Pimentel - Porto

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Pimentel - Porto

#45694 | tfp | 27 Jul 2003 19:27

Caros Confrades,

Procuro dados complementares sobre uma familia do Porto que usou os apelidos Sousa Pimentel desde 1700 pelo menos, eis os dados de que disponho:

I - Dr. António de SOUSA PIMENTEL nasceu entre 1660-1680 no Porto. Era filho de Garcia de Sousa. Licenciado em Cânones pela U.C. a 13/3/1700.
Casou com D. Angélica Teresa da SILVA.
Filhos:

1 (II) - Dr. Francisco de SOUSA PIMENTEL, que segue adiante.

II - Dr. Francisco de SOUSA PIMENTEL, nasceu no Porto, entre 1725 e 1740. Licenciado em Cânones pela UC a 18 de Julgo de 1755.
Casou com D. Maria Bárbara, filha de Francisco Fernandes de Oliveira e de D. Maria Angélica.
Filhos:

1 (III) - D. Maria SOUSA PIMENTEL, nasceu a 3 de Março de 1772 na Vitória (Porto). Foram padrinhos, o Dr. João de Sousa Pimentel, abade de Sequeira, e Nª.Sª. do Carmo.

2 (III) - Dr. Fernando António de SOUSA PIMENTEL, nasceu a 21 de Janeiro de 1774 na Vitória (Porto). Licenciado em Cânones pela UC a 6 de Dezembro de 1794.

3 (III) - D. Rita de SOUSA PIMENTEL, nasceu a 29 de Dezembro de 1777 na Vitória (Porto).

4 (III) - Francisco de SOUSA PIMENTEL, nasceu em 1779 na Vitória (Porto).

Grato por qualquer ajuda.

Melhores Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Reply

Direct link:

RE: Pimentel - Porto

#45699 | sapeca | 27 Jul 2003 22:41 | In reply to: #45694

Caro Tiago:
Irei brevemente ao Arquivo Distrital do Porto, no seguimento de buscas a que tenho vindo a proceder para a minha genealogia paterna.
No caso de ninguém se disponibilizar 1º, prometo-lhe que logo que ali me desloque (provavelmente ainda durante a semana que se inicia), tentarei colher mais dados sobre esses Sousas Pimenteis.
Aceite um abraço.
Fernando de Sá Monteiro

Reply

Direct link:

RE: Pimentel - Porto

#45705 | tfp | 28 Jul 2003 00:09 | In reply to: #45699

Caro Fernando de Sá Monteiro,

Agradeço a sua ajuda, conto ir brevemente ao ADP, pelo que não lhe peço que tenha esse trabalho. Apenas lhe pedia que anotasse as referencias, no caso de algum dia lhe aparecer algum destes Sousa Pimentel durante as suas pesquisas.

O meu pedido era mais um tentativa de contactar qualquer descendente ou estudioso destes Pimenteis no forum.

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Reply

Direct link:

RE: Pimentel - Porto

#45764 | Pedro França | 29 Jul 2003 18:32 | In reply to: #45694

Caro Tiago:

Só para dar uma achega: esse Dr. João de Sousa Pimentel era n.al do Porto, bach. em Cânones a 05.06.1750, e fº de Antº de Sousa Pimentel.
Pronto. Espero que ajude, para lá do que já lhe enviei.
Um abraço e boas férias.

Sempre,
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Pimentel - Porto

#45767 | tfp | 29 Jul 2003 18:45 | In reply to: #45764

Caro Pedro França,

Agradeço mais essa informação.

Boas Férias!

Tiago Pedroso

Reply

Direct link:

RE: Pimentel - Porto

#46552 | tfp | 29 Aug 2003 16:38 | In reply to: #45764

Caro Pedro França,

Não terá encontrado no AUC, a inquirição de genere referente a este mesmo João de Sousa Pimentel ? É que não a encontro no Porto ou em Braga.

Agradeço antecipadamente

Melhores Cumprimentos

Tiago Pedroso

Reply

Direct link:

Para o Tiago Faro Pedroso/Pimentel - Porto

#62256 | Pedro França | 09 Apr 2004 16:00 | In reply to: #45694

Caro Tiago:

Então essas forças? Resolvi chamar este tópico pelo seguinte:
- Ao fazer uma busca para o Zé Berquó, em Pereira do Campo, encontrei um assento de batº de uma Justina, a 02.03.1783/f. 206v., fª do Dr. Francisco Xavier Pinto da Silva e de D. Luísa Inês Castelo Branco e Freitas de Sequeira, então moradores em Pereira.
Era neta patª do Dr. Francisco de Sousa Pimentel da fregª da Vitória/Porto, e de Maria Josefa de S.to António, de S. João Baptista/Vila do Conde. Era neta matª do Dr. Manuel Berardo Castelo Branco Freitas e Almeida, da Quinta da Conchada/fregª da Sé, Coimbra, e de D. Antónia Teresa de Miranda, de S. Tiago/Coimbra (estes são
Isto diz-lhe alguma coisa?
Um abraço. Fico à espera.
Sempre,
Pedro França

Reply

Direct link:

Dr. Francisco Xavier Pinto da Silva

#62287 | tfp | 10 Apr 2004 00:02 | In reply to: #62256

Caro Pedro França,

Agradeço-lhe imenso a sua atenção, seria abuso pedir-lhe para verificar numa proxima oportunidade se existe alguma ficha de ex-aluno na UC para o Dr. Francisco Xavier Pinto da Silva ?

Gostava de confirmar a filiação e quem sabe obter mais dados sobre este ramo que desconhecia.

Mais uma vez obrigado

Um abraço

Tiago Faro Pedroso

Reply

Direct link:

RE: Dr. Francisco Xavier Pinto da Silva

#62294 | Pedro França | 10 Apr 2004 01:38 | In reply to: #62287

Caro Tiago:

Tudo bem. Segunda-feira, em princípio, ver-lhe-ei isso, 'tá?
Um abraço e Páscoa Feliz.
Sempre,
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Dr. Francisco Xavier Pinto da Silva

#63351 | tfp | 24 Apr 2004 11:55 | In reply to: #62294

Caro Pedro França,

Apenas para relembrar e inquirir se teve oportunidade de verificar se, efectivamente, existe algum processo de ex-aluno da UC para Francisco Xavier Pinto da Silva, filho de Francisco de Sousa Pimentel e de D. Maria Josefa de St. António.

Agradeço antecipadamente

Um abraço

Tiago Faro Pedroso

Reply

Direct link:

RE: Dr. Francisco Xavier Pinto da Silva

#63356 | Pedro França | 24 Apr 2004 12:56 | In reply to: #63351

Caro Tiago:

Não está esquecido. Eu até já havia localizado esse nome nos verbetes, mas, estão incompletos na filiação e naturalidade; terei de pedir os livros de matrículas para confirmar, e, por outro lado, quando ele se inscreve (se for aquele que eu penso que seja), é anterior à reforma pombalina e não deverá haver dele certidão de idade.
Aguarde-me lá para quarta-feira, aqui, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Dr. Francisco Xavier Pinto da Silva

#63357 | tfp | 24 Apr 2004 13:58 | In reply to: #63356

Caro Pedro França,

Mais uma vez obrigado, se conseguir alguns dados que permitam determinar a naturalidade e idade, na altura, da pessoa em questão agradeço. Assim sempre poderei oibter mais dados via assentos paroquiais.

Um abraço

Tiago Pedroso

Reply

Direct link:

RE: Dr. Francisco Xavier Pinto da Silva

#72277 | tfp | 03 Sep 2004 17:31 | In reply to: #63356

Caro Pedro França,

Perdoe a insistência, mas não chegou a passar-me esta informação pois não ? Ou fui eu que troquei tudo e respondeu-me noutro tópico ?

Obrigado pela sua paciência e pelas ajudas

Um abraço

Tiago Faro Pedroso

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 01 Jul 2024, 23:09.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen