Quem perguntou por João Tavares de A. Soares?

This topic is classified in rooms: Pessoas | Regiões

Quem perguntou por João Tavares de A. Soares?

#44882 | Pedro França | 11 Jul 2003 19:13

Caríssimos:

Sei que alguém me abordou já sobre este tema mas não fixei por quem nem em que tópico. As solicitações são várias.
Tenho algumas respostas possíveis para dar neste espaço.

Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Quem perguntou por João Tavares de A. Soares?

#44891 | ftalmeida | 11 Jul 2003 23:16 | In reply to: #44882

Caro Pedro França,

Abusando da sua disponibilidade, abordei-o no tópico "Baptista de Araújo e Sousa - ascendência" solicitando informação possível e sem carácter de urgência sobre João Tavares de Almeida Soares, nascido em 1685 e que em 1706 estudava em Coimbra, onde se teria bacharelado em leis.
Se quiser pode responder-me directamente para ftalmeida@mail.telepac.pt

Com renovados agradecimentos,

Francisco Tavares de Almeida

Reply

Direct link:

RE: Quem perguntou por João Tavares de A. Soares?

#44895 | Pedro França | 12 Jul 2003 01:34 | In reply to: #44891

Caro Francisco:

Foi bom ter aberto este tópico. Assim o Francisco pôde localizar-me na hora. Por vezes acontece haver tópicos que cruzam com tópicos diferentes do original e depois torna-se complicado reencontrar o tópico em que tínhamos ficado.
Indo ao que interessa de facto, devo dizer-lhe que nos verbetes das matrículas encontrei para as datas indicadas como ponto de referência apenas um João Tavares de Almeida (sem o Soares, que com ele não há nenhum), com matrículas em Leis entre 01.10.1700 e 01.10.1706. Obteve, pelo menos, o grau de bacharel em Leis, a 10.12.1706. Era natural da Messejana/Aljustrel. Era fº de António Tavares de Almeida.
(Existe um outro, com o mesmo nome, mas n.al de Lisboa, fº de Gaspar Mendes Castanho, com matrículas em Leis, entre 01.10.1730/01.10.1735. Saiu bacharel formado a 29.05.1736).
Não se encontrou mais ninguém. Nos verbetes exclusivamente de actos e graus muito menos.
Os verbetes das matrículas, que eu consultei, já tinham lançados os graus académicos.
Espero que isto corresponda ao seu pedido. O apelido Soares deve ter sido buscado mais tarde. Agradeceria confirmação ou não.
Um abraço e disponha.

Sempre,
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Quem perguntou por João Tavares de A. Soares?

#44897 | ftalmeida | 12 Jul 2003 10:35 | In reply to: #44895

Caro Pedro França,

Encontrou exactamente o que eu procurava confirmar.
O primeiro João Tavares de Almeida, nasceu de facto na Messejana, filho de António Tavares de Almeida e de s.m. Elena Rodrigues Castanho, n.p. de João Tavares de Almeida e de s.m. Serafina do Rosário Soares; foi este apelido da avó paterna que já depois da matrícula inicial deve ter adoptado, pois o documento de 1706 que o refere estudante em Coimbra tem o Soares e também é assim referido no próprio assento de óbito.
Este, teve um irmão que adoptou os apelidos dos avós maternos e usou Gaspar Mendes Castanho, sendo o pai do 2º que encontrou e era portanto, sobrinho directo de lº

Mais uma vez muito obrigado
Francisco Tavares de Almeida

Reply

Direct link:

RE: Quem perguntou por João Tavares de A. Soares?

#44899 | Pedro França | 12 Jul 2003 12:54 | In reply to: #44897

Caro Francisco:

Afinal, até foi bom ter dado os dois João Tavares de Almeida como informação. E eles até estavam ligados entre si pelo parentesco...
Ainda bem que lhe pude ser útil.
Um abraço e disponha.

Sempre,
Pedro França

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 03 Jul 2024, 08:22.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen