Famílias de Alegrete
This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões
Famílias de Alegrete
Caro João Monteiro,
Talvez seja mais cómodo ir colocando aqui aquilo que diz respeito a Alegrete e ir alterando o nome do tópico, conforme a família.
Aqui vão apontamentos que tenho sobre Cáceres Vassalo, onde tb embiquei, para varia :-)
I – PEDRO DE CÁCERES VASSALO, casou em Alegrete, a 11-II-1595, com ISABEL CABREIRA. Tiveram:
1 (II) JOÃO, baptizado em Alegrete a 02-XI-1596.
I – F…
1 (II) F…, que segue.
2 (II) PEDRO DIAS DE CÁCERES, padre.
II – F....
III – PEDRO DIAS CÁCERES VASSALO, nascido em Alegrete cerca de 1690. Foi Tabelião nessa Vila. Morreu com testamento aberto, a 26-VIII-1749, e nele declara ser sobrinho do P.e Pedro Dias de Cáceres, deixando como seu universal herdeiro seu filho Tomás de Cáceres Vassalo. Casou com MARIA ORTINS ROXO, natural de Alegrete, filha de José Ribeiro Maldonado e de sua mulher Maria Ortins, esta era filha de Manuel Martins Roxo, Governador e Alcaide-Mor de Alegrete, como consta em assentos onde apadrinha, e de sua mulher (D.) Maria Mendes. Tiveram:
1 (IV) TOMÁS DE CÁCERES VASSALO
2 (IV) MANUEL DE CÁCERES BRANDÃO, que segue.
IV – MANUEL DE CÁCERES BRANDÃO, nasceu em Alegrete a 09-X-1719, onde foi baptizado a 15-X-1719 (servindo de padrinhos João Ortins Maldonado, filho de José Ribeiro e de Maria Ortins, e Maria de Cáceres). Casou em Alegrete, a 24-VIII-1741 (sendo dispensados em 4º grau de consanguinidade, foram testemunhas o P.e. João de Almeida e Manuel Martins Roxo), com MARIA JOSEFA DE MOURA, nasceu a 15-X-1714, foi baptizada a 21, em Alegrete, foram padrinhos Francisco de Brito Moura e Lacerda e sua mulher D. Leonor Antónia da Costa. Com geração.
Sobre estes Dias de Cáceres uma reflexão, se me permite. Em 1991 um amigo meu publicou um trabalho genealógico sobre a Casa de Ovando - Estudio Histórico Genealógico, Real Academia de Extremadura, Cáceres, 1991, 957 págs. A quantidade de gente que consta nesse estudo com os apelidos Dias de Cáceres é considerável. A proximidade de Alegrete a Cáceres pode ter justificado a passagem de muitos individuos para um e outro lado da fronteira. Curioso é que também nesse estudo conste um família Rol, que teria passado de Portugal a Cáceres no séc. XV. Em Portalegre existem Rol desde o séc. XVI.
Bem, por aqui me fico para já.
Cumprimentos
NB
Direct link:
Cabreiras
Destes Cabreiras a mulher de João Gomes e o filho destes estão documentados. Para trás é o dizem os genealógicos.
I – PEDRO CABREIRA , castelhano que entrou em Portugal. Teve filha:
1 (II) MÓR PIRES CABREIRA, que segue.
II – MÓR (ou LEONOR) PIRES CABREIRA, casou em Monforte com RODRIGO ÁLVARES DE AZEVEDO, castelhano. Tiveram:
1 (III) LOPO RODRIGUES DE AZEVEDO, morreu na Índia. Casou e teve:
1 (IV) RUI CABREIRA, viveu em Monforte.
2 (IV) ÁLVARO CABREIRA, morreu em Lisboa. Presume-se que tenha sido este Álvaro que em 20-III-1501 teve mercê do ofício de Vedor das Obras da vila de Alegrete, assim como o fôra seu sogro João Luís, que faleceu, com o qual ofício haveria de mantimento o que tinha o dito seu sogro . Casou com N ..., filha de João Luís, Vedor das Obras da Vila de Alegrete.
4 (IV) BRITES LOPES DE CABREIRA, casou 1.ª vez com LOPO RODRIGUES DE AZEVEDO. Tiveram:
1 (V) LOPO CABREIRA
Casou 2.ª vez com AIRES FERNANDES PECHIM, filho de Fernão Gonçalves Mexia . Tiveram:
2 (V) ÁLVARO MEXIA CABREIRA, nasceu cerca de 1500. Morreu em Portalegre a 08-IV-1565. Foi Cavaleiro Fidalgo da Casa de D. João III. Viveu em Portalegre e em 09-XII-1544 justificou a sua ascendência pelos Mexias e Cabreiras. Casou com FILIPA RODRIGUES GARCIA. Tiveram:
1 (VI) ANTÓNIO MEXIA CABREIRA, casou em Sacavém com BRITES DE SOUSA DE ATAÍDE. Tiveram:
1 (VII) ÁLVARO MEXIA DE SOUSA, baptizado na freguesia da Sé, Portalegre, a 28-IV-1580, (foram padrinhos Lopo Cabreira e Leonor de Azevedo). Casou em Portalegre com LUÍSA CALDEIRA DA FONSECA, baptizada na freguesia da Sé, Portalegre, a 20-VII-1601, filha de Nuno Caldeira da Fonseca e de sua mulher Gracia Salvado de Freitas. Com geração.
2 (VII) MANUEL DE SOUSA MEXIA
3 (VII) PEDRO MEXIA DE SOUSA
4 (VII) FRANCISCO CORREIA DE SOUSA
5 (VII) D. GUIOMAR MEXIA
6 (VII) RODRIGO
2 (VI) D. GUIOMAR MEXIA, casou com o D. DUARTE DE MELO.
3 (VI) LOPO CABREIRA MEXIA, Fidalgo da Casa Real. Casou com BEATRIZ DELICADO DA MOTA, filha de Francisco Delicado e de sua mulher Guiomar Dias. Tiveram:
1 (VII) D. GUIOMAR MEXIA DE CABREIRA, natural de Portalegre. Casou na freguesia da Sé, Portalegre, a 24-IX-1586, com Desembargador MENDO DE FÓIOS BOTADO, baptizado na freguesia da Ameixoeira, Lisboa, a 03-X-1551, filho de Estêvão Pires Machado e de sua mulher Ana Botado. Com geração .
2 (VII) FILIPA CABREIRA, morreu a 27-V-1617. Casou com NUNO DA FONSECA COUTINHO, baptizado na freguesia de Santa Maria a Grande, Portalegre, a 22-XI-1572, filho de Álvaro da Fonseca Coutinho e de sua mulher Joana Mendes da Fonseca. Com geração.
3 (VII) MIGUEL CABREIRA MEXIA, baptizado na freguesia da Sé, Portalegre, a 23-VII-1580, (foi madrinha D. Guiomar, mulher de D. Duarte). Casou na freguesia da Sé, Portalegre, a 03-VIII-1606, com MARIA DE SOUSA TAVARES, filha de .... Com geração.
3 (V) MARGARIDA AIRES CABREIRA MEXIA, casou com DIOGO FERNANDES PECHIM. Tiveram:
1 (VI) VIOLANTE CABREIRA PECHIM
2 (VI) CATARINA FERNANDES CABREIRA
3 (VI) LEONOR DE AZEVEDO
2 (III) RUI CABREIRA, teve:
1 (IV) LOPO CABREIRA, viveu em Lisboa.
2 (IV) LEONOR DE AZEVEDO
3 (III) CATARINA RODRIGUES CABREIRA, com quem seguimos.
4 (III) LEONOR CABREIRA, que alguns genealógicos fazem manceba de D. Diogo Fernandes de Almeida, Prior do Crato.
III – CATARINA RODRIGUES CABREIRA, casou e teve:
1 (IV) FERNÃO CABREIRA, Alcaide-Mor do Crato e Amieira.
2 (IV) LEONOR CABREIRA, com quem seguimos.
IV – LEONOR CABREIRA, casou com JOÃO GOMES, falecido em 1500. Foi Alcaide-Mor de Alegrete, cargo que já exercia em 07-IX-1489, quando foi nomeado Couteiro, guardador e defensor da coutada da Ribeira de Arronches ; em Novembro de 1497 recebeu d’El-Rei confirmação dum padrão de 6.000 reais de tença com salva, pagos na Távola das sisas de Évora, por carta geral, a qual houvera de seu pai Álvaro Fernandes, Escrivão que fôra da dita Távola, em satisfação do ofício que lhe fôra tirado ; em 21-III-1499, servindo ainda como Alcaide-Mor de Alegrete, recebeu uma tença anual, desde 01-I-1500, de 8.000 reais, em satisfação da renda da judiaria dessa vila, assentados no Almoxarifado de Portalegre, pagos pelas sisas da vila de Alegrete, aos quartéis . Tiveram:
1 (V) PEDRO GOMES, que segue.
2 (V) DIOGO GOMES CABREIRA, Cavaleiro da Ordem de Malta.
3 (V) MAIOR GOMES, casou com AFONSO DE CHAVES.
4 (V) LEONOR GOMES, casou em Trujillo com FRANCISCO DE CHAVES.
5 (V) BRITES GOMES CABREIRA, casou com ANTÓNIO RAPOSO, Alcaide-Mor de Veiros.
V – PEDRO GOMES, sucedeu a seu pai na Alcaidaria-Mor de Alegrete. Casou e teve:
VI – ..............
VII – MANUEL CABREIRA (por confirmar), nasceu cerca de 1530. Foi Procurador do Número de Alegrete (Ver Chanc. D. Sebastião). Teve:
1 (VIII) BEATRIZ CABREIRA, casou com SEBASTIÃO DE MIRANDA. Tiveram:
1 (IX) SEBASTIÃO, baptizado em Alegrete a 26-XI-1596 (foram padrinhos Pedro de Cáceres Vassalo e Leonor Cabreira).
2 (VIII) LEONOR CABREIRA, com quem seguimos.
3 (VIII) ISABEL CABREIRA, casou em Alegrete, a 11-II-1595, com PEDRO DE CÁCERES VASSALO. Tiveram:
1 (IX) JOÃO, baptizado em Alegrete a 02-XI-1596.
VIII – LEONOR CABREIRA, natural de Alegrete. Casou antes de 1604 com MANUEL ou (MARTIM) ÁLVARES, natural da mesma vila, onde exerceu o Ofício de Escrivão da Câmara. Tiveram:
1 (IX) MIGUEL CABREIRA DE SOUSA, que segue.
2 (IX) MATIAS, baptizado em Alegrete a 04-III-1604.
3 (IX) LEONOR CABREIRA, casou em Alegrete, a 06-VIII-1634, com ANTÓNIO DE ABREU.
IX – MIGUEL CABREIRA DE SOUSA, natural de Alegrete. Por carta de 21-VII-1645 foi nomeado Escrivão dos Órfãos de Alegrete, por morte de seu sogro ; Escrivão da Câmara da mesma vila, por existir vaga neste ofício após a morte de Pedro Juzarte; Capitão de Infantaria das Ordenanças de Alegrete durante as campanhas da Restauração. Casou com MARIA AIRES, filha de Manuel Rodrigues Carvalho, Fidalgo da Casa Real, Procurador em Côrtes, e de sua mulher Joana Correia. Tiveram:
1 (X) MARIA AIRES, baptizada em Alegrete a 22-III-1642. Casou em Alegrete, a 09-VI-1661 (foram testemunhas Lucas Rodrigues Maldonado e Ambrósio Velez Delicado), com AFONSO SOALHEIRO, natural de Alegrete, filho de Manuel Soalheiro.
2 (X) LEONOR, baptizada em Alegrete a 15-IV-1646.
3 (X) JOÃO, baptizado em Alegrete a 03-VI-1649.
4 (X) MANUEL CABREIRA DE SOUSA, que segue.
5 (X) JOANA CORREIA, com quem se abre o § ....
X – MANUEL CABREIRA DE SOUSA, baptizado em Alegrete a 14-I-1652; FSO por carta de 27-IX-1690, Escrivão dos Órfãos e da Câmara de Alegrete. Casou 1.ª vez em Alegrete, a 20-IV-1683, com CATARINA DE MOURA DAMA, filha de Manuel Martins de Moura e de sua mulher Maria Dias Dama. Casou 2ª na Matriz de Castelo de Vide, a 23-III-1695, com MARIA MOUZINHO TAROUCO, filha de António Mouzinho Galeano e de sua mulher Maria Vicente Pimenta . Teve do 2º casamento:
1 (XI) MANUEL CABREIRA DE SOUSA GALEANO, que segue.
XI – MANUEL CABREIRA DE SOUSA GALEANO, foi Sargento-Mor das Ordenanças de Alegrete. Casou 1.ª vez com ISABEL DE FARIA, natural de Marvão, filha de Diogo Serrão. Tiveram:
1 (XII) TOMÁS TEOTÓNIO DE FARIA, casou com D. MARIANA GERTRUDES DE ORDONA, filha de José Monteiro da Fonseca, natural de Cortiçada, FCR, etc., e de sua mulher Maria da Mota. Tiveram:
1 (XIII) NICOLAU
2 (XIII) ANTÓNIO
3 (XIII) JOSÉ
Casou 2.ª vez com D. BERNARDA MARIA EUFRÁSIA CALDEIRA TELO DA FONSECA, filha do Dr. Manuel Freire da Fonseca Telo, FCR, COX, Provedor de Torres Vedras, etc., e de sua mulher D. Isabel Maria Caldeira. Tiveram:
2 (XII) JOAQUIM FREIRE DA FONSECA TELO
3 (XII) ANTÓNIO FREIRE DA FONSECA TELO, que segue.
4 (XII) JACINTO MAMEDE DA FONSECA TELO
XII – ANTÓNIO FREIRE DA FONSECA TELO, casou com D. ANA EUGÉNIA JUZARTE MERGULHÃO DE CAMPOS, filha de José Pedro Mergulhão de Campos Rodrigues Ramalho, filho de Manuel Juzarte de Campos e de Violante Barradas. Tiveram:
1 (XIII) JOÃO PEDRO TELO DA FONSECA, que segue.
2 (XIII) D. BERNARDA PRECIOSA, entrou no noviciado no Convento de Santa Clara, Portalegre, a 13-VII-1784.
3 (XIII) D. MARIA LIBERATA VITÓRIA DO MENINO DE JESUS, entrou no noviciado no mesmo a 15-V-1787 e aí professou a 16-IV-1788.
XIII – JOÃO PEDRO TELO DA FONSECA, natural de Alegrete. Em 14-VII-1798 teve CBA para Cabreiras e Fonsecas. Casou com D. MARIANA UMBELINA DELICADO. Tiveram:
1 (XIV) JOÃO DA FONSECA, casou na freguesia de São Martinho, Portalegre, a 20-I-1830, com D. MARIA VITÓRIA BARBA E MENEZES, filha de Jorge Avilez Juzarte de Sousa Tavares e Campos e de sua mulher D. Francisca Rosa Barba Alardo de Menezes.
§ ...
X – JOANA CORREIA, baptizada em Alegrete, a 16-I-1656. Casou em Alegrete, a 12-VI-1674, com DIOGO RODRIGUES DE VELEZ, filho de Diogo Rodrigues de Velez, natural de Alegrete e de sua mulher Isabel Durins. Tiveram:
1 (XI) LEONOR, baptizada em Alegrete, a 10-XII-1684.
2 (XI) JOÃO, baptizado em Alegrete, a 04-VII-1686.
3 (XI) JERÓNIMO CABREIRA DE SOUSA, que segue.
XI – JERÓNIMO CABREIRA DE SOUSA, baptizado em Alegrete, a 06-X-1688. Casou com ISABEL MARIA MOUZINHO. Tiveram:
1 (XII) ESTÊVÃO MANUEL MOUZINHO, que segue.
XII – ESTÊVÃO MANUEL MOUZINHO, casou em Castelo de Vide com MARIA MOUZINHO. Tiveram:
1 (XIII) MICAELA VICTÓRIA MOUZINHO, casou em Castelo de Vide com JOSÉ DA COSTA E SOUSA, filho de João da Silva e Sousa e de sua mulher Maria Magro.
Direct link:
Juzartes
Os Juzartes de Alegrete devem ser dos mesmos de Monforte, ainda q em Portalegre tb os houvesse, dos mesmos.
I SALVADOR JUZARTE, casou em Alegrete, a 12-X-1592, com D. ISABEL DE MALAFAIA.
I – MARGARIDA JUZARTE, nasceu cerca de 1620. Casou com MANUEL DA CRUZ. Tiveram:
1 (II) BRÁS, baptizado em Alegrete, a 15-IV-1646.
1 (II) MARIA, baptizada em Alegrete, a 07-II-1650.
2 (II) BRÁS, baptizado em Alegrete a 19-XI-1651.
I – MIGUEL VELEZ JUZARTE, casou em Alegrete, a 19-II-1650, com ANA VELEZ DELICADO.
§ 1.º
I – PEDRO JUZARTE, nasceu em Alegrete cerca de 1635. Casou em Alegrete a 08-VII-1667, testemunhas Francisco de Cáceres e Filipe Dias, com MARIA VELEZ, natural de Alegrete. Tiveram:
II – CATARINA JUZARTE, baptizada em Alegrete, a 01-V-1678 (foram padrinhos Miguel Cabreira e sua irmã Joana Correia). Casou em Alegrete a 09-V-1701 (dispensados em 2º e 3º graus de consanguinidade, foram testemunhas Manuel Cabreira de Sousa e Diogo Rodrigues de Velez), com MANUEL DURINS, baptizado em Alegrete, a 25-IX-1672 (foram padrinhos Manuel Cabreira e Maria Aires), com geração.
Direct link:
Martins Roxo
Embora de Castelo de Vide, estabelecidos em Alegrete.
I – MANUEL MARTINS ROXO, nasceu em Castelo de Vide cerca de 1610. Foi Governador e Capitão-Mor de Alegrete, conforme se vê nos registos paroquiais de Alegrete, quando serviu de padrinho, bem como nos assentos de baptismo de seus filhos. Em 06-VIII-1646, sendo Alferes, foi “nomeado Capitão de infantaria da companhia que na cidade de Lisboa se mandou levantar e para servir na fronteira do Alentejo, vencendo 40 cruzados de soldo, pela experiência que tem das coisas da guerra, adquirida na Flandres no decurso de 10 anos e nas fronteiras do Alentejo, procedendo sempre com valor e satisfação nas ocasiões em que se achou, em particular ba batalha de Montijo ”. Casou com (D.) MARIA MENDES. Tiveram:
1 (II) CATARINA, baptizada em Alegrete, a 25-I-1651 (foi padrinho Duarte Fernandes Lobo, Capitão de Cavalos).
2 (II) JOÃO, baptizado em Alegrete, a 06-X-1652 (foi padrinho Duarte Fernandes Lobo, Capitão de Cavalos)
3 (II) MARIA ORTINS, baptizada em Alegrete, a 15-VIII-1658. Casou em Alegrete, a 08-I-1673, com JOSÉ RIBEIRO MALDONADO, filho de Brás Martins e de sua mulher Ana Martins. Com geração em título de MALDONADOS.
Direct link:
Campos
Ora aqui está família ligada a Portalegre e que n sei como. O ramo dos Condes de Avillez (onde existiram vários André Juzarte de Campos), representava esta família (Campos Abul).
I ANDRÉ JUZARTE DE CAMPOS, casou em Alegrete com CATARINA VELEZ, e tiveram:
1 (II) MANUEL, baptizado em Alegrete a 16-IX-1597.
2 (II) ANA, baptizada em Alegrete a 17-VI-1600.
3 (II) BARTOLOMEU, baptizado em Alegrete a 30-VIII-1610, foram padrinhos Nuno Vaz e António Juzarte de Campos.
I ANA DE CAMPOS, casou com JOSÉ MERGULHÃO. Com geração em MERGULHÕES.
I BERNARDO DE CAMPOS MERGULHÃO, casou em Alegrete a 20-I-1635 com CATARINA VELEZ, e tiveram:
1 (II) JOSÉ, baptizado em Alegrete a 28-III-1638.
2 (II) ISABEL, baptizada em Alegrete a 25-VII-1639.
3 (II) JOSÉ MERGULHÃO DE CAMPOS, que segue.
4 (II) ANA, baptizada em Alegrete a 10-XII-1646.
5 (II) MARIA, baptizada em Alegrete a 30-VII-1650.
II JOSÉ MERGULHÃO DE CAMPOS, baptizado em Alegrete a 07-X-1643. Casou em Alegrete, a 29-IV-1676, com MARIA DE CÁCERES VELEZ, filha de Pedro Rodrigues Romacho e de sua mulher Ana Velez. Tiveram:
1 (III) MIGUEL JUZARTE DE CAMPOS, que segue.
III MIGUEL JUZARTE DE CAMPOS, casou com VIOLANTE BARRADAS, tiveram:
1 (IV) JOSÉ PEDRO MERGULHÃO DE CAMPOS, que segue.
IV JOSÉ PEDRO MERGULHÃO DE CAMPOS, casou com … e tiveram:
1 (V) D. ROSA MARIA ANGÉLICA JUZARTE DE CAMPOS.
I BALTAZAR DE CAMPOS, casou em Alegrete a 07-VI-1645 com BEATRIZ DE CÁCERES, e tiveram:
1 (II) FERNANDO, baptizado em Alegrete a 01-V-1646.
2 (II) JOÃO, baptizado em Alegrete a 15-VIII-1649.
3 (II) ANTÓNIO, baptizado em Alegrete a 10-III-1652.
4 (II) MARIA, baptizada em Alegrete a 04-X-1654.
I BERNARDO DE CAMPOS MERGULHÃO, casou em Alegrete a 11-VI-1658 com CATARINA DE CÁCERES, e tiveram:
1 (II) MARIA, baptizada em Alegrete a 28-XI-1659.
2 (II) ANA DE CAMPOS, baptizada em Alegrete a 11-XII-1660. Casou em Alegrete, a 25-I-1686, com PEDRO BERNARDO DA SILVEIRA, natural de Portalegre, filho de Sebastião Silveiros e de sua mulher Ana Rodrigues.
3 (II) BERNARDO, baptizado em Alegrete a 07-II-1664.
4 (II) BERNARDO, baptizado em Alegrete a 10-XI-1665.
Direct link:
RE: Famílias de Alegrete
>Pereiras:
- familias pereiras em alegrete, é o tópico escolhido a pedido do sr.NB e também para aqueles que tiverem interessados sobre este apelido.
- caro NB, perguntou-me se em alegrete havia pereiras? aqui lhe mando uma listagem espero que chegue.
> casamentos:
- joão pereira casado com maria fernandes em 8/9/1593, foram pad.pedro rodrigues e antónio rodrigues vassalo, o padre foi manuel carvalho.
- joão dias casado com c....? pereira em 7/11/1594.
- domingos pereira casado com ana martins em 23/2/1632, foram pad.manuel rodrigues e pedro gonçalves, o padre foi joão miranda.
- manuel pereira casado com maria trindade em 2/5/1655, foram pad.joão rodrigues romacho e lucas rodrigues romacho, o pdre foi gonçalo miranda.
- gaspar pereira (que era cabo de milicia)casdo com ana pires em 26/6/1664, foram pad.joão rodrigues marvanejo e manuel durins, o padre foi manuel rodrigues.
- ana pereira casada com pedro rodrigues moura em 7/2/1661, foram pad.marcos mergulhão e antónio miranda faia ou faria?, foi o padre manuel rodrigues.
- antónio pereira maldonado casado com madalena caceres(2ºc)1/10/1684, os pais do contraente são gaspar rodrigues romacho e catarina maldonado,1ºc.com pedro caldeira, foram pad.joão silva maldonado e manuel rodrigues romacho, foi o padre diogo piçarra.
- diogo pereira(2ºc)casado com brites nunes(2ºc) em 4/2/1691 e falecido em 1/1/1694, o 1ºc.foi com maria de caceres, o 1ºc. foi com manuel caldeira, foram pad.joão silva e manuel tavares cid, foi o padrefrancisco leal cunha.
- isabel pereira maldonado(2ºc)casda com manuel miranda raposo em 6/5/1691, o 1ºc. foi com miguel costa, foram pad.antónio rodrigues romacho e pedro nunes, o padre foi francisco leal costa.
- isabel pereira casada com gregório martins em 6/9/1699, os pais da contraente são joão lopes e brites nunes, os pais do contraente são brás martins e maria alvares naturais de s.tiago de caiola, foram test.manuel luis e antónio martins, o pdre foi manuel pires maldonado.
- joão pereira casado com ( que nesta altura era soldado)isabel de caceres(2ºc) em 16/2/1705, pais do contraente simão cardoso e isabel pereira que à data do casamento do filho já eram falecidos foram moradores na freguesia de s. miguel-castelo branco, 1ºc. da contraente com manuel martins morador que foi em portalegre, test. foram andré tavares zibreiro e manuel vaz, o padre foi pedro rodrigues romacho.
- isabel pereira(2ºc) casada com gaspar fernandes(2ºc)em 27/3/1711, 1ºc.com marta rodrigues;1ºc. commanuel miranda raposo, foram test. antónio pires e joão rodrigues corião, o padre foi pedro rodrigues romacho.
- antónio pereira casado com catarina rosa em 13/12/1717, os pai do contraente são domingos pereira já falecido à data do casamento e maria morata nat. da sè-portalegre, os pais da contraente são manuel rosa e maria aires, foral test.joão dias e o padre francisco pereira, foi o padre antónio pires caldeira.
-pedro gonçalves pereira(2ºc) casado com maria miranda em 12/9/1719, 1ºc.com maria pereira nat. e moradora em campo maior, pais da contraente são manuel miranda monjo e maria dias já falecida à data do casamento, foram test.joão baptista andrade e luis fernandes sequeira, o pdre foi pedro rodrigues romacho.
- catarina pereira david palma casada com josé rodrigues miranda corteado em 16/10/1729, os pais da contraente são gerónimo alvares já falecido à data do casamento e catarina david, os pais do contraente são joão caceres já falecido à data do casamento e isabel corteada, foram test.o capitão pedro martins corteado governador da vila de arronches e o padre and´r delicado tavares. foi o padre marcos mergulhão pereira.
- maria pereira casada com martinho rodrigues em 18/5/1738, pais da contraente são manuel vaz e brites nunes já falecidos à data do casamento, os pais do contraente são gerónimo rodrigues e catarina mendes já falecida à data do casamento naturais de portalegre, foram test.antónio gonçalves ( actividade de carpinteiro) e miguel velez(actividade de sapateiro), foi o padre andré delicado.
- catarina pereira casada com joão martins cordovão(2ºc) em 16/5/1748, 1ºc. com maria magdalena, os pais da contraente são antónio pereira e catarina rosa, foram test.joão rodrigues miranda palma e tomás teotónio, o padre foi joão de almeida.
- marcos afonso rego pereira casado com juliana maria em 25/2/1756, os pais do contraente são pedro afonso e margarida domingues nat. da fregª de s. martinho de freixieirotermo da vila de viana do minho, os pais da contraente são josé rodriges roque e isabel rodrigues, os pais dos contraentes já eram falecidos à data do casamento, foram test. o capitão manuel caceres mergulhão e manuel delicado, foi o padre josé antónio teixeira rebelo.
- francisco pereira(1ºc) casdo com maria antónia em 21/1/1761 ele é mestre fereiro desta vila e casa 2ª vez com margarida miranda de matos, pais do contraente são antónio pereira e catarina roxa já falecidos à data do casamento, pais da contraente são manuel dias negrilo e naria caceres naturais de vale lourenço termo de alegrete, foram test. manuel antunes farrenho (lavrador e morador no palmeiro-termo de alegrete)e pedro fernandes (mestre ferreiro e morador em portalegre).
- isabel pereira palma(1ºc) casada com manuel antónio(do assumar) em 3/7/1758, pais da contraente são francisco palma e isabel pires já falecida à dada do casamento, pais do contraente são matias fernandes caseiro (da vila do assumar) e teresa gonçalves(de chans.bispado de viseu), foram test.antónio rodrigues palma e joão antónio caseiro (do assumar).
- joana pereira de matos(1ºc)casada com manuel rodrigues caldeira em 7/2/1764, pais da contraente são antónio rodrigues romacho já falecido à data do casamento e joana crus de matos, pais do contraente são diogo rodrigues e maria romacha, foram test.tomé joaquim ferreira velez(escrivão judicial público,notas e orfãos desta vila) e domingos martins lizeiro.
- clara maria pereira palma casada com antónio rodrigues em 23/9/1764, pais da contraente são antónio rodrigues romacho já falecido á data do casamento e joana cruz de matos(1ºc), os pais do cont. são manuel caceres brandão e maria josefa, foram test. antónio rodrigues romacho e rodrigo antónio (ambos solteiros).
- antónio pereira (nat.de gáfete e faleceu em 1/12/1778 em alegrete)casado com catarina mergulhoa em 29/7/1767, os pais do contraente são dados como incógitos, no entanto no registo de uma sua filha a que foi posto o nome de mariana em 17/5/1771 o padre menciona os nomes dos avós paternos o que não sucedia cos os registos dos outros filhos do casal em que figura avós incógnitos, logo eu considero como certo os pais do contraente como sendo bartolomeu dias pereira e maria semeda (que são de gáfete), os pais da contraente são manuel martins ruivo e maria miranda ambos já falecidos à data do casamento, foram test.manuel carreiras(governador desta camara de alegrete)e antónio rodrigues parente.
-francisco pereira(2ºc) casado com margarida miranda de matos em 27/1/1768, 1ºc.com maria antónia, os pais da contraente são joão baptista de matos e cesilia maria, foram test.o padre josé antónio teixeira telo fonseca e luis teixeira rebelo(escrivão da camara desta vila).
- catarina pereira casada com francisco dias em 11/1/1768, os pais da contraente são joão martins cordovão e catarina pereira naturais do assumar e já falecidos à data do casamento, os pais do contraente são joão fernandes moleirinho (já falecido) e ana dias, foram test. joão rodrigues miranda palma(juiz dos orfãos desta vila) e gaspar pires tavares(juiz ordinário desta vila).
- bernardo pereira xaralles(ou xarais)(falecido em 16/2/1806, nat.de portalegre(stª madalena) casado com brites joaquina(nat.do reguengo)em 23/7/1770,pais do contraente são brás pereira xaralles e clara maria moradores em portalegre, pais da contraente são o capitão josé ignácio crespo e brites gonçalves com morada no reguengo- portalegre,foram test.antónio freire telo fonseca(sargento môr desta vila) e o capitão manuel delicado.
- manuel pereira (neves)casado com maria trindade em 14/4/1790, pais do contraente são francisco miranda e isabel rodrigues, pais da cont. são manuel martins miranda e ana martins, foram test.antónio rodrigues parente, francisco pereira claro e francisco caceres tavares.
- maria pereira casada com luis romacho em 2/9/1789, pais da contraente são manuel rodrigues furtuna e bernarda teresa pereira da vila da curia, pais do cont. são pedro nunes e ana martins romacha, foram test.antónio pires e antónio pires navo.
- antónio pereira casada com constantina em 14/2/1799,soldado que foi do regimento de gomes freire, pais do contraente são manuel pereira e maria escudeira naturais da fregª da srª do rosário da vila de ourém, pais da cont. são josé miranda camelo e joana maria, foram test.joaquim josé trindade e manuel trindade solano.
- manuel pereira casado com narcisa maria em 2/5/1799, foi soldado da 3ª companhia do regimento de gomes freire, pais do contraente são josé pereira e josefa santos naturais de pedrones? fregª de stª clara- bispado de leiria, foram test. manuel pires solano e antónio vaz camões (não confundir com o poeta, um dia deste vou fazer o ramo deste nome que vai ser interessante, mas atenção não estejam já com outros pensamentos porque com este nome deve haver muitos e como o homem já morreu há muitom não vai importar-se que falemos no nome dele, até pelo contrário! todos nós deviamos ter orgulho em mencionar este nome).
>espero que tenha dado alguma ajuda ao caro NB quando me perguntou se havia pereiras na minha vila. até à próxima.
j.monteiro
Direct link:
RE: Famílias de Alegrete
Caro João Monteiro :
Tenho uns avós de Alegrete dos quais nada sei, pois os registos encontram-se em Portalegre e Elvas e eu vivo em Lisboa. Pedia a sua ajuda para ver se sabe quem foram. Trata-se de António de Miranda casado com Genoveva Maria (?), devem ter casado entre 1785 e 1815. Tiveram uma filha de nome Maria Jacinta Grillo que casou em Campo Maior a 21-8-1843 com José Semedo Batuca ( ou José Lopes Semedo como também aparece no registo de nascimento de um dos filhos)
Agradeço as ajudas possíveis,
Miguel Cabrita Matias
Direct link:
RE: Famílias de Alegrete
Caro João Monteiro,
Muito lhe agradeço estes dados, que vou juntar àqueles que possuo. Estou a contar ir à Câmara Eclesiástica de Portalegre espreitar as habilitações de genere, fundo que n tem estado à consulta, que pode trazer alguma luz sobre este e outros assuntos.
Cumptos
NB
Direct link:
RE: Famílias de Alegrete
Meu caro NB
Seria um abuso muito grande pedir que verifique se nos índices das Habilitações de genere de Portalegre constam os padres:
-José da Cunha Figueiredo, falecido em Góis em 1746
-Manuel Gonçalves Bicho, que teve um filho em Góis em 1694.
Em caso afirmativo, procuraria então fazer a consulta eu próprio.
Muito obrigado
JLiberato
Direct link:
RE: Famílias de Alegrete
Caro José Liberato,
Fique descansado pq quando "mexer" nessa documentação, que espero seja a breve trecho, vou fazer o levantamento de todos os habilitandos. Aquilo q houver com muito gosto colocarei à sua disposição.
Melhores Cumprimentos,
NB
Direct link:
RE: Famílias de Alegrete
- resposta ao sr.zmcm, isto de uma pessoa estar a comunicar por códigos parece que estamos na guerra, mas enfim é o mundo em que vivemos e temos que nos adaptar. um dia as pessoas interessadas pelo mundo da genealogia têm que combinar um almoço para nos conhecermos e desta maneira quando respondermos ao código sabermos quem são as pessoas, por mim quanto ao almoço não me importo de despachar um leitãozinho!
não leve a mal isto é apenas um desabafo!
- caro zmcm,não estava esquecido de lhe responder.consultando os meus apontamentos até ao séc.XVIII em alegrete o que eu encontro mais parecido é o casamento de:
> manuel fernandes com genoveva maria em 9/9/1784, filho de manuel fernandes e de isabel pires,e ela filha de josé nunes e de isabel maria (chamo à atenção que este registo está no meio dos registos de 1791 pode ter sido engano do padre ou quando foi feita a encadernação)
-quanto a informações de campo maior não tenho.
-quanto ao arquivo de elvas só coisas de monforte da freguesia de rei salvador.
até à próxima.
J.Monteiro
Direct link:
RE: Famílias de Alegrete
Caro João Monteiro :
Agradeço as suas informações, mas efectivamente esses não devem ser os meus avós, já que o apelido do avô era Miranda e não Fernandes.
Relativamente á questão do "código" deve ter reparado que na minha mensagem assinei o meu nome pelo que me poderá tratar por Miguel em vez de zmcm!
cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias
Direct link:
RE: Famílias de Alegrete
Caro João Monteiro :
Agradeço as suas informações, mas efectivamente esses não devem ser os meus avós, já que o apelido do avô era Miranda e não Fernandes.
Relativamente á questão do "código" deve ter reparado que na minha mensagem assinei o meu nome pelo que me poderá tratar por Miguel em vez de zmcm!
cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias
Direct link:
RE: Famílias de Alegrete
Caro João,
Possue elementos que permitam, com alguma certeza, avançar na filiação do casal Catarina Maldonado/Gaspar Rodrigues Romacho?
Aqui ficam alguns dos elementos que possuo.
Cumprimentos
NB
nunoborregoarrobanetcabo.pt
XII – CATARINA MALDONADO, nasceu cerca de 1610. Casou em Alegrete, a 05-IX-1632 (foram testemunhas o P.e Martim Pereira, que presumo fosse da família do P.e Diogo Pereira Sottomayor, e Fernando Rodrigues Romacho), com GASPAR RODRIGUES ROMACHO. O apelido Pereira poderá ter entrado através deste Gaspar na sua descendência. O P.e Diogo Pereira Sottomayor, nasceu em Alegrete em 1550 e morreu em 1632. Foi autor do «Tratado da cidade de Portalegre». Tiveram:
1 (XIII) MARIA ROMACHO MALDONADO, com quem se abre o Cap. ....
2 (XIII) DIOGO PEREIRA MALDONADO, que segue.
3 (XIII) SERAFINA RODRIGUES, com quem se abre o Cap. ..
4 (XIII) ISABEL PEREIRA MALDONADO, baptizada em Alegrete a 31-VII-1646. Casou 1.ª vez em Alegrete, a 16-XII-1682, com MIGUEL DA COSTA, filho de Salvador Rodrigues Camelo e de sua mulher Isabel Velez. Com geração em título de CAMELOS. Casou 2.ª vez, no estado de viúva, em Alegrete, a 06-V-1691, com MANUEL MIRANDA RAPOSO. Tiveram:
1 (XIV) JOÃO, baptizado em Alegrete, a 12-III-1692.
5 (XIII) JOÃO DA SILVA MALDONADO, baptizado em Alegrete a 01-XI-1648 (foi padrinho Miguel Velez). Testou em Portalegre, a 25-IV-1725 . Casou 1.ª vez, em Alegrete, a 04-VII-1677, com ISABEL RIBEIRO. Casou 2.ª vez em Alegrete, a 29-IX-1700, com ISABEL MARTINS, viúva de António Rodrigues Lançarote.
6 (XIII) ANTÓNIO PEREIRA MALDONADO, casou em Alegrete, a 01-X-1684, com MADALENA DE CÁCERES, viúva de Pedro Caldeira. Tiveram:
1 (XIV) ANTÓNIO, baptizado em Alegrete, a 09-IX-1685.
2 (XIV) CATARINA, baptizada em Alegrete, a 15-II-1688.
7 (XII) GONÇALO, baptizado em Alegrete, a 03-VI-1651.
XIII – DIOGO PEREIRA MALDONADO, baptizado em Alegrete a 01-VIII-1640. Casou 1.ª vez em Alegrete, a 15-I-1670, com MARIA DE CÁCERES, natural de Alegrete, filha de Pedro Fernandes Belo e de sua mulher Maria de Cáceres. Casou 2.ª vez em Alegrete, a 04-II-1691, com BEATRIZ NUNES, viúva de Manuel Caldeira. Com geração do 1.º casamento.
Direct link:
RE: Famílias de Alegrete
apelido: "costa" em alegrete no séc.XVII
casamentos:
- antónio ramos costa/violante aires romacho 11/12/1602
- manuel costa/isabel rodrigues caceres 28/7/1659
- joão costa/cristina velez 19/12/1660
- miguel costa/margarida velez ?/1/1683
- manuel costa/maria aires 25/2/1691
cumprimentos
j.monteiro
Direct link:
RE: Martins Roxo
Exmo Sr.,
Sobre este MANUEL MARTINS ROXO, possui informações sobre a sua Ascendência?? E sobre a sua mulher D. Maria Mendes?? possui informação??
Cumprimentos,
GMG
Direct link:
RE: Martins Roxo
Onde conseguiu obter estas informações sobre o Manuel Martins Roxo???
GMG
Direct link:
RE: Martins Roxo
Sobre os Pais de JOSÉ RIBEIRO MALDONADO, o casal BRÁS MARTINS-ANA MARTINS, tem informação sobre a Ascendência destes dois?
Cumprimentos
GMG
Direct link:
RE: Martins Roxo
Onde as consegui não interessa. Muita da informação que possuo já lha passei para o email, mas como calculará tenho mais que fazer, do que averiguar as minhas linhas genealógicas. Sugiro-lhe que vá ao arquivo distrital de Portalegre, fale com o Dr. Rui Palma ou com o Dr. Fernando Correia Pina. A Genealogia não é uma troca de cromos, e muito daquilo que "quer" está destinado a publicação.
Nuno Borrego
Direct link:
RE: Martins Roxo
Fico realmente surpreendido pela resposta de forma tão abrupta. O interesse deste Fórum, é pelo que já me tenho deparado, poder estabelecer contacto e ajuda em tópicos de Genealogia.
O que eu "quero", como menciona é o que todos aqui querem: Informações!
E já agora quando irá ser publicada essa Informação? Haverá alguma publicação para breve!?
Cumprimentos
Direct link:
RE: Martins Roxo
Exmo Sr.
Vai haver alguma Publicação sobre estes MARTINS ROXO e os MALDONADOS, de Alegrete, Portalegre?? Para quando estará a Publicação acessível ao Público em geral? Vai ser noticiada pelo Genea, ou estará em alguma Livraria em particular?
Com os melhores cumprimentos,
Luís MurtaGomes
Direct link:
pessoas(perdidos e achados)
> lista de pessoas naturais de outros lugares que foram sepultados em alegrete
vêr tópico: pessoas (perdidos e achados)
parte 1
Direct link:
RE: Campos
Caro Sr Alentejo
Eu possuo uma ascendente de nome D. ROSA MARIA ANGÉLICA JUZARTE DE CAMPOS.
que nasceu no Alegrete, antes de 1740, será que acha que é a mesma que a referida aqui?
Teria muito prazer em partilhar consigo o que sei e receber informações suas
Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha
Direct link:
RE: Cabreiras
Bom dia
Sei que ja vai muito tempo sobre este topico. Ja publicou algo sobre os Cabreira? Eu ando " atras de um Francisco Bernardes de Cabreira filho de Lopo Cabreira. O Francisco parece que aparece ligado a uns Sequeira Varejao.
Eu vivo em Moscovo mas se me puder dar informacao do que consultar quando for a Portugal la irei.
Obrigado desde ja pela ajuda
Jose Bessa
Direct link:
Famílias de Alegrete
Caro João Monteiro
Gostaria de saber se tem mais informações sobre o casal António Ramos da Costa e de Violante Aires Romacho.
Porventura, Violante será, também, Maria? Ele natural de Portalegre e ela de Alegrete.
Se for, serão avós de D. Isabel Figueira de Ramos Camões.
Cumprimentos,
Pedro Bandola
Direct link:
Famílias de Alegrete
Boa tarde
Nai desenvolveu esta linha?
(VII) MIGUEL CABREIRA MEXIA, baptizado na freguesia da Sé, Portalegre, a 23-VII-1580, (foi madrinha D. Guiomar, mulher de D. Duarte). Casou na freguesia da Sé, Portalegre, a 03-VIII-1606, com MARIA DE SOUSA TAVARES, filha de .... Com geração.
Cumprimentos
Direct link:
Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 14 Nov 2024, 07:46.