Apelido Temerosa

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Apelido Temerosa

#39633 | Aqua | 10 Apr 2003 16:39

No assento de baptismo do meu avô, João Gonçalves de Sá, nascido em 1904, encontrei o apelido Temerosa (ou Temeroza), que vem do seu avô materno Manoel Alves Temerosa c.c. Rosália Fernandes de Marcos, da freguesia de São Miguel da Apúlia, cuja filha, Maria Alves Temerosa, vem a casar com o meu bisavô José Gonçalves de Sá. Alguém já cruzou com estes nomes antes e saberá explicar a origem do nome Temerosa, dado que aqui no Genea não encontrei nada a respeito?

Cumprimentos
Rosário

Reply

Direct link:

RE: Apelido Temerosa

#40405 | Aqua | 23 Apr 2003 17:27 | In reply to: #39633

Caros colegas,

Estava a tentar consultar inquirições de génere no ADB relativas a dois familiares meus, quando encontrei este nome que me chamou a atenção: António José Álvares Temeroso (Processo 12133 - Pasta 541 - 28/04/1820 - São Tiago de Mondrões - Vila Real). Tenho um trisavô de nome Manoel Alves Temeroso (corrijo a parte final do nome, pois a sua filha usava "Temerosa", fazendo a concordância de género) que viveu em Apúlia em finais do século XIX. Pergunto-me se estes dois indivíduos pertencerão à mesma família e se o apelido "Alves" não é uma corruptela de "Álvares"?
Cumprimentos
Rosário

Reply

Direct link:

RE: Apelido Temerosa / Temeroso

#40413 | Aqua | 23 Apr 2003 18:52 | In reply to: #40405

Este António José Álvares Temeroso teve um tio paterno, de nome João Lopes Azevedo Temeroso (Processo 22995 - Pasta 1036 - 25/02/1778 - São Pedro da Nogueira - Vila Real), cujos pais eram Domingos Alvares Temeroso e Isabel Lopes Dinis. Há ainda outras inquirições relativas a membros dessa família. Penso que será possível ligar estes "Álvares Temeroso", de Vila Real, que utilizam este nome composto pelo menos desde meados do séc. XVIII ao meu trisavô Manoel Alves Temeroso, da Apúlia. O que me fazia uma certa confusão era tentar entender como é que estes potenciais antepassados teriam ido parar à Apúlia. No entanto, ao consultar a página da Anafre, sobre a freguesia de São Pedro da Nogueira encontrei a seguinte citação:

"Esta situação geográfica acabou por ser benéfica para a freguesia. Tempos houve em que os seus habitantes foram activos, importantes e imprescindíveis comerciantes, abastecendo de sal Vila Real e “mais terras desta província, que ficam para o norte, donde voltam com pão que também vendem; outros levam com suas bestas, vinhos e azeites às terras de portos de mar da província de Entre Douro e Minho, e voltam com peixe fresco, com que abundão esta terra e outras mais da província, cujo trato os fas abastados;” (Memórias de Vila Real, pág. 524).

Bem sei que não devia estar aqui a especular sem ter antes acesso às provas, mas não pude deixar de ficar entusiasmada perante estas evidências. Se assim for, isto é, se o meu trisavô for da mesma família dos "Álvares Temeroso", então significa que o apelido "Temeroso" é bastante mais antigo, e não virá, como eu pensava, de alcunha dada ao meu trisavô.

Cumprimentos
Rosário

Reply

Direct link:

RE: Apelido Temerosa / Temeroso

#224738 | JJML | 23 Mär 2009 16:54 | In reply to: #40413

Só mais algumas achegas ao apelido Temeroso
Domingos Alvares Temeroso, de Nogueira, Vila Real, é mencionado na Devassa de 1771-1775 efectuada pelo Desembargador António de Mesquita e Moura, nos seguintes termos: “Tem nove pipas de vinho de ramo e nenhuma de embarque. Por diminuto no seu depoimento em que ocultou a grande introdução de doze pipas de vinho de ramo que tinha vendido para serem, como foram, introduzidas no território de embarque, por um introdutor dos mais escandalosos, o que confessa no seu depoimento”
No dia 13 de Agosto de 1845 contraíram matrimónio João Pereira Vaz Capela filho legítimo de João Pereira Vaz Capela já defunto e de sua mulher Dª Antónia Leopoldina Guedes Vaz do lugar e freguesia de Santo António de Alvações do Corgo, com Dª Leopoldina Rosa Temeroso filha legítima de João Pinto de Magalhães, já defunto, e de sua mulher Dª Joana Temeroso da freguesia de S. Pedro de Nogueira (Casamentos de Alvações do Corgo de 1812-1859, fls. 40, cota: CT:PT-ADVRL-PSMP01/002/004)
Cumprimentos,
João Mascarenhas de Lemos

Reply

Direct link:

RE: Apelido Temerosa

#274655 | Nicka | 15 Apr 2011 18:54 | In reply to: #39633

Olá, fiquei curiosa ao ler este tópico, pois meu avô paterno chamava-se Manoel Alves Temerozo ele morava em Vila Real Trás Os Montes. Gostaria de saber se há alguma ligação. Se alguém tiver alguma informação sobre isso, seja ela qual for, peço que compartilhe aqui. Agradeço qualquer ajuda!


Abraços,
Ana Claudia.

Reply

Direct link:

Apelido Temerosa

#349443 | fabricio pinto | 20 Aug 2014 22:02 | In reply to: #39633

Moro no brasil e tenho um avô por parte materna que se chamava Manoel Alves temerozo ele já faleceu.Apos tentar cidadania portuguesa descobrimos que seu nome era com "s" no temerozo e nao com "z" conforme registros em portugal.O que sei é que ele era de vila real.Se alguém conheceu ou poder acrescentar algo agradeço.

Reply

Direct link:

Apelido Temerosa

#368152 | Elisabetetemeroso | 11 Apr 2016 23:37 | In reply to: #39633

Olá o meu e Elisabete da Silva Santos Temeroso, o nome Temeroso ainda perdura em Vila Real Trás os Montes, continua noutras terras de Portugal e também em Espanha.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 01 Jul 2024, 22:48.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen