Morgados
This topic is classified in rooms: Títulos | Regiões | Famílias
Morgados
Precisva de saber informações sobre o Morgado das Águias (concelho de Mora-Distrito de Évora), gostaria de saber se alguém poderia me ajudar, onde poderei encontrar as informações acerca das famílias deste morgado
ReplyDirect link:
RE: Morgados
Caro leov
Como já lhe tinha dito em Novembro de 2000, em Felgueiras Gayo, título de Manueis (Vol. VI), §5 N3, tem quem procura. Pelo menos os seus fundadores.
Pode também consultar o site da DGEMN www.monumentos.pt, pois a Torre das Águias tem processo de classificação Nº IPA : 0707010002.
O que procura exactamente?
Cumprimentos,
Vasco Jácome
Direct link:
RE: Morgados
Muito obrigado pela sua informação, já tinha consultado o referido site e já consegui alguma informação sobre a Torre das Águias.
O que realmente desejava saber é quem foram os sucessivos morgados das Águias. Penso que talvez na Torre do Tombo tenha essa informação, mas se alguém souber mais informaçõea, agradecia.
Direct link:
RE: Morgados
Caro leov
Encontra referência à Torre das Águias nos “Solares Portugueses – Introdução ao estudo da casa nobre” de Carlos de Azevedo, edição da “Livros Horizonte”, 1ª ed. 1969 e 2ª ed. 1988.
Também “Casas Nobres de Portugal”, de Marcus Binney, edição da “DIFEL”, 1987, se refere a ela. Mas mais sobre o ponto de vista da casa em si.
Quanto à genealogia, pelo que está no Felgueiras Gayo, a Torre pode ter sido fundada por D. Nuno Manoel, mas seu filho D. Fradique Manuel deve-a ter trocado pelos senhorios de Atalaia e Tancos. Com efeito, os seus descendentes foram os condes de Atalaia e, mais tarde, também Marqueses de Tancos. Infelizmente, não identifiquei para quem terá passado a Torre.
Cumprimentos,
Vasco Jácome
Direct link:
RE: Morgados
Caro Vasco Jácome,
Agradeço-lhe bastante a sua amável ajuda, já conhecia a referência à Torre que menciona na obra "Solares Portugueses", quanto à outra referência bibliográfica, não conhecia e vou consultá-la.
Quanto à genealogia, segundo Túlio Espanca - "Inventário do Património Artístico", Vol. VII - Distrito de Évora - 1974.
Em 1743, D. João Manuel Noronha (6º Conde de Atalaia e 1º Marquês de Tancos)era possuidor do Morgado das Águias, e que por decisão régia de D. João V, foi demarcado e reformado pelo juiz de fora da cidade de Évora, licenciado Miguel Francisco Martins.
Penso que para conseguir provas disto, só pesquisando na Torre do Tombo, nomeadamente nos Registos Vínculares.
Mais uma vez agradeço a sua preciosa ajuda.
Cumprimentos,
Leov
Direct link:
RE: Morgados
Caro Leov
Consultando mais profundamente os “alfarrábios” verifico que na “Nobreza de Portugal e do Brasil”, também o 1º Marquês de Tancos vem indicado como Senhor das Águias. Na resenha genealógica destes titulares nos “Anuários da Nobreza” diz-se que a troca de senhorios que referi na mensagem anterior, envolveu Salvaterra de Magos. Assim, é possível que realmente a propriedade em causa tenha permanecido mais algumas gerações nesta família. Relativamente à 1ª obra de que falo aqui, não se refere mais a Torre das Águias, apenas se diz que os descendentes do 1º Marquês sucederam em toda a Casa.
Sendo assim, se isto lhe “abriu o apetite” pela genealogia destes titulares, além das obras já citadas, pode também encontrá-la no “Livro de Oiro da Nobreza”, Vol. I pág. 163 (Condes de Atalaia) e no seu precursor “Resenha das Família Titulares do Reino de Portugal”, pág. 30.
Cumprimentos,
Vasco Jácome
Direct link:
RE: Morgados
Caro Vasco Jácome,
Mais uma vez terei que lhe agradecer a sua ajuda, nomeadamente a nível de referências bibliográficas.
Realmente tenho interesse na genealogia destes titulares, uma vez que pretendia saber quem foram e o que fizeam ao longo dos tempos, desde a edificação da Torre das Águias até quase aos nossos dias.
Se porventura tiver mais alguma informação sobre a Torre ou sobre os seus titulares e se não for maçar muito, agradeço-lhe.
Cumprimentos,
Leov
Direct link:
RE: Morgados
Caro Leov
Já depois de enviar a mensagem, lembrei-me que em “Nobres Casas de Portugal”, de António Lambert Pereira da Silva, talvez possa encontrar esta casa e a descrição dos seus proprietários. Mas eu não tenho a obra, pelo não posso dizer mais. Como é dedicada a casas notáveis do país julgo que vale a pena verificar. Talvez outro participante do Fórum possa pelo menos dizer se consta ou não.
Quanto ao que pode encontrar na Torre do Tombo sobre o assunto não lhe sei dizer, pois pouco conheço do que lá se encontra. Mas aqui é que tenho quase a certeza que outras participantes habituais poderão adiantar alguma coisa.
Cumprimentos,
Vasco Jácome
Direct link:
RE: Morgados
Caro Vasco Jácome,
Já me ajudou muito naquilo que procurou sobre a Torre das Águias, fico-lhe muito grato.
Cumprimentos,
Leov
Direct link:
RE: Morgados
Caro Vasco Jácome,
Perdoe-me a minha ignorância, mas quando numa das suas respostas menciona Felgueiras Gayo qual é o nome da obra, uma vez que procurando no site da BN não encontrei qualquer referência a esse autor.
Obrigado,
Cumprimentos,
Leov
Direct link:
RE: Morgados
Caro Leov
Chama-se “Nobiliário de Famílias de Portugal”. Pode pesquisar por este nome ou pelo autor como “Gaio, Felgueiras”. Neste site em Fontes: NFP.
Como, apesar dos erros que lhe apontam, esta é tida como uma obra de referência na genealogia nacional (se não a principal) pressupus que seria conhecida.
Cumprimentos,
Vasco Jácome
Direct link:
RE: Morgados
O 1º Capitão do Donatario da Ilha Graciosa/Açores foi Pêro Correia da Cunha da Honra de Farelães mas que aparece, ele ou a família, como Senhores da Torre(?) da Águias e de Salvaterra, Senhorios que venderam em fins do séc. XVa um parente do lado Correia. Estaremos a falar da mesma Torre das Águias ?
E.Medina
Direct link:
RE: Morgados
Caro Engénio Medina
Pedro Correia está no Felgueiras Gayo ttº de Correias §1 continuando no §90 N10.
Não vejo qualquer referência à Torre das Águias.
Qual a sua Fonte?
Cumprimentos,
Vasco Jácome
Direct link:
Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 10 Jan 2025, 20:26.