RE: Ordem de Malta - Consules de "Nação Malteza"

This topic is classified in rooms: Cargos

Ordem de Malta - Consules de "Nação Malteza"

#44164 | LCM | 01 Jul 2003 13:22

Carissimos,

Encontrei referência a Consules de "Nação Malteza" em Lisboa no século XVIII, sendo certamente nomeados pela Ordem do Hospital de São João de Jerusalém, dita de Malta desde a doacção desta ilha mediterranica por Carlos V.
Pergunto se algum dos confrades tem conhecimento de Consules de Malta.

Muito obrigado
Lourenço Correia de Matos

Reply

Direct link:

RE: Ordem de Malta - Consules de "Nação Malteza"

#44169 | Abreu Coutinho | 01 Jul 2003 14:22 | In reply to: #44164

Caro Lourenço

Afirmativo quanto a doação por Carlos V.
Mas desconhecia por completo a dita referência a consules de Nação Malteza...e muito menos em Lisboa, talvez influência do nosso G.Mestre Pinto da Fonseca em todas as capitais europeias na época barroca.

Aguardo notícias...,

João de Abreu Coutinho

Reply

Direct link:

RE: Ordem de Malta - Consules de "Nação Malteza"

#44182 | abivar | 01 Jul 2003 17:55 | In reply to: #44164

Caro Lourenço:

O meu quinto-avô por varonia, Manuel José Gomes da Costa (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=180253) foi vice-cônsul da Ordem de Malta em Faro; temos no arquivo a carta de nomeação, um pergaminho (com vestígios do selo) que reza o seguinte:

“Francisco Xavier de Almeida Teixeira de Lemos, Familiar/ do Santo officio, Cidadam desta cidade de Lxª e Consul Geral de Malta pello Emm.mo/ S.or Principe Graó Mestre da sagrada Rellegiaó de S. Joaó do Hospital de Jerusalem Con/firmado por Sua Mag.e Fideliss.ma neste Reyno, e Senhorioz de Portugal ettª Pelloz poderes/ que me saó Concedidoz nomeyo pª visconsul da Cidade de Faro Reyno do Algarve a Ma/noel Joze Gomes da Costa, por nelle concurrerem oz Requezitoz necessarioz pª bem SErvir oditto/ emprego, e emquanto o exercer gozará detodas as honraz e Previlegioz concedidoz pellaz Bullaz/ Ponteficias, confirmadoz pelloz S.res Reis deste Reyno, ehaverá aSi todoz osproez e precal/çoz que direitamente lhe pertencerem, emfé do que lhe mandei passar esta patente aSig/nada por mim, eSelhadá com oSello das Armas da Sagrada Relleguiaó Lisboa a 19 de/ Novembro de 1762/ Fran.co X.er de Alm.da Teix.ra de Lemos”

É curioso notar (e significativo para o estudo deste tema do Consulado e vice-consulados da Ordem de Malta) que este Vice-Cônsul tinha vinte anos incompletos à data da nomeação, uma vez que nascera a 27/12/1742, e que era um “emigrante” vindo de uma freguesia rural de Guimarães para Faro onde um seu Tio materno (Pascoal da Costa Guimarães) estava prosperamente estabelecido como comerciante. Como se pode verificar pela ascendência aqui no Genea, pertencia a uma família de lavradores “abastados” do Concelho de Guimarães (“senhores de casais”), mas a verdadeira fortuna acabou por fazê-la em Faro com o comércio herdado do Tio e muito aumentado (em particular exportação de frutos secos). Seria interessante investigar como se processavam estas nomeações (compradas...?) e quais “as honraz e Previlegioz concedidoz pellaz Bullaz Ponteficias”.

Um abraço,

Reply

Direct link:

RE: Ordem de Malta - Consules de "Nação Malteza"

#44185 | magalp | 01 Jul 2003 18:53 | In reply to: #44164

Meu caro Lourenço

Ouvi, faz tempo, o Gonçalo V.S. e o Embaixador Moya Ribera, trocarem impressões sobre isso. Inclusivamente fizeram uma incursão ao Paço de Guminhães onde terão encontrado basta e importante documentação sobre a O.M..
Penso q. partilharam essa informação com o Prof. L. M. S.Payo, pelo q. sugiro contactes GVS (não por esta via...)que muito te poderá ajudar.
Abraços
Manuel M/

Reply

Direct link:

RE: Ordem de Malta - Consules de "Nação Malteza"

#44189 | LCM | 01 Jul 2003 21:47 | In reply to: #44169

Caro João,

Encontrei em tempos no Registo Geral de Mercês duas nomeações para Consules da Ordem de Malta, uma no reinado de D. João V e outra no de D. José. Como já demonstrou o Tó Bivar havia-os também noutros pontos do Reino, como Faro.
Estes Consules eram puramente funcionários comerciais sem funções diplomáticas. Deveriam ter diversos privilégios, equivalente aos CC na matricula dos carros dos Consules honorários dos nossos tempos.
Gosto de juntar elementos sobre temas que me interessam, quem sabe se para futuros trabalhos.

Um abraço do
Lourenço

Reply

Direct link:

RE: Ordem de Malta - Consules de "Nação Malteza"

#44190 | LCM | 01 Jul 2003 21:49 | In reply to: #44182

Caro Tó,

Muito obrigado pela informação e pela transcrição do documento de nomeação.
Até quinta.

Um abraço amigo do
Lourenço

Reply

Direct link:

RE: Ordem de Malta - Consules de "Nação Malteza"

#44191 | LCM | 01 Jul 2003 21:53 | In reply to: #44185

Caro Manuel Maria,

Lancei este tópico hoje porque há muito tempo que não abria nenhum :-) Ainda não falei disto ao Gonçalo embora tenhamos conversado hoje de manhã.
O Arquivo do Paço de Gominhães terá certamente documentação interessante, além daqueles magnificos quadros que o Gonçalo publicou num dos primeiros numeros da "Filermo".
Os Consules, como se compreende facilmente na mensagem do Tó Bivar, eram de famílias exteriores à Ordem, normalmente estrangeiros ou individuos em processo de ascensão social.

Beijo o vosso anel
Lourenço

Reply

Direct link:

RE: Ordem de Malta - Consules de "Nação Malteza"

#44288 | Abreu Coutinho | 03 Jul 2003 14:03 | In reply to: #44189

Caro Lourenço

Muito obrigado pelo seu esclarecimento.
Um abraço

João

Reply

Direct link:

RE: Ordem de Malta - Consules de "Nação Malteza"

#114028 | LCM | 13 Mär 2006 21:08 | In reply to: #44164

Relanço este tópico. Alguém tem novidades sobre este tema? Agradeço todas as informações.

LCM

Reply

Direct link:

RE: Ordem de Malta - Consules de "Nação Malteza"

#188662 | LCM | 17 Mär 2008 09:48 | In reply to: #44164

Renovo este tópico.

Alguém tem informações sobre outros Cônsules da Ordem de Malta em Portugal?

Lourenço Correia de Matos

Reply

Direct link:

Ordem de Malta - Consules de "Nação Malteza"

#192053 | LCM | 10 Apr 2008 23:04 | In reply to: #44164

Renovo este tópico.

LCM

Reply

Direct link:

RE: Ordem de Malta - Consules de "Nação Malteza"

#336868 | Maria Alves | 17 Okt 2013 11:11 | In reply to: #192053

Olá,

Como posso encontrar habilitação na Ordem de Malta, me foi enformado que um antepassado chamado Custódio Francisco Malta pertencia a ordem possivelmente séc. XVIII na região de Braga possivelmente Gondifelos.
E sou historiadora mais só recentemente me interessei sobre o assunto então procuro ajuda aqui já que me falaram muito bem deste fórum e da sua seriedade. Uma outra dúvida em vários assentos da região fora uma espécie de cruz ou X para as testemunhas assinarem alguns 'desenham' uma cruz de Malta entre os nome, tem algum significado?

Grata por qualquer ajuda,

Maria Alves

Reply

Direct link:

RE: Ordem de Malta - Consules de "Nação Malteza"

#336871 | JC | 17 Okt 2013 13:42 | In reply to: #336868

Cara Maria Alves,

Em princípio, e em minha opinião, a cruz que refere é assinatura a que vulgarmente se designa "assinar de cruz", por não saber escrever. Os nomes de cada lado da cruz terão sido escritos por outra pessoa que assim identificou o autor da cruz. Por vezes algumas pessoas usavam uma cruz mais elaborada para a distinguir das outras.

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Reply

Direct link:

RE: Ordem de Malta - Consules de "Nação Malteza"

#336888 | Maria Alves | 17 Okt 2013 20:34 | In reply to: #336871

Ok José

Na realidade não é importante, tenho só estudado mais detalhes sobre a ordem de malta porque um outro genealogista informou que uns dos meus antepassados foi da ordem por volta de 1730 acredito, mais ainda não o localizei, estou chegando no filho dele, tenho por princípio avançar passo à passo para ter certeza das informações. Então a cada detalhe que surge ou me é informado eu procuro conhecer mais, a cruz chamou atenção já que na região de Paços de Ferreira não aparece, simplesmente o padre informa quem assinou e que alguém não assinou por não saber escrever. Na região que pesquiso agora dão poucas informações.

Muito obrigado por responder e espero trocarmos mais informações no futuro.

Cordialmente,

Maria Alves

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 01 Jul 2024, 03:45.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen