origens
This topic is classified in rooms: Formação | Famílias | Regiões
origens
Bom dia,
Gostaria de saber a ORIGEM dos apelidos: PONTES, FANGUEIRO (de FAO???), ARTEIRO, RAJAO e MAGAR.
Nota: o apelido MAGAR vai mudar mais tarde para RAJAO.
Estes apelidos sao TODOS residentes em Vila do Conde e Povoa de Varzim.
Uma duvida que tenho é a seguinte: em 1645 uma senhora de nome Marta Ribeiro veio d Barcelinhos casar a Povoa de Varzim com Gaspar Carvalho (oriundo d BAIAO)..E é com os filhos e (principalmente) com os netos que aparece o apelido RIBEIRO PONTES.
Como apareceu o PONTES....se a mae era (SO) Ribeiro e o pai Carvalho??? e o curioso é que os filhos, netos....SAO todos RIBEIRO PONTES, e nao...do apelido Carvalho.
Os apelidos nao sao SEMPRE da parte do Pai??
Muito obrigado.
Direct link:
RE: origens
Meu Caro.
Já foi abordada esta temática dos apelidos, aqui neste fórum...a minha memória é como a dos peixes, curta...
Mas decerto se pesquisar, irá encontrar resposta a esta questão dos apelidos serem sp dos pais, ou não.
Como confirmará, nem sp o são
São da Mãe, dum avô, duma avó.
E está bem explicadinho, nesse mesmo tema, o porquê de tal acontecer
Melhores cumprimentos.
Luis Moura Serra
Direct link:
Desde ja agradeço as ajudas prestadas..
Mas ainda nao consegui obter informacao relativa à Origem dos Apelidos acima referidos.
(bibliografia, por ex:)
Muito grato,
fernando pontes
Direct link:
Caro Fernando Pontes,
Estou certo que o "Dicionário das Famílias Portuguesas" de D. Luís de Lancastre e Távora, que creio estar disponível aqui na livraria do GP, o poderá ajudar, pelo menos em relação à origem dos nomes que refere.
Cumprimentos
Alexandre Burmester
Direct link:
Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 07 Nov 2024, 19:33.