Alunos do Colégio dos Nobres

This topic is classified in rooms: Arquivos

Alunos do Colégio dos Nobres

#2698 | LCM | 13 Mär 2001 09:51

Caros amigos

Procuro notícias sobre alunos do Colégio dos Nobres en Lisboa. Tenho conhecimento de uma lista dos primeiros alunos que está publicada mas daí em diante pouco ou nada se sabe. Peço por isso a todos os que nas suas investigações encontraram alunos desta instituição o favor de comunicarem para este tópico do noso Fórum, pois estou a recolher dados no sentido de fazer uma lista o mais completa possível.
Desde já muito obrigado pela ajuda.
Lourenço Correia de Matos

Reply

Direct link:

RE: Alunos do Colégio dos Nobres

#2700 | aeiou2 | 13 Mär 2001 11:32 | In reply to: #2698

Olá Lourenço Correia de Matos
Quem "herdou" parte do espólio do Colégio dos Nobres foi a Faculdade de Ciências de Lisboa.Talvez na biblioteca da referida Faculdade haja alguma coisa.
Cumprimentos
Maria Oom Oliveira Martins

Reply

Direct link:

RE: Alunos do Colégio dos Nobres

#2704 | LCM | 13 Mär 2001 12:52 | In reply to: #2700

Muito obrigado pela informação. Assim sendo esta Faculdade deverá ter também a documentação da Escola Politécnica fundada em 1837 depois da extinção do referido Colégio.
Vou tentar esta "pista" que mais uma vez agradeço. De qualquer forma não acredito que haja uma lista exaustiva e os dados que cada um pode fornecer sobre uma personagem que "conhece" bem serão certamente mais valiosos.
Lourenço Correia de Matos

Reply

Direct link:

RE: Alunos do Colégio dos Nobres

#2712 | amrr | 13 Mär 2001 16:13 | In reply to: #2698

Caro Lourenço

Na Torre do Tombo existem livros do Colégio dos Nobres onde eram registados, ano a ano, todos os elementos do colégio (alunos, professores, funcionários, etc).

Onde foi publicada essa lista com os primeiros alunos do Colégio dos Nobres?

Com os melhores cumprimentos
Arlindo Rodrigues

Reply

Direct link:

RE: Alunos do Colégio dos Nobres

#2714 | LCM | 13 Mär 2001 16:53 | In reply to: #2712

Caro Arlindo

Muito obrigado pela informação. Conheço documentação que está na Torre do Tombo que irei começar a trabalhar na próxima semana. Estaremos a falar do mesmo núcleo? Onde estam esses livros de que fala?
A 1ª lista de alunos foi publicada por Rómulo de Carvalho num livro de que não sei o título mas que lhe direi logo que saiba.
O meu objectivo é conseguir elementos que não estejam nessa documentação que não é exaustiva. Mais uma vez agradeço.
Com os melhores cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Reply

Direct link:

RE: Alunos do Colégio dos Nobres

#2715 | Cascais | 13 Mär 2001 19:52 | In reply to: #2698

Caro Lourenço Correia de Matos

Procuro saber os anos exactos em que um determinado aluno frequentou este colégio, sei que terá sido entre 1812 e 1822. Se a sua lista se refere a esta década agradecia que me informasse.
Obrigado.

Reply

Direct link:

RE: Alunos do Colégio dos Nobres

#2726 | LCM | 13 Mär 2001 23:12 | In reply to: #2715

Na documentação da Torre do Tombo, que consultarei na próxima semana (e que vou publicar brevemente) existem alunos desse período. Se me der o nome poderei dizer-lhe qualquer coisa dentro de poucos dias.
Muito obrigado.
Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Reply

Direct link:

RE: Alunos do Colégio dos Nobres

#2732 | Cascais | 14 Mär 2001 02:24 | In reply to: #2726

Caro Lourenço Correia de Matos

Se me pudesse dar o seu email enviar-lhe-ei todos os dados directamente.
Muito obrigado.

Reply

Direct link:

RE: Alunos do Colégio dos Nobres

#2736 | LCM | 14 Mär 2001 10:39 | In reply to: #2732

o meu e-mail é: correia.de.matos@mail.telepac.pt
Provavelmente só sublinbou "matos" mas é "correia.de.matos".
lourenço Correia de Matos

Reply

Direct link:

RE: Alunos do Colégio dos Nobres

#2762 | LAV | 15 Mär 2001 14:25 | In reply to: #2714

Para sua informação que espero seja útil, o título do livro do Prof. Rómulo de Carvalho que trata do Colégio dos Nobre chama-se: "História da Fundação do Colégio Real dos Nobres de Lisboa (1761-1772" e foi editado em Coimbra pela Atlântida-Livraria Editora, Lda. em 1959.

O livro faz uma análise substantiva da instituição na perspectiva do ensino da ciência. Só no último capítulo, à guisa de anexo por com certeza não se lhe ter afigurado interessante ou útil um trabalho de transcrição, é que publica o que encontrou na Torre do Tombo no livro 62 dos manuscritos do Colégio, que tem o título "Livro primeiro de Registos das Entradas, Sahidas, Profissoens e Actos q. fizeram os Collegiais do Collégio Real dos Nobres". Após uma curta análise de natureza estatística, comunica o nome dos 24 alunos que assistiram à abertura solene do Colégio, dos 5 outros que se juntaram no decurso do 1° ano escolar, o nome de outros 5 que entraram no 2° ano lectivo (1766-1767), o dos 6 que entraram no 3° ano (1767-1768) bem como dos 6 que sairam neste ano, o dos 4 que entraram no 4° ano escolar (1768-1769) e 5 que sairam, e finalmente o nome do que entrou no 5° ano escolar que decorreu de 1769-1770.

Os restantes movimentos já não foram considerados pelo Autor.

Cumprimentos

Luiz de Albuquerque Veloso

Reply

Direct link:

RE: Alunos do Colégio dos Nobres

#2768 | LCM | 15 Mär 2001 15:04 | In reply to: #2762

Muito obrigado pela informação. Além do livro citado da autoria de Rómulo de Carvalho essa mesma lista está publicada em outra obra de que não me lembro o nome mas sei existir em casa de meu avô.
Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Reply

Direct link:

RE: Alunos do Colégio dos Nobres

#2786 | LAV | 16 Mär 2001 09:00 | In reply to: #2768

Talvez esse outro livro seja um que o Prof. Rómulo de Carvalho refere numa nota no início do capítulo que referi relativo à lista dos alunos do Colégio, em que diz que são elementos já citados no livro de Busquets de Aguiar "embora com várias incorrecções".

Luiz de Albuquerque Veloso

Reply

Direct link:

RE: Alunos do Colégio dos Nobres

#2846 | JCA | 19 Mär 2001 13:49 | In reply to: #2698

Caro Senhor
se lhe interessar posso fornecer-lhe a lista de nomes dos primeiros alunos da Escola Politécnica, no primeiro ano de funcionamento após o encerramento do colégio dos nobres.
JCA

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 13 Jun 2024, 18:42.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen