Fronteiro-mor de Ceuta
This topic is classified in rooms: Pessoas | Cargos
Fronteiro-mor de Ceuta
Caros colegas,
Segundo Alào de Moraes e Felgueiras Gaio, Fernào Vasques da Cunha (m.1437), filho do Alferes-mor Gil Vasques da Cunha (m.1418) e de Isabel Pereira, foi Fronteiro-mor de Ceuta.
Sabe algum colega de referencia ou fonte independente que confirme o dito cargo em Fernào Vasques (ou qualquer outro Fronteiro-mor de Ceuta) ?
Obrigado
Carlos Silva
Direct link:
RE: Fronteiro-mor de Ceuta
Caro Carlos Silva
Não lhe sei responder à sua questão mas talvez possa encontrar qualquer coisa no livro «História de la Mui Nobre y Fidelissima Ciudad de Ceuta» edição de 1999 da Consejeria de Educación y Cultura da Ciudad Autónoma de Ceuta (cópia do original manuscrito do séc. XVIII).
Luís Soveral Varella
Direct link:
RE: Fronteiro-mor de Ceuta
Caro Luis Soveral Varella,
Obrigado pela atençào e pela fonte.
De modo geral estou interessado em conhecer obras que tratem do periodo da dominaçào portuguesa, singularmente dos principios (D. Joào I, D. Duarte, D. Afonso V).
Noto que infelizmente nào é tào simples encontrar obras (e recentes por exemplo) de pesquisa universitaria.
Arranjei a "Ceuta Portuguesa" de Isabel e Paulo Drumond Braga, mas que trata em relativamente poucas paginas de periodo largo, até aos finais do séc. 17.
Quanto à questào inicial, vejo entretanto na cronica da conquista de Ceuta por Azurara, que D. Pedro de Meneses vem referido, depois da conquista, como pretendente à "frontaria" de Ceuta (e de facto foi escolhido como governador), o que ainda torna mais complexo o facto de haver um fronteiro-mor além do governador. Pois nào sei que Fernào Vasques da Cunha tenha sido governador, salvo o tenha sido de modo interino e curto, e por mais, que seja informaçào até hoje desconhecida.
Renovados agradecimentos
C. Silva
Direct link:
RE: Fronteiro-mor de Ceuta
Caro Carlos Silva
É precisamente do assunto relativo à conquista de Ceuta que a obra que lhe sugiro a consulta trata, embora não só pois trata também do período posteior. No entanto desta época há muita informação e pormenorizada.
Nela também encontrei um António Pacheco, tronco ao que parece dos Pacheco de Ceuta como governador desta ceidade no séc. XV e que desconhecia completamente.
Não tenho essa obra mas consultei-a no ano passado. Encontra-a na Torre do Tombo na sala de referência nas estante (basta perguntar ao dr. Joaquim Cochicho) e certamente também a poderá encontrar na biblioteca nacional ou caso a queira poderá pedi-la directamente para o Arquivo de Ceuta.
Cumprimentos
Luís Soveral Varella
Direct link:
Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 02 Dez 2024, 23:29.