply to: #119228

Oi Rafael, eu também sou brasileira (RS) e meu sobrenome é MOUSQUER, de origem francesa, cujos imigrantes assinavam MOUSQUERE, porém seus netos já utilizavam o nome sem a letra E no final. Coisas de cartório do início do século.
Quanto ao nome MOSQUEIRA, me chama a atenção e gostaria de saber se algum português saberia me explicar a origem. Esperemos que algum listeiro atenda nossa curiosidade. Enviei os dados retirados do testamento,apenas para colaborar e iniciar talvez, um entendimento sobre a origem do nome.
Quanto ao nome MOSQUEIRO, é a mesma coisa.
Na Argentina, encontram-se muitos MOSQUERA (veja, sem a letra I)
Nossa, que confusão.Recebi esta resposta para uma consulta que fiz na frança. ( envio-te apenas como curiosidade, para tentarmos entender a origem de nosso nome).
« Mousquère » n’est pas le nom d’une personne, c’est le nom d ‘un torrent. Les moulins appartenaient souvent à plusieurs personnes et on leur donnait le nom de l’endroit où ils sont construits.
Mousquère est un mot ancien en langue régionale dérivé de « mouches ». C’est un endroit où il y a beaucoup de mouches.
Como vês, é o nome de um afluente e um lugar onde há muitas moscas (bela informação!) é a origem para MOUSQUERE na França.
Vamos juntos tentar descobrir em PORT. o que temos em comum, apesar do ditongo OU, estar mais para francês do que para Português. Mas tudo é possível, os nomes vão ao longo dos séculos sofrendo transformações, ou perdas ou acréscimos.
Os mousquer no RS tem um site em construção . Te convido a visitá-lo .
www.mousquer.com.br
Boas pesquisas.Se houver novidades te comunico pelo site. Zelce Mousquer

Reply

Direct link:

RE: Família Mosqueira ( no Brasil)

#119240 | Rafael LM | 24 Mai 2006 18:35 | In reply to: #119235

Olá Zelce, muito prazer em conhecê-la. Sou de Cuiabá-Mato Grosso. Adorei o site que me indicou, vc está ajundo a montá-lo? Em relação ao nome mosqueiro, eu vasculhei a internet e não achei nada que pudesse ajudar. O que posso te dizer que meu pai é nascido em VALVERDE - BRAGANÇA. Irei perguntar a ele em qual local de portugal meu avô nasceu(já falecido). Qualquer informação a mais é uma pecinha do quebra cabeça. Aliás, deixa eu te perguntar: Vc não tem vontade de ir até Europa tentar descobrir? Eu pretendo em três anos ir até Portugal, só que estou tendo dificuldades em consiguir minha cidadania portuguesa, é muita burocracia.

Boas pesquisas para vc também.

Rafael Mosqueiro

Reply

Direct link:

RE: Família Mosqueira ( no Brasil)

#119251 | zelcem | 24 Mai 2006 21:17 | In reply to: #119240

Não,Rafael, a parte de informática é de alguém que não conheço (acho que um profissional) Agora, quem tratou o serviço foi um primo. Como vistes no site, as pesquisas foram feitas por mim. É preciso acrescentar mais dados, sobre os emigrantes ISTO QUANDO EU LOCALIZAR ESTES MOÇOS E MOÇAS NA FRANÇA, POIS ESTÁ DIFÍCIL LOCALIZAR SEUS PAIS, IRMÃOS, ETC.... eles entraram no Brasil na metade do séc XIX.
Gostaria sim de ir até ALÌ a Europa. Pretendo depois que minha filha casar. Ela estuda direito e namora um colega. Pretendem casar-se em 2 anos mais ou menos.Então, talvez, sobre uma graninha para eu viajar, já que me aposentei este ano.
Boas pesquisas, zelce

Reply

Direct link:

RE: Família Mosqueira

#217148 | D'Almeida | 02 Jan 2009 23:49 | In reply to: #24532

Sr. Pedro Taveira Leite Pereira,

Tenho alguns dados sobre a Família Mosqueira:
01 - JOSÉ DE OLIVEIRA PINTO BOTELHO DA SILVA MOSQUEIRA: - filho legítimo do Sargento Mór ANTONIO DE OLIVEIRA PINTO e de sua mulher D. PAULA FELÍCIA ROSA DE SOUZA BOTELHO, naturais da Villa Mariana - MG.
Pela parte paterna de ANTONIO DE OLIVEIRA PINTO e de sua mulher D. DOMINGAS RODRIGUES DE CRAVO e pela materna do Capp.am mór da mesma cidade Manoel Botelho da Rosa Musqueyra e de sua mulher D. ANNA Felícia de Souza. (Carta de Brazão d'Armas de 24 de abril de 1771.)
Tenho mais registro que enviarei posteriormente, dependendo apenas do Senhor em interessar pelos mesmos.
Atencviosamente.
Raymundo Augusto d'Almeida

Reply

Direct link:

RE: Família Mosqueira

#217152 | D'Almeida | 02 Jan 2009 23:59 | In reply to: #117177

ANA MARIA GUEDES,

HÁ MAIS DE DEZ ANOS PESQUISO SOBRE A FAMÍLIA MOSQUEIRA.

OINÍCIO DO ESTUDO TEVE SEU INÍCIOCOM JOSÉ DE OLIVEIRA PINTO BOTELHO DA SILVA MOSQUEIRA, NA CARTA DE BRAZÃO D'ARMAS DE 24 DE ABRIL DE 1771.
CASO HOUVER INTERESSE EM MAIS REGISTRO, ENVIAREI POSTERIORMENTE.

MEUS CUMPRIMENTOS.

RAYMUNDO AUGUSTO D'ALMEIDA

Reply

Direct link:

RE: Família Mosqueira ( no Brasil)

#217378 | D'Almeida | 05 Jan 2009 00:36 | In reply to: #119235

Zelcem

Há mais de dez anos faço pesquisa sobre a família Mosqueira.

Iniciei com registro de JOSÉ DE OLIVEIRA PINTO BOTELHO DA SILVA MOSQUEIRA, natural de Mariana-MG,filho legítimo do Sargento-Mór da Cidade ANTONIO DE OLIVEIRA PINTO e de sua mulher D. PAULA FELICIA ROSA DE SOUZA BOTELHO datado de 24 de abril de 1771.

Pesquisando na Internet, encontrei registros datados de 04 de outubro de 1519.

Feliz 2009
Raymundo Augusto d'Almeida

Reply

Direct link:

RE: Família Mosqueira

#217903 | Rafael LM | 09 Jan 2009 16:39 | In reply to: #217148

Olá D'Almeida, se for possível gostaria de ter as informações que possui sobre a familia Mosqueira. Me envie no e-mail rafaelmosqueiro@yahoo.com.br

Agradecido

Rafael de Lara Mosqueiro

Reply

Direct link:

RE: Família Mosqueira

#240463 | ArJoLePe | 28 Sep 2009 00:22 | In reply to: #24532

Caro primo poderá consultar a ascendencia de Capitão Anacleto José de Magalhães Taveira na obra "Fidalgos e Morgados de Vila Real e Seu Termo" do Dr. Julio teixeira
Anacleto Taveira é filho de DR. António José Dias Mourão Mosqueira nascido em 1737 filho de Maria Engracia de Azevedo Mosquiera e de Capitão José Dias Mourão é batisado na Igreja de S. Pedro onde foi feito o registo , a seu pedido, em 17 de Março de 1769, Bacharel em leis, ouvidor em Vila Real e Juiz de Fora e Desembargador da Relação do Porto, casou em S. Pedro em 27 de Maio de 1769 com D. Mariana Teresa Bernarda de Magalhães, filha de Domingos da Costa Magalhães e de sua mulher D. Quitéria Luiza de Magalhães, neta paterna de Hieronimo da Costa de sua mulher D. Tereza de Magalhães, e materna de João Dias Mourão e de sua mulher D.Luisa Francisca de Magalhães.

Reply

Direct link:

RE: Família Mosqueira

#240879 | DD | 01 Okt 2009 21:18 | In reply to: #240463

Prezado Senhor ArJoLePe
Há um Acordão da Relação do Porto, de 18 de Agosto de 1810, assinado, entre outros desembargaores, por um com indicação, apenas do apelido Mosqueira.
Por acaso sabe se o Dr António José Dias Mourão Mosqueira ainda seria desembargador da dita Relação do Porto naquela data de 18-8-1810?
Creio ser o mesmo a que se refere Camilo de Castelo Brnco, no seu Romance "Amor de Perdição", Capítulo XII, onde expressamente refere, em nota, o nome "" O desembargador António José Dias Mourão Mosqueira", em escrito do mesmo, datado de 11 de Fevereiro de 1805.
Desculpe a intromissão, mas estava interessado em esclarecer estas dúvidas.
Poderá ajudar-me ?
Com os melhores cumprimentos,
Miguel de Valdevez

Reply

Direct link:

RE: Família Mosqueira

#241379 | ArJoLePe | 08 Okt 2009 01:03 | In reply to: #240879

Prezado Sr.Miguel de Valdez
Apêndice do extracto de “ Fidalgos e Morgados de Vila Real e seu termo”
Dr. António José Dias Mourão Mosqueira
Nasceu na R. da Cadeia em 1747, foi registado a seu pedido, como filho do Capitão José Dias Mourão e de sua mulher D. Maria Engrácia de Azevedo Mosqueira, nos livros Paroquiais de S. Pedro, em 17 de Maio de 1769.
Formou-se em Cânones na Universidade de Coimbra e seguiu a Magistratura ocupando os cargos de Ouvidor de Vila Real, de Juiz de Fora no Crato e por fim de Desembargador na Relação do Porto.
A actual casa, que foi dos Mosqueira, foi mandada construir por si, em 1806, como se vê pela inscrição da frontaria voltada para a Avenida Carvalho Araújo. Não tendo dinheiro suficiente para acabar a sua construção hipotecou-a, assim como a sua Quinta do Vale-do-Fojo na Seara (Prezigueda), pela quantia de 4 contos de reis à Misericórdia do Porto.
Em 1817 aquela Misericórdia mandou penhorar os bens dos herdeiros do Dr. Mosqueira sendo a Causa julgada em Vila Real em 1834. O Dr. António Gerardo Monteiro que vivia maritalmente com D. Ana Emília Pinto de Almeida, nora do Dr. Mosqueira, na Casa da R. da Cadeia, arrematou os rendimentos de todos esses bens, pagou a divida à Misericórdia do Porto e acabou em 1853, por requerer a posse de todos os bens que pertencem hoje aos seus descendentes.
Aqui no Genea ele consta como filho de Capitão Anacleto erro que pedirei para corrigir já que na verdade ele era pai do Capitão Anacleto. Tenho duas datas de nascimento 1737 e 1747 não sei das duas a mais correcta. Acredito piamente que seja de quem fala Camilo referente a 1805. Mas 18 de Agosto de 1810 e com apelido Mosqueira, só podemos especular. Não possuo a data da morte sabendo que em 1817 ele já era falecido. Um outro Mosqueira também desembargador e presidente da relação do Porto foi seu neto Dr José Augusto mas ainda não nascido á data.
Minha melhor contribuição
Atenciosamente
Arnaldo Leite Pereira

Reply

Direct link:

RE: Família Mosqueira

#241418 | DD | 08 Okt 2009 16:00 | In reply to: #241379

Prezado Senhor Arnaldo Leite Pereira
Fico-lhe muito grato pela amável e esclarecedora resposta às minhas dúvidas, que suscitava na minha msg.
Pelos elementos que me fornece, chego à conclusão, com provável segurança, de que o Desembargador da Relação do Porto que interveio no julgamento e assinou o respectivo acordão de 18.08.1810, era, efectivamente, o Dr. José António e não o seu neto José Augusto.
Também me parece que a data mais provável do seu nascimento tenha sido o ano de 1747 ( pois teria 63 em 1810, em que poderia ainda exercer a sua actividade na Relação do Porto, contra a de 1837, caso em que, em 1810, teria 73 anos, idade improvável para exercer as mesma funções).
Claro que a ser possível a consulta do processo de penhora (execução), que a Misericórdia do Porto, desencadeou em 1817, aos seus herdeiros, certamente se esclarecia a dúvida sobre a data da sua morte, porque do respectivo processo deve constar a habilitação dos seus herdeiros, contra quem foi movido o processo. Este ponto, porém, excede os motivos da minha investigação, que se circunscrevem à identificação do Desmbargador " Mosqueira", que interveio no processo e assinou o acordão de 18.08.de 1810.
Renovo os meus agradecimentos e apresento-lhe os melhores cumprimentos,
Miguel de Valdevez

Reply

Direct link:

Família Mosqueira

#364023 | migcald1 | 03 Dez 2015 20:52 | In reply to: #217152

Boa noite

Procuro ligações a estas pessoas

x João Rodrigues Carrilho Mosqueira c 2.08.1665 Barbacena Maria Feia(? Caldeira ) Castelo de Vide
filho
x Domingos Lourenço Mosqueira casado c Maria Rodrigues Carrilho (Castelo de Vide) faleceu 10-12-1677
pai

concelho de Elvas ( Alto Alentejo)

se tiver alguma ligação agradeço

Cpts

Miguel Caldeira
caldeiramiguel@hotmail.com

Reply

Direct link:

Família Mosqueira

#412577 | gabscleto | 22 Feb 2019 01:24 | In reply to: #117177

Cara Ana,

Não sei se vai ver esta mensagem uma vez que se trata de um tópico já com bastantes anos, mas apesar de não ter informação sobre descendência da Dona Rita, tenho uma curiosidade que pode achar interessante.

Em 1841, a Dona Rita e o seu irmão Anacleto José foram padrinhos do meu tataravô Anacleto Henriques em Fornos de Algodres.
Aliás, é precisamente por causa do seu irmão que hoje tenho o sobrenome de Cleto!

Espero que tenha conseguido encontrar a informação que procurava!

Cumprimentos,
Gabriela Cleto

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 01 Jul 2024, 09:11.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen