Camelo/Sousa Camelo
This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões
Camelo/Sousa Camelo
Caros Confrades,
Tenho vários ramos "de Sousa Camelo" na minha familia (bispado de Lamego). Será que todos os "Sousa Camelo" em portugal sao primos e descendem de Alvaro Gonçalves Camelo (trineto de Gonçalo Martins da Cunha, "O Camelo") e D. Ines de Sousa?
Cordiais cumprimentos
JOAO
Direct link:
RE: Camelo/Sousa Camelo
Sou descendente da famíloia Camelo Pessoa, que tem registros de duas entradas no Brasil, não havendo informação de ligação entre as duas, uma no século XVII e outra por volta de 1800.
Há alusão ao Sargento Mor Nuno Camello, natural da Bahia (Brasil) em meados do século XVII, mas não há referência a ancestrais seus portugueses, nem possuo sua descendência, após o Capitão-mor José Camello Pedssoa, que fez parte da Batalha do Monte das Tabocas (século XVII), tendo morrido pouco tempo depois. Não tenho sua descendência.
Por volta de 1800 entraram no Brasil, provenientes de Portugal, dois irmãos: Capitão José de Souza Viveiros Camello Pessoa; e Braz de Souza Viveiros Camello Pessoa.
Não conheço ligação entre esses dois troncos de Camelo Pessoa.
Se em sua genealogia existir alguma referência a eles, interessa-me muito.
Ao contrário, de houver alusão a entrada no Brasil, mesmo sem referência a meus ancestrais, o interesse também é grande, mas para tentar encontrar elos perdidos entre os troncos de Camelos no Brasil.
Paulo Camelo de Andrade Almeida
Recife - Pernambuco - Brasil.
Direct link:
RE: Camelo/Sousa Camelo
Caro Paulo Camelo,
E o seu ramo já o estudou?
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: Camelo/Sousa Camelo
Em 2000 foi publicado, aqui no Brasil, o livro "Memórias genealógicas das famílias Bezerra e Camello Pessoa", de autoria de Lauro Ramos Bezerra e Adalis Bezerra Campelo. Essas duas famílias se fundiram e se separaram novamente, e então consideramos família os membros de cada uma delas.
O estudo - do ramo Camelo - vai aos dois irmãos que chegaram de Portugal por volta de 1800, como já disse antes. Há algumas lacunas, mas o estudo está bom.
Porém, há outras famílias Camelo no Brasil, e aqui em Pernambuco (onde resido) há pelo menos um grande ramo, Alves Camello, que não se une genealogicamente ao nosso, até onde sabemos. E há outros Camelos que são talvez mais distantes, provindos de outros Camelos de outras regiões.
Paulo Camelo
Direct link:
RE: Camelo/Sousa Camelo
Caro Paulo Camelo,
A minha pergunta posta de outra forma: esse estudo contempla o seu nome? Ou de outra maneira: o meu amigo descende das pessoas mencionadas?
O meu objectivo é contrariar a genealogia feita do passado para o presente, trabalho muito dífícil e sujeito a grandes erros. Defendo a genealogia feita da actualidade para o passado, único caminho seguro.
Um abraço
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: Camelo/Sousa Camelo
Sim, este trabalho foi feito, não a partir do meu nome, mas dos autores do mesmo, pai e filha. Ocorre que o autor é primo em primeiro grau de meu pai. E fez o estudo retrógrado (ascendente), continuando com o descendente a partir de seus pais, onde se fundiram as famílias Camelo Pessoa e Bezerra.
Até o imigrante português José de Souza Viveiros Camello Pessoa (1800), o livro esclarece quase tudo. Meu interesse, na verdade, é mais amplo: tentar correlacionar as outras famílias Camelo existentes no Brasil (se é que conseguirei).
Até o momento não encontrei nenhum elo entre elas. Daí minha pesquisa em Portugal.
Um abraço
Paulo Camelo
Direct link:
RE: Camelo/Sousa Camelo
Caro Paulo Camelo,
Muito obrigado pelas suas explicações, bem esclarecedoras. Como disse uma nossa confrade a maior concentração do nome Camelo parece estar no concelho de Seia, no que diz respeito a Portugal.
Mas não deixarei de lhe reportar se encontrar o nome noutros pontos do País.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: Camelo/Sousa Camelo
Complementando:
Árvore de Costado
1 – Paulo Camelo de Andrade Almeida - 1947
Irmãos: Severino Camelo de Andrade Almeida, Lea Almeida Pires, Hermes Camelo de Andrade Almeida, Maria Célia Almeida e Silva, José Urbano de Andrade Almeida, Raul Camelo de Andrade Almeida, Marta Isabel de Andrade Almeida Eyre, Madalena Maria de Andrade Almeida, Almira Camelo de Andrade Almeida
2 - Raul Veríssimo Camelo de Almeida - 1909-1996
3 - Maria Madalena de Andrade Almeida - 1913 -
Irmãos: José Daer de Andrade Lima, Almira Ramos de Andrade Lima
4 - José Veríssimo Pereira ? - ?
5 - Isabel Maria das Neves - 1879 - ?
Irmãos: Amaro Camello Pessoa, Tereza Camello Pessoa, Jorge Camello Pessoa, Maria Camello Pessoa, José Camello Pessoa, Severina Camello Pessoa, Francisco Camello Pessoa
6 - Urbano Ramos de Andrade Lima - 1890 - 1933
Irmão: Aprígio Ramos de Andrade Lima
7 - Marta Gomes de Andrade Lima - 1888 - 1986
...
10 - José Camello de Almeida Ramos
Irmãos: João Camello de Almeida Pires, Benjamin Camello de Almeida Pires, Jesuína Camello de Almeida Pires
11 - Maria do Rosário Camelo Pessoa - 1850 - 1926
Irmãos: Marçal Camello Pessoa, Antonio Trindade Camello Pessoa, Maria Petronila Camello Pessoa, Amaro Camello Pessoa, José Camello Pessoa, Manuel da Trindade Camello Pessoa
12 - José Francisco de Andrade Lima
13 - Francisca de Andrade Lima
14 - José Gomes de Andrade Lima
15 - Brásida Soares de Vasconcelos
...
20 - Norberto de Almeida Pires
21 - Isabel Maria das Neves
22 - Manuel da Trindade Camello Pessoa
Irmãos: José Nilo Camello Pessoa, Antonio das Chagas Camello Pessoa, Maria Camello Pessoa, Mariana Camello Pessoa, Rosário Camello Pessoa
23 -
24 - Antonio José de Andrade Lima
25 - Ana de Andrade Lima
...
44 - José de Souza Viveiros Camello Pessoa
Irmão: Braz de Souza Viveiros Camello Pessoa
...
Direct link:
RE: Camelo/Sousa Camelo
Caro JLiberato,
Relativamente a estes Camelo, de que há muita descendência nos Açores, tinha algumas questões:
A mulher de Alvaro Gonçalves Camelo - D. Isabel de Sousa - era filha de Martim Afonso de Sousa e de Maria Briteiros ou de Lopo Dias de Sousa e de Maria Ribeiro?
A razão desta dúvida é o facto de muitos descendentes usarem o apelido Menezes, que só poderia vir da mãe de Lopo Dias de Sousa - D. Maria Teles de Menezes. E é assim que aparece na genealogia dos Camelo que tenho.
Sabe alguma coisa a este respeito ou poderá indicar-me alguma fonte segura?
Desde já agradecido,
MiguelCTavares
Direct link:
RE: Camelo/Sousa Camelo
Caro Miguel C Tavares,
Os Açores não são o meu forte, embora tenha estudado Vila Franca do Campo e Ponta Garça.
Lamento mas não sei responder à sua questão.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: Camelo/Sousa Camelo
Caro J Liberato,
Deve ter estudado então os meus Botelhos!
Mas retifico a mensagem anterior. A Inês de Sousa (e não Isabel) era do séc. XIV, *1360, muito anterior à descoberta...
Já agora, conhece o Pedro RCO Cymbron?
Cumprimentos,
Miguel GM do Canto Tavares
Direct link:
RE: Camelo/Sousa Camelo
Caro Miguel do Canto Tavares,
Estudei os meus que oportunamente hei-de pôr aqui. O tempo não abunda. Melos, Raposos, Reimões.
Sim, conheço o Pedro Cymbron. Presumo que se refere ao que está no Gabinete do Presidente Durão Barroso
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: Camelo/Sousa Camelo
Caro Miguel.
Se lhe for possível, gostaria eu de ter informações genealógicas dos membros da família Camelo de que você fala. Talvez haja alguma relação com o ramo Camelo Pessoa do qual faço parte, pois o ascendente mais antigo de que temos conhecimento era José de Sousa Viveiros Camello Pessoa, oriundo de Portugal pelos idos de 1800. Outra pergunta: Este Martin Afonso de Sousa foi o Martin Afonso que veio colonizar o Brasil no tempo do Brasil-colônia?
Direct link:
RE: Camelo/Sousa Camelo
Caro Paulo Camelo
Também encontrei, na minha família, vários indivíduos com o apelido CAMELO em Santa Marinha do Zêzere, concelho de Baião. Se lhe interessa ainda , posso dar-lhe esssas informações.
Cumprimentos
Maria A. Pinto
Direct link:
RE: Camelo/Sousa Camelo
Caro Paulo Camelo,
O Martim Afonso de Sousa de que falo era do séc XIV, muito anterior à descoberta do Brasil. Poderia eventualmente ser ascendente desse que refere, que desconheço por completo.
O sobrenome Camelo que me interessa é da ilha Terceira. Sei que de lá partiram imensas pessoas para o Brasil-colónia. Há inclusivamente um tópico aqui no fórum com listas de "Emigrantes Açorianos para o Brasil" da autoria de "aburma".
Lamento não lhe poder ser mais útil.
Direct link:
RE: Camelo/Sousa Camelo
Caro Paulo
1. O Martim Afonso de Sousa referido viveu no sec XIV e foi antepassado (TRISAVÔ POR VARONIA) do Martim Afonso de Sousa que colonizou o Brasil. Ambos constam da base GENEA (peesoas 8537 e 17923 respectivamente).
2. D. Inez de Sousa (GENEA 1092) filha de Martim Afonso de Sousa (o do séc XIV) casou com Álvaro Gonçalves Camelo, 3º Senhor de Baião tendo geração também referida no GENEA.
Julgo ter algumas notas sobre esta família relacionada com as ilhas dos Açores e o Brasil mas terei que as procurar.
Cumprimentos,
Rui Correia
Direct link:
RE: Camelo/Sousa Camelo
Visto que tb está interessado nas ligações dos Camelo com os Açores irei tentar encontrar rapidamente as minhas notas conforme prometi ao Paulo. Fique atento que lhes darei noticias em breve.
Rui Correia
Direct link:
RE: Camelo/Sousa Camelo
Agradeço a sua atenção!
A minha dúvida, nesta fase, tem apenas a ver com o uso do apelido Menezes, que alguns descendentes destes Camelo começaram a fazer na Terceira. Os "Menezes Camelo" e os "Menezes Pamplona", que nada têm a ver com os Lemos da Trofa, também existentes na Terceira.
Julgo que qq dúvida a este respeito pderá eventualmente ser esclarecida com a obra do Dr. Jorge Forjaz - a propósito, quando é que é lançada, sabe?.
A questão levantou-se porque, erradamente, numas notas genealogicas feitas por um tio trisavô meu, Inês de Sousa aparece como filha de D.Lopo Dias de Sousa, senhor de Mafra e de Enxara dos Cavaleiros - haveria assim uma ligação aos Menezes, uma vez que este era filho de D. Maria Teles de Menezes. Acontece, como disse e pude verificar aqui no Genea, que esta ligação estava errada, assim como outras mais antigas que agora não interessa referir, para não alongar esta mensagem.
Permanece o mistério da entrada do apelido Menezes nesta família.
Resta-me ainda saber se na ascendência (pouco desenvolvida aqui) de Isabel Camelo Castelo-Branco (9100), que casa com Alvaro Pereira Camelo, filho da referida Inês, haverá alguma coisa. Desconheço a origem dos Castelo-Branco.
Se souber dar alguma achega fico, desde já, agradecido.
Miguel C Tavares
Direct link:
RE: Camelo/Sousa Camelo
Caro Confrade
O apelido CAMELO surge no Distrioto de Bragança com alguma frequência em particular nos concelhos de Alfândega da fé, Vila Flor, Moncorvo e Miranda do Douro.
Ao dispor
Filipe Pinheiro de Campos
Direct link:
RE: Camelo/Sousa Camelo
Caro Miguel
Terá feito confusão com os nomes. Se a memória não me atraiçoa (que não tenho comigo as minhas notas) na mesma data havia duas Inês de Sousa (uma do ramo de Arronches que era tb Dias e outra do ramo Chichorro) mas que eram primas (tinham um avô comum, El Rei D Afonso III).
A Inês que casa com Álvaro Camelo é a dos Sousa Chichorro sendo que a Rainha D. Leonor Teles (de Menezes) - irmã da Maria que refere - era sua tia por afinidade pois sua mãe - Maria - era irmã de João Lourenço da Cunha (1º marido da referida D. Leonor).
Daqui não lhe viria o apelido Menezes, contudo como na família os casamentos entre primos são frequentes poderemos vir a encontrar essa ligação mais tarde até porque Maria Teles de Menezes casa também com João de Portugal (filho del rei D. Pedro I e de D. Inês) sendo que umas das suas netas casa depois com Garcia Sousa Chichorro.
Cumprimentos,
Rui Correia
Direct link:
RE: Camelo/Sousa Camelo
Caro Rui
Ponho aqui um linha de descendentes de Alvaro Gonçalves Camelo
1 Alvaro Gonçalves Camelo
+Ines de Sousa
2 Álvaro Camelo Pereira
+Isabel Pereira de Castelo Branco
3 Fernão Camelo Pereira de Castelo Branco
+Beatriz Cordeiro
4 Gaspar Camelo Pereira
+Beatriz Jorge
5 Beatriz Camelo
+Gonçalo do Rego Baldaya
6 Gaspar Camelo do Rego - 1623/24
+Catarina de Sousa 1559/60 -
7 Gonçalo Camelo do Rego
+Águeda Rebelo
8 Gaspar Camelo do Rego
+Beatriz Cardoso
9 Gonçalo do Rego Cardoso
+Apolónia Rodovalho
10 Gaspar Camelo do Rego - 1728/29
+Maria de Mendonça
11 Joana Tomázia de Menezes 1725 -
+Manuel Mendes Pamplona
12 Leonor Angélica Pamplona de Menezes Camelo
+Thomas Cardoso Duarte da Cunha de Vasconcelos
13 Maria Leonor Teles de Menezes Pamplona
+Francisco Vieria de Mendonça e Menezes 1756 -
(Este últimos eram primos porque o Francisco vem a ser neto de uma irmã da Joana Tomásia de nome Tomásia Josefa)
Como poderá ver a geração da Joana Tomásia (nº 11) é a primeira a adoptar o apelido Menezes).
Para mim é um enigma.
Cumprimentos,
Miguel Canto Tavares
Direct link:
RE: Camelo/Sousa Camelo
Por favor, não dê atenção às datas porque umas referem-se a nascimentos e outras a óbitos.
ReplyDirect link:
RE: Camelo/Sousa Camelo
Caro Miguel
Vou ver se o posso ajudar.
Teria tb alguma vantagem se me pudesse localizar geograficamente as pessoas que refere.
Rui
Direct link:
RE: Camelo/Sousa Camelo
Miguel Canto Tavares e J Liberato
Peço desculpa pela intromissão, mas ao ver falar em Botelhos de São Miguel, Raposos e o Miguel com apelido Canto, pensei que talvez me possam ajudar. O meu bisavô José Nicolau Raposo Botelho nasceu no Porto em 1850, filho de Nicolau Maria Raposo, que sendo muito novo desembarcou no Mindelo, tendo ficado no continente onde casou. Este meu trisavô sei que era natural da ilha de São Miguel, penso que de Ponta Delgada, filho de Francisco Raposo Botelho e de Maria Joaquina do Canto. Será que já lhes passaram estes nomes pela frente?
Cumprimentos
Maria de Lourdes Santarém
Direct link:
RE: Camelo/Sousa Camelo
Caro Rui
Estou a falar de gente da ilha Terceira
A Joana Tomásia nasce na vila da Praia em 1725 e casa a 2/2/1732 nas Lajes c Manuel Mendes Pamplona
Leonor Angélica casa na Matriz da Praia a 27/11/1760 c Thomas Cardoso Duarte da Cunha de Vasconcelos
A Maria Leonor Teles de Menezes Pamplona casa na matriz da Praia a 25/10/1795 c/ Francisco Vieria de Mendonça e Menezes nascido a 28/9/1756
São apenas alguns dados para o localizar. Agradeço mais uma vez a sua disponibilidade.
Miguel
Direct link:
RE: Camelo/Sousa Camelo
Acedi a este tópico que vai ao encontro dos registos que tenho sobre os "Camelo"e sobre os "Chichorro".
Tenho no entanto uma dúvida que talvez me saiba esclarecer: Um dos filhos de Alvaro Pereira Camelo (filho de Alvaro Gonçalves Camelo e de Inês de Sousa Chichorro) e de Isabel Castelo Branco foi Rui Vaz Camelo? ou Rui de Sousa Camelo? Um ou outro foi pai de Garcia Rodrigues Camelo que nasceu em Ponta Delgada. Qual deles, Rui Vaz Camelo ou Rui de Sousa Camelo?
Se tivesse alguma informação neste sentido muito grata lhe ficaria.
Mariabodas
Direct link:
RE: Camelo/Sousa Camelo
Acedi a este tópico que vai ao encontro dos registos que tenho sobre os "Camelo"e sobre os "Chichorro".
Tenho no entanto uma dúvida que talvez me saiba esclarecer: Um dos filhos de Alvaro Pereira Camelo (filho de Alvaro Gonçalves Camelo e de Inês de Sousa Chichorro) e de Isabel Castelo Branco foi Rui Vaz Camelo? ou Rui de Sousa Camelo? Um ou outro foi pai de Garcia Rodrigues Camelo que nasceu em Ponta Delgada. Qual deles, Rui Vaz Camelo ou Rui de Sousa Camelo?
Se tivesse alguma informação neste sentido muito grata lhe ficaria.
Mariabodas
Direct link:
Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 07 Jan 2025, 17:16.