Brasão em Vila Real
This topic is classified in rooms: Heráldica | Património
Brasão em Vila Real
Solicito aos entendidos em Heráldica qual o significado do timbre da pedra de armas que se encontra na Casa da Rua Direita em Vila Real , no edificio onde se encontrava o "Grémio do Comércio". Apesar de a ter encontrado representada na obra de Correia de Azevedo : "Brasões e Casas Brasonadas do Douro", na página 42, não consegui ainda a leitura daquele timbre.
Desde já agradeço as explicações que me possam fornecer.
Cumprimentos
Vasco Briteiros
Direct link:
RE: Brasão em Vila Real
Vasco
Mais uma das muitas casas de Vila Real ligadas aos Teixeira Coelho...
O nosso bem amado anfitrião Luís Amaral refere este figurão:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=112702
e muito bem, como antepassado de Manoel de Mello Vaz de São Paio. Tb. refere outros q. eu escondia empenhadamente...
Não sei ainda que relação terá com:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1425
Mas penso seja o mesmo, pois está mais que comprovado q. os meus avós paternos eram tão Teixeira (e exactamente o mesmo) quanto o meu querido Avô materno.
Sobre o suposto timbre, não creio q. tivesse sido aplicado como tal.
Mais me parece um nicho, se calhar alusivo aos milhentos Teixeiras, Macedos e Coelhos, "nascidos fora de casa" por certo q. filhados em robustas, roliças e alegres moçoilas , "fabricados em dias amenos, antre o milhão que os escondia dos inoportunos mirones"!!
Tens estas genealogias muito bem tratadas por Júlio A. Teixeira, vols. III e IV, da sua bela obra FMVR. Como em Allão de Moraes, F. Gayo, Domingos Affonso, e mesmo no ANP/1964.
Bem como nos Apontamentos Familiares do Outeiro, em Veade, Celorico de Basto.
Nenhum heraldista dirá (talvez por simpatia), mas as representações heráldicas dos T.C. e "familorum" aderente, foi sempre muito fantasista e não será para se levar muito a sério... mais adiante, na obra citada, pág. 46, tens um belo exemplo de fantasia com aquele "coronel de grandeza", mantel, etc. sem explicação plausível para o mesmo...
Cá para mim, em um q.q. quartel dos seus velhos brasões, deveria figurar uma mesa de jogo e dois baralhos de cartas e tvz. uns olhos faíscantes e uma manápula aberta, em forma de estaladão, para quem ousasse duvidar da representação do Presor Vímara Peres, o Conde do Porto!
Temos de incluir Vila Real numa nossa próxima deslocação gastronómica-cultural, quanto mais não seja para soltar copiosas lágrimas de imensa saudade pelos tempos idos...
Acompanhar-nos à (se ele quizer) Raimundo, fiel escudeiro do Nobre Amadis, q. daqui saúdo efusivamente!
Faremos a nossa demanda do Santo Graal e por lá ergueremos as três tendas biblícas, onde em cada uma esconjuraremos os tempos de agora e sobretudo, os políticos do malfadado Convento de S. Bento, em permanentes deslocações para fins políticos...
Abraços
Manel
trata-se dum avoengo
dum antepassado , João Teixeira de Macedo
Direct link:
RE: Brasão em Vila Real
Caros Manuel Maria Magalhães e Vasco Briteiros
Desculpem intrometer-me no tópico, mas interesso-me muito por famílias de TRÁS-OS-MONTES e ALTO DOURO. E gostaria de uma pequena informação. Possuo o livro "BRASÕES E CASAS BRASONADAS DO DOURO-por Correia de Azevedo (um vol.enc.)e que aprecio muito, não apenas pela informação valiosa, mas pelo sentimento que exprime na recordação de tempos idos. O volume que tenho inclue brasões desde Vila Real e termina em São João da Pesqueira e no final diz: que o "apêndice ......só aparecerá no 2.º vol";assim, interesso-me por saber de quantos volumes se compõe esta obra genealógica/heráldica, pois gostaria de saber que famílias e respectivas terras são contempladas nos outros volumes.
Os meus agradecimentos.
Rafael Carvalho
Direct link:
Os 2 João Teixeira de Macedo
Caríssimo Manuel Magalhães
O João Teixeira de Macedo
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=112702
é bisneto do outro João Teixeira de Macedo. É filho de Branca Teixeira e de seu marido Gaspar Vaz, o Velho. Esta Branca Teixeira, era filha de outra Branca Teixeira, em:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=53348
Pelo menos é o que diz o Gayo no ttº de Teixeiras §11 N16 onde aparece este Jão Teixeira mais recente. Nos FMVR, também aparece, não no local aqui indicado, mas sim no vol. IV pg. 378.
Cumprimentos,
Vasco Jácome
Direct link:
RE: Brasão em Vila Real
Caríssimo Vasco Briteiros
Se me conseguir fazer chegar uma foto dessa peça misteriosa, posso tentar...
Abraço,
Vasco Jácome
Direct link:
RE: Brasão em Vila Real
Caro Vasco Jácome
Vou tentar enviar-lhe por e-mail uma reprodução da foto que possuo.
Um abarço
Vasco Briteiros
Direct link:
RE: Brasão em Vila Real
Caríssimo Rafael Carvalho, Mestre de Heráldica e não só... muito estimado amigo!
Antes do mais, o meu mais veemente protesto!
V.Exa. não se intromete NUNCA (pois de resto nem tem fetio para isso), e quando por aqui aparece é sempre bem vindo!
Pois acabo de chegar do meu livreiro habitual, onde procurei saber da existencia dum possível 2º volume acima referido, de Correia de Azevedo.
Tanto quanto apurei, como tal não terá sido publicado até agora.
Todavia, pelo Natal de 1987, recebi do Presidente do Município do Peso da Régua, um livro de Correia de Azevedo, acompanhado dum muito simpático cartão timbrado, com amáveis palavras e assinatura indecifrável.
Meu Pai havia morrido um ano antes e creio q. esse oferecimento era para ele, mas como veio aqui para minha casa, agradeci pronta e penhoradamente, guardando o livro!
Esse, de título trilingue, "O Douro Maravilhoso", é uma bela obra cheia de fotografias de altíssima categoria, com textos muito perfeitos. Tudo alusivo ao Douro, desde a Foz até Barca de Alva. Refere algumas Casas e sobretudo as quintas de produção de vinho fino, generoso ou tratado, dito do Porto.
Não foi porcerto ideia do autor fazer alguma genealogia nele, como fez (e muito bem, ainda q. com algumas acintosidades...) em "Brasões e Casa Brasonadas do Douro".
Com amizade, os melhores cumprimentos,
Manuel Maria Magalhães
Direct link:
RE: Brasão em Vila Real
Caro Manuel Maria Magalhães
V. Exa. confunde-me com a simpatia da sua mensagem e de outras, cujas palavras amigas são um exagero. Mas agradeço muito reconhecido tais atenções.
Deixemos "as excelências" de parte. Às vezes ao ouvir este tratamento, dá-me vontade de rir quando o oiço ou o "vejo" usado em certas circunstâncias. Que não é o caso presente nesta mensagem, como é óbvio.
Leio sempre as suas intervenções no Forum, que aprecio, não só pelos conhecimentos que tem e informações que dá, mas a boa disposição e da ironia que muitas vezes lhes imprime.
O que seria a vida, se não a gozássemos o melhor possível!?,desde que não prejudiquemos, antes pelo contrário, ou ofendamos gratuitamente seja quem for e, na medida do possível,darmos sempre alguma coisa de nós próprios a quem precisa, mereça e seja justo.
Os meus agradecimentos e retribuo igualmente os seus cumprimentos.
Rafael Carvalho
Direct link:
RE: Brasão em Vila Real
Viva, saudações. Não me considero um especialista em heráldica, os outros que classifiquem. Mas, como estou a inventariar as pedras-de-armas existentes em Vila Real, in Tombo heráldico do concelho de Vila Real, esse é um dos brasões que tratarei proximamente. É de facto inigmático esse brasão, penso que não vou dizer nada de novo, pois vou valer-me de uma interpretação de um heraldista conceituado. A seu tempo lhe darei essa informação. Com consideração
Joaquim C. Barreira Gonçalves - joaquimbarreirag@hotmail.com
Direct link:
Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 09 Jan 2025, 16:16.