canha
This topic is classified in rooms: Famílias
canha
olá:
tenho interesse em conhecer a origem do nome "canha".O meu canha vem de alcobaça.
até breve
alexandra
Direct link:
RE: canha
Alexandra
Canha é a abreviatura de canhota, a mão esquerda. Como apelido será certamente proveniente de alcunha.
Cumprimentos
António
Direct link:
Muito curiosa essa sua ideia. Onde é que posso encontrar dados que a fundamentem, pois encontro no Nobiliário de Henrique Henriques de Noronha de Canhas desde o sec XIV/XV e não menciona esse pormenor.
A ser como diz, terá havido um canhoto que pela sua natureza ou personalidade deu apelido à sua geração. Sabe quem foi?
Francisco Braz Teixeira
Direct link:
Francisco
Como é sabido, os apelidos portugueses formaram-se com uma de 4 origens:
-Patronímica
-Toponímica
-Alcunha
-Invocação religiosa
havendo muitos que foram depois assumidos ou adoptados por quem não tinha apelido.
Canha pode ter origem numa alcunha, como referi, ou num topónimo.
Existem actualmente 2 lugares com o nome Canha:
-na freguesia de Mogofores, concelho de Anadia
-e na própria freguesia de Canha, c. do Montijo
A palavra canha ainda hoje é usada em algumas zonas, significando um copo de cerveja ou "imperial". Em Espanha também, com o mesmo significado.
Cumprimentos
António
Direct link:
Cara Alexandra
Minha Avó Paterna era Canha de Apelido e era natural de Évora de Alcobaça.
Que informações pertende?Tem algum nome que a ligue a esta terra?
Até Breve
Susana
Direct link:
Olá Susana
pois claro que tenho um nome ligado a alcobaça. Sou Canha e a minha família é de Chaqueda- Alcobaça. Por isso , parece-me que devemos ter algum grau de parentesco.
O meu email pessoal é : alexandra.canha@clix.pt
Aguardo noticias.
Direct link:
Necessito de ajuda de alguem de Aveiro, para localização de documentos. Sou de familia Canha e moro no Brasil.
Quem puder me ajudar favor entrar em contato no email: cynthiarossi@terra.com.br
grata,
Cynthia
Direct link:
Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 07 Nov 2024, 13:08.